Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

{REVIEW}: Quem fabrica seu Notebook? (Quanta, Compal, Asus, Wistron, etc)


Daigonet Corporation

Posts recomendados

Aqui vai o resumo: Está tudo picotado os trechos, mas está bem.

A primeira questão a ter em mente com relação aos notebooks é que existe um número relativamente pequeno de fabricantes, como a Quanta (atualmente o maior) e Compal, que embora não vendam notebooks sob sua marca, desenvolvem e fabricam equipamentos para inúmeros outros fabricantes, que os vendem sob sua marca, tais como a HP, Toshiba, Dell, etc. O mesmo acontece com os integradores nacionais, como a Positivo e Amazon. Com exceção de algumas das etapas finais da montagem, empacotamento e venda, praticamente tudo é terceirizado.

Temos em seguida o time de fabricantes que vendem equipamentos sob sua própria marca, como a Asus, ECS e a Acer. A Asus por exemplo, fabrica desde os Apple Mac Book até algumas séries do Playstation 3, enquanto a Acer fabrica alguns dos notebooks da Dell e para diversos outros integradores espalhados pelo mundo.

O fato de fabricar ou terceirizar acaba influindo pouco no preço final dos produtos, pois devido à concorrência, os fabricantes trabalham com margens muito apertadas de lucro. Se a Acer e a HP resolvessem produzir um notebook com a mesma configuração, onde a Acer o fabrica diretamente e a HP o terceiriza para a Quanta (por exemplo), o custo inicial acabaria sendo praticamente o mesmo. As diferenças de preço são geralmente introduzidas mais adiante no processo, quando são incluídos os gastos com distribuição, marketing, substituição de aparelhos na garantia e a margem de lucro de cada fabricante. Quem consegue ser mais eficiente na combinação de todas estas etapas, acaba levando a melhor.

Ao longo do caminho, a Sun Yat-sen leva a algumas das mais importantes - mas anônimas - companhias de tecnologia do mundo: Asustek Computer, de cujas fábricas na China saem os iPods e Mac minis da Apple; e Quanta Computer, maior fabricante de notebooks do mundo e grande fornecedora da Dell e da Hewlett-Packard (HP). Você também vai ver a Taiwan Semiconductor Manufacturing, a maior fundição de chips do planeta, e uma parceira importantíssima de companhias americanas como a Qualcomm e a Nvidia.

Que Quanta e Compal são os dois maiores todos concordam. “Candidatos” a terceiro lugar é que há pelo menos três: Inventec, Asus e Wistron. O número de portáteis fabricados por estas empresas anda relativamente próximo e têm alternado na terceira posição nos últimos anos.

A Inventec, pelo que consegui encontrar, tem como principais clientes a HP e a Toshiba. A Toshiba ainda tem fabrico próprio no Japão, mas tem tido problemas financeiros e no ano passado decidiu encomendar mais de metade dos seus computadores a terceiros para voltar aos lucros. Segundo esta notícia as novas encomendas foram repartidas mais ou menos a meio entre Inventec e Compal.

A ASUS, apesar de como marca de portáteis andar em 10º lugar (com tendência a subir), também fabrica para outras marcas como IBM, Sony e Apple (nomeadamente os atraentes iBook). Uma notícia do DigiTimes no ano passado dizia que esperavam vender 1.2 milhões de portáteis com a sua própria marca, o dobro que em 2003, e que em 2005 tinham como objectivo 2 milhões com marca própria e outros 2 milhões fabricados para outras marcas. É das poucas marcas actuais que desenha, concebe e fabrica os seus próprios portáteis. A título de curiosidade saibam que também fabrica consoles Playstation 2 para a Sony e o iPod Shufle para a Apple.

A Wistron faz parte do grupo Acer. É o antigo centro de design e fabrico da Acer que se tornou independente quando a Acer decidiu dedicar-se à promoção dos seus portáteis no resto do mundo. Actualmente não fabrica apenas os portáteis dessa marca. Há muito que tem encomendas da IBM, renovadas agora pela chinesa Lenovo depois desta ter comprado a divisão de PCs (de secretária e portáteis) da IBM, e recentemente conseguiu contractos lucrativos com a HP e Dell. Só a Lenovo encomendou 500 mil portáteis com telas de 14″ à Wistron e 400 mil de 15″ à Quanta. A notícia referida anteriormente sobre a ASUS também fala dos 5 milhões de portáteis que a Acer planeia vender em 2005, 40% encomendados à Quanta e o resto dividido entre a Compal e Wistorn. A título de curiosidade saibam que Wistorn também fabrica consolas Xbox para a Microsoft.

