Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Programas úteis p/ Notebooks


icefly

Posts recomendados

  • Membro VIP

Segue uma lista de programas úteis para notebooks e também desktops; na maioria são programas que monitoram a temperatura dos componentes, carga/estado da bateria, além de identificar o hardware da máquina (auxiliando na hora de localizar drivers); porém tem programas com outros tipos de funções.

Para ir ao site do desenvolvedor do programa e fazer seu download basta clicar no nome do software listado; isso garantirá ter sempre as suas versões mais recentes. Ao lado de cada link, tem uma breve descrição da função do programa.

Enjoy!

CpuZ -> bom programa freeware (grátis) em constante atualização, que informa os detalhes do processador, da memória RAM instalada (seus focos principais), além da placa-mãe.

cpuzj.th.jpg

AIDA64 (ex Everest Ultimate Edition) -> programa trial (licença custa US$ 39 e libera todos os recursos); bastante completo e com a possibilidade de uso em português, do programa que lista o hardware da máquina, informações do Windows (como programas e atualizações instalados, tempo de carga), da rede, benchmarking de desempenho e etc.

A versão trial pode ser usada a vontade, por tempo ilimitado, porém com algumas informações que não podem ser visualizadas nela.

everestd.th.jpg

Fresh Diagnose -> programa free, completo, com funções parecidas ao Everest UE, que detecta todo o hardware do notebook, contando também com ferramentas de benchmarking.

freshdiagnosw.th.jpg

GpuZ -> utilitário freeware para fornecer informações da placa de vídeo/GPU.

gpuz.th.gif

HWMonitor -> programa grátis de monitoramento dos sensores de tensão, temperatura e velocidade dos coolers, processador e Hd; agora ele também aponta o nível de carga e desgaste da bateria.

hwmonitorp.th.jpg

MobileMeter -> software grátis, compatível com Windows XP, bem simples e leve que não precisa instalar nada, já que é um arquivo executável de apenas 50kb; monitora em forma de gráfico a temperatura da cpu, do hd, estado e nível de desgaste da bateria, assim como o clock do processador.

mobilemeter.th.png

Notebook Hardware Control -> programa freeware (grátis), que permite o gerenciamento do clock de processadores AMD e Intel e de placas de vídeo ATI, para maximizar a autonomia da bateria, além de informar alguns detalhes como temperatura da cpu e hd. Bom para usr com Windows XP; com Vista e Seven ele não é tão necessário pois essas versões do Windows já tem um bom gerenciador de perfis de energia.

No Windows XP, adicionalmente ele precisa que o Microsoft .NET Framework esteja previamente instalado (o mínimo a versão 2.0).

nhc.th.gif

NLite -> programa free que permite criar um novo disco de instalação do Windows XP personalizado ao seu gosto (para uso próprio, sem fins lucrativos/comerciais), retirando arquivos e componentes que você acha desnecessários, automatizar alguns ajustes, assim como adicionar drivers.

É utilissimo para integrar drivers de controladora para HD Sata e permitir a instalação de XP sem maiores dificuldades, além de incluir o novo Service Pack 3 (SP3).

No Windows XP é necessária a prévia instalação do Microsoft .NET Framework (pelo menos a instalação da versão 2.0).

Para o Windows Vista, há o seu equivalente chamado de VLite.

nlite.th.jpg

PC Wizard-> programa que vai na mesma linha do Everest UE, com praticamente as mesmas funcionalidades deste, porém com a enorme vantagem de ser grátis; nele há também ferramentas de benchmarking para análise de desempenho.

pcwizard.th.jpg

VLite -> programa freeware que permite customizar o disco de instalação do Windows Vista; é o equivalente do NLite (ver descrição acima).

Também é necessária a prévia instalação do .NET Framework (pelo menos a instalação da versão 2.0) no Windows XP (os Windows Vista e Seven já tem esse programa pré-instalado).

vlite.th.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

continuando...

