Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Greg.Mor

Membro Pleno
  • Posts

    31
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

20
  1. @.if @.if Olá .if, boa noite. Eu fiz uma alteração, agora o servo está sendo alimentado diretamente pela bateria e funcionou desta forma. Acrescentei um regulador para alimentar o servo com a tensão adequada. Obrigado por sua resposta.
  2. Boa tarde pessoal! Montei um pequeno projeto com a uma placa MH-Tiny (Attiny88) onde há um botão que ao ser pressionado move um servo motor SG90 e acende 3 LEDs. Estou usando para alimentação uma bateria de 9 volts e o servo está sendo alimentado pela saída 5v da placa. O problema: tudo funciona perfeitamente quando a alimentação é pela porta USB, mas quando a alimentação é pela bateria não funciona. Com a bateria conectada, ao pressionar o botão, o LED verde da placa acende, o vermelho fica piscando e nada acontece, o servo não se move e os LEDs externos não acendem. Alguém teria uma ideia da causa do problema? Fico grato desde já.
  3. @bsmota87 Tô usando uma daquelas placas de som USB baratinhas pra quebrar o galho até resolver, mas já tô perdendo as esperanças. Já estou até pesquisando placas de som PCIe. Vi no seu post que, no seu caso, o som de sistema funciona. Menos mal, pois fica claro que a placa de som está funcionando. Deve ser algum problema de drive, configuração ou atualização do Windows. Vi relatos dizendo que ficaram sem som depois de atualizar o Windows. Quem sabe se reverter a última atualização volta a funcionar.
  4. Boa noite pessoal. Meu PC está sem som nas saídas traseiras e frontal. Já desinstalei e atualizei os drivers milhares de vezes, atualizei pelo aplicativo da ASUS e pelo site da Realtek, formatei e reinstalei o Windows, formatei novamente e instalei Linux, troquei os cabos das caixas (funcionam normalmente no outro PC), tentei conectar pela porta ótica (as caixas e a placa possuem a entrada compatível), já revirei a BIOS pra ver se áudio estava desabilitado, nada funciona. No Windows aparece como se o áudio estivesse ok, quando faço o teste de áudio as barras verdes funcionam, porém ele não enxerga nem caixas e nem fones conectados (nas configurações de som aparece q as caixas estão desconectadas, mesmo estando conectadas) e, de vez em quando, o aplicativo da Realtek fica perguntando insistentemente o q está conectado. No console Realtek as saídas aparecem desabilitadas. Já estou pensando em defeito na placa. Alguém já passou por algo parecido? Abaixo a configuração e alguns prints. Obrigado. Ryzen 5 5600G, placa-mãe ASUS b450m Tuf Gaming Pro S, 32gb Ram sem placa de vídeo, Windows 10 Pro.
  5. Olá Alexandre. Desculpe pela demora em responder. Usei uma placa BMS 2s igual essa da foto, duas baterias parecidas com essas da Samsung, 1800mHa, porém de outra marca, e coloquei também um indicador de carga da bateria. Seguindo a indicação do pessoal aqui, acabei montando as baterias com a placa BMS. Tudo funcionando bem até agora. Fico muito grato pela ajuda. @rmlazzari58 Obrigado pela dica. Acabei usando uma BMS 2s, que também não tem LEDs indicadores, mas acrescentei um indicador de carga que resolveu a questão, além de ter um visual bem bacana ;) Pessoal, o projeto está nesse passo. Ainda tem umas coisas penduradas, como o alto-falante, mas tudo funcionando. Imprimi em 3D e fiz a pintura. Falta agora o acabamento interno com umas espumas (o capacete é vestível). Agradeço a todos que gastaram um pouco de seu tempo aqui fornecendo dicas valiosa.
  6. @rmlazzari58 Uma dúvida, comprei o módulo BMS 2s e o carregador de 9 volts. Estou usando duas baterias de lítio, dessas de celular, que liguei em série. O vendedor das baterias disse que não precisava de BMS pois essas baterias possuem o módulo BMS embutido. Outros disseram que eu deveria usar o módulo que comprei para que a carga fosse balanceada. Se tratando de bateria de celular, saberia dizer se realmente preciso do módulo BMS externo?
  7. Obrigado pela ajuda. pessoal! Vou postar aqui quando estiver finalizado. Abs
