Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

DkiFH

Membros Juniores
  • Total de itens

    13
  • Registro em

  • Última visita

  • Qualificações

    N/D

Tudo que DkiFH postou

  1. @Renato.88 O MPF102 (Q2) não vai ser usado, pois faz parte do circuito do bypass... O bs170 é o que está marcado como Q1 na lista de materiais. @lucas35 Entendi então. @xyko-2020 Nesse site que você passou mostra muitos transistores diferentes como equivalentes ao bs170... inclusive um 2n60k... agora fiquei confuso se vai dar ou não pra substituir... kkkkkk Na verdade acho que vou tentar testar com o 2n60 para ver o resultado... pode dar algo errado tipo pegar fogo ou queimar o amp onde ele vai ser ligado? Porque se for só o risco de não funcionar, vou montar ainda hoje na protoboard...
  2. Então apenas como teste não tem perigo de estragar o mosfet ou botar fogo em alguma coisa não né? kkkkkkk O meu objetivo para falar a verdade é só ter uma noção de como isso vai soar... já montei um outro com transistor e um com opamp... particularmente até agora o de opamp me agradou mais... talvez pelo projeto ou pelos componentes utilizados... mas queria mesmo saber como esse aí vai soar... Acha que essa diferença de 0,5R na resistência teria algum problema? Muito obrigado por estar me ajudando!
  3. Boa Noite, sou ainda bastante iniciante no mundo da eletrônica mas já montei alguns projetos simples como pedais e pequenos amplificadores... agora queria montar algo como esse booster que encontrei no site da tonepad: No caso vou retirar o millennium bypass porque vou montar usando uma chave 3pdt. Mas meu problema é que nunca montei nada utilizando mosfet antes e não entendo muito bem o funcionamento deles. Como não tem eletrônica aberta aqui na cidade por causa da quarentena, queria saber se posso substituir esse bs 170 por um bff2n60 (que tirei de algum equipamento dos que desmonto para praticar e reaproveitar peças... acho que era uma fonte chaveada, mas não tenho certeza pois faz tempo que ele está guardado aqui). As informações que encontrei nos datasheets dos dois componentes são: bs170: bff2n60 Sei que são bem diferentes, mas já pensando em futuras gambiarras e pequenos projetos, gostaria de saber quais parâmetros devo levar em conta na hora de comparar dois mosfets para substituí-los... Ex: Quais parâmetros podem ser maiores ou menores que o original do projeto? o que não pode ser diferente entre eles? Porque assim, caso eu encontre mais algum mosfet nas placas que guardo para retirar peças, poderei comparar por conta própria... Desde já agradeço.
  4. @Mestre88 sua dica foi muito boa... Fiz isso e acabei descobrindo que na placa do pré inteira não há problema algum... O que acontece é que há um conector de três fios que leva os canais esquerdo e direito para o equalizador no painel frontal... De lá o som volta para a placa de pré por um conector com vários pinos que por sua vez leva o sinal até o cabo flat que vai pro power amp... Antes do conector de 3 fios o som está okay... Mas depois que volta pra placa ele volta distorcido... Então já sei que é algo na placa do painel frontal... Como estou sem tempo e paciência resolvi de um jeito meio tosco mas deu certo... Graças a sua dica de seguir o sinal descobri que todas as funções do aparelho funcionam ao mesmo tempo... O que muda é a saída do chaveador. Pensando nisso, peguei o sinal que sai do pré phono e soldei um fio dele para a entrada RCA do vídeo (que nunca foi usada pra nada)... Resumindo... Agr quando quero escutar o vinil ligo o aparelho no vídeo... kkkkkkk Graças as suas dicas consegui resolver de maneira satisfatória o problema e ainda aprendi muitas coisas novas. Muito Obrigado por ter me ajudado tanto!
  5. @Mestre88 Terminei de trocar todos os capacitores e acabei trocando os resistores também... Só que continuou a mesma coisa... Resolvi então fazer um teste: peguei a saída do M5218 e tirei a perna + do capacitor da placa e conectei a um amplificador de guitarra (direto no power amp)... Que tenho aqui em casa... Resultado: o som saiu como deveria sair (graves reforçados e agudos atenuados) e sem chiados... Ou seja, o pré phono ta fazendo o trabalho dele... Só que o som sai MT mais baixo do que deveria sair... Cheguei a conclusão que o problema provavelmente está em alguma etapa de pré amplificação que está entre o pré phono e o power do LBT65W... (Será?) Se eu não achar o problema logo, penso em reutilizar os componentes do pré phono e a placa do power e fazer um amplificador só pro toca discos mesmo...
