Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Temporizador


tazem

Posts recomendados

De onde tu é mesmo? Não achei a cidade sei la no mapa.

É que antes de postar qualquer resposta ou circuito, procuro saber de onde é a pessoa,, até mesmo pra saber a disponibilidade na região, dos componentes usados.

..........................................
ola. preciso de fazer um temporizador que esteja sempre a fazer o seguinte ciclo.... assim que recebe uma ordem ele permanece cerca de 10 minutos desligado e depois liga por cerca de 4 segundos ao fim desses 4 segundos volta a contar os 10 minutos... pretendo que m esteja a fazer este ciclo constantemente... preciso de esquemas de ajuda.. como fazer.... obrigado

(este circuito tem de funcionar com 12V cc.)

Por favor: explique melhor... Depois do primeiro ciclo (os 10 min. desligado e os 4 segundos ligado) ele pára e aguarda nova ordem ou ele continua ciclando?

Qual a precisão que estes tempos devem ter?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Olá amigos. Tentei abrir um novo tópico sobre temporizador, mas o moderador o fechou... acho que já tem muitos tópicos sem resposta abertos sobre esse mesmo assunto e esse foi o motivo. Como encontrei este que está parado desde fevereiro, então vai aqui mesmo. Peço desculpas se atrapalho este tópico e se a pessoa que o iniciou achar melhor eu retiro minha pergunta. Estou tentando modificar um circuito temporizador que me fi passado por Soschip e que está funcionando muito bem. O problema é que agora preciso que ele faça outra função, ou seja, ele aciona um pequeno motor de 6V ao anoitecer e preciso que ele faça essa mesma função novamente amanhecer. Estarei postando o circuito logo a seguir. Desde já agradeço a quem puder ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O esquema para o qual estou pedindo ajuda é um pouco diferente desse que estou postando aqui, só não sei se vai abrir:

Esquema-6.jpg

Esse circuito foi feito para acionar um pequeno motor apenas uma vez, ao anoitecer através de um sensor LDR. Eu gostaria de acionar novamente o motor ao amanhecer ou seja duas vezes por dia. Se alguém souber como fazer agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é isso mesmo que eu estou tentando fazer... porém a imagem do circuito que eu tenho não abre. E o circuito que o soschip me passou não fiz cópia, é o mesmo que estava no tópico "Temporizador dúvida nas ligações" postado por Cacílias. Porém o Soschip removeu a imagem do circuito para o site dele e não estou conseguindo encontrar... já tentei falar com ele via email, mas acredito que ele não pode responder, pois está muito ocupado. Como eu faço para falar com o moderador? Abri um tópico...mas ele foi fechado pelo moderador Meiraneto... Não entendi o porquê?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse circuito que estou tentando postar está no mesmo tópico citado anteriormente "Temporizador dúvida nas ligações" (resolvido), está na página 2 #18. Depois como perdi o contato com o Claudiomirrorl que estava tentando me ajudar, o Soschip resolveu o problema com outro circuito, bem mais simples, (que estava postado no mesmo tópico na página 3, porém a imagem do circuito foi removida. Obrigado mesmo assim Maurício.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Elport, eu não movi nenhum esquema para o site. Eu simplesmente o apaguei porque não posso ficar guardando imagens que não foram feitas pra mim, mas pra você. Deveria ter guardado o esquema, até por consideração ao tempo que dediquei para fazê-lo. Portanto fica o recado aqui para os desavisados que assim que eu postar algum circuito que interassa, tratem de copiá-lo, pois de vez em quando tenho que fazer uma limpeza nos sites onde hospedo, para liberar espaço

Quais CIs eram usados? Mas se não me engano, não era acionado só um motor, mas vários em sequência. Talvez eu tenha o original aqui.

