Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD Bulldozer / Bobcat / Zambezi - Plataformas.


Posts recomendados

  • Membro VIP
EduS: não é a mesma máscara, só algumas coisas desabilitadas + silício de melhor qualidade e essas coisas?

No caso da AMD é praticamente tudo igual, só muda o encapsulamento.

Além do detalhe: qual o sentido de não vender "refugo de servidor" como desktop high-end?

Refugo de servidor é refugo de servidor, é um Opteron de entrada, o melhor "bin" (o melhor chip da fornada) pode ser tanto um desktop high end quanto um servidor high end, o que vai decidir é a demanda do mercado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu toparia um Opteron uma minha torre. Não preciso de trocentos FPS e trocentas linhas PCI-E e sim performance que garanta rapidez no processamento e quantidade de coisas a se fazer ao mesmo tempo com baixo consumo. Isso se encaixa perfeitamente em um servidor. Só falta a grana. :):):)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

EduS: mas, de um lado, opteron monosocket, que seria o refugo foi extinto. A AMD estaria se retirando do top de desktop. Em suma, ela não tem destino pro refugo de produção de servidor. Qual das opções é mais provável?

1 - eu sei fabricar sem criar refugo, huahuahua!

2 - eu vou jogar o refugo no lixo, huahuahua!

3 - eu vou me retirar desta droga de mercado servidor, huahuahua!

4 - alguma outra?

Entendeu o problema que parece surgir? Ainda mais dado que tu me confirmou que os chips são ainda mais iguais do que eu pensava, e não totalmente diferentes como alguns disseram!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Numa dessas noticias eu vi um pessoal comentando:

"é pegadinha, a amd fez a mesma coisa antes de lançar a serie HD4000"

bom, nao sei se tem chance de ser bem assim, mas ... vai saber

como outro comentario:

"it's a wait and see situation"

E eu gostaria de saber interpretar direito o que disseram, mas ... pelo jeito ninguem sabe muito bem, então vou esperar pra ver

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Acho que a revisão B3 do BDZ já fez algo pois o Anand acabou de publicar que a AMD mandou alterar a quantidade de transistores no chip:

http://www.anandtech.com/show/5176/amd-revises-bulldozer-transistor-count-12b-not-2b

Já tinham falado isso em outro site, não creio que tenha relação com a B3 não, e aliás, ninguém mais falou dela.. se vai sair em Abril, deveriam estar finalizando o projeto agora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tinham falado isso em outro site, não creio que tenha relação com a B3 não, e aliás, ninguém mais falou dela.. se vai sair em Abril, deveriam estar finalizando o projeto agora.

Está chovendo horrores lá fora, a energia está oscilando, o meu chefe já me deu uma sentada por algo que não tem nada comigo - mas a culpa é sempre da informática - e ai você completa a porrada com um balde de água fria. Hoje não é o meu dia.:wacko:

Como falei lá trás no lançamento, meu BDZ finalmente virou uma Sony Bravia 32. Foi o melhor negócio que fiz esse ano.:wub:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
4 - alguma outra?

O refugo de produção vai virar Opterons low-end da mesma forma que a IBM faz com os Power, a Intel com os Itanium e Nehalem-EX, a Sun faz com o UltraSPARC e a Fujitsu faz com o SPARC VII...

Opteron low-end não é só monosocket (que a propósito, irão lançar a série 3000 para socket AM3+...), o Bulldozer mais barato da série 4000 custa $125 e da série 6000 sai por $266 dolares, é ai que vão os dies ruins.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu li a notícia ontem, mas não achei a fonte, embora essa sirva

http://idgnow.uol.com.br/computacao_pessoal/2011/12/02/android-4-0-ganha-versao-para-processadores-x86/

Android 4.0 sendo portado para x86 e utilizando o Brazos como plataforma de testes. Excelente notícia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu li a notícia ontem, mas não achei a fonte, embora essa sirva

http://idgnow.uol.com.br/computacao_pessoal/2011/12/02/android-4-0-ganha-versao-para-processadores-x86/

Android 4.0 sendo portado para x86 e utilizando o Brazos como plataforma de testes. Excelente notícia.

