Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Resfriando Hd's


Spider_Rap

Posts recomendados

Bom pessoal, tenho visto bastante dúvidas em relação a temperatura e como resfriar um HD, vou tentar explicar aqui um pouco de como fazer isso de forma saudável e adequada.

Muitas vezes nós damos atenção ao resfriamento de itens que tem "tradição" de esquentarem, como processadores, vga e outros itens, o HD, muitas vezes acaba sendo esquecido, até porque, não se há uma preocupação e nem informação sobre a temperatura desse equipamento, quais os limites e como monitorar.

Abaixo você encontra os limites de temperatura de alguns dos Hd's mais comuns:

Seagate Barracuda 7200RPM ATA 100 e SATA / 0º - 60º

Samsung 7200RPM ATA 100 / 5º - 55º

Maxtor Diamond MAX / 0º - 60º

(Vou colocando mais informações, esta difícil para achar)

A maioria das vezes nós encontramos os HD's trabalhando quase em sua temperatura limite, beirando os 52º, mas como citei, muitos não sabem monitorar e nem tem conhecimento que o HD está em uma temperatura de risco.

Uma das formas mais fáceis de se monitorar a temperatura é usando um programa chamado Dtemp (Pode ser pego AQUI)muito simples de se usar. Você deve usar como temperatura base limite os 51º, para ter uma boa margem de segurança. A primeira coisa a se fazer para resfriar o HD é tendo um bom sistema de ventilação, em alguns casos, só tendo um sistema eficaz de ventoinhas pelo case, a temperatura do HD pode cair 5º. Além disso, temos alguns equipamentos própios para este serviço, como vamos ver a seguir.

Cooler de HD

Talvez o equipamento mais barato para realizar este serviço sejam os coolers de HD. Custando em média R$20 um cooler duplo, faz muito bem seu serviço, podendo e sendo recomendado como uma eficaz e barata para resfriar um HD. O cooler deve ser instalado sobre a placa lógica do HD e não sobre a parte metálica dele. A placa por ser um componente eletrônico, não aguenta trabalhar em altas temperaturas, já o mecanismo interno do HD, sendo mecânico, aguenta um temperatura de trabalho superior. (Obrigado pela explicação mais "detalhada" Renato).

Dissipadores para HDZM-2HC1_s1.gif

Os dissipadores também são encontrados a venda - em bem menos quantidade - e também são eficazes, pórem, necessitam de um bom sistema de ventilação do gabinete para funcionarem perfeitamente. Você pode comprar um pronto ou simplesmente improvisar, fazendo o seu própio dissipador, que geralmente deve ser feito de alumínio ou cobre. Os dissipadores devem ser fixados na lateral do HD, e se possível, usar uma pequena quantidade de pasta térmica para ajudar na dissipação do calor.

Vale lembrar que é importante sim resfriar o HD, além de todas essas dicas, vale lembrar coisas simples como não deixar dois HD funcionando um em cima do outro, isso acaba deixando os dois muito mais quentes. De resto, aproveitem e deêm uma "gelada" nos hd's, eles agradecem :D

OBS: Como falado pelo Phoenyx, o Mother Board Monitor também faz a leitura da temperatura, é apenas uma questão de configuração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aê Spider Rap, tô vendo q tu tá on-line, kabei de baixar o Dtemp, descompactei, mas quando executei (o Dtempo.exe), veio a seguinte mensagem: "Impossibilitado de encontra o driver para SmartVsd! Podeira instalar o driver genérico?", Eu uso o W98SE num HD de 1.3 Gb, sim ou não, aí ele roda? Pode rodar com a net aberta?

Valeww!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Topico muito bom!! Mas so existe ainda uma questao que permanece sem resposta:

Onde colocar o cooler?? Na placa logica ou na carcaça??? ;) Eu acho que e na carcaça mesmo não tendo furos para parafusar o cooler (os furos ficam do lado da placa). E a carcaça que esquenta, um outro cara por ai no forum, quase queimou a mao quando tocou a carcaça mas disse que os chips estavam apenas mornos!!! Isso e um impasse!!!! :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

velho, eu habilitei na Bios, mas acho q o meu Smart não suporta, pois o Dtemp informa tudo sobre meu Hd e também o seguinte, quando eu clico em "Show drive(s) info" em Drive features "Smart not supported", então não suporta, certo? Mostra q minha versão do SmartVsd API é 1.2, algum problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Spider_Rap@25 jan 2004, 23:03

Acredito - ACREDITO - que seja na placa lógica, ela não pode esquentar, acredito que ela seja a parte que mais sofra com o esquentamento do HD, não sei se minha conclusão está certa, mas acredito que deve ser isso.

Cara...! Teve um sujeito poir ai no forum que quase queimou a mao pegando na carcaça e disse que a placa logica esta apenas morna! :o Nada me tira da cabeça que o lugar de se colocar o cooler e na carcaça!!! :( Mesmo que os furos para os parafusos estejam no lado da placa! :unsure: Sei la viu...