  6. @Mestre88 O Toca Discos é um gradiente. Mas na entrada CD e Vídeo ele funciona (só que mais baixo e sem graves, o que já era esperado). Chegando em casa vou terminar de testar os resistores... Se não der certo, vou trocar todos os capacitores por novos... Vai que... Depois posto aqui no que deu.
  7. Ontem encontrei esse ci de comutação, troquei ele com o do rádio mas continua a mesma coisa. Comecei a testar os resistores hoje (não deu tempo de terminar) mas surgiu uma dúvida. Existe capacitor no formato de resistor? Reparei que na placa tem uns "resistores" amarelinhos que estão indicados como C e não como R. Quanto a alimentação do CI de pré, ta dando 13volts entre o pino 8 e 4 (+ e -) no pré phono, já no CI do rádio ta dando 14volts. Será que essa diferença de 1v pode ser a causa?
  8. @Mestre88 testei apenas os capacitores. vou testar os resistores quando chegar em casa. não sou mt entendido de eletronica, na vdd sempre tenho que ficar pesquisando como fazer as coisas kkkkk... Esse CI que você mencionou seria esse que sempre está perto dos ci de pré? (Em casa verei a identificação dele pra dar uma pesquisada)
  9. Gente é o seguinte: tenho um Sony LBT65W e ele ta funcionando perfeitamente na função Rádio, Vídeo e CD, mas na entrada Phono ele faz muito chiado e quando ligo o Toca Discos ele sai com um som bastante distorcido. Pensei que poderia ser o CI do pré amp phono (M5218AL) e troquei ele pelo do rádio que é outro M5218AL mas o chiado continua o mesmo (e o rádio segue funcionando perfeitamente). Segue link com imagens do circuito, e dois vídeos de demonstração do problema: https://drive.google.com/drive/folders/1N4xkjs31kGenOySxRJH6xpbSkjkLR0MF?usp=sharing Lista de coisas que já tentei: Testei o Toca discos em outro amplificador Troquei o CI do Pré phono Troquei o conector RCA Testei a continuidade das pontas do cabo Flat que liga o pré ao power amp com um multímetro Alguém tem alguma sugestão do que possa ser?
  10. Amigo, mais uma vez muito obrigado por estar me ajudando! Vou tentar simular hoje quando eu chegar do trabalho... O meu maior problema é que eu apanho mais do eagle do que do projeto (pra ver como a coisa ta feia kkk)... sempre que vou ver se tem erro ele aponta umas 5 ou 6 coisas que não faço nem ideia do que sejam... nesse projeto mesmo ele acusa mais de meia dúzia de erros... Assim que eu aprender como simular, volto aqui pra postar os resultados.
  11. Amigo, já mexo nos meus computadores a um bom tempo e aqui faço tudo estando descalço (mas é alvenaria)... Como a sua casa tem piso de madeira, te aconselho a fazer isso enquanto toca alguma superfície como uma parede (que o amigo ali em cima disse) ou então alguma grade da sua casa... outra opção é adquirir a pulseira anti estática. kkkkk.
  12. Então o correto seria retirar o capacitor C5 e colocar outro divisor para a outra metade do TL072 ou apenas não injetar os 6 volts na segunda metade? desculpa a pergunta meio elementar, mas é que nunca fiz nada parecido com isso. (os dois jeitos do esquema seguem em anexo). E muito obrigado pela resposta anterior! esquema #1.pdf esquema#2.pdf
  13. Boa Noite galera, já acompanho o trabalho do pessoal aqui do fórum a algum tempo e graças a muitos de vcs que tenho conseguido avançar na eletrônica visto que não tenho onde fazer um curso apropriado. Indo direto ao assunto, to precisando montar um crossover ativo pra um sistema 2 vias que estou fazendo. (woofer de home theater + tweeter de seda) Meu grande problema quanto ao projeto gira em torno da alimentação do mesmo... não possou nenhum meio de alimentá-lo com fonte simétrica. então preciso que seja alimentado por fonte simples (já possuo uma feita por mim mesmo para alimentar o tda 2005 do amp). É o seguinte: aprendi lendo na internet que para alimentar o op amp do pré com fonte simples tenho que fazer uma referencia no pino não inversor com metade da tensão... Então, usando um outro circuito de crossover fiz esse meu no eagle pro woofer com corte em 2,5Khz. preciso que alguém que entenda me diga se to no caminho certo ou se tem algum erro no projeto. Fiquei com muita duvida em 3 lugarem em especial. 1. no capacitor C5 -> preciso usar ele ali mesmo? 2. entre C5 e R5 está certo conectar ao divisor de tensão como eu fiz? 3. C3 e C6 coloquei 33nf porque é o valor comercial mais próximo de 30nf, vai mudar muito o corte? Agradeço desde já. . (arquivo do esquema em anexo) esquema.pdf

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

minicurso46aulas-popup.jpg

CLIQUE AQUI E ACESSE AGORA MESMO!