Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Você já viu seu filtro de linha por dentro? Não? Entre e veja!


Posts recomendados

Ignacho, eu ja tinha visto esse topico. Mas pela qualidade, por a clone ser uma marca desprestigiada posso confiar nesse modelo? eu nao entendo nada. rsrs... o da clone é menos que a metade do preço

A questão nem é exatamente de marca, isso na verdade pouco importa. O que importa mesmo são as proteções que o filtro ´lá por dentro. Esse Clone F8 veio bem barato, mas ao que me parece, foi descontinuado. Ainda dá para encontrar em algumas lojas. Eu só sugiro que você tenha cuidado com o código, pois já apareceram aqui neste tópico dois Clone F6 internamente diferentes.... Portanto, ao levar o filtro da Clone, você deve observar o código númerico.

O Clamper Compter Pro, embora mais caro, também é muito bom.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Filtro Clamper Computer Protector

 

Graças a colaboração do colega Jean Finck a quem muito agradeço, que gentilmente tomou essas fotos e me enviou, para análise e postagem aqui, poderemos dar uma volta pelo interior desse filtro de linha. Para identificação visual do produto segue imagem.. Na data de hoje, 18/11/2011, pode ser encontrado no ML abaixo de R$ 40,00.

ClamperCP14_caradoprodutominimizado.jpg

Duas grandes diferenças que se observa de cara é que ele ganhou de um lado uma nova tomada, agora são 5 tomadas, todas no novo padrão brasileiro e de outro lado perdeu o "Pró" que tinha em sua denominação.
Tomara que isso não tenha sido acompanhado de nenhum "downgrade" no mesmo internamente...
Na própria página da Clamper, ou em sua loja virtual, não achei esse exato modelo, com 5 tomadas ai apresentado.. Deve ser novo, muito novo..

A caixa do produto sem identificação aguma, além da logomarca da Clamper..
ClamperCPcaixaexterna.jpg

A cara do produto, com cinco tomadas, de modo mais detalhado é essa dai. Um led somente, para identificar as tomadas alimentadas..
ClamperCP_caradoproduto.jpg

As principais características do mesmo podem ser vistas em etiqueta colada em baixo da caixa. A ativação do filtro se dá através de chave, com microdisjuntor associado a mesma, lateralmente colocada na caixa do filtro.
ClamperCP_caractersticaseltricas.jpg

Abrindo o mesmo se pode ter uma visão geral interna do mesmo, com as ligações entre o impresso e as tomadas feitas com fio. Dá para notar um indutor duplo inserido de cara na entrada do filtro e a posição da chave liga/desliga..
ClamperCP_visointerna.jpg

Detalhe do indutor duplo, componente da etapa de filtragem..
ClamperCP_visodetalhadadoindutorduplo.jp

Sacando fora o impresso dá para se ter uma visão superior de seus componentes. Ai se pode notar 3 varistores, dois fusíveis térmicos e um capacitor, além de resistor, diodo e led...
ClamperCP_varistoresF-NF-TeN-T.jpg

O capacitor de filtro, (em conjunto com o indutor duplo) é de adequado valor, 100 nFarads x 275 Volts e de classe correta (Classe X2).
ClamperCP_capacitor100nFx275VoltsACclass

Os varistores, três, de bom tamanho (14 mm), e de tensão de ruptura de 275 Volts. Um entre Fase e Neutro, outro entre Fase e Terra e outro entre Neutro e Terra, cumprem a função de proteção contra surtos nessas três linhas..
ClamperCP_varistoresde275Volts14milmetro

Os varistores tem como proteção dois fusíveis térmicos de capacidade de corrente adequada e com temperatura de abertura de 115 graus centígrados..
ClamperCP_fusveltrmico115grauscentgrados

Gostei do que vi. Não me parece faltar nada para uma proteção e filtro eficientes. O número de tomadas aumentado de 4 para 5 também me pareceu uma ótima decisão..
Essa tomada separada das outras, que estão em um barramento, quase cumpre uma importante função moderna que seria aquela de ter uma tomada sempre alimentada, dedicada a alimentar o modem/router, uma vez que a cada dia que passa se tem, em maior número, routers WiFi em nossas configs, que não dependeriam de se ativar ou manter ativados o tempo todo, o filtro que serve ao desktop.. Serviria para deixar viva a internet, para o note, sem ter de ativar todas as tomadas do filtro..
Vale como sugestão para a Clamper, se acaso ler esse comentário..

