Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gabriela Estrada

Membros Juniores
  • Total de itens

    6
  • Registro em

  • Última visita

  • Qualificações

    N/D
  1. Os Leds 1e 2 indicam o sentido de rotação do motor. No multisim não achei um motor que mostrasse o sentido de rotação. Esse programa que você usa é qual? Os resistores utilizei porque foi a topologia que encontrei na internet para flip flop. Vou fazer esse que me apresentou, muito obrigada.
  2. Pessoal, seguindo a dica de vocês fiz um circuito com o flip flop. Segue ele abaixo. Funcionou perfeitamente. A única coisa ainda é que não sei aonde colocar o fim de curso que só irá cessar a corrente no rele 2 quando ativado. E nesse circuito quando eu mudo a chave de volta para alimentar o circuito comparador de tensão, o rele 2 já desliga.
  3. A simbologia dos reles foi a única que encontrei no multisim, vou procurar melhor então. eu estou usando o SCR pois foi o que o professor me indicou, pois o motor ele é ligado para girar o leme e quando chega no fim de curso sua alimentação é cessada. E o circuito temporizador conta o tempo para ele voltar a posicao inicial. Mas aceito sugestões. vou pesquisar sobre o flip-flop que o amigo comentou. e também tentar entender essa maneira de usar esse SCR carga e descarga. vou colocar o diodo de roda livre também! obrigada!!
  4. Como eu usaria o SCR dessa forma no meu circuito? Não consegui fazer com que funcionasse. Estou colocando um fim de curso NF em série, só que o problema é que parece que a chave tem alguma resistência e tá interferindo no controle. Quando eu alterei os resistores de 680k/3,3M influenciou no circuito de temporização. Porque será?
  5. Muito obrigada pela ajuda pessoal. Criei um novo circuito, e esse sim funcionou! A única coisa que ainda preciso é colocar uma chave no segundo TIC106, que representará outra fim de curso para que meu motor desligue após chegar no local esperado. Alguma dica? Att.
  6. Pessoal, preciso da ajuda de vocês. Estou fazendo um controle de sobrevelocidade de uma turbina eólica. Quando a tensão passa acima do que eu estabeleci, é enviado um pulso ao triac e ele envia para os reles para fazer com que o leme do aerogerador dobre em 90 graus, encostando em um fim de curso que está NF, assim, aciona o outro fim de curso que está NA fazendo com que começa a carregar o capacitor contando um tempo até que o leme volte ao normal. O problema está sendo que: Os 3 circuitos separados funcionam normalmente. E o circuito temporizador com a ponte de reles também. Porém quando incuo o temporizador o circuito começa a fechar curto, ou então os reles 1 e 4 já acionam sem antes o capacitor carregar e eu não consigo identificar aonde é. Segue em anexo o circuito.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×