Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Notebook Philco PHN 15008


omestresteam

Posts recomendados

Pessoal,

Gostaria de fazer algumas considerações sobre a situação após o controle da rotação do fan proporcionado pelo colega Juliano:

Aqueles que usam muito o notebook para jogos, devem estar conscientes de que não poderão rodar todos como gostariam, mesmo com o fan no máximo, seja pela limitação da própria placa ou por ultrapassar a capacidade do sistema de refrigeração.

Com um sistema de refrigeração comum e atrelado à variação de temperatura da CPU, fica difícil determinar uma configuração padrão que atenda ao uso comum e aos jogos, visto que os jogos devem se utilizar da CPU de forma suficiente para que se deflagre o aumento de rotação do fan. Digo isso porque ao usar o freeware OCCT para stressar a VGA a temperatura da CPU não aumentou o suficiente para mudar o estágio do fan, ocorrendo elevação significativa da temperatura da GPU, diferentemente do que ocorre no FurMark, por exemplo. Não sei se isso pode acontecer com jogos, mas no OCCT, em seis minutos, a GPU chegou a 98ºC e a CPU somente a 56ºC, enquanto no FurMark a CPU chegou a 66ºC, aumentando a rotação do fan para estabilizar a GPU em 92ºC, conforme abaixo:

occtcpu.jpg

occtgpu.jpg

telafurmarks57nv3.jpg

O ideal seria termos um controle do fan feito pelo conjunto CPU/GPU, mas não sei se seria possível através da ACPI. Uma outra forma seria tentar alguma coisa em termos de teclado, tipo Alt+letra/número, que aumentasse a rotação em jogos, mas também incerto pelo não reconhecimento do sensor. Uma última possibilidade seria conectar fisicamente os pipes do cooler de forma a aumentar a transferência de calor da GPU para a CPU, forçando esta última a aumentar a rotação fan.

Enfim são só teorias, mas devemos tentar a perfeição.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bem galera so queria saber uma duvida vocês quando estão uss.. o note na tomada ... o notebook fica com a bateria ou vocês tiram ?? grato fuiz

eu faço o esquema indicado naquele topico aq da parte d notebooks, q diz como usar corretamente a bateria

eu guardo a bateria em 40% d carga e uso o note direto na tomada..

ai todo final de semana eu conecto a bateria e uso ela até descarregar qse totalmente, dps recarrego até os 100%, tiro da tomada e gasto até os 40% novamente, ai ranco a bateria do note e volto a usar o note direto na tomada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E ai Pfpa...

Você colocou um ponto interessante.

O grande problema de ter um cooler único para cpu/gpu é justamente esse: Se não houver aumento de temperatura da CPU, mesmo que a GPU esteja fritando, o cooler não aumentará sua rotação.

Isso só não acontece na prática porque em jogos a CPU também é exigida, e com isso, acaba aquecendo e por consequência, provoca o aumento da rotação do cooler.

Agora rodando um teste sintético como você fez, realmente vai dar problema.

Não sei se todos os notebooks são assim, mas creio que sim.

Também não sei se é possível ler a temperatura da GPU via ACPI, tenho quase certeza que não.

Mas precisaríamos de mais documentação para confirmar isso.

Juliano

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

esse problema de temperatura da GPU, tipo, pelo q já li esse note so tem 1 cooler q é o da CPU, então quando você ativa ele resfria também a GPU, uma solução para esse problema seria abaixa a temperatura que o cooler vai chegar ao maximo. aqui quando chega a 50ºC ele já sobe a rotação o que acho que vai melhorar um pouco esse aumento de temperatura. Fiz o tutorial do cooler assim:

Name(FANT, Package(0x8)

{

0x0,

0xE10,

0xFA0,

0x12c0,

0x1388,

0x1388,

0x1482,

0x1482

})

Name(FANO, Package(0x8)

{

0x0,

0xd48,

0x1388,

0x1388,

0x1388,

0x1388,

0x1482,

0x1482

})

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu faço o esquema indicado naquele topico aq da parte d notebooks, q diz como usar corretamente a bateria

eu guardo a bateria em 40% d carga e uso o note direto na tomada..

ai todo final de semana eu conecto a bateria e uso ela até descarregar qse totalmente, dps recarrego até os 100%, tiro da tomada e gasto até os 40% novamente, ai ranco a bateria do note e volto a usar o note direto na tomada

vou fazer isso porque eu n tirava a bateria dele vou tirar e us... so tomada com ele em casa mesmo abrac

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu faço o esquema indicado naquele topico aq da parte d notebooks, q diz como usar corretamente a bateria

eu guardo a bateria em 40% d carga e uso o note direto na tomada..

ai todo final de semana eu conecto a bateria e uso ela até descarregar qse totalmente, dps recarrego até os 100%, tiro da tomada e gasto até os 40% novamente, ai ranco a bateria do note e volto a usar o note direto na tomada

Eu faço isso a cada dois, três meses.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu faço isso a cada dois, três meses.

então é susse deixar um maior periodo?

essa era uma duvida minha, mas como la no topico falava do esquema semanal, pensei q era melhor assim.. só q também marquei d nao ter perguntado =/

se dá pra deixar mais tempo então melhor ainda.. meu note nao sai d casa, e até quando sai eu tenho onde colocar na tomada, então vou começa a faze por mês isso dae..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então é susse deixar um maior periodo?

essa era uma duvida minha, mas como la no topico falava do esquema semanal, pensei q era melhor assim.. só q também marquei d nao ter perguntado =/

se dá pra deixar mais tempo então melhor ainda.. meu note nao sai d casa, e até quando sai eu tenho onde colocar na tomada, então vou começa a faze por mês isso dae..