Eu mesmo, no filtro/proteção que fiz para mim, implementei desse modo...

Uma antiga reclamação com relação as proteções da Clamper, que era de aumentar a corrente de fuga pelo uso de capacitores Y de elevado valor, quando o usuário não tivesse aterramento em suas tomadas, foi totalmente resolvido pela supressão desses elementos.. Sábia decisão..

Vejo ai um ótimo dispositivo de proteção/filtragem e, para que o mesmo não saia sem nenhum ponto negativo, diria que o design ainda é nele um ponto fraco.. Me parece competamente ultrapassado, mas entendo essa questão não ser simples, dependendo de formas, de moldes para injeção do plástico..

Mais uma vez obrigado ao colega Jean Finck pela gentileza de abrir seu equipamento e nos brindar com as fotos..

  • Curtir 17
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

esse clamper é bivolt?

Achei fraco os varistores de 14mm. É bi volt pois tem os varistores para operar em 275V. O correto seria dimensionar para a tensão da sua região caso for 127V.

Uma dica (já comentada) é tipo o meu filtro tem 10 tomadas e usei um botão alavanca para o roteador não se desligar. No caso fica on e off através da pequena alavanca.

alavanca.gif

A alavanca é de 3A o que sobra um boa margem, já que alimenta apenas a tomada do roteador. Fácil de furar e colocar em qualquer régua ou case.

As demais tomadas são ligadas/desligadas pelo botão do tipo balanço igual ao que vem na proteção apenas troquei por um mais rígido e de maior corrente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

obrigado pelas dicas, aqui é 127v. to pensando em comprar esse clamper, nao se acha filtros bons disponiveis no mercado, pelo que vi ele parace ser bom por um preço justo 40,00.

Apesar de nao ser nesse topico, tenho um duvida, é inadequado um nobreak com entrada de 115v ligado na nossa rede de 127, ou nao?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, Sou um pouco leigo no assunto e por isso gostaria de esclarecer uma dúvida sobre este Filtro Clamper Computer Protector de 5 tomadas. Em comparação com o Clone F8 qual seriam as diferenças? Tenho esta dúvida pois estou esperando pra comprar o filtro da Clone mas está indisponível nas lojas e portanto eu queria saber se este Filtro Clamper Computer Protector de 5 tomadas tem as mesmas proteções e funções de filtragem da rede elétrica comparado ao Clone F8, para talvez, optar pelo Clamper já que está com preço bom no ML.

Desde já agradeço pela atenção!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Olá, Sou um pouco leigo no assunto e por isso gostaria de esclarecer uma dúvida sobre este Filtro Clamper Computer Protector de 5 tomadas. Em comparação com o Clone F8 qual seriam as diferenças? Tenho esta dúvida pois estou esperando pra comprar o filtro da Clone mas está indisponível nas lojas e portanto eu queria saber se este Filtro Clamper Computer Protector de 5 tomadas tem as mesmas proteções e funções de filtragem da rede elétrica comparado ao Clone F8, para talvez, optar pelo Clamper já que está com preço bom no ML.

Desde já agradeço pela atenção!

Ai o filtro da Clone:

FiltroCLONEF8NBR01062detalhedaplacadecircuitoimpresso.jpg

Ai o filtro da Clamper:

ClamperCP_varistoresF-NF-TeN-T.jpg

Praticamente o mesmo número de peças.. Vantagem do filtro da Clamper que tem a filtragem com indutor e capacitor.. O da Clone tem somente capacitor..

