Bom dia Galera,
Sou novo no fórum e gostaria de uma ajuda em relação a tratamento de imagens para impressão.
A quase um ano venho trabalhando com criação de papeis de parede e diversos itens gráficos tanto para empresas quanto para decoração de residências, e mesmo dominando o Corel no quesito de criar e desenhar, há um problema que desde o inicio de minhas atividades vem me incomodando, Tal problema é as diferenças de tonalidades que consigo no preto CMYK na hora de imprimir meus trabalhos e que gostaria não apenas resolver, mas também entender exatamente o que ocorre. Vamos lá:
Tive alguns problemas com o preto em algumas imagens que mandei para impressão a muito tempo, e desde então venho fazendo diversos testes em diferentes tonalidades de preto na escala CMYK e também em comparação com o Preto RGB (000) em minha impressora.
A questão é que testei 4 tonalidades de pretos diferentes, hora uma sai mais preto, hora outra, o que me deixando confuso em questão a qual devo utilizar. Meu teste foi o seguinte:
Fiz a impressão de 4 tonalidades de preto unidos em uma imagem que fiz para um cliente, sendo:
1º RGB - 0 0 0
2º CMYK - 0 0 0 100
3º CMYK - 80 80 80 80 (me disseram que esse seria o preto que daria certo na impressão, logo coloquei ele nos testes)
4 CMYK - 75 68 65 90 (ao converter algumas imagens de RGB para CMYK, percebi que o programa faz essa conversão para o preto e na "Maioria" das vezes atinge um preto com intensidade aceitável.
A questão aqui é: Nem sempre a cor em 75 68 65 90, atinge o preto puro, e muitas das vezes colocando um 0 0 0 100 eu consigo atingir o preto com intensidade aceitável, melhor do que em 75 68 65 90
Como podem ver na foto de uma impressão que tirei a pouco:
A tonalidade tem variação até na mesma impressão, uma ao lado da outra, para confirmar, segue o demonstrativo do meu monitor:
Resumindo o post, gostaria de uma ajuda para definir qual tonalidade de preto devo usar para meus trabalhos, pois sempre ao enviar arquivos para impressão em gráficas eu fico no maior cagaço da imagem não atingir as tonalidades adequadas. Como terceirizo a impressão de meus trabalhos em uma gráfica, a maioria das vezes que ocorreram esses problemas na tonalidade do preto, foi em contornos de imagens e que não afetava muito a qualidade final do trabalho. porém já tive alguns impressos pessoais tanto na gráfica quanto na minha própria impressora, onde o preto assumiu uma cor acinzentada e completamente horrível, mesmo tendo as mesma tonalidades na escala CMYK como vocês podem reparar nas imagens que enviei acima.
Por favor, alguém poderia me explicar qual a tonalidade de preto que eu devo tornar padrão em meus trabalhos e o porque acontece essas variações, pois mesmo comparando diversas impressões testes, não consegui atribuir nenhuma lógica ou padrão que conseguisse usar como norte. Se for possivel me indicar alguma bibliografia onde eu consiga entender melhor esse assunto também ficaria muito grato =D.
Mesmo trabalhando a algum tempo com isso, ainda estou em fase de crescimento da minha empresa e errar em uma impressão para um papel de parede, dependendo do tamanho pode ser um desastre completo.
Desde já agradeço muito a quem der uma força =D