Compal is one of the few companies that make notebooks. They make notebooks for well known brands like Dell, Toshiba, Compaq/HP, Sony etc.

Notebook manufacturers are seeing shipments soar, as both Compal and Quanta are expecting at least 40% gains in laptop units produced. Quanta and Compal manufacture Dell laptops, so we can infer that a good amount of the sales increase will be due to an influx of Dell laptops ordered.

O modelo base dos Amazon é da Compal. HP, Acer, Dell e IBM tem design e engenharias próprias. Eles utilizam CM (contract manifacturer) para produzir seus produtos.

http://en.wikipedia.org/wiki/Contract_manufacturer

Celestica, Flextronics, Foxconn, Solectron, Sanmina - são as maiores CM's, que fabricam no mundo inteiro a maior parte dos equipamentos prontos (PC's, notebooks, PDAs, celulares e monitores) - vendidos no mercado.

Certamente há quem fabrique/monte seus próprios componentes, ou pelo menos parte deles. A Motorola, por exemplo, tem uma fábrica em Jaguariúna, e também tem modelos sendo produzidos pela Solectron. Já os Palm são produzidos pela Celestica. A Dell monta PC's em sua fábrica, enquanto tem CM's fabricando monitores, gabinetes, cases, etc.

Não dá para diferenciar muito, mas no Brasil, também temos CM's, ODM's e OEM's próprias como a Digitron, FIC, Itaucom, PC-Micro, TCE, dentre outras."

-----------------------------------

Porém eu vi varios sites citando a dell usando compal. Ou seja, está muito claro que tanto a dell como a hp não tem o mesmo fornecedor. Motivo? Sei lá. É muito provavel que mesmo os notebooks vendidos no brasil pela HP, é possivel que um modelo usa quanta, e outro usa compal. Pois pelo que eu vi tambem a Sony Vaio usa tanto a quanta como a Asus.

Mesmo aqui no brasil, é tudo misturado. Exemplo: HP dv2120 é Wistron, e HP dv6125 é Quanta, assim como a HP/Compaq v6210.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Só acresctando mais um a lista :D -> os notebooks vendidos pela Positivo vêm de dois fabricantes:

- a linha V21/25 e a atual V41 a V45 vêm da Clevo

- a antiga linha D35/D75 vinham da Uniwill (um ramo da ECS); não sei se no atual modelo D43 vem de lá também

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

02/07/07

Asus será dividida em 3 empresas

A Asus é mais conhecida pela produção de placas-mãe, mas ela é também a quarta maior fabricante de notebooks, além de fabricar diversos outros dispositivos, de celulares a teclados.

Um grande problema reside na fabricação dos notebooks. Além de vender notebooks sob sua marca, a Asus também produz notebooks em regime OEM para diversos outros fabricantes, incluindo a Sony e Dell. Isso causa um certo conflito de interesses, já que ao tercerizar a produção para a Asus, estes fabricantes estão alimentando um concorrente. Aparentemente isto tem feito com que percam um grande número de possíveis clientes, fazendo com que, embora as vendas de notebooks e outros produtos com a marca Asus venha crescendo, a produção total tenha caído nos últimos meses.

No passado foram divulgadas diversas especulações, incluindo a possibilidade da Asus parar de vender notebooks sob sua marca e passar a apenas produzir para outros fabricantes, assim como fazem empresas como a Compal.

Ontem finalmente foi divulgado o plano oficial. Ao invés de reduzir as vendas sob sua marca, a Asus optou por se dividir em três empresas menores. A "Asus" continua operando da forma atual, produzindo placas, notebooks e outros componentes vendidos sob sua marca. Em seguida temos as duas novas empresas, que assumirão os negócios relacionados à produção de produtos em regime OEM, vendidos para outros fabricantes e integradores. A "Pegatron" fica com a produção de notebooks, placas e outros componentes para micros PC, enquanto a "Unihan" produzirá gabinetes e eletrônicos em geral, não relacionados a micros PC (como a linha de PDAs).

