Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mais armadilhas para os compradores de fontes para PC


Posts recomendados

  • Membro VIP

Não bastasse as informações conflitantes dadas pelos fabricantes e distribuidores de fontes acerca dos dados, principalmente relacionados a capacidade efetiva de entrega de potência da fonte, agora se vê um potencial outro ofensor, que é a ausência de dados ou dados errados nas características das fontes, nas lojas em geral..

Existe uma quantidade de dados errados nas mais diferentes lojas e muitas vezes essas pequenas diferenças sequer tem uma importância maior.

Porém tenho visto porém, e isso se descobre pelas perguntas nos mais diferentes fóruns de que participo, que tem alguns erros que são potencialmente problemáticos

Veja esses dois exemplos dai.. Sei, existem mais, inclusive em fontes das mesmas series porém de outra potência..

Veja ai caso de uma Zalman ZM400-LE em cujo anúncio fala ter a mesma PFC ativo quando no tem. O anúncio omite, ou esquece de citer que a fonte tem duas versões, uma específica para operar em 110 Volts e outra espevífica para operar em 220 Volts. Essa que está a venda, sabe lé qual a tensão de operação...

Veja ai:

ZalmanZM400-LE_zpsb844557b.jpg

Na Zalman ZM500-LE a mesma coisa..

Outro caso é da fonte Corsair VS350, que não avisa que a fonte só é capaz de operar em 220 Volts. Imagine você comprar a mesma, pagar um frete enorme, dependendo da distância, e depois a fonte não conseguir operar em sua cidade porque lá a distribuição de tensão é de 110 Volts...

Não me diga aonde você teria vontade de mandar o vendedor enfiar aa mesma, cheia de arestas ainda...

Eis o anúncio da mesma:

FonteCorsairVS350_zps3e8aeeb0.jpg

Ou seja, mais um estorvo para o comprador.. Estou pensando em editar um guia do comprador de fontes, mas teria de ter uns 3 volumes, tamanha a complexidade e as armadilhas inseridas, então desisti...

Quem tem mais pode agregar ai a vontade, mas só desse tipo de erro que irá dar muita dor de cabeça, exigindo a troca do produto, por não ter condições de operar.. Não vale erros de informação da errônea potência de entrega pois ai o tópico ficaria enorme..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Estou pensando em editar um guia do comprador de fontes, mas teria de ter uns 3 volumes, tamanha a complexidade e as armadilhas inseridas, então desisti...

Meu caro faller , não desista , você no Brasil é único , eu indiquei seus tópicos escritos aqui no CDH para muitos amigos , você é uma espécie de guia de produtos elétricos ligados à informática , fontes , filtros de linha e no-breaks , com certeza o seu guia seria de muita utilidade.

Um amigo meu comprou uma fonte , sem me consultar e sem ler nada a respeito , e ele não entende nada de fontes , dai o cara comprou essa http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-467630688-fonte-cooler-master-600w-extreme-power-plus-_JM Cooler master extreme power plus 600 , dai quando eu dei o link do teste dela aqui no CDH classificando a mesma como produto bomba o cara ficou deseperado e muito "P" da vida com o vendedor que lhe disse que era uma excelente fonte , e olha que ela sequer tem pfc ativo.

Nem tudo é feito com má fé, mas o despreparo de nossos lojistas e distribuidores é terrível.

O despreparo de todos nesse país é terrível , seja quando for comprar uma fonte , uma moto ou um carro , ou até ligar pra sua operadora pra reclamar que sua internet deu problema é perceptível que o conhecimento técnico de todas essas pessoas é perigosamente baixo , eles mesmos não sabem o que estão vendendo , seja um produto ou um serviço.

Infelizmente esse pais é feito de analfabetos funcionais , alguns somente com nível primário e outros com nível superior.

