Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sugestão de micro simples


Posts recomendados

Pessoal,

Desejo montar um micro. Vamos ver se vocês concordam com a configuração para o meu caso.

Processador e memória RAM: Core 2 Duo E4500 (ou superior) com 2 GB DDR2. Se o preço for interessante, pode ser um E7200, mas não há necessidade. Vai ser para WinXP/Linux, não vai ser micro pra jogos e não vou fazer overclocking. Não sou um usuário só de Internet/Word/e-mails, vou um pouco além e posso "abusar" da capacidade de processamento, abrir vários programas ao mesmo tempo à vontade, alguns deles mais pesados, como um VirtualDub ou Photoshop, entre outros. Mas para tudo isso a configuração acima funciona que é uma beleza. Mais que isso hoje em dia (dezembro de 2008) só se fosse um micro focado em jogos 3D ou overclock.

Placa-mãe: Preciso ter um pouco de cuidado aqui. Atualmente só preciso de uma mobo simples e sem preocupação nenhuma com overclocking (que não me interessa), com tudo onboard, inclusive o vídeo. Capacidade 3D no momento só me interessa se a própria mobo tiver uma placa 3D bem simples low-end integrada, que não pese muito no seu preço, senão vai ser vídeo onboard compartilhado mesmo. Futuramente posso me interessar em colocar uma placa de vídeo melhor para edição ou então conexão com uma TV, para isso acho que basta ter um slot PCI-E sobrando e pronto, certo? Alguma exigência adicional? Chipset? (falam que é importante). Isso posto, gostaria de sugestões de mobos para o C2D E4500 e E7200.

O resto é tranqüilo, gravador de DVD, fonte simples, escolher o HD com um certo cuidado e boa.

Memória RAM: No momento a minha maior dúvida (além da escolha da placa-mãe) é sobre a velocidade da memória DDR2, tanto para o E4500 quanto para o E7200. Sei que existe uma diferença grande de preços principalmente no que se refere a latências (CAS latency), mas acho que a latência só preocupa quem é 3D gamer e/ou faz overclock, certo? Bom, na Wikipedia a recomendação é favorecer a transmissão síncrona, mantendo uma relação de 1:1 ou pelo menos 2:1 entre a velocidade do FSB e a velocidade do memory bus. Portanto no caso do E4500 que tem FSB de 800 MHz a recomendação é usar DDR2-800, e no caso do E7200 que tem FSB de 1066 MHz é a DDR2-1066, com o memory bus configurado para as mesmas velocidades. Tem também um pessoal que fala em DDR2-800 low latency para E7200 no lugar de DDR2-1066. Tenho essa dúvida também porque vejo muitas configurações fora do 1:1 ou 2:1 por aí, por exemplo E7200 montado com memórias DDR2-667 em atacadistas, e queria entender o quanto a performance é prejudicada.

Pra terminar, a pergunta iniciante: 2 x 1 GB ou 1 x 2 GB?

É isso aí, valeu moçada!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Respondendo sobre as memórias, pegue 1x 2GB DDR2 800Mhz... evita problemas de você colocar 4GB no futuro (só adicionar outro pente de 2GB) e funciona bem com ambos os processadores. Você só perceberia a diferença da performance por causa do FSB do proc e frequência das memórias se levasse o micro a um funcionamento bem no limite, alto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

...posso "abusar" da capacidade de processamento, abrir vários programas ao mesmo tempo à vontade, alguns deles mais pesados, como um VirtualDub ou Photoshop, entre outros.

Só pra deixar uma coisa clara, ter vários programas abertos não é utilizar muito processamento. É utilizar muita memória RAM. Você pode ter 20 programas abertos e uso de CPU 1%. Seria utilizar muito processamento se eles estivessem todos realizando tarefas simultaneamente, não sei se é isso que você vai fazer. Talvez você queira considerar comprar 2x2GB.

Quanto a placa-mãe, talvez você queira uma com chipset nVidia, já que os vídeos integrados da Intel só servem pra jogar a imagem na tela mesmo. Talvez uma da série P5N.

Pra falar a verdade eu não sei qual o ganho real de desempenho com diferentes proporções, mas olha o que achei na Wikipedia:

In image, audio, video, gaming and scientific applications that perform a small amount of work on each element of a large data set, FSB speed becomes a major performance issue. A slow FSB will cause the CPU to spend significant amounts of time waiting for data to arrive from system memory. However, if the computations involving each element are more complex the processor will spend longer performing these and the FSB will be able to keep pace, because the rate at which memory is accessed is reduced.

Então, no seu caso acho que essa preocupação é de menos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lotuss, a preocupação é importante sim, porque vou ter os dois casos. Sobre o consumo de CPU, é isso que você falou mesmo, ter muitas aplicações abertas é usar memória e não necessariamente CPU, esse é primeiro caso (e provavelmente é o que vai acontecer a maior parte do tempo). Mas vai haver momentos em que a CPU vai estar sendo usada intensivamente e não vou querer gargalos em nada, por isso a necessidade de adotar uma velocidade de DDR2 que não cause gargalos. Considere então que a necessidade é eliminar esse gargalo mesmo, buscando o 1:1. Levando isso em consideração, creio que latência não é um problema e fica só a questão de escolher a velocidade de DDR2 certa, que no caso seria a mesma do FSB do E4500 ou do E7200, correto?

Essa citação da wikipedia se refere a gargalo no FSB, não no memory bus, mas também vale para essa questão. Ela justifica a necessidade de evitar gargalos no acesso à memória para o caso das aplicações citadas (imagens, áudio, vídeo, aplicações científicas e jogos), e que o gargalo no FSB (vale também para gargalo no memory bus) só deixa de ser um problema quando o gargalo passa a ser na própria CPU, que fica muito carregada de processamento.

Sobre a preocupação com upgrades, aumentar memória, atualizar processador e tal: Sou do tipo que fica com o mesmo micro dez séculos antes de trocar, então na hora que for trocar vou precisar trocar tudo :rolleyes: Não vou esquentar a cabeça com upgrades de nada por um bom tempo, então certamente na hora que for precisar de 4 GB, vou precisar trocar o micro inteiro. Para o meu caso alguém enxerga isso diferente? Se for para colocar 4 GB, farei isso agora, desde que haja necessidade. No momento vejo a necessidade só de 2 GB, alguém acha que com esse perfil posso precisar de mais?

No caso da placa-mãe matou a pau, é isso mesmo. O negócio é procurar uma placa da Intel e ficar no vídeo compartilhado, pois é o que preciso atualmente. *SE* no futuro precisar de uma placa 3D boa, basta a mobo ter lá o seu slotzinho PCI-E x16 e boa, provavelmente 90% delas deve ter hoje em dia (em todo caso se tiverem recomendações de modelos específicos, agradeço muito se puderem sugerir). Devo optar pela nVidia só se o preço estiver compensando, porque a capacidade 3D low-end não é uma necessidade agora, seria apenas um bônus no caso do preço valer a pena. De todo modo, alguma recomendação sobre modelos específicos nVidia também?

Valeu pessoal!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho o costume de rodar vários aplicativos ao mesmo tempo, em algumas vezes todos quase que inoperantes, e em outras vezes estresso o sistema, é quando eu realmente uso o processador... tenho esse Pentium D820 que não é mil maravilhas, 2GB de Ram 667Mhz ... algumas vezes brinco com edição de vídeo também. É verdade que meu processador está bem defasado já, e mesmo assim ainda satifaz em muitos aspectos. Acredito que você não vá precisar mais que 2GB de Ram, porém, levando em conta o preço de 2GB hj em dia, talvez até valha a pena investir em 4GB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...