Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Bills

Membro Pleno
  • Posts

    63
  • Cadastrado em

  • Última visita

  1. @Lucca Rodrigues É vdd! eu estava trocando alhos por bugalhos, confundindo (e complicando) as coisas... isso servirá perfeitamente! Obrigado!
  2. @Lucca Rodrigues e @Isadora Ferraz, obrigado por responderem. Exatamente! como os dois interruptores ficarão relativamente distantes, seria chato ter que ir até o outro cômodo colocar o outro interruptor na posição que satisfaz o desejado (lâmpada acesa ou apagada). Se possível fosse, gostaria que com um simples acionar em qualquer dos interruptores, comande-se a lâmpada de forma independente do outro interruptor.
  3. @Lucca Rodrigues Interruptores paralelos somente não bastam pois para apagar a lâmpada seria necessário desligar os dois interruptores e eu precisava que fosse possível, tanto para ligar quanto para desligar a lâmpada, poder fazê-lo com qualquer um dos interruptores. Eu pensei nessa alternativa e também pensei nos interruptores em série mas nenhuma das duas satisfaz eu que eu precisava pois em ambos os casos, para ligar ou desligar será necessário que os dois interruptores estejam sincronizados.
  4. Olá! Preciso de ideias de algum circuito que me possibilite fazer com que dois apagadores em cômodos diferentes sejam capazes de apagar ou acender uma mesma lâmpada bastando apenas um deles ser acionado. Me sugeriram usar micro-controlados mas não tenho arduino e nem sei programar, então vai ter que ser um circuito "à moda antiga"...kkk Se puderem me ajudar dando ideias e sugestões fico grato.
  5. @Renato.88 Eu até já tinha calculado o circuito com o 555 pra funcionar com essa configuração que te falei. Desenhado no simulador ficou assim: Mas com as sugestões suas e da @Isadora Ferraz resolvi trocar o 555 por um CD4060, só que ao invés de usar um cristal, usarei uma rede RC com um trimpot para fazer o ajuste fino do tempo e/ou modificar a temporização de forma fácil quando necessário. Muito obrigado a todos vcs!!!
  6. Olá. Estava precisando de um oscilador de frequência baixa (bem baixa), da ordem de 1mHz, o que corresponderia a um nível alto e um nível baixo de mais ou menos uns 7,5 minutos cada. Fiz uma simulação com o 555 no esquema tradicional, usei resistores de 22k e 2200k e um capacitor de 330u. Na simulação deu certo mas sei que existem limites práticos quanto à frequência mínima de oscilação, principalmente por causa do capacitor eletrolítico. Gostaria que alguém me explicasse quais os limites mínimos de frequência do 555. Eu conseguiria, na prática, por exemplo, uma frequência de 270uHz (um pulso por hora)?
  7. @Eder Neumann , Sim, trocando o valor da carga o pico se movimenta. @MOR Eu aumentei, reduziu um pouco mas não sumiu completamente. De qualquer forma eu desisti de montar esse amplificador depois que olhei o THD. À média potência a distorção está em torno de 1%, bem aceitável pra mim mas na potência máxima chegou a bater 19% (!!!)... Isso seria uma tortura para meus ouvidos XD De qualquer forma foi um grande aprendizado tentar calcular este amp. Vou estudar e praticar mais, acho que ao invés de montar um completo vou calculando e montando etapas separadamente afim de fazer testes de forma mais fácil e aprender mais. Segue abaixo o print do FFT do circuito em potência máxima. Obrigado a todos vcs!!! :)
  8. @MOR gostaria de tirar outra dúvida. Fiz novas modificações e dessa vez calculei os capacitores considerando o efeito da realimentação e aí fui olhar a resposta em frequência do amplificador e deu um pico em torno de 30Hz. Isso é normal? se não, qual poderia ser o problema? Seguem abaixo as imagens:
  9. @MOR Eu pretendo ler seu material por completo mas devido a um certo nível de ansiedade fui direto à parte que fala sobre amplificadores e depois de ler fiz novas modificações reduzindo as realimentações e colocando transistores existentes. Ficou assim:
  10. @MOR Novamente obrigado! vou estudar o material. E o print do circuito está aqui:
  11. @Renato.88 obrigado pela resposta! Eu não sabia dessas falhas... @MOR Muito obrigado (muito obrigado mesmo!) pela resposta. Estudarei mais e refletirei a respeito de cada palavra da sua resposta e tentarei novamente e novamente se for preciso (e novamente ....) até... até sempre porque sempre se tem algo mais para se aprender. Se possível gostaria de pedir que me indicasse livros, ebooks ou materiais sobre o assunto. Desde já obrigado! ------------------------- Um adendo: depois de ler sua resposta e pensar um pouco fiz algumas modificações e aquela modulação desapareceu: Nos meus testes, também injetei onda quadrada de 1mV a 1kHz e o resultado na carga foi este:
  12. Olá. Eu tenho estudado bastante a respeito de amplificadores e resolvi me arriscar a calcular um com uma potência de uns 5W e então calculei o amp da imagem abaixo. Os transistores são modelos criados por mim no spice com Hfe de 100 (exceto os de saída que programei para terem Hfe de 40) e vbe em torno de 0,7V. Quando rodei a simulação fiquei super feliz pois tudo o que eu havia calculado tinha dado certo. Ganhos, impedâncias e a forma de onda em potência máxima tava linda com 9Vpp. Mas aí resolvi substituir os transistores de saída (modelos que eu criei) por modelos disponíveis no programa. Usei um 2N3055 e um D45H11. Regulei a corrente em modo de espera e a princípio parecia estar tudo ok mas quando mudei a simulação para um tempo maior apareceu na saída uma modulação em amplitude como vcs podem ver abaixo: Minhas dúvidas são as seguintes: Por que isso está ocorrendo? Quais erros posso ter cometido? e como poderia evitar esse problema? Desde já agradeço!
  13. @MOR Muito obrigado pela resposta! Graças aos tutoriais consegui compreender onde eu estava errando e de quebra ainda aprendi outras coisas. Novamente, obrigado!
  14. Olá! Eu estava estudando sobre amplificadores diferenciais e resolvi simular o que aprendi no LTspice mas a simulação não está dando os resultados que esperava. No circuito da imagem abaixo o ganho é de mais ou menos seis vezes quando deveria (ao meu ver..) ser de nove já que, pelo que entendi, Av=Rc/(2*r'e). Sendo a corrente no emissor do transistor de 460uA, o r'e é de 56, logo o ganho deveria ser de mais ou menos nove. Se alguém puder me explicar onde estou errando? Desde já obrigado!
  15. Olá! Vagando pela internet achei o esquema desse amplificador estranho (pelo menos para mim), não tem par diferencial. Alguém poderia me explicar o funcionamento? Desde já obrigado!

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...