Dentre os dois eu ficaria com o da Clamper..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai o filtro da Clone:

FiltroCLONEF8NBR01062detalhedaplacadecircuitoimpresso.jpg

Ai o filtro da Clamper:

ClamperCP_varistoresF-NF-TeN-T.jpg

Praticamente o mesmo número de peças.. Vantagem do filtro da Clamper que tem a filtragem com indutor e capacitor.. O da Clone tem somente capacitor..

Dentre os dois eu ficaria com o da Clamper..

Muito obrigado pelo esclarecimento, então eu vou optar pelo Clamper mesmo já que o custo-benefício está bom...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje pude desmontar um filtro de linha um pouco antigo, da marca DataSound. Não faço ideia qual é o modelo ou código do mesmo, e nas especificações apenas consta a potência máxima, que segue a capacidade do fusível (10A): 2200VA em 220VAC e 1270VA em 127VAC.

Por acaso, esse filtro parece ter a mesma origem deste outro já postado aqui, são bem parecidos, vejam:

- Filtro de linha Force Line 673

São apenas presilhas de plástico que fecham o filtro, com uma chave de fenda foi fácil abrir, e aí estão as fotos (tiradas de celular):

DSC00193.jpg

DSC00191.jpg

DSC00190.jpg

Os componentes:

Um Capacitor X de 0.1uF @ 275v entre fase e neutro

Um varistor de 7mm, especificação 7D391K

Um led verde + resistor, uma chave liga/desliga e um porta-fusível.

É uma régua bem simples, mas ao menos vem com um varistorzinho, coisa que muitos estabilizadores não possuem. Para quem pretende modificar tem um bom espaço para acomodar uma placa de circuito!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Por acaso, esse filtro parece ter a mesma origem deste outro já postado aqui, são bem parecidos, vejam:

É de impressionar que são ambos fracos iguais, lamentavelmente fracos..

E se você reparar até mesmo os trapinhos, os fiapos, internos grudados no barramento parecem ser iguais ou assemelhados..

Fiapos do Force Line

FiapodoForceLine.jpg

Fiapos do Datasound

FiapodoDatasound.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Filtro de linha Belkin 8-Outlet Surge Protector+Ethernet Coaxial NiB

Devido a escassez de bons protetores contra surto, aqui no Brasil equivocadamente chamados ou confundidos com simples Filtro de Linha, pelo menos no nome, fui novamente até o e-bay, na data de 08/06/2010 e escolhi comprar um bom dispositivo de proteção contra surtos e encontrei esse da Belkin, empresa de renome nessa indústria de proteções..

O filtro para referência visual:

00ProtetorBelkinMFGPartBE108230FC06.jpg

A remessa para o Brasil: Ela foi feita no próprio dia 08/06/2010 e chegou em minhas mãos hoje, dia 18/06/2010

01ProtetorBelkinCompranoe-bay.jpg

O Valor da encomenda dos EUA até minha casa foi de U$ 18,00 e o preço do dispositivo foi de U$18,99, totalizando já em R$ 70,76 que me foi debitado em cartão. Um preço excelente em se tratando de uma proteção Belkin de 8 tomadas, com filtro de boa atenuação e alto Joule rating, associada com proteção de linha telefônica e de antena ou cable...