Edit: Olha o cara que queimou a mao aqui oh!! :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas pensa bem Renato... "Morno" para nós pode ser 50º, isso não queima ninguém, 50º é quase o limite que a placa lógica suporta trabalhar, não o HD, ela que tem que ser resfriada, a "carcaça" aguenta mais temperatura que isso, a placa lógica é uma placa, não um processador, não é todo componente que aguenta trabalhar direto a 60º... E outra, resfriando a parte de baixo, você resfria a carcaça, resfriando a carcaça você resfria a placa, acaba dando na mesma ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Spider_Rap@28 jan 2004, 10:07

Mas pensa bem Renato... "Morno" para nós pode ser 50º, isso não queima ninguém, 50º é quase o limite que a placa lógica suporta trabalhar, não o HD, ela que tem que ser resfriada, a "carcaça" aguenta mais temperatura que isso, a placa lógica é uma placa, não um processador, não é todo componente que aguenta trabalhar direto a 60º... E outra, resfriando a parte de baixo, você resfria a carcaça, resfriando a carcaça você resfria a placa, acaba dando na mesma  ^_^

Mas se voce olhar por outro lado, a parte mecanica do HD esta do coladinha na carcaça ne? Pensa bem, uma placa de rede de um Server de Banco de dados, ligada a um router 36portas trabalha pra burro ne? Se esquentasse assim teria que ter um cooler tambem, e olha as placas de vídeo, muitas tambem não tem cooler e estão rodando a 250mhz, muito mais que um chip no disco! Continuo na duvida hehe! ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é realmente irritante. Os fabricantes tem engenheiros que estudam muito para desenvolver um cooler de HD, que deve ser colocado na parte de baixo do HD ( todo mundo sabe disso ), mas o camarada aqui não se convence de jeito nenhum :muro::muro::muro::muro::muro::muro::muro::muro::muro::muro: , como é que pode isso eu não sei, faz o seguinte Renato, coloca o cooler onde você quiser, o problema é todo seu....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Elendil e Renatomarcelino

Por favor contenham seus ânimos!

Procurem comentar o assunto inicial do tópico e não um a opinião do outro.

Caso contrário darei por encerrado o tópico e retirarei o mesmo da posição de destaque.

Certa da compreensão de vocês,

Mil Beijões! :wub:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Phoenix, eu já desconfiava, mas tá tranquilo, estive comparando a temperatura do meu HD aqui na minha mákina com outros onde trabalho, o meu esquenta muito menos, creio q devido a placa-mãe, processador e outras "cositas +", e não riam, mas as vezes quando uso por muito tempo aqui em casa eu coloco um "ventilador" e ele fica "friozim, friozim". Quem não tem cooler caça com "Britânia", hehehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu improvisei um cooler de hd aqui em casa, peguei uma fan de 80mm e fiz uma base de metal q segura a fan a parte de baixo do gabinete, direcionando o ar para o hd, mais precisamente para a carcaça, q é de metal e acaba esfriando todo o resto, a temperatura q passava dos 38º hoje não passa dos 31º.

Detalhe, acho q o sensor do meu hd não é muito preciso, pois so marca 16, 18, 31, 34 e 38°, nunca marcou 20º, 32° etc.. mas é uma referencia, pois quando toco o hd ele sempre ta frio mesmo.

agora ta a 18º

falou!!!

edit: uso o SpeedFan 4.09

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Spider_Rap@28 jan 2004, 10:07

Mas pensa bem Renato... "Morno" para nós pode ser 50º, isso não queima ninguém, 50º é quase o limite que a placa lógica suporta trabalhar, não o HD, ela que tem que ser resfriada, a "carcaça" aguenta mais temperatura que isso, a placa lógica é uma placa, não um processador, não é todo componente que aguenta trabalhar direto a 60º...

Estive ontem conversando com meu primo a respeito disso tudo, e ele me explicou isso que o Spider disse com mais detalhes, e finalmente acabei me convencendo.

O COOLER FICA NA PLACA LOGICA MESMO!!! ^_^

A carcaça e os componentes mecanicos conceguem trabalhar a temperaturas muito mais altas (pelo fato de serem feitos de metal) do que a placa logica aguenta, e o aquecimento da mesma ocasiona mau gerenciamento na coordenação e transmição de arquivos ou ate mesmo a perda da placa.

Me parece que o melhor posicionamento seria instalar o cooler ativo sobre a placa logica e um dissipador (cooler passivo) sobre a carcaça.

Gostaria de pedir desculpas a todos pela teimosia e por varias vezes ter aconselhado erroneamente! -_-

Obrigado a todos pela paciencia e por terem me ajudado a aprender mais essa!! :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Abaixei o DTemp e habilitei o Smart na bios...

Clicando em "Show drives info" aparece Physical drive 0 e 1:"error reading device id information"..--O que pode ser??

O meu HD é samsung modelo SCSI SP0411N (7200 rpm, Ata 133)

Tentei instalar o "HDD Temperature" e não aconteceu nada..(ele executa e depois some) -- WinXP+SP1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...