Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fernando Lordão

Membro Júnior
  • Posts

    6
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

0
  1. Retomando a discussão, improvisei aqui uma extensão com os fios externamente separados e arrumei um alicate amperímetro para conferir o consumo em vazio do autotransformador TF-1500 da UPSAI (ver imagem a seguir). Conforme se vê na imagem, só do equipamento ser conectado à parede já começa a absorver uma corrente da ordem de 0,16A numa tomada 220V. Logo,16A * 220V = 35,2VA = 35,2W. Que confirma a observação feita por @faller na própria especificação do equipamento sobre o consumo em vazio. Entrei em contato com a UPSAI e explicaram o seguinte: Ainda tentei comprar um autronsformador da sére AT, mas não encontrei nas lojas aqui de João Pessoa (PB). Todavia, como o fabricante afirma que o fator de potência é o mesmo, então eu talvez ganhasse no consumo em vazio, mas continuaria jogando fora 30% do que é consumido da rede. Estou certo, @faller? Enfim, comprei esse TF-1500 por R$ 110,00 à vista e vou cuidar de deixar sempre fora da parede e só ligar quando realmente for usar a impressora, já que é pra uso doméstico e esporádico. Aí eu pergunto: 1) Que modelo/fabricante seria mais eficiente? 2) Qual a faixa de preço dessas opções? 3) Vale a pena correr atrás disso?
  2. Adorei a ideia, @misterjohn, mas a impressora foi comprada ontem (02/06/2018) e não posso fazer isso, a não ser que a assistência autorizada pudesse fazê-lo. Vou ligar pra lá perguntando!!!
  3. De fato, @faller, percebi que ele esquenta só de colocar na tomada, mesmo sem conectar a impressora. Custou R$ 120 aqui em João Pessoa (PB), mas não gostei dessa característica. Vou procurar aqui no fórum algum tópico tratando de transformadores pra ver se acho algum relato de outros modelos com maior eficiência energética, se é que posso chamar assim. Obrigado mais uma vez!
  4. Muito obrigado pela atenção, @faller!!! Encontrei e comprei um autotransformador UPSAI de 1500VA (modelo TF-1500), funcionou tudo certinho, mas eu percebo que ele esquenta e permanece bem quente, mesmo quando a impressora está "hibernando" (no LCD dela aparece "sono profundo"). Não tive como medir a temperatura, mas o aquecimento é algo do tipo "aguento encostar, mas me queimo se segurar mais de 5 segundos". Entrei no site da UPSAI para ver se achava alguma recomendação específica e percebi que eles têm duas linhas de autotransformador: AT e TF (detalhes nos respectivos links). Na linha AT um banner no site diz "Série Ouro Menor Consumo de Energia", na linha TF a lâmina técnica ressalta "Sensor Térmico" e "Proteção Eletrônica de Sobrecarga e Aquecimento". Daí... mais dúvidas: 1) É normal o aquecimento que descrevi? 2) O mais indicado para ligar a impressora deste tópico seria o equipamento AT ou TF? 3) Por fim, retomando o comentário de abertura do tópico: você, @faller, compraria um "Protetor Multifuncional" para alimentar uma impressora laser? Alguém aqui compraria?
  5. Grande, @faller, antes de tudo, muito obrigado pelo artigo Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC!!! Em segundo lugar, agradeço também a você e ao @RS Faria pelas boas risadas que dei hoje!!! Agora vamos ao problema de quem "vive em 220V": quero ligar numa tomada de 220V uma impressora Brother DCP-L2540DW com a seguinte especificação: Rede de energia elétrica: 127 V CA 50/60 Hz Consumo Médio de Pico: Cerca de 1.014 W Consumo Médio durante a Impressão: Cerca de 497 W a 23 °C Minhas perguntas: 0) Qual a potência em VA que devo buscar num transformador? 1) Faz algum sentido usar filtro de linha junto com o transformador? Se sim, qual a sequencia? 2) Vocês conhecem um equipamento chamado Protetor Multifuncional? Pela descrição (ver link), como leigo, me parece um transformador combinado com filtro de linha. Estou certo? Vocês usariam esse troço?

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...