Para quem quiser a dica de qual vendedor, cito sem me responsabilizar por nada, só estou relatando o que comigo aconteceu e do modo como aconteceu..

http://cgi.ebay.com/Belkin-8-Outlet-Surge-Protector-Ethernet-Coaxial-NiB-/380168752259?cmd=ViewItem&pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item5883d2cc83

A embalagem externa: Embalada numa forte caixa de papelão da UPS, cheia de flocos protetores veio essa embalagem Blister que se vê ai:

02ProtetorBelkinEmbalagem.jpg

Muito bem acondicionada sem nenhuma marca de amassamento.. Assim chegou em minha casa.. A embalagem externa tem uma série de dicas, cita o limite de 200.000 dólares para cobertura de equipamentos que porventura venham a sofrer qualquer dano derivado de surtos de tensão, inclusive se derivados de descargas atmosféricas (raios) estando ligados, de modo correto, em uma proteção dessas dai. Evidente que essa cobertura só é válida nos EUA, mas a cito como reconhecimento de que a coisa ai parece séria...

Características e garantia: Dá para ver nessa foto dai, da lombada da embalagem, os detalhes das características da proteção

03ProtetorBelkinGarantiaeespecifica.jpg

A visão externa da proteção:

04ProtetorBelkinVisoexternaedetalhe.jpg

Pode-se ver ai também os detalhes das proteções telefônica e de antena ou cable. Pode se ver o detalhe do fechamento dos orifícios das tomadas como garantis de que alguma criança não vá conseguir enfiar algum grampo ai na tomada e pode se notar as indicações da proteção...

Para abrir a mesma a primeira dificuldade:

05ProtetorBelkinDetalhedosparafusos.jpg

Em sua parte inferior tem 8 parafusos de fixação. Quatro deles com cabeça normal Philips e outros 4 com uma espécie de cabeça que somente permite o fechamento da proteção e não sua abertura. Após estudar alternativa deduzi, testei e fui feliz, que uma chave de fenda nova, de arestas rombudas associada com a correta pressão sobre os parafusos daria certo, e deu.. Finalmente aberta a proteção...

Internamente se pode ver que boa parte da proteção abriga a chapa de circuito impresso e a outra parte o barramento de distribuição de energia as tomadas:

06ProtetorBelkinVisointernaplacater.jpg

Esse barramento é bem isolado umas laminas das outras, bem fixado e robusto. Não existe solda estanho entre as lâminas e a fiação, e sim solda ponto. Isso garante a manutenção de ótimo contato elétrico entre ambos sem a possibilidade de soltura mesmo se o barramento aquecer... Pela primeira vez na vida em análises de proteções me deparei com essa topologia, que encosta um resistor de 2 Watts junto e com isolação térmica em torno de ambos (para concentrar e rapidamente transmitir o calor do resistor para o fusível) em um fusível térmico de 15 Amperes e com abertura em 115ºC. Não deu tempo nem saco de fazer a análise do circuito como um todo, para ver exatamente aonde eles querem chegar com essa topologia. Entretanto dá para saber que o fusível térmico está em série com o fio do fase, antes mesmo da bobina do filtro, que aliás é simplesmente capada, só existe o lugar para a mesma by-passado por dois jumps de fio. Desse modo seu filtro RFI/EMI é composto somente de um capacitor da série X2, de 220 nF. Todos os varistores (3 conjuntos) "sanduicham" seu fusível térmico de proteção e são envoltos por algum componente papel termo-protetor. Todos os varistores que ai estão, nessa situação de sanduíche de dois varistores com um termo fusível são do tipo 20D201, de 20 mm e para 130 Volts nominais..

Visão dos componentes da placa de circuito impresso: Se vê com facilidade a falta da bobina ai

07ProtetorBelkinVisodaplacadoladoco.jpg

Nota-se que existem 3 grupos de 2 varistores de 130 Volts "sanduichando" fusíveis térmicos e se nota que existem 3 varistores com um ponto branco na periferia..

Esses varistores que são extra sanduíche, em numero de 3 também, são na verdade varistores de 20 mm (20D471) também, porém de tensão de 300 Volts.

Também é a primeira vez que vejo essa topologia. Algum dia, quando reunir saco para tal, abro isso dai e executo uma engenharia reversa para entender o que a Belkin pretende com essa formação.