Muito boa mesmo Eriberto. Gostei mesmo desta notícia.

Vem do CHW que a AMD cessou apressadamente a fabricação de Athlon II e Phenom II 45nm. Então, os que estamos vendo nas lojas serão os últimos.

Fonte http://www.chw.net/2011/12/microprocesadores-amd-athlon-ii-y-phenom-ii-se-despiden-antes-de-lo-esperado/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito boa mesmo Eriberto. Gostei mesmo desta notícia.

Vem do CHW que a AMD cessou apressadamente a fabricação de Athlon II e Phenom II 45nm. Então, os que estamos vendo nas lojas serão os últimos.

Fonte http://www.chw.net/2011/12/microprocesadores-amd-athlon-ii-y-phenom-ii-se-despiden-antes-de-lo-esperado/

Isso já era esperado. O problema é que ainda não possuem boa disponibilidade dos produtos de 32nm. Ia ser bacana ver mais Llano e até mesmo Bulldozer à venda.

De qualquer forma, ficarão na saudade esses produtos, que na minha opinião foram sim vitoriosos... =[

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso já era esperado. O problema é que ainda não possuem boa disponibilidade dos produtos de 32nm. Ia ser bacana ver mais Llano e até mesmo Bulldozer à venda.

De qualquer forma, ficarão na saudade esses produtos, que na minha opinião foram sim vitoriosos... =[

É, tinha percebido que os phenom ii x4 955 já sumiram faz tempo mesmo... vou ter de pensar com carinho se pego um x6 1090T ou se mantenho mesmo meu x2 que é no fundo um x4 hehe.

E que venham, um dia, os phenom iii e athlon iii :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se verdade, que bom, que a AMD viva para outro dia de sol.

Acho que é por aí mesmo, os FX 4000 e 6000 em volume de vendas batem no 8000 por causa do mercado e eles também não decepcionam como esse.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seinão se eles estão ganhando mais grana por chip com os FX do que estavam com os P2.

Também tenho minhas dúvidas. Mas se estão vendendo bem, já é um bom sinal para a empresa. Pelo menos ainda marca uma certa presença no mercado. Se todo mundo deixar de comprar aí que a empresa quebra de vez ou resolve largar completamente a linha de processadores para desktop.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seinão se eles estão ganhando mais grana por chip com os FX do que estavam com os P2.

FX tem die 10% menor que PII, já que é de se suspeitar que a AMD já não fabrique Deneb a muito tempo, hoje seriam Thubans rebatizados.

Além da economia com silício ainda o ganho com o preço de venda mais alto por chip. Pode ser esse o caminho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
FX tem die 10% menor que PII, já que é de se suspeitar que a AMD já não fabrique Deneb a muito tempo, hoje seriam Thubans rebatizados.

Além da economia com silício ainda o ganho com o preço de venda mais alto por chip. Pode ser esse o caminho.

10% menor que o Thuban, não que o Deneb, mas seinão se o Deneb saiu de linha e ninguém falou nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

deveria ter esperado pra comprar os bulldozer :(

comprei meu pc faz 3 semanas HAUHAUHAUHA

Relaxa que você não fez uma compra ruim. Ainda mais que os preços dos Bulldozer hoje ainda não estão atrativos (exceto o FX-4100 que considero um bom custo x benefício). Fora que sua placa-mãe te dá a possibilidade de trocar de processador no futuro. Às vezes você aguarda um ano para pegar um FX-8170 já com revisão B3. Até lá os preços ficarão mais atrativos, ao que tudo indica!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Seinão se eles estão ganhando mais grana por chip com os FX do que estavam com os P2.

