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Como montar uma Fonte de 12V de 150amp Estabilizada


MarciTOO

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150A!?

haja trilha para a placa de circuito impresso...me pergunto onde vais encontrar um MOSFET chaveador e o indutor de saida se for fazer uma fonte chaveada...

Para a fonte linear, alem do trafo, difícil vai ser montar na caixa a matriz de transistores pra controlar essa corrente...supondo que um TIP3055 conduza ate 5A, seriam necessários 30 meninos desse!

agora so uma duvida, qual a aplicação da fonte?

abs.

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150A!?

haja trilha para a placa de circuito impresso...me pergunto onde vais encontrar um MOSFET chaveador e o indutor de saida se for fazer uma fonte chaveada...

Para a fonte linear, alem do trafo, difícil vai ser montar na caixa a matriz de transistores pra controlar essa corrente...supondo que um TIP3055 conduza ate 5A, seriam necessários 30 meninos desse!

agora so uma duvida, qual a aplicação da fonte?

abs.

pois mas não tem de comutar 150 A

basta usar o mesmo principio das fontes comutadas Push-Pull Converter

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150A!?

haja trilha para a placa de circuito impresso...me pergunto onde vais encontrar um MOSFET chaveador e o indutor de saida se for fazer uma fonte chaveada...

Para a fonte linear, alem do trafo, difícil vai ser montar na caixa a matriz de transistores pra controlar essa corrente...supondo que um TIP3055 conduza ate 5A, seriam necessários 30 meninos desse!

agora so uma duvida, qual a aplicação da fonte?

abs.

Amigo é pra ligar o som do meu Carro essas fontes que vendem pronta coma a sa STESOM seria reais ou é so lero, sairia muito caro assim fazer ela ?

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  • Membro VIP
Amigo é pra ligar o som do meu Carro essas fontes que vendem pronta coma a sa STESOM seria reais ou é so lero, sairia muito caro assim fazer ela ?

E qual a razão de se ter 150 Amperes em 12 volts???

Quanto de corrente demanda esse som?? (acho que a pergunta foi muito difícil).. Corrigindo.. Qual é o valor do fusível do som do carro???

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Amigo é pra ligar o som do meu Carro essas fontes que vendem pronta coma a sa STESOM seria reais ou é so lero, sairia muito caro assim fazer ela ?

Porque não tenta ligar em uma fonte ATX? Se o som não for muito forte acho que pode dar certo!

Não sei exatamente como se faz isso, já vi varios artigos de modificação da mesma para isso mas dei uma procurada e não consegui achar.

Da uma pesquisada e ve o que você consegue.

abs.

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E qual a razão de se ter 150 Amperes em 12 volts???

Quanto de corrente demanda esse som?? (acho que a pergunta foi muito difícil).. Corrigindo.. Qual é o valor do fusível do som do carro???

Faller cada alto-falante tem 1100 Watts RMS são 2 desses, + a Potencia que tem 2500 RMS so para eles, mais 2x Auto Falantes de 200 RMS + 2 Super Twet que tem 50 RMS cada + 2 Drives de Cornetas 80 Watts Rms cada... Mais uma potencia de 640 Watts RMS para esses Auto falantes, drives e Super Twet..

2860 Watts RMS

OBS: Estou usando um fusivel de 100 amp para que o som possa render um pouco mais ...( mas com cuidado )

realmente alimentaçao de 1800W para amplificador de carro

desculpe mas essa e demais

o carro se move a som ?

O carro nao mas a Festa e a Birita sim!!! :D

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  • 3 semanas depois...
  • Membro VIP

Amigo Ricardo... apesar de não ser eu quem costumo dizer que certos circuitos são impossíveis de serem feitos, mas quando alguém disser impossível aqui, pode significar inviável.

Muita coisa pode ser possível de ser feita mas inviável para o bolso de quem quer fazer!

Abraço!