Veja ai na imagem:

08ProtetorBelkinVaristores471e201.jpg

Finalmente se pode ver que, já que estava aberta a proteção coloquei um indutor duplo para melhorar ainda mais o desempenho da parte de filtragem desse elemento.

Se pode ver também o detalhe da proteção telefônica, com dois fusível de ação retardada, de 500 mA e dois varistores de 10 mm por 150 Volts. Se pode ver detalhes da chave liga desliga, associada internamente com um micro disjuntor que faz ai mesmo o reset se entrar em proteção por excesso de corrente (maior que 15 Amperes)

09ProtetorBelkinProteotelefnicanova.jpg

Por sinal, a proteção aguenta até 1.875 VA de potência...

Em meu ver uma excelente proteção pelo custo...

Abraço...

Olá, sou novo aqui e só me registrei por causa desse post. A dúvida é a seguinte: posso usar esse filtro p/ ligar um PS3 160Gb slim 110V? Obrigado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, sou novo aqui e só me registrei por causa desse post. A dúvida é a seguinte: posso usar esse filtro p/ ligar um PS3 160Gb slim 110V? Obrigado.

Sim é um excelente filtro de qualidade inquestionável! Trabalha na tensão de 110V ~ 127V, portando se adequando a sua necessidade. Esse filtro é importado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, sou novo aqui e só me registrei por causa desse post. A dúvida é a seguinte: posso usar esse filtro p/ ligar um PS3 160Gb slim 110V? Obrigado.

Pode sim.

Mas vale ressaltar que todos os PS3 são Bivolt automáticos, exceto duas versões antigas, que há anos não são mais fabricadas e nunca foram vendidas no brasil.

Essa marcação de 110v é porque provavelmente seu PS3 era para ser vendido nos estados unidos, onde todas as cidades são 110v, logo, não faria sentido colocar 110v/220v na embalagem, para confundir a cabeça dos americanos.

Mas se abrir o PS3 e olhar sua fonte, verá a inscrição 110v ~ 240v ( o "~" significa "até")

Um site bom para se conseguir informações sobre o PS3:

http://www.edepot.com/playstation3.html

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, recentemente eu comprei 3 filtros de linha da clamper modelo novo com 5 tomadas e quando fui testar me ocorreu que ao inserir uma chave-teste no terra da tomada do filtro, a mesma ligou a luzinha indicando que o terra do filtro estava energizada, assim como ocorre no fase, e isso aconteceu nos 3 filtros que eu comprei, sendo assim não é problema do filtro.

Na minha casa não tem o fio terra na tomada e gostaria de saber se posso deixar funcionando assim sem perigo de causar algum dano ao filtro ou equipamentos ligados nele.

Outra coisa é que no medidor da luz, tem uma barra de cobre cravada no chão (terra) e o fio neutro está ligado nela (exigência da companhia elétrica), então em teoria, o neutro estaria ligado junto com o terra. Partindo deste princípio eu resolvi fazer um teste, fiz uma ponte na tomada ligando o neutro com o terra e depois repeti o que eu havia feito antes com a chave-teste e desta vez não ligou mais a luzinha ao inseri-la no terra da tomada do filtro.

Então peço a ajuda de vocês para me esclarecer qual é a melhor maneira de ligar o filtro: Ligar na tomada sem o terra ou ligar na tomada fazendo uma ponte entre o terra e o neutro?

Desde já agradeço a atenção de todos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Olá, recentemente eu comprei 3 filtros de linha da clamper modelo novo com 5 tomadas e quando fui testar me ocorreu que ao inserir uma chave-teste no terra da tomada do filtro, a mesma ligou a luzinha indicando que o terra do filtro estava energizada, assim como ocorre no fase, e isso aconteceu nos 3 filtros que eu comprei, sendo assim não é problema do filtro.

Na minha casa não tem o fio terra na tomada e gostaria de saber se posso deixar funcionando assim sem perigo de causar algum dano ao filtro ou equipamentos ligados nele.

