Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Camargo Bruno

Membro Pleno
  • Posts

    27
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

6
  1. Mas enquanto você não comprar um SSD e instalar os Windows e programas nele, você nunca vai sentir o real potencial do conjunto de hardware desse modelo, já que o HD é um grande gargalo do sistema e subutiliza os demais componentes. Usar esse notebook sem SSD é a mesma coisa que comprar um notebook de mil reais.
  2. Bom, como sempre usei SSD, não sei até que ponto esse gargalo que você está tendo seria "normal" do HD, já que os HD costumam ser muito lentos mesmo, ou algum problema de instalação do Windows, drivers desatualizados ou hardware. Não sei como ajudar, já que nunca rodei o SO no HD desse notebook.
  3. Tem certeza que não são as atualizações normais do Windows? Assista os vídeos que compartilhei neste mesmo tópico no comentário #49, página 2.
  4. Habilitado já está mesmo. O sistema de segurança da UEFI impede propositalmente o reconhecimento do SSD. É por isso que primeiramente o que tem que ser feito é desabilitar o Secure Boot Control, optando por Disabled. Estão você vai salvar as configurações e entrar novamente na BIOS. Então na aba Boot vai aparecer uma nova opção que antes não tinha como alterar, que é o CSM Support. Você irá ativa-lo optando por Enabled e novamente irá salvar as configurações e entrar novamente na BIOS. Acredito que após esses passos vai aparecer o SSD no Boot Option Priorities. OBS 1: Sempre que fazer qualquer uma dessas modificações, é necessário salvar as configurações, porque as alterações somente são de fato realizadas após reiniciar o sistema. OBS 2: Não adianta "forçar" a instalação do Windows ou remover o HD e deixar somente o SSD. A única coisa que irá acontecer se remover o HD será que o disco irá sumir do Boot Options Priorities. O que precisa ser feito é colocar o SSD na primeira opção da lista de prioridade de Boot, somente assim dará certo.
  5. Você tem que ir na aba Security e na última opção clicar em Secure Boot e desativar o Secure Boot Control, optando por Disabled. Feito isso você dá F10, ou seja, salva as configurações, e entra na Bios novamente. Eu não lembro se após fazer apenas isso já vai aparecer o SSD na lista de prioridade de Boot ou se tem ainda um segundo passo, onde uma nova opção aparece somente depois desse procedimento. Testa aí e nos fale.
  6. O Windows 10 de 64 bits ocupa em média 20 GB de espaço.
  7. Comprei o WD Green de 120 GB. Pelo menos para o meu uso simples (trabalho e internet) 120 GB foi suficiente para instalar o Windows e todos os Programas com MUITA sobra (75 GB livres kkkkk). Arquivos pesados como mídias em geral, é possível armazenar no HD de 1 TB. Não tem porque armazenar filmes, dentre outros arquivos do tipo, no SSD, senão para ocupar espaço desnecessariamente. Se não for realmente necessário mais de 120 GB, nos casos de por exemplo precisar muito espaço para instalar muitos programas profissionais de edição de fotos e vídeos, ou jogos, não aconselho, porque a diferença de preço é grande e não tem porque pagar por algo que não será usado. Vai depender do seu uso. Mas com certeza, para a grande maioria dos usuários comuns, 120 GB de SSD (em conjunto com um HD de 1 TB) dá e sobra.
  8. Cara, para ser sincero, de fato qualquer dono desse modelo de notebook percebe que houve corte de gastos em sua construção, que é de um plástico fino, justamente para poder ter um bom conjunto hardware, uma tela excepcional que você não encontra facilmente em notebooks de outras marcas (que ao meu ver é o diferencial desse modelo), com exceção de notebooks muito mais caros, e tudo isso com um preço muito ok, o que coloca esse modelo como um dos melhores custo-benefício do mercado atualmente. Se você for procurar um notebook que não tenha nenhum "Tendão de Aquiles", com ótimo hardware, com a qualidade de tela que vem nesse modelo, bom material de construção, enfim, sem nenhum "contra", dificilmente você desembolsará menos de 4 mil reais, quem sabe, até acima de 5 mil reais. Mas por causa do material de plástico barato, você vai perceber que o teclado afunda um pouco quando você digita, nada demais ao meu ver. Quando for abrir e fechar a sua tampa, nunca segurar somente por uma ponta (um dos cantos), pois estará assim forçando a dobradiça somente de um lado. Segure sempre no meio, na altura da câmera de webcam, para distribuir igualmente a força entre as dobradiças de ambos os lados. Se você abrir a tela pegando por um dos lados, você vai perceber que a tampa não abre reta, ela enverga um pouco. Não sei se isso pode eventualmente quebrar a dobradiça, mas você vai aprender com o tempo a ter cuidado com ele. Tomando os cuidados mínimos, você nunca terá problema. Mas existe um benefício muito bom nesse plástico fino: esse modelo é extremamente leve para um notebook de 15,6 polegadas de tela. Muito confortável de carrega-lo. DICA: Quando for instalar o SSD, prestar atenção no tamanho do parafuso que for usar para prende-lo à placa-mãe. Tem que ser bem pequeno. Pode utilizar um dos parafusos pequenos que prende o HD, já que ele é preso com dois e não fará falta. Falo isso por uma ********** que eu fiz ao usar um parafuso um pouco maior. Estraguei um pouco a carcaça como pode ser visto na foto.