É aquilo que eles falaram também, não tinha mais pra onde correr com o Phenom, já tinham espremido até a última gota do design e precisavam mudar de arquitetura para seguir rampa acima (esperamos...). Só foi ruim esta história porque a princípio a nova arquitetura desceu uns degraus, mas com o tempo quem sabe onde chega?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tambem comecei a achar esse FX4100 uma boa opção, até enumerei a situação num topico esses dias:

fica na mesma faixa do preço do i3 2100, e placa-mãe pra ele eu vi por r$169

http://www.legitreviews.com/article/1766/1/

1-nos jogos, as vezes o i3 2100 ganha e as vezes o fx4100

2-nos programas, as vezes o fx4100 perde por boa margem, as vezes ganha por pouco

3- o fx4100 consome mais

4- a plataforma am3+ nao tem margem de upgrade estão interessante quanto a 1155

5- o i3 2100/2120 nao faz overclock

6- o fx4100 é otimo de overclock, subiu 1ghz sem aumento de tensão, e o desempenho subiu 27%, com o over ele de uma derrota, passou a ganhar do i3 2120 no cinebench

7- o fx4100 é (ao menos no exterior) 5-10 dolares mais barato

8 - placa-mãe am3+ no mesmo nivel de uma 1155 em recursos, é mais barata (ao menos no exterior)

e como temos só esse review por enquanto, é meio cedo pra ter conclusoes

e o progamer observou abaixo:

O FX4100 tem vantagem em cima do i3 2100 em uso multi-tarefa, em aplicativos que usam quatro núcleos reais e capacidade de overclock. O i3 2100 se sai melhor em aplicações single e dual core (ou seja, muitas), margem para futuros upgrades e principalmente em consumo.

e soulforged nesse mesmo topico, duas paginas atras, pra quem quiser ver o contexto melhor

Vamos levar em consideração que um PC passa a maioria do tempo com consumo entre 1 e 25% do CPU, ainda mais um quad-core...

Se seu objetivo é montar um PC que consuma pouco pra servir de central de download um i3 com certeza é melhor opção. Ou se for pra ficar convertendo vídeos, etc.

Pra um usuário normal que liga o PC e desliga quando não precisa mais tanto faz um i3 quanto um FX 4***.

Veja 30w a mais em idle, ligado durante 10h vai dar 300Wh a mais.

O preço médio do kWh é 0,50 cents. Então o bulldozer vai gastar cerca de 14 centavos a mais que o i3. Supondo-se que você use-o durante os 30 dias, pelo menos 10 horas por dia, o que é um uso extremamente exagerado, o aumento na sua conta de luz será de R$ 4,20 no fim do mês...

Enfim, são estimativas toscas mas servem pra dar uma ideia.

No meu caso meu computador em casa é ligado apenas cerca de 2h ou 3h por dia. E quanto jogo como o próprio Ziebert falou, o consumo é ditado pela placa de vídeo.

que faz sentido tambem, eu gostaria de ver um review do cdh desses dois, incluindo teste com o fx4100 em over

algo nos moldes athlon II x4 vs i3 primeira geração

novo argumento:

Vishera deve vir com pelo menos 10% em relação a bulldozer, se compararmos como os supostos benchs da Trinity vs FX-4000.

Bom, tem algo nesse sentido pelo que eu ando vendo .. ivy bridge será focado em melhora de gpu (e lucratividade de chip, pelos 22nm), enquanto o vishera deve trazer aumento de performace cpu, então a observação numero 4 é realmente questionavel

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

como o FX tá vendendo bem meu deus???? O Llano eu até entendia, mas o BDZ????

Essa notícia do encerramento do P2 me coloca sob pressão: tenho que escolher agora entre realmente fazer o upgrade que falta no Aurora II (thuban), ou avançar a ideia toda pro Aurora III (ivy ou piledriver). Péssima hora pra ficar sem alternativas e margens de escolha. :P

a notícia do android 4 é ótima.

EduS: mas, ainda assim, são as mesmas máscaras. não tem porque se retirar de um campo, ainda mais sendo que a própria amd decidiu que monosocket tava deixando de valer a pena e que, fala sério, não tem excesso de demanda pra opteron! Nunca ouvir falar disso pelo menos!

Sério, a única visão otimista que eu vejo disso, é suponto que a amd tá fazendo uma mira muito mais otimista ainda no futuro de suas APUs... E, nã-nã-ni, isso é aposta de muito longo alcance.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...