*** atualizado com as indicações de alepta e ice2642.

*** atualizado com a indicação de Hiboria.

*** atualizado com a indicação de bruno2546.

ATITool -> programa free para otimização de placas de video ATI; segundo o desenvolvedor do programa, é compatível com Windows 2000/XP/2003.

atitool.th.gif

CrystalCpuid -> utilitário grátis, para informar os detalhes da frequência, multiplicador do processador e informações do chipset da placa-mâe. Ele também é capaz de fazer alterações na velocidade do processador, no seu multiplicador e ativa/desativa o o recurso Intel SpeedStep.

crystalcpuid.th.jpg

Dead Pixel Buddy -> programa grátis para testar pixels com defeito em monitores LCD; ele permite fazer uma varredura na tela, em busca de pixels "mortos", ou seja, aqueles que não estão mostrando corretamente as cores na tela.

deadpixel.th.jpg

Fraps -> programa trial (licença de US$ 37) usado para captura de telas e vídeos e que afere o desempenho da vga, ao mostrar a taxa de FPS atingida ao rodar games

frapsi.th.jpg

HD Tune -> utilitário gratuito para medição da performance de discos.

hdtune.th.gif

Nero Info Tool -> programa grátis que informa as capacidades de leitura e gravação dos leitores óticos (drives); também dá informações sobre o Windows e hardware do PC.

neroinfotool.th.png

RightMark CPU Clock Utility -> programa free para monitoramento e ajuste do clock da cpu, multiplicador e que também permite criar perfis de energia, para otimizar a autonomia da bateria e desempenho do processador.

rmclock.th.jpg

RIVATuner -> utilitário gratuito para otimizar o desempenho de placas de vídeo NVidia.

rivatuner.th.png

UnDead Pixel -> programa grátis que localiza e pode reparar LCD´s com dead pixel. Também precisa da prévia instalação do Microsoft .NET Framework (pelo menos a instalação da versão 2.0).

udpixel.th.png

Vista Battery Saver -> programa freeware que permite desabilitar recursos e programas do Windows Vista, prometendo com isso economizar até 70% de bateria do notebook.

vistabatterysaver.th.jpg

* Continua no meu próximo post nº 12

[]´s

icefly.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bem legal icefly,

alias muito legal a iniciativa

:)

pena que alguns links não funcionam.

:(

são estes:

HWMonitor

MobileMeter (da erro quando vai executar)

PC Wizard

parece que o problema é no site da www.cpuid.com

e esse mobile meter nada de rodar no vista.

seria legal alguem que tem no pc eles, uparem no rapidshare, por exemplo.

:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

IMPORTANTE

estes programas de falar hardware erram muito, se você tem uma MB relativamente nova ou um processador relativamente novo pode falar coisas erradas, inclusive nomes, barramentos, core, etc.

de resto, bem legal um topico com programas, vai ajudar bastante na hora q precisa procurar aquele lance q nao se acha em lugar algum.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

**** Continuando...

*** atualizado com a indicação de tuskim.

BatteryCare-> programa grátis, serve para monitoração do uso dos ciclos da bateria, nível de desgaste e etc.

batterycare.th.jpg

Hard Disk Sentinel-> programa trial, serve para monitoração de HDs que pode ajudar a identificar possíveis problemas de disco, degradações de performance ou falhas de HD.

hdsentinel.th.jpg

TouchFreeze-> programa free, que desabilita o Touchpad de notebooks; útil para quem esbarra muito no Touchad enquanto digita.

touchfreeze.th.jpg

Post original ->

Show de bola em icefly! Muito bom isso vai ajudar muita gente a resolver probelemas de indentificação de note e outros problemas! porque ja tem uns 5 topicos sobre temperatura e reconecimento de hardware!
Muito massa, eu realmente precisava disso semana passada, fixa esse tópico por favor, muito útil ter uma lista de utilitários para notes na seção note hehehe
Tópico Show de bola veio ótima iniciativa!

:aplausos::aplausos:

Valeu pela força... depois eu meto ele por lá.

bem legal icefly,

alias muito legal a iniciativa

:)

pena que alguns links não funcionam.

:(

são estes:

HWMonitor

MobileMeter (da erro quando vai executar)

PC Wizard

parece que o problema é no site da www.cpuid.com

e esse mobile meter nada de rodar no vista.

seria legal alguem que tem no pc eles, uparem no rapidshare, por exemplo.