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Olha, esses números são assustadores, a fiação disso é coisa de gente grande heheheh...

Ricardo,

O tipo de retificação é ponte de 4 diodos ou 2 diodos apenas ?

Pois se for de 2 diodos, com "apenas" essa capacitância, quando voce puxar 120 ampéres ou mais, , a tensão vai cair muito, fazendo um Ripple considerável, e vai aparecer um zumbido enorme na saida do amplificador.

Tem de aumentar esse banco de capacitores, ok ?

Paulo

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Amigo Ricardo, IGBTs sao recomendados para chaveamento em alta velocidade, ja que reune as caracteristicaas dos MOSFETs com os TJBs , mas em fonte linear ele nao ia apresentar uma melhoria significativa ja que como nome da fonte diz o transistor se for o elemento de controle funciona na regiao ativa, dissipando energia o que explica a baixa eficiencia nesse tipo de fontes.

agora se for fazer uma fonte chaveada ai sim recomendo ou MOSFETs e IGBTs, dependendo somente da frequencia de chaveamento e quanto podes perder na conduçao deles.

Quanto a capacitancia, porque nao calcula pelo valor do ripple desejado, na internet voce vai encontrar a formula e ela te dara um valor proximo.

Quanto aos diodos sugiro fortemente que use os em ponte, isso iria diminuir o tamanho do diodo do secundario, uma vez que teriammos dois diodos conduzindo e nao um.

abs.

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Ricardo Mendes C

se usar tap vai obter maior corrente pois a queda de tensão nos diodos vai ser menor, apenas 1 diodo a conduzir por cada meio ciclo

em ponte tem 2 diodos a conduzir mas em serie com a carga logo a queda vai ser maior

meça a queda de tensão nos diodos , nos transistores e tensão nos terminais do transformador com a tensão de saida maxima e carga maxima

depois e fácil calcular os condensadores que deve usar para eliminar o riple

mas se quer 0,5 a 18V e 200A vai ter que usar muitos mais condensadores

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  • Membro VIP

Com certeza usar transformador com TAP central é bem melhor do que só com um enrolamento e ponte de diodos. Um trafo com 'tap center' tem 2 secundários de mesma tensão em série, só que defasados em 180°.

O resultado depois dos 2 diodos, em termos de onda, é o mesmo que se tivesse usando uma ponte e o custo de 2 diodos é menor do que o de uma ponte completa..

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Cara, 150A é possível. O Ricardo já mostrou que é possível. Mas vamos a minha opiniao, porque também sou leigo no assunto.

A aplicação é para audio. Se ainda não tem os auto-falantes, não construa esta fonte.

Vamos imaginar os seguintes cenários: Se a aplicação é som automotivo, os auto-falantes são normalmente de baixa impendância e com gaps (entreferro)

muito grandes. Traduzindo, são normalmente projetos para fontes de alimentação com baixa tensão, as bobinas usam fios grossos, e o espaço entre a bobina

e o ima é bem grande. Isso confere muita robustez mecânica ao projeto já que este sistema tolera grandes vibrações, o que é comum em automóveis.

Mas, nem tudo são flores. Esses auto-falantes esquentam horrores e têm baixa eficiência. Isso sigfica que um sujeito com um falante mais eficiente para

uso PA consegue mais amplitude sonora ( que é o que interessa), mais qualidade, com menos potência e menor consumo. A qualidade do som (menor THD) é

afetada pelo fator de amortecimento dos falantes pela impedância de saída dos amplificadores.

Por exemplo, se seu tem uma impedância de saída de 0,1 Ohm e o falante é de 2,0 Ohms o fator de amortecimento será de 20. Quanto maior esta relação,

melhor. Lembre-se que é fácil subir a impedância do falante mas difícil descer o do amp.

