Obrigado Sérgio.
Não sou muito experiente em eletrônica mas resolvi me dedicar um pouco para resolver uma necessidade pessoal.
O estudo deu muito certo, o ponto diferencial é garantir o movimento do motor em baixíssima velocidade sem perder o torque, e em alta ter um efeito mais uniforme.
Segui suas dicas:
Sim o diodo estava sobrando. Fiz alguns upgrades e vou repostá-lo abaixo.
Alterei os reles em paralelo conforme você indicou.
Mantive os diodos roda livre para evitar o faiscamento. Tomei choque nos testes, realmente a corrente aparece ali.
Retifiquei a corrente do motor para 5 volts para não sobrecarregá-lo, obter melhor funcionamento do mesmo e evitar que a corrente que passa no motor (reles em repouso) ativem os relês (12v).
Mesmo assim esse vazamento para os reles atrapalhou o controle de velocidade do motor em baixas rotações, fazendo com que o retorno (reles em repouso) aumentasse consideravelmente a velocidade do motor. Preparei então o BC547 para garantir o terra desconectado até o final do percurso, com um resistência maior no coletor, garantindo que ele não ative com sinal fraco. Eu tentei montar esse circuito do transistor na posição do diodo acima dos relês mas não obtive sucesso.
Incrementei o circuito com um sistema de controle por pulso. Pequei as referências na web, sobretudo as velhas dicas do maestro Newton Braga, mesclei algumas propostas e deixei o oscilador com pulsos somente de crista com intervalos, com isso o motor gira com micropulsos visíveis e não perde torque. Foi essencial para que o meu projeto funcionasse com sucesso.
O pulso em alta frequência não conseguia ativar o motor com eficiência em baixa rotação.
Esse projeto foi utilizado para um sistema de avanço de fio em bobinadeiras / enroladeiras de transformador e bobinas. Utilizei a mecânica de um leitor de CD para a parte mecânica. Coloquei também um vídeo com uma breve apresentação. Espero que ajude outros a desenvolverem seus projetos.