Para nós, pouca coisa muda na prática, pois a produção em regime OEM é um negócio basicamente invisível. Você pode ver vários notebooks produzidos pela Compal, por exemplo, que trabalha no mesmo sistema, mas um estará com a marca "HP", utro com a marca "Dell", outro com a marca "Toshiba" e assim por diante.

---------------------------------

A Sony Vaio ultimamente está customizando a placa mãe por conta propria pra seguir a linha de marketing adotada desde 2005 para ser SLIM (Fino) e pra colocar alguns apetrechos como chip de som Sony.

feat2_pht_soundreality.jpg

Só mais um detalhe:

Em geral, a parte como memorias, hds, dvds, lcds, são escolhidos por cada companhia. dvds tem toshiba, pionner, hitachi, etc. Cada empresa escolhe qual marca por. A sony por exemplo usa os tres aleatoriamente.

Normalmente os LCDs dos notes cada empresa tem a sua tecnologia empregada, não tendo influencia se é asus, quanta, compal, ou outra coisa. Mas isso é empresas grandes, as pequenas vai pro mercado do jeito que veio.

A sony por exemplo o note é quase toda dela, exceto só a placa-mãe, mas mesmo assim ela modifica pra caber dentro da carcaça dela.

Alguns notes top de linha da toshiba tambem é de propriedade dela as carcaças, e outros apetrechos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Acrescentando:

A Foxconn está entrando arrasadoramente no Brasil.

100% dos Desktops e Notebooks da HP feitos no Brasil são feitos agora pela Foxconn.

A Dell está passando seus projetos de notebooks que eram da Quanta e Compal para a Foxconn, que montará parcialmente os notebooks, a fábrica da Dell vai apenas acabar a montagem com os items escolhidos pelo cliente.

Além disso Sony Vaio e Lenovo já estão em negociações avançadas com a Foxconn.

Finalmente vemos as empresas investindo pesado em fabricação nacional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Daigonet,

você não tem a mínima noção do que você está falando.

Pode ter certeza que a Foxconn é maior que a Quanta e a Compal juntas.

Outra coisa que você pode ter certeza é que você já teve alguma coisa fabricada pela Foxconn na vida e nem soube.

A Foxconn fabrica Ipods, Macbooks, PS2, PS3, X360, Celulares Sony-Ericsson, celulares motorola, celulares Nokia, Notebooks Sony Vaio, notes Lenovo, placas mãe com marca Intel, todas as GF8800 pra Nvidia, e muitas outras coisas.

Reafirmo com certeza absoluta, todos os notebooks HP vendidos no Brasil atualmente são fabricados pela Foxconn.

A única coisa que a Foxconn ainda não faz é projetar Notebooks, mas há fortes rumores da Foxconn estar comprando ou se juntando com a Quanta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas é nesse sentido que eu estava dizendo. Montar é uma coisa, fazer do zero é outra. A CCE monta diversos produtos, inclusive da Sony. MAs isso não quer dizer que a qualidade da CCE é igual a da Sony. Pois o projeto (componentes, exigencias) são diferentes.

Playstation, ipod, etc. É fabricado por diversas empresas. Mas os "ingredientes é das respecitivas marcas na maioria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu disse que a Foxconn FABRICA e MONTA pra essas marcas e não apenas MONTA pra essas marcas, tem uma diferença enorme entre o que a Foxconn faz e o que a CCE faz.

Mas deixa pra lá, você não quer entender, como eu já disse, você deve ter tido um monte de aparelhos que você elogio que foi projetado, fabricado e montado pela Foxconn e nem sabia.

Dell e HP usam componentes da Foxconn a décadas, a Quanta e Compal usam componenetes da Foxconn a décadas, Motorola tb.

e você sem conhecimento nenhum fala "eca"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Errados a Foxconn CMMSG de Jundiaí tem uma grande linha de SMD e fabrica também as placas mãe.

O projeto sim é da Quanta, isso eu disse desde o começo.

Os componentes são de centenas de fornecedores, ninguém fabrica todos os componentes que fazem parte de um notebook.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...