Boa noite pessoal, estou passando por um probleminha que de certa forma é simples mas incomoda bastante.
Seria este o seguinte, Fiz um upgrade recente de uma placa de vídeo e um monitor, respectivamente os modelos GTX 1060 6gb 9gbps da Gigabyte Aorus e o AOC Speed.
O meu antigo monitor que também era AOC não tinha entrada de vídeo HDMI, apenas Displayport, que era a entrada usada por minha placa anterior a GXT ASUS 1050.
Ao trocar para a 1060, quando tentei fazer uso do monitor HP e201 ( com as entradas DP ), ao ligar, a bios era transmitida pra a tela, mas em seguida apagava.
Pensei ser defeito na placa, mas ao ligar na minha TV que era HDMI a mesma funcionava normalmente, fiz o teste então de ligar o DP como tela secundária, e pra miha surpresa, funcionava também perfeitamente, o que me levou ao terceiro teste: Conectar o cabo DP apenas quando o Windows já estivesse na área de trabalho. E funcionou !
Cheguei então a raiz do problema, o Windows só não dá boot pelo DP, mas de restante funciona perfeitamente. Achei então que a solução era comprar um monitor HDMI já que havia esse bug com o DP. E o fiz, mas, pela pequena diferença de valor que encontrei no AOC Speed, que considero um monitor de entrada para jogos, optei por ele, já que utilizo bastante a maquina para jogar. Pra quem já conhece o monitor, sabe que ele tem a taxa de atualização em 75hz... MAAS, apenas em DP. o que nos leva mais uma vez a tentar desvendar os mistérios de incompatibilidade. Já troquei os cabos, testei em dois monitores ( o meu novo e o antigo ), e não adianta. Atualmente uso em HDMI até que o Windows inicie, e em seguida altero para a conexão DP, que funciona nos 75hz sem nenhum problema. Alguém teria alguma luz?
PS. Já considerei ser alguma incompatibilidade com a minha placa-mãe, porém, eu usava o DP com a 1050 como dito acima e funcionava normalmente.
Seguem minhas specs:
Placa de vídeo : GTX 1060 6gb 9gbps Aorus ( GV-N1060AORUS-6GD )
placa-mãe: Crosshair Formula IV
Processador: FX 8120 OC 4.2
SSD Kingston A400
HDD Seagate vídeo 1TB
Fonte: CX650 80Plus bronze
Monitor: AOC Speed G2260VQ6 LED LCD
SO: Windows 10 Home Single Linguage