Essa postagem vai se dividir em 3 partes, pois foi um problema que se desdobrou em um tanto e ***** a minha vida. Tentarei ser o mais breve e conciso o possível.
Minhas configs:
Core i7 4770 (geneação 4) 3,40 Ghz.
MOBO GIGABYTE (Intel® Z87 Express Chipset)
2X8 Gb ram DDR 1600Mhz
GTX 1060 EXOC white 6gb
2x HDs 1TB, 7200RPM / SATA 3
2x 256 SSD
Fonte 500Wts Plus Bronze
Na segunda-feira dessa semana que passou, caiu um raio perto da minha casa que causou um tipo de sobrecarga de energia no meu computador;
A luz do quarto variou, o monitor desligou e re-ligou e aparentemente saiu uma faísca bem grande do meu computador. (não sei com certeza se foi dele, pois o filtro de linha fica próximo.) O que passou a ocorrer depois que desliguei o computador na pressa e liguei depois da tempestade:
Dado o pico de energia, acredito que queimou algum componente na placa (isso é só um palpite, não entendo muito de hardware). O computador chega a ligar e funcionar, porém o led branco que a placa tinha não acende, não reconhece o segundo monitor ligado na saída display Port e não consigo executar aplicações, alegando erro de execução na resolução em hd. Quando iniciado, a resolução fica extremamente esticada (como se estivesse em 480p, ou até menos) chega a voltar a resolução normal após alguns momentos, mas não consigo executar aplicações que exigem da placa de vídeo. No painel da geforce, tenho quase certeza que ainda identifica a presença da 1060 nas configurações.
Primeira pergunta:
Quais são os diagnósticos que devo fazer para ter certeza de que o problema é apenas na placa de vídeo, e o restante dos componentes da máquina ainda funcinam? Pensando com os meus botões, pode ter sido apenas o slot da placa de vídeo na MOBO que queimou e a placa ainda pode estar funcionando? E quanto a fonte, como sei se ainda é confiável utiliza-lá com uma nova placa ou a antiga recondicionada? (eu ainda não fucei no computador, apenas desliguei da energia, para não ***** ainda mais alguma coisa por falta de conhecimento ao fazer algum tipo de teste)
Segunda pergunta:
Ao acionar a garantia da Galax via o fórum, pediram para anexar a nota fiscal da compra no ticket. Até aí tudo ok, tenho a nota da compra feita no final de 2017 em uma loja grande de computadores daqui de BH. Alguns dias depois, A galax me respondeu novamente pedindo para que eu pedisse uma carta de correção para a loja, pois o número de série da placa não consta na nota fiscal. Já entrei em contato com a loja e eles foram super prestativos e disseram que logo iriam me enviar essa carta. É comum que na nota não conste o número de série da placa? Estou preocupado em vir a ter algum tipo de problema para acionar a garantia por causa disso.
E por último:
Vale a pena fazer a manutenção da placa de vídeo? (no caso de não conseguir manutenção com a garantia da Galax) Não tenho absolutamente nenhum conhecimento sobre o assunto, apenas lembro de um amigo comentando a alguns anos atrás que algumas empresas em SP faziam "recondicionamento" da placa de vídeo, re-aquecendo e resoldando as conexões e trocando os componentes defeituosos. Ela ainda é relativamente nova, apenas um ano e meio de uso. Caso seja, podem recomendar algum serviço de confiança para acionar essa manutenção? O ideal seria em Belo Horizonte para minimizar os gastos, mas se tiver algum lugar mais renomado no Rio ou SP também tá valendo.
No mais é isso. Obrigado pela atenção!