Outra coisa é que no medidor da luz, tem uma barra de cobre cravada no chão (terra) e o fio neutro está ligado nela (exigência da companhia elétrica), então em teoria, o neutro estaria ligado junto com o terra. Partindo deste princípio eu resolvi fazer um teste, fiz uma ponte na tomada ligando o neutro com o terra e depois repeti o que eu havia feito antes com a chave-teste e desta vez não ligou mais a luzinha ao inseri-la no terra da tomada do filtro.

Então peço a ajuda de vocês para me esclarecer qual é a melhor maneira de ligar o filtro: Ligar na tomada sem o terra ou ligar na tomada fazendo uma ponte entre o terra e o neutro?

Desde já agradeço a atenção de todos.

Você quase chegou na solução de seu problema ai..

Faça a coisa certa. Passe um fio de bitola 2,5 mm, desde o relógio medidor até sua tomada, essa em que ligas o PC..

Ligue esse fio solidamente, com bom contato elétrico, lá naquela barra de aterramento debaixo do relógio.

Já, na outra extremidade, na tomada, ligue esse fio no borne de aterramento dessa tomada..

Estarás executando um aterramento no sistema TN-S, homologado e diferente, embora não pareça, desse "atalho" que você fez ai..

Faça desse modo como lhe disse..

Veja ai como é o diagrama de um sistema TN-S de aterramento

AterramentoTN-S.jpg

Qual seria um bom filtro de linha para comprar, ate uns 50 reais, andem lendo os reviews, mas sao meio longos e fico impaciente, seria bom ter um sistema de classificação para indicar qual o melhor para comprar.

Obrigado

Filtro de linha decente por aqui, por R$50 ou menos só tem 3 que eu saiba..

1) Filtro Clone F8, código 01062 (código da Clone mesmo) Anda meio sumido, se encontrares comnpre sem exitar, se exitares ele desaparece..

2) SMS Clean Energy

3) Clamper Computer Protector

E deu...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Esse SMS clean energy o mode é Prot 1000 ?

Achei no boadica.com.br por 34 reais.

O preço esta bom?

Eu falo é desse aqui: http://i137.photobucket.com/albums/q227/lafaller/FiltroSMSCleanEnergydetalhedacaixa.jpg

Se voltares ao post inicial desse tópico tem um índice e um deles, analisado, por dentro e por fora é esse Clean Energy da SMS.. Ah, desculpa... Me lembrei!!!. És impaciente e não vais lá ver..

Então...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou impaciente quando tenho 15 filtros de linha para ler (principalmente quando nao entendo nada sobre), mas havia visto logo antes de você postar o comparativo entre os 3 filtros.

Pelo que entendi, o clone F8 é o melhor porém o SMS nao é ruim?

So consegui encontrar o SMS clean energy, infelizmente o anuncio nao tem foto, porém a descricao é compativel com a do site do fabricante.

Vou comprar esse.

Muito util esse seu topico!

Obrigado

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você quase chegou na solução de seu problema ai..

Faça a coisa certa. Passe um fio de bitola 2,5 mm, desde o relógio medidor até sua tomada, essa em que ligas o PC..

Ligue esse fio solidamente, com bom contato elétrico, lá naquela barra de aterramento debaixo do relógio.

Já, na outra extremidade, na tomada, ligue esse fio no borne de aterramento dessa tomada..

Estarás executando um aterramento no sistema TN-S, homologado e diferente, embora não pareça, desse "atalho" que você fez ai..

Faça desse modo como lhe disse..

Veja ai como é o diagrama de um sistema TN-S de aterramento

AterramentoTN-S.jpg

Ok, mas se eu ligar por enquanto sem o fio terra vai causar algum problema no filtro ou equipamento ligado nele? Ou seria melhor fazer aquele "atalho" na tomada até eu puxar o fio terra?

Grato pela atenção.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...