Galera desencanem com este negocio de bateria, pois usando a bateria ou não, tenha certeza q um dia ela vai parar de segurar carga.

Aqui sempre uso o meu na tomada, mas se precisar usar na bateria, uso sem problema, pois senão o notebook perde seu principal atrativo q é a Mobilidade.

Pra que tirar a bateria do notebook?Quem tem desktop o maior sonho de consumo é ter um nobreak e no notebook temos um nobreak a nossa disposição sempre q precisarmos.:lol:

Pensem nisso!!!^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por isso tenho deixado programado o Fan para disparar nos 50º dessa maneira evita o 'atraso' de resfriamento da GPU.

Até hoje, não consegui achar uma programação q faça o cooler aumentar a rotação em 50ºC, aqui ele só altera a rotação em 60ºC!!!!!!!!!:mad:

Tem como você passar a configuração do seu FANO e do FANT?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até hoje, não consegui achar uma programação q faça o cooler aumentar a rotação em 50ºC, aqui ele só altera a rotação em 60ºC!!!!!!!!!:mad:

Tem como você passar a configuração do seu FANO e do FANT?

tenta a que fiz

Pessoal,

Gostaria de fazer algumas considerações sobre a situação após o controle da rotação do fan proporcionado pelo colega Juliano:

Aqueles que usam muito o notebook para jogos, devem estar conscientes de que não poderão rodar todos como gostariam, mesmo com o fan no máximo, seja pela limitação da própria placa ou por ultrapassar a capacidade do sistema de refrigeração.

Com um sistema de refrigeração comum e atrelado à variação de temperatura da CPU, fica difícil determinar uma configuração padrão que atenda ao uso comum e aos jogos, visto que os jogos devem se utilizar da CPU de forma suficiente para que se deflagre o aumento de rotação do fan. Digo isso porque ao usar o freeware OCCT para stressar a VGA a temperatura da CPU não aumentou o suficiente para mudar o estágio do fan, ocorrendo elevação significativa da temperatura da GPU, diferentemente do que ocorre no FurMark, por exemplo. Não sei se isso pode acontecer com jogos, mas no OCCT, em seis minutos, a GPU chegou a 98ºC e a CPU somente a 56ºC, enquanto no FurMark a CPU chegou a 66ºC, aumentando a rotação do fan para estabilizar a GPU em 92ºC, conforme abaixo:

occtcpu.jpg

occtgpu.jpg

telafurmarks57nv3.jpg

O ideal seria termos um controle do fan feito pelo conjunto CPU/GPU, mas não sei se seria possível através da ACPI. Uma outra forma seria tentar alguma coisa em termos de teclado, tipo Alt+letra/número, que aumentasse a rotação em jogos, mas também incerto pelo não reconhecimento do sensor. Uma última possibilidade seria conectar fisicamente os pipes do cooler de forma a aumentar a transferência de calor da GPU para a CPU, forçando esta última a aumentar a rotação fan.

Enfim são só teorias, mas devemos tentar a perfeição.

Abraços.

por isso que coloquei o cooler iniciando a 3500, porque a cpu vai estar sempre fria, mas se a gpu esquentar vai demorar para chegar o calor no sensor da cpu e ai acontece o que você relatou. como não sei se te como controlar baseado na temperatura da gpu, setei o valor inicial "alto" para compensar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, alguem aih conseguiu jogar Bad Company 2? Não sei o que ta acontecendo, mas aqui o jogo roda numa media de 16fps, nao importa a qualidade, high, low ou medium... tentei mudar p rodar com directx9 e nada, qq config q eu faça o jogo continua na mesma faixa de fps...

Aqui jogo no medium e esta perfeito!!!!

O driver da placa de video q esta instalado aqui é o 10.3 .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bobcuspe

parece que pela analise q foi feita pra descobrir como alterar compraram com a config do linux e parece que é 5200 RPM ou 1482 em hexa.

Falou

Então, já tinha visto que era 1482 e aqui tenho deixado assim também o que melhorou muito. E que gostaria de encontrar melhores especificações para este fan Sunon...

Mas tudo bem, ainda temos outra carta na manga... algumas paginas atrás foi postado sobre as entradas de ar na parte de baixo do nosso Note, (que não é muito boa) limitando a entrada do ar frio para ventoinha, e se melhorarmos a entrada de ar, com certeza as temperaturas vão diminuir mais ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho uma pergunta bem simples... Essa nossa ATI M 4650 possui TV OUT? Pois quero ligar ela em uma TV analógica com aquele cabo VGA -> 3xRCA

SVGA3RCAGc.jpg

Nesta página mostra todas as especificações da placa mas não fala nada de TV OUT...

Obrigado.

Cara.. na boa.. eu comprei um cabo tipo esse da foto (só que um bem simples) e não funcionou.

Dai eu comprei um produto tipo esse aqui: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-138868823-adaptador-conversor-transcodificador-vga-p-tv-rca-s-video-_JM

Esse funciona perfeitamente.

ABraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...