Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

lucasmonteirobr

Membro Pleno
  • Posts

    23
  • Cadastrado em

  • Última visita

  1. Boa tarde, Estou com um probleminha - ou seria um problemão? - na minha placa de vídeo, uma RTX 2080 Ti Vocês tem alguma ideia de qual parte da placa pode estar com defeito baseado nas imagens do vídeo abaixo? Me ajudam, por favor Além disso, quando eu abro o gerenciador de tarefas e vou até aba "Desempenho", minha placa de vídeo não é listada: Observação: a placa de vídeo está conectada a placa-mãe e as ventoinhas dela estão todas girando, porém nada além disso.
  2. @Shaman93 Testei no slot secundário, mas continua do mesmo jeito. @Matheus de Oliveira Reis Tentei, mas não funcionou.
  3. Boa tarde, pessoal! Tudo bem com vocês? Estou com um problema na minha placa de vídeo: ela está apresentando artefatos e não liga os meus dois monitores corretamente. Eu uso ela há dois anos e somente hoje, depois de uma viagem do Brasil para a Argentina (com a placa e o PC montados dentro de uma mala), ela parou de funcionar corretamente. O estranho é que ela funciona normalmente durante o boot e quando o Windows inicia ela começa apresentar os artefatos, conforme os dois vídeos abaixo:
  4. @Yan_ Ontem eu comentei no vídeo dele e disse que minha GPU batia 80 graus facilmente usando as mesmas configurações aplicadas por ele no GTA, sendo que a dele se mantinha tranquilamente nos 60 graus. Então, ele me respondeu que resfriava com líquido, mas não deu a entender totalmente se ele utilizava um sistema de arrefecimento exclusivo na placa de vídeo, então eu perguntei se ele utilizava para o PC todo ou só para a placa de vídeo e agora estou aguardando a resposta.
  5. @WOZ Dods Eu não mexi nos adesivos térmicos. O parafuso ficou preso num pedacinho de fita isolante que estava justamente isolando dois fios pequenos na lateral da placa, e nem estavam na placa em cima, estavam presos a carcaça de plástico. Com relação a temperatura: Não há oscilações drásticas, por exemplo: quando eu alterno entre a janela do jogo e vou para o desktop, a temperatura cai, porque o jogo deixa de ser executado, então quando eu reabro o jogo a temperatura volta ao seu patamar anterior. @WOZ Dods @Yan_ @Felipe Barbosa Melo Ontem a noite eu descobri basicamente o que estava fazendo a minha placa de vídeo fritar, e não sei se isso é indicativo de problema ou não: jogando o GTA V com praticamente tudo no máximo os FPS ficam cravados em 60 e a temperatura da GPU quase não ultrapassava os 62 graus, mas isso somente com o VSync ligado nas opções de gráficos do jogo. Ao desligar o VSync surge o problema que tanto foi discutido nesse post: a GPU começa a bater seus 76 a 82 graus e as ventoinhas começam a trabalhar com vontade rsrs. Aliás, com o VSync desligado os FPS ficam entre 90 a 115, porque provavelmente é ele quem crava os FPS para igualar com a taxa de atualização do monitor. E nesse ponto eu fico bastante intrigado, pois assistindo a esse vídeo https://www.youtube.com/watch?v=sBo7he5HQBM no YouTube, o cara está jogando GTA V em 4K com a mesma placa de vídeo, mas ele deixa o VSync desligado, então os FPS dele sempre estão ali entre 120 e 110, no entanto a temperatura da GPU dele não passa dos 60 graus. O processador pode interferir em algo nesse sentido? Pelo que eu vi, os núcleos do i7 8700K dele estão a 5.294 MHz, enquanto os meus ficam a 4.700 MHz (tenho um i9 9900K).
  6. @Felipe Barbosa Melo Não era um thermal pad, eu reconheceria se fosse. O parafuso ficou preso em um pedaço de fita isolante mesmo. Esse pedacinho de fita estava enrolado em um fiozinho pequeno, então acabou que um pedacinho da cola da fita ficou exposto e o parafuso caiu milagrosamente em cima dele. Fora isso, não fucei a placa nem tentei ir a fundo para mexer em qualquer coisa dela, exceto limpar os coolers. Bom, sobre a curva de fans eu fiz como você pediu sim, veja: Mas existe outro detalhe curioso envolvendo esse problema e que eu acabei de gravar um novo vídeo e subir, veja: https://streamable.com/ak2hut Perceba uma coisa muito importante: quando eu aperto "Alt + Tab" para sair da área de trabalho e voltar para o GTA V, imediatamente a placa começa a fazer um barulhinho de energia entre dois cabos ou simplesmente um disco de HD girando. O que isso pode ser? Ao meu ver não é normal.
