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Rede não funciona: driver, hardware, configuração ou o quê?


astuto

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Salve galera!

Tenho uma rede composta por dois computadores. Todos rodam com o Vista. A rede utiliza um modem D-Link DSL500B, que está roteado, e um Switch, também D-Link, modelo DES-1008D. Utilizo IP na faixa 192.168.0.X, com Máscara de Sub-rede 255.255.255.0.

O computador 2 está configurado com IP na faixa da rede e funcionando sem problemas.

O Computador 1, que é minha máquina, é um P4 3.0, rodando em uma Asus P5VDC-X, está enfrentando alguns problemas de conexão, a saber:

1) Quando tento utilizar a rede onboard com o chipset Via Rhine II Compatible Fast Ethernet Adapter, eu não consigo configurar a rede.

Se deixo as configurações no automático, obtenho o IP 169.254.54.97 e Máscara 255.255.0.0, a rede é detectada, mas não consigo dar um ping, por exemplo, no roteador (IP fora da faixa). Se tento configurar o roteador via browser, o computador não alcança o destino.

Por outro lado, se configuro o IP na faixa da rede, ele não detecta a rede e nem aInternet.

Desconfio que o problema está no protocolo IPV6 ou que o chipset foi pro brejo.

Existe algum software com o qual eu poderia testar ou até mesmo configurar a conexão de acordo com os parâmetros da rede? Alguém tem alguma dica?

2) Cansado de tentar resolver este problema, tentei usar uma placa de rede com o chipset da Realtek 8139/810X Family Fast Ethernet. Nas primeiras inicializações da máquina, tudo parece perfeito, mas como o driver da board não é assinado digitalmente, em alguns boots mais tarde o Windows reinstala o driver e, consequentemente, toda a configuração da rede é perdida, como IP, Máscara, Gateway Padrão e DNS Preferencial, além de que, a cada reinstalação, é criada uma nova conexão local.

Para se ter uma ideia, já gatei dinheiro com mais duas placas de rede externas e o problema persiste: o Windows simplesmente rejeita dispositivos sem drivers assinados digitalmente e os reinstala a cada novo boot, resetando, inclusive, todos os seus parâmetros.

Estou dando preferência em configurar a VIA, pois uma vez feito isso, poderei esquecer que não terei mais problemas.

Alguém já passou por essas dificuldades na hora de configurar a Lan com o chipset da Via? Como resolveu? Pode ajudar?

Desconfio que este problema é mais comum do que imagino.

Abraços.

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Estranho, o driver realtek já é assinado digitalmente não ? ja foi no site www.realtek.com.tw ? e viu se lá não tem um driver novo ?

Bem como você pediu uma ferramenta... existe a que uso:

Cisco Network Assistant 5.2 e o Network Assistant v4.4 Build 2622

Agora, me vem uma coisa séra que seu modem dlink 500b q é uma bomba e aqui nos devolvemos para provedora/empresa dlink por ser muito ruim, não está com alguma configuração errada ? já olhou no wan dele se não tem nada de anormal ??

Ambos poderão te auxiliar :) mas tente atualizar o driver la na realtek :)

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Estranho, o driver realtek já é assinado digitalmente não ? ja foi no site www.realtek.com.tw ? e viu se lá não tem um driver novo ?

Bem como você pediu uma ferramenta... existe a que uso:

Cisco Network Assistant 5.2 e o Network Assistant v4.4 Build 2622

Agora, me vem uma coisa séra que seu modem dlink 500b q é uma bomba e aqui nos devolvemos para provedora/empresa dlink por ser muito ruim, não está com alguma configuração errada ? já olhou no wan dele se não tem nada de anormal ??

Ambos poderão te auxiliar :) mas tente atualizar o driver la na realtek :)

Arkan, depois de duas placas com chipset Realtek RTL 8139D, diversas tentativas com drivers da própria Realtek (V. 6.105 e v. 6.108) e de inclusive ter utilizado o Realtek Diagnostic, sem encontrar causas para o problema que estava tendo, eu simplesmente resolvi pesquisar as propriedades dos drivers dentro do Vista, quando detectei que os drivers não eram assinados.

Depois disso resolvi tentar usar uma outra placa, mas o problema é encontrar uma boa. Achei uma Encore e acreditava que meus problemas estariam resolvidos, mas o Vista nem tem driver nativo para chipsets da própria Encore e o que veio no CD, como todos os demais, também não é assinado. Moral da história: três placas de rede depois e continuo com os mesmos problemas.

Com relação ao modem, de fato, é uma bomba. Mas acredito que, quando configurado de acordo, não traz tantos problemas e é o que acontece com a outra máquina da rede, pois não temos problemas com ela. Imagino que se o problema estivesse com o modem, as duas máquinas seriam sacrificadas, não é mesmo?

Quanto aos programas, estive pesquisando. O Network Assistent é para mensagens instantâneas em rede, não é?

Vou tentar baixá-los e vamos ver o resultado.

Por enquanto, obrigado.

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Boa Tarde Astuto.

Eu tinha um problema EXATAMENTE igual ao seu.

Ao deixar DHCP automático, o ip sempre ficava na faixa 169.254.54.X e dava conexão nula ou limitada.

Após muito apanhar e etc, identifiquei que alguns chipsets (inclusive Broadcom) tem problemas com o MAC address zerado [ou em branco].

Pronto, foi ir nas propriedades da placa e colocar um MAC address hexadecimal qualquer ('AABBCCDDEEFF', por exemplo).

Após isso, automaticamente as configurações ficaram Ok e já pude acessar à internet...

Espero que seja útil para você ou para outros que tiverem problemas.

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Problema resolvido!

Foi muito fácil, porém encontrar a resposta, foi muito difícil! Ninguém tinha a resposta e o pior é que eu já tinha lido sobre o assunto mas havia me esquecido do detalhe. Inclusive já tinha configurado o MAC Address na outra máquina da rede.

Realmente, alguns chipsets não funcionam se o MAC Address estiver zerado. Para resolver, basta inserir um valor, como AABBCCDDEEFF e pronto!

Rede.png

Vá em Painel de Controle > Gerenciador de Dispositivos > Adaptadores de Rede > e clicar com o botão direito em seu adaptador.

Após, clique em Propriedades e selecione Avançado. Agora escolha a opção Endereço da rede. Digite um valor igual ao acima.

Pronto!

Obrigado pela dica LOSERKID!

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