:)

É estava mesmo estranho o site do Cpuid... tava até pensando que eu tinha derrubado o site deles :D, só porque peguei emprestado um screenshot do HWMonitor direto do site.

Mas agora tá normal de novo.

O Mobile Meter tem uma informação no site de que ele funciona no Win NT, 9x, 2000 e XP, mas o Vista não é mencionado.

IMPORTANTE

estes programas de falar hardware erram muito, se você tem uma MB relativamente nova ou um processador relativamente novo pode falar coisas erradas, inclusive nomes, barramentos, core, etc.

de resto, bem legal um topico com programas, vai ajudar bastante na hora q precisa procurar aquele lance q nao se acha em lugar algum.

[]'s

Algumas vezes isso pode ocorrer mesmo, mas geralmente esses programas são atualizados de tempos em tempos, para correção de bugs que possam existir e adicionar a compatibilidade com novos processadores, chipsets e etc.

ICEFLY, faltou o RIVATURNER.

Ótima iniciativa !

Já adicionei na lista.... quem quiser contribuir com algum programa, poste aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aqui não baixou no FF nem no IE.

estranho..

EDIT:

opa, agora foi

:)

quanto ao mobile meter, não rodou no vista de jeito nenhum.

:(

e o Vista Battery Saver se não me engano, é só para a partir do Home Premium, acho que eu tentei usar ele com o Basic uma vez e não foi, mas não tenho certeza quanto a isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é, testei um pokinho e ate q melhora bem, mas fiquei com medo de deixar porque nao tenho nenhum cooler aqui pra ajudar na refrigeraçao. mas se usar com um cooler de bandeja em baixo e um externo acho q da pra usar na boa uns 10 a 15% a mais sem erro.

Mas cuidado, overclock pode danificar o note, faz por seu propio risco.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Todos os links dos programas levam para o site do desenvolvedor do programa e assim será baixada a última versão dos programas.... aqui ou ali eu peguei um screenshot antigo só prá ilustrar o tópico e porque eu não queria pesar o visual do tópico com screenshots pesados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é, testei um pokinho e ate q melhora bem, mas fiquei com medo de deixar porque nao tenho nenhum cooler aqui pra ajudar na refrigeraçao. mas se usar com um cooler de bandeja em baixo e um externo acho q da pra usar na boa uns 10 a 15% a mais sem erro.

Mas cuidado, overclock pode danificar o note, faz por seu propio risco.

[]'s

Então esse é o problema eu usei esse ATITOOLS sem saber que era um programa e overclock será que eu não ferei a placa do meu note?

E como eu faço, pra ver se esta tudo certo com ela?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

quando você desligou o note a config vai embora, volta pro normal.

pra você nao ter duvida so abrir ele de novo e olhar a frequencia q ta marcando, se achar q ta alta, usa o botao defalt.

se mexer la e travar o note, ao rebootar ele volta pro q tava antes tb. nao é assim tb, usou estragou, o que ferra é a moçada q deixa o lance overclocado direto, com o tempo vai estragando.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

quando você desligou o note a config vai embora, volta pro normal.

pra você nao ter duvida so abrir ele de novo e olhar a frequencia q ta marcando, se achar q ta alta, usa o botao defalt.

se mexer la e travar o note, ao rebootar ele volta pro q tava antes tb. nao é assim tb, usou estragou, o que ferra é a moçada q deixa o lance overclocado direto, com o tempo vai estragando.

[]'s

Levei um susto eu tava mexendo no ATITOOLS e de repente a tela ficou toda branca e o note travou ai eu reiniciei o note e coloquei em default e fechei o programa!

O que eu poso ter feito de errado pra acontecer isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Levei um susto eu tava mexendo no ATITOOLS e de repente a tela ficou toda branca e o note travou ai eu reiniciei o note e coloquei em default e fechei o programa!

O que eu poso ter feito de errado pra acontecer isso?

você pode ter aumentado muito a frequencia tanto de CPU ou memoria.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...