  7. @Felipe Barbosa Melo Sim. Com a sua curva de fans as ventoinhas pararam de ir até o limite, mas a placa de vídeo continua superaquecida a mais de 80 graus, veja: O jogo está rodando entre 105/95 fps e as temperaturas sempre superiores a 80 graus, o que é um risco dependendo do tempo jogando. Em alguns testes no YouTube com as mesmas configurações que as minhas, eu percebi que a temperatura do computador dos caras sempre está abaixo de 62 graus, e nestes casos os coolers as vezes até desligam. Observação importante: há um ou dois meses atrás eu fiz uma limpeza completa no PC, inclusive tirei a placa de vídeo para limpar e passar uns pincéis nela. Eu tentei tirar a carcaça dela afim de tirar o pó com mais facilidade dos coolers, mas vi que ia ser difícil e desisti. Mas eu acabei deixando um parafuso cair dentro da placa de vídeo e não estava conseguindo ver ele, então comecei a dar umas porradinhas de leve nas laterais da placa pra ver se ele caía, mas nada dele cair, porque acabou ficando grudado em um pedaço de fita isolante pequeno e eu só consegui enxergar esse parafuso perdido depois de abrir uma brexinha na carcaça da placa ao soltar outro parafuso. Esse episódio pode ter provocado isso? adicionado 1 minuto depois @Yan_ Então, você diz a pasta térmica da placa de vídeo? Bom, eu comprei essa placa ano passado, acredito que não seja isso. Antes dessa, eu tive uma GTX 1060 e durante 3 anos nunca troquei pasta nem nada dela, depois vendi para o meu irmão e faz quase 2 anos que está com ele, sendo que até hoje ela nunca apresentou nenhum problema.
  8. @Felipe Barbosa Melo Fiz um outro teste, mas tenho certeza que não é o ideal. Eu limitei a placa de vídeo pelo After Burner, veja: Resultado: Com as configurações aplicadas, o GTA caiu de 105/98 fps para 75/70 fps e a temperatura da placa de vídeo caiu pra 62 graus, daí os coolers estão bem calminhos. Outro detalhe: minha placa-mãe tem duas entradas para placa-mãe, então eu tirei a placa da entrada principal e coloquei na secundária, mas não deu efeito nenhum. A única coisa que deu resultado foi limitar o uso da GPU. To triste, cara.
  9. @WOZ Dods @Felipe Barbosa Melo @PedraX Apesar de realizar os procedimentos sugeridos, a situação continua a mesma e isso é frustrante Começo a pensar se não está acontecendo algum problema interno, sei lá, qualquer coisa parecida, porque não é normal. Olha só nesse novo vídeo que eu fiz: https://streamable.com/1hk8we A placa de vídeo sai de 50 graus para 74º somente entre eu mudar da área de trabalho para a tela do GTA, isso em menos de 3 segundos. Como é possível? Agora reparem esse vídeo de uma pessoa no YouTube testando GTA V em 4k com a mesma placa de vídeo que a minha: A temperatura da RTX dele não ultrapassa os 60 graus. Para tentar chegar ao mesmo resultado eu configurei meu GTA exatamente como ele mostra no vídeo dele, mas não resolveu também.
  10. @Felipe Barbosa Melo @PedraX Eu retirei a tampa de vidro lateral, porém o superaquecimento segue firme rsrs, veja o novo vídeo: https://streamable.com/y0yl3h Eu instalei o AfterBurner e tirei uma print. O primeiro gráfico que está elevado ali embaixo foi de um teste próprio do AfterBurner que eu fiz por curiosidade, depois a parte baixa do gráfico foi quando encerrei o teste e segunda subida no gráfico foi quando eu iniciei o GTA V. O engraçado é que a placa de vídeo não aquece depois de um bom tempo jogando, ela praticamente superaquece uns 20 segundos depois que o jogo é aberto.
  11. @PedraX @Felipe Barbosa Melo @PedraX Os 3 coolers do topo e os 3 coolers frontais estão em média a 900 RPM. No vídeo, os coolers que disparam a quase 4.000 RPM são da placa de vídeo.
  12. @PedraX Vou retirar essa tampa e ver. Eu tenho esse computador desde abril do ano passado (2019), então está tudo novinho até agora. Eu moro na Argentina e o clima aqui é mais gelado, mas também tem seus períodos de calor, no entanto isso nunca fez o PC apresentar qualquer comportamento anormal que causasse um superaquecimento. adicionado 0 minutos depois @Yan_ O gabinete é um Panzer-G. O superaquecimento só acontece quando estou dentro de jogos e pouco tempo após estar jogando.
  13. @Yan_ Ele sempre ficou no chão, mas recentemente comprei uma mesa adequada e agora ele está em cima dela. Porém, antes de colocá-lo em cima, ele já estava dando esse problema de superaquecimento.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...