Ah... quanto a responder dúvidas por e-mail, desculpe, mas eu só uso para assuntos profissionais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este circuito serve para acionar um pequeno motor que tenho no meu sítio para alimentar meus peixes ao anoitecer. Entretanto, gostaria se possível de acionar novamente o motor ao amanhecer. O que me poupa tempo, pois o sítio é um pouco longe da cidade. Qualquer ajuda será bem vinda! Abração a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok Soschip. você tem razão, eu deveria ter guardado a imagem, eu a tinha salvo no computador do consultório, mas o computador foi formatado recentemente e esqueci de pedir para o técnico que fez a formatação salvar a imagem. Achei que você havia removido para seu site porque ficou somente o endereço de seu site no local. Desculpe aí... não quis ofender, muito menos a você a que devo muito por todo empenho que teve em me ajudar. Se você tiver o circuito e puder postar aqui... agradeço muito. E se você tiver a solução... agradeço mais ainda. Abração meu amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente o último circuito que você postou seria para acionar vários motores em série um após o outro. Mas esse a que me refiro agora é para um outro tanque de peixes que construí recentemente, no qual gostaria de alimentar os peixes duas vezes por dia. Então seria o primeiro circuito que você postou mesmo, somente com essa função para acionar de manhã e também no final da tarde. Se possível gostaria de aproveitar o mesmo circuito primário que você fez, somente com a modificação para acionar de manhã. Se for possível assim desta maneira. Pensei em adicionar outro LDR para essa outra função mas não sei se daria certo. Agradeço se puder me orientar. A propósito os outros circuitos estão funcionando muito bem. Obrigado novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok este foi o último circuito que você postou, para o acionamento dos motores em série um após o outro. Mas o primeiro circuito que você me mandou não tinha os CIs: CD4017 nem o ULN2003. Era somente o CD4093 e no final do circuito o BC338 com saída para o motor. Mas acho que não teria problema, pois somente preciso da função que acione pela manhã. Pensei em utilizar um outro LDR em paralelo, mas não sei se funcionaria por isso estou pedindo ajuda. Obrigado novamente meu amigo Soschip.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado novamente Soschip você realmente é fora de série. Mas, sem querer abusar da sua boa vontade e já abusando, se for possível identificar os pinos do CD4093, agradeceria imensamente, pois como te falei no outro projeto, sou ortodontista e meu conhecimento de eletrônica é bem básico mesmo, no outro projeto contei com um amigo eletrotécnico para me ajudar, mas neste vou ter que me virar sozinho, pois ele se mudou para outra cidade. Desculpe a amolação amigo, sei que te incomodo bastante, mas como disse meu conhecimento de eletrônica é bem limitado. Se tudo estiver identificado acho que consigo montar, mas sem a identificação dos pinos fica difícil. Encontrei um rascunho do primeiro circuito que você me passou. Vou tentar fotografar e postar aqui, o problema é que as imagens não estão abrindo. Mas vou tentar assim mesmo, pois para mim seria mais fácil se desse para modificar somente o primeiro circuito que foi feito, pois tenho seis placas que já estão prontas com o circuito impresso. Vou tentar postar as fotos. Obrigado novamente Soschip.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Elport, os pinos estão no datasheet ( link no site ) e você deve fazer a placa conforme for conveniente a posição da porta no circuito.

Ex: tem uma porta com pinos de entrada 1 e 2 e saída 3. Se pra placa for melhor usar a porta com pinos 12, 13 e 11, não tem problema.

Sinto muito, mais isso terá que aprender por conta, e já desenhei sem os pinos para que saiba disso.

Pense no CI como sendo 4 portas independentes, que você pode usar as que quiser na posição do circuito que for mais coveniente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu caro Soschip, pode parecer fácil para você que manja muito de eletrônica, mas para um completo ignorante no assunto como eu não parece tão simples assim. Vou tentar montar um circuito parecido como o que você me passou da primeira vez, se não der certo peço ajuda novamente. O máximo que pode ocorrer é queimar o CD4093 como já ocorreu em outras tentativas erradas que fiz. Mas é errando que se aprende!!! Depois posto o resultado. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não tem nada de complicado. Pegue o meu desenho e tente enumerar os pinos e depois poste o desenho. Se houver erro, eu corrijo, mas se não tentar fazer isso, jamais vai entender.

Antes de desistir, me responda 1 coisa: Considere a imagem abaixo como sendo 1 placa com 4 transistores idênticos soldados. Dessa placa saem 12 pinos que são ligados nesses transistores. Considere também que você precisa montar 1 circuito que use 4 transistores, mas que você só tem nessa placa e que você não pode retirá-los e então terá que usar fios para conectar os pinos desses transistores ao seu circuito.

Acha que a ordem desses transistores no seu circuito, somente obedecendo o que deve ser base, coletor e emissor, vai influenciar em algo no funcionamento do circuito?????????

Não é má vontade, pois deu mais trabalho fazer esta ilustração do que indicar pinos no esquema.

(LEIA MINHA ASSINATURA)

CIcomTRANS.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...