Olá meus queridos tudo bem? Gostaria de ajuda de vocês a respeito de um problema que vem acontecendo comigo e está queimando meus neurônios.
Comprei um PC em dezembro, com a seguinte configuração:
- Processador Intel Core I7-8700 Coffee Lake
- placa-mãe Asus TUF B360M-PLUS GAMING/BR
- Cooler DeepCool GAMMAXX 400
- Memoria Ram 16GB Crucial Ballistix
- Placa de Vídeo Galax GeForce GTX 1060 6GB OC
- SSD 500GB Samsung 860 EVO
- HD SEAGATE BARRACUDA 1TB 3.5" SATA III 6GB/S, ST1000DM010
- Fonte Corsair CX450M Semi-Modular
- Gabinete Aerocool AERO 500 Black Edition
Eu utilizo o Windows 10 build 1903
De um mês pra cá vem acontecendo alguns travamentos e congelamentos no sistema quando estou jogando ou assistindo videos, mas após 2 ou 3 segundos ele destrava e volta ao normal, várias dessas vezes ele desconecta meu headset junto e quando destrava ele conecta novamente, algumas vezes ele não desconecta meu headset, esses travamentos acontecem numa frequência média de 6 vezes ao dia. Comecei a procurar a real origem do problema pra conseguir acionar a garantia do hardware correto e realizar a troca do componente que está com problema, e a partir disso comecei a fazer alguns testes.
Primeiro de tudo achei que era problema no drive de audio, ou na entrada frontal p2, reinstalei os drives de áudio, o problema persistiu.
Como já fazia 6 meses que eu estava com o PC eu já aproveitei, fiz uma limpeza geral física nele, e também formatei-o, o problema persistiu.
Fiz testes com HirensBoot para descobrir se há bad blocks no HD = Não há nenhum, o HD está perfeito
Limpei meu HD Seagate 1TB, formatei, desfragmentei, e coloquei meus arquivos novamente, o problema persistiu.
Removi o HD Seagate 1TB e liguei apenas com SSD = Não acontece mais travamentos
Troquei a porta Sata em que estavam conectados e conectei os dois discos rígidos novamente= Acontece travamentos
Coloquei outro HD (com capacidade menor) no lugar do HD Seagate 1TB = Acontece travamentos
Testei a memória RAM com Memtest+ = Não há nenhum defeito, a memória está perfeita
Com esses testes cheguei a conclusão de que, possivelmente Memória não é, HD também não (afinal os travamentos aconteceram com o outro HD também, embora ainda testarei na segunda feira o HD Seagate em outro PC para ter total certeza), já não estou suspeitando de placa-mãe, afinal eu testei o SSD nos slots de Sata em que o HD estava e funcionou normalmente, porém não sei ao certo, apenas chutômetro. Existe algum relato sobre conectar um segundo HD e a placa-mãe estar danificada e causar problemas com 2 discos rígidos conectados? Realmente não sei.
Minhas suspeitas atuais: Placa de vídeo, fonte e build do Windows. Porém para mim não faz sentido ser placa de vídeo afinal quando eu liguei apenas com o SSD não houve travamentos.
Amanha testarei a placa de vídeo, removerei ela e usarei a Intel Graphics com o SSD e HD ligados.
Ainda não tenho formas de testar a fonte, a não ser remover ela e com a ajuda de um multímetro fazer alguns testes.
Enfim se todos os componentes estiverem nos conformes acredito que tentarei instalar uma versão anterior do Windows 10 ou talvez Windows 7
Já aconteceu isso com vocês? Alguém poderia ajudar com alguma informação valiosa? Realmente em vários anos arrumando computadores, o meu próprio computador está me dando uma canseira haha.
Agradeço desde já ao fórum por toda a ajuda prestada em diversas vezes que pesquisei sobre algum problema. A quantidade de conhecimento existente nesse fórum já me ajudou bastante.