Eai galera, tudo certo?
Estou com alguns problemas com o meu HD (HD TOSHIBA 1TB SATA II 3.5 7200RPM), e não sei bem o quê pode ser.
O meu computador foi comprado na Pichau, sendo a montagem e o envio por conta da empresa.
Quando fui ligá-lo pela primeira vez quando chegou, o computador não reconhecia o meu HD e, por isso, não dava boot.
Por recomendação da Pichau, levei o computador à um técnico.
O cabo SATA que veio com o PC estava praticamente destruído. Sua parte de metal estava presa e quebrada no HD; situação provavelmente proveniente da mal montagem da tampa do gabinete pela Pichau, forçando o cabo e o quebrando. Troquei o cabo e bola pra frente.
Não tive problema algum em rodar meus jogos. Porém, com o passar do tempo, tenho percebido certa lentidão ao abrir programas ou usá-los simultaneamente (principalmente em jogos).
Quando abro o gerenciador de tarefas, percebo que o disco está quase sempre em 100% (mesmo com a velocidade de leitura e gravação quase nunca saindo de menos de 1MB/s) e o tempo de resposta indo de 4000 à 0.
Quando eu ligo o PC, o disco fica com uso de 100% por alguns minutos, mesmo que nada esteja realmente rodando.
• Atualizei o Windows e todos os drivers do computador.
• Já desativei vários serviços do Windows como tentativa de solução, e nada funcionou.
• Já executei os comandos de chkdsk e ScanHealth e não localizei nenhum erro ou problema.
• Já utilizei o HD Tune e não encontrei nenhum badblock.
•Já formatei o computador e reinstalei o W10, mas sem nenhuma mudança.
Não sei se este comportamento pode ser normal e eu que estou me preocupando demais, mas eu gostaria muito da ajuda dos senhores para me certificar de que não houve danos físicos no HD pela mesma má montagem que quebrou o cabo.
Estou terminando de formatá-lo novamente e posto um teste de velocidade de leitura e gravação pelo HD Tune Pro.