Se você já tem os falantes, mas não tem o amplificador. Procure um que dê conta do recado, mas que use a tomada, porque 1800W de potência líquida num

carro é osso. Pra você ter uma ideia, o motor de arranque para um motor 2.0 álcool (pior condição) usa um motor com 2,0cv a 3,0cv o que dá uma média de

2000W a bateria num guenta 20 dez tentativas de 3 segundos, imagina esse som.

Agora se você já tem o amplificador aí não tem jeito. Tem que fazer a fonte pra ele. Mas pra isso você tem que conhecer bem o seu amp. TODOS os

amplificadores automotivos são projetados para serem usados mesmo com o motor ligado (óbvio). Isso quer dizer que qualquer carro com o motor ligado a

tensão no carro será na verdade de 14,5V, que é tensão de carga de uma bateria chumbo ácida.

Então o ponto de operação da sua fonte melhora, em vez de 12x150 você usa 14,5x125. 17% menos corrente. E maior eficiência da fonte também. Porque para você

ter 12V com retificação de meia onda com tap central a queda de tensão nos diodos será em média de 0,7V (0,7V*150A = 105W nos diodos), se for onda

completa será de 1,4V (1,4x150A = 210W).

Usando 14,5V com retificação meia ponte e tap central potência perdida nos diodos será de 87,5W.

Outro detalhe interessante é que os amplificadores automotivos modernos para esta faixa de potência usam circuito step-up para subir a tensão do carro

para uma mais alta para serem usado nas etapas de ganho do circuito de potência. Ou seja, eles têm uma fonte chaveada pra subir a tensão.

Essas fontes são bem rápidas para suprimir qualquer oscilação na fonte sem afetar a saída, e mesmo que afete, os cuito de amplificação do sinal de aúdio

também tem uma boa rejeição de fonte. Resumido, a fonte não precisa ser regulada, isso é bão dimais. Porque assim você não precisa usar qualquer antifício

para fazer a regulagem. Basta um trafo, diodos e capacitores (muitos capacitores).

Não é recomendável ligar uma fonte chaveada em outra fonte chaveada e nem fonte chaveada com amplificador de áudio de alta potência. Imagina os três em

série. Quem já fez sistemas controle sabe que essas combinações são fontes de instabilidades que danificam qualquer cicuito. Repare em sistemas PA onde

as potências são cavalares, eles usam trafos trifásicos com banco de capacitores e nenhuma fonte chaveada.

Fonte chaveada e áudio só dá certo em subwoofer, onde se tem muita potência mas com frequências incrivelmente baixas.

Essa é minha opinião.

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  • 2 meses depois...

Aeew Pessoal essa fonte tem ou nao tem 150 A

http://www.leosound.com.br/loja/product_info.php?manufacturers_id=5&products_id=386

Dimensões: comp. 308mm / alt. 76mm / larg. 283mm / peso 7,5kg.

Com opções em 110 e 220 volts, o VX Energia da Banda Audioparts é um conversor digital AC/DC de 110 ou 220 VAC/ 12,6 VDC/ 150A. O VX Energia trabalha com dois transformadores 12,6 VDC. Com capacidade de 150A o sistema alimenta o som do carro mesmo desligado, sem utilizar a bateria do carro. Acompanha o VX Energia 1 cabo de alimentação, chave allen e terminais para cabo de 35mm².

Com tecnologia (setup-DOW QUAD. PWM), seu controle é microprocessado para ter velocidade de correção e capacidade de se antecipar a eventos externos ao controle (tipo curto, tensão baixa ou excesso de carga). Usa materiais semi-condutores de alto desempenho, tanto no primnário como no secundário, para que sua performance esteja de acordo com as necessidades de energia do seu equipamento de audio.

Desempenho: 12,6 VDC à 150A (variação máxima de 5%)

Tempo de Correção: 20µs micro segundos

Reação a eventos ilegais: 50µs micro segundos

Utilização: Alimenta o som do seu carro mesmo desligado, sem utilizar a bateria

Acessórios: Cabo de alimentação, chave allen e terminais de saída para cabos de 35mm²

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