  8. Olá pessoal. Bom dia! Alguém teria uma sugestão de alimentação para esse projeto com Arduino Nano? Trata-se do capacete do Homem de Ferro impresso em 3D, a imagem descreve o circuito que ativa os LEDs dos olhos e dois servos que abrem e fecham a viseira. No meu projeto não coloquei o dimmer e adicionei um módulo MP3 para emitir alguns sons. O conjunto funcionou OK, porém as pilhas se desgastam muito rapidamente, então pensei em baterias recarregáveis para conseguir uma carga maior e evitar o incômodo de ter que ficar comprando pilhas. Fiz um teste com duas baterias de celular em série, somando 7,4v, (o arduino requer 5 a 12 volts) e funcionou muito bem, o problema é que não sei como carregar essas baterias. Também pensei na possibilidade de usar uma única bateria de 3,7v que poderia ser carregada com um carregador de celular, mas com um "Step up", tipo esses de power bank, que elevam de 3,7 para 5v. Tem algumas no ML mas vi um comentário onde um cliente disse que não funcionou com arduino. Step up: https://cutt.ly/UIJ2Rgm Tem esse outro: https://cutt.ly/2IJ2XgE Também pesquisei baterias Lipo, porém mais caras, (ouvi falar que são mais perigosas), as vezes maiores. Essa é outra questão, o espaço para a bateria. O projeto original usa um case para 4 pilhas AAA, algo em torno de 4,8 x 5,0 x 1,2cm, então não posso passar disso. Aproveitando, caso funcione a opção de uma única bateria de celular, para carregá-la eu precisaria de uma placa como essa?: https://cutt.ly/wIJ4Xsq Quem quiser ver o projeto original impresso, é esse aqui: https://cutt.ly/5IJ5nQX Obrigado!
  9. @rmlazzari58 Obrigado! Foi uma baita trabalheira, mas foi divertido. Abs @vtrx Obrigado! Rolou graças as dicas de todos vcs
  10. Pessoal, boa tarde. Passou bastante tempo, mas enfim consegui finalizar o projetinho do "tracking fob" (rastreador) Mandaloriano. Fiz um vídeo mostrando rapidamente o processo. Quero agradecer a ajuda de todos, foi bem divertido construir o aparelhinho e deu pra aprender muitas coisas com esse projeto. Abs e fiquem bem.
  11. @.if Obrigado rs Vi que o anúncio tem uma versão "econômica", com duas baterias rs Com as de Li-ion sei que funciona, pois testei aqui. Com essa de Lítio será que terei um bom resultado também? Não sei qual a diferença delas, até por isso preferia as pequenas de Li-ion dos outros anúncios, mas o vendedor disse q elas devem ser carregadas no circuito e ele não tem carregador pra elas. Tenho um carregador aqui da bateria de Li-ion que usei no teste, 3,7v e 350maH (essa ainda é ummpouco grande). Há um riscos em usar esse carregador para carregar uma bateria de Li-ion 3,7v mas 180maH como a do anúncio?
  12. @Renato.88 Olá Renato. Encontrei essas opções no Mercado Livre, de 45 até 800mah. Aí eu teria tb que ir atrás de carregadores. https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1431500316-mini-micro-bateria-cilindrica-fone-bluetooth-37v-45mah-_JM https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1666558579-bat-lipo-1s-37v-180mah-p-reposico-de-bateria-interna-_JM https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1166766544-bateria-cr123a-icr17335-recarregavel-37v-800mah-li-ion-_JM
  13. Boa noite pessoal. Dei uma pausa aqui com os projetinhos, agora estou retomando. Testei o circuito com outras fontes de alimentação, infelizmente ele só funcionou com as baterias de Li-ion de 3,7 v. Testei com uma pilha de 12v, que reduzi para 4v com resistores, com duas baterias daquelas tipo moeda, 3v cada, que reduzi com diodos para +ou- 3,7v e com três baterias daquelas pequenas, 1,5v cada (nessa combinação ele produziu aquele ruído de metralhadora, com as demais, nem sinal de vida). Minha esperança era a pilha de 12v, devido ao tamanho reduzido. Por fim encontrei aqui uma bateria Li-ion de drone de brinquedo que funcionou bem. Não era bem o q eu queria, preferia a pilha de 12v, mas vai ser o jeito. Modelei o case em 3D e vou imprimir, enquanto isso montei um de papel com as medidas internas pra ter uma ideia de como ajustar os componente lá dentro. O módulo está no limite da altura, mas seria bom se ficasse um pouco mais baixo, pois preciso de mais espaço pro alto-falante. Seguimos em frente
  14. Obrigado Alexandre. Vou testar com outras opções de alimentação, em breve posto aqui
  15. Caros colegas, uma pequena atualização no projeto. Encontrei uma bateria de lítio aqui, de 3,7v, tipo essas de celular, e a testei com o circuito. Pra minha surpresa (surpresa de leigo rs) o problema do ruído de metralhadora desapareceu e o módulo funcionou bem com todos os falantes que testei (todos eles sem o resistor). Até com o falante de notebook, que era o mais problemático de todos. Aliás o falante de note foi um dos melhores resultados, e pelo seu tamanho reduzido (na foto parece maior pois está dentro de uma caixa de plástico) acho que é a escolha óbvia. Pra finalizar, coloquei de volta as pilhas pra testar e o problema retornou. Infelizmente não vou poder usar essa bateria no final por conta do tamanho. Bola pra frente.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...