  9. Fiz exatamente isso. Comprei esse modelo de notebook pelo aplicativo AME Digital e com o estorno de 10% do valor da compra deu para comprar o SSD. Só que o prazo para você receber o tal crédito é de 30 dias a partir da confirmação do pagamento e só ocorre nos últimos dias, precisa ter paciência.
  10. Então, mas com a conexão M.2 você poderá manter seu HD de 1TB para alocar seu arquivos e mídias que ocupam mais espaço, resguardando o SSD apenas para o Windows e Programas, o que pelo menos no meu uso, 120GB é tranquilo. Esse espaço só não será suficiente se você quiser instalar jogos pesados e deixar tudo no SSD, nesse caso é pouco mesmo. Esse é um ponto importante a ser avaliado se realmente é necessário maior capacidade de armazenamento, tendo em vista que o preço praticamente dobrará. Agora, para o uso desse software, tem que pesquisar para saber se o investimento em um SSD mais caro seria justificado no uso prático. Pra mim, SATA III é tudo igual. Recomendo dar uma olhada no Link que publiquei aqui neste tópico no comentário #42, caso ainda não tenha visto, talvez te ajude na sua escolha.
  11. Eu comprei o SSD M.2 WD Green de 120GB por R$ 240,00 e me atendeu perfeitamente. Você só vai sentir diferença entre os vários modelos de SSDs do tipo SATA III em usos muito específicos, como compactar/descompactar e fazer transferência de arquivos muito pesados com frequência ou utiliza programas profissionais de edição de vídeo ou similares. Agora, se você quer um SSD, assim como 99% dos usuários, apenas para acelerar o BOOT, abertura de programas ou jogos, deixar o sistema mais fluído como um todo, então qualquer um vai servir, portanto, escolha o mais barato. Para esses casos, a diferença vista em números de Benchmarks não se traduzem em diferença perceptível na prática do dia a dia, ressalvado os casos excepcionais elencados no início.
  12. Pessoal, esse tópico é para discutir um assunto meio bobo, mas que achei interessante e curioso. Resolvi abrir esse tópico por não ter achado nada na internet que tratasse desse assunto. Afinal, faz sentido assistir vídeos em resoluções maiores que a da sua tela? Se agora a pouco alguém me dissesse que existe benefício visual em assistir vídeos no YouTube em uma resolução maior que sua tela comporta (exemplo: assistir um vídeo em resolução 4k em uma tela Full HD), eu diria que é pura viagem, pois não faz sentido adicionar mais pixels em um vídeo do que a sua tela é capaz de reproduzir, já que esta está limitada fisicamente a uma quantidade certa e invariável de pixels. Mas, meio que sem querer, com o objetivo de testar a velocidade da conexão com a internet, alternando a qualidade do vídeo de Full HD para 4K, tive a impressão que a qualidade de fato melhorou e isso me intrigou, pois tenho um Notebook com resolução da tela Full HD (Asus X510UR-BQ292T). Para tirar a prova se era apenas coisa da minha cabeça, resolvi pausar o vídeo em uma parte com bastante detalhes e fiquei alternando entre o Full HD e 4K. Para minha surpresa, a diferença foi expressiva. Segue abaixo o print que tirei para ilustrar o que estou falando (fiz o mesmo teste em momentos diferentes do vídeo, chegando ao mesmo resultado). Alguém saberia explicar com propriedade porque isso ocorre? Será que a qualidade 1080p no YouTube não é Full HD real? Essa diferença vai depender de cada vídeo no YouTube, podendo existir ou não? Em uma análise precoce, parece que na prática, mesmo tendo uma tela Full HD, é interessante assistir vídeos em resoluções maiores se a sua internet suportar, pois há melhora na qualidade do vídeo. Quem puder fazer o teste, conte aqui se também teve esse mesmo resultado.
  13. Essa é a importância de pesquisar bem sobre o produto na internet antes de compra-lo, assistir reviews, ler artigos de sites especializados, dar uma olhada no site Reclameaqui.com, ainda mais se tem a intenção de fazer qualquer upgrade, pois já foi amplamente divulgado que, diferente dos 99% dos notebooks presentes no mercado, esse modelo da Asus vem com o slot M.2 invertido, ou seja, o SSD deve ser instalado com a parte com adesivo voltada para a placa-mãe e muitos outros já queimaram o SSD cometendo o mesmo engano que o seu. Eu, no seu lugar, não tentaria colocar o SSD de volta, pois provavelmente ele foi danificado de maneira irreversível e pode agravar o problema. Mas aqui no Fórum tem um tópico que trata exatamente sobre essa questão e inclusive pode já ter a resposta que você esta procurando, ou, se não tiver, poderão te ajudar melhor lá, pois é um assunto mais específico: Depois nos conte a resolução do problema. Boa sorte!
  14. Correto quanto ao tamanho: DIMM ou SDRAM (4,5 a 5 cm) - Desktops. SODIMM (2,5 a 3 cm) - Notebooks. Esse modelo da Asus, X510UR-BQ292T, tem suporte para no máximo 16 GB de memória RAM, o que significa dizer que o notebook não vai reconhecer 24 GB de memória caso você instale um pente de 16 GB junto com a memória nativa. A melhor e/ou única opção de upgrade de memória RAM nesse modelo, na minha opinião, é adquirir mais um pente idêntico ao já instalado de fábrica, ficando com: 2 x 8 GB DDR4 de 2133 MHz (Dual Channel).

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...