Como diz o Luiz Carlos Ewald , em seu livro "Sobrou dinheiro", quem não lê , mal fala , mal ouve , mal vê. Brasileiro já não lê , e quando lê não entende , por isso temos esse país que mesmo com muitas riquezas tem grande parte de sua população beirando à bancarota.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Branca? Pintam ela antes de vender? Ou colocam isso como nome da fonte, em substituição ao "bronze"?

Sim, foi confusão que um certo distribuidor fez entre Bronze e Branca. E vários revendedores simplesmente transcrevem a mesma informação. Mas ainda que fosse Bronze estaria incorreto, porque Bronze é uma certificação de eficiência e não faz parte do nome ou modelo da fonte.

Outra armadilha, desta vez feita com muito má fé, é anunciar uma fonte e botar imagem de outra, valendo depois o pretexto de que a imagem era meramente ilustrativa. O vendedor abaixo chegou mesmo a usar o Photoshop para botar a marca na fonte errada e torná-la mais "convidativa" aos olhos do incauto comprador.

top-gamer-fonte-atx-500w-real-gamemax-bivolt-204-pinos_MLB-O-3807509596_022013.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Cuidado com a seguinte armadilha, pois não será difícil os leigos cairem em tal arapura armada no mercado nacional:

DSCF9664.JPG

A Cougar tem o modelo Power X, que não é ruim. Foi testada recentemente pelo Jonny Guru com o sumário abaixo:

The Good:

excellent ripple suppression

very good voltage regulation

doesn't mind heavy crossloading in either direction

very good looking

shallow depth

The Bad:

sleeve bearing fan makes me wonder about its potential lifetime

only one Japanese capacitor

The Mediocre:

soldering needs improvement

Su'scon capacitors? No thanks

O mercado nacional tem a Power X que não é da Cougar.

fonte-atx-500w-reais-power-x-black-super-silenciosa-com-nf-e_MLB-O-4356041468_052013.jpg

Sem PFC ativo, sem certificação 80Plus, e sabe Deus quanto fornece de fato e com qual qualidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essas powerX me lembra a casemall powerex,umas das piores fontes que já vi,alem disso tive uma de 500w que matou minha hd 5770 e placa mãe,pena que eu não sabia,foi comprada por 100 reais de um lixo de vendedor,um dia ela simplesmente explodiu com uma linda faíscagem,ela fazia um barulho horrível quando fazia qualquer uso próximo de algo pesado:"TÓÓÓÓÓÓ".

O que acho horrível é colocarem capacitores fuhjyyu,capXon(caplixon) e outros,fazem a fonte parecer boa mas quando acabar a vida útil destes,que não é muito duradoura,os ruídos vão estourar tudo o que vir pela frente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Fonte de 1000W com certificação 80Plus Platinum por apenas 400 reais? Que maravilha.

site-108.jpg

É a ClubeTech, que traz um selo 80Plus Bronze na embalagem. Mas no site do fabricante o selo foi promovido para Platinum.

Pena que a Ecova Plug Load Solutions não saiba de nenhuma dessas certificações...

Detalhe importante: Chave seletora? Sim (110/220V).

http://www.clubtech.com.br/2011/?page=1&lin=3&p=25

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala rapaziada, bom dia!

Kayke, mestre...acho que nem eles compreendem o produto que estão vendendo. Tá uma zona de informações o negócio lá, sem qualquer imagem dos conectores e o pior:

- 1 Conector 6+2 PINS para PCI Express.

Em uma fonte de milzão com 960W nos 12V (segundo dizem)? Deve ter uns dezesseis molex para tanto adaptador...putz! Aí já não entendo nada...

Edição:

cssy.png

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

e vocÊs acham isso estranho?

vejam aqui o que presenciei em uma grande rede daqui

http://forum.clubedohardware.com.br/vendedor-bem-informado/1155462

daí, fui num cliente meu e pensei "ah... vai me dar uma boa receita de placa mãe" e tal... expliquei o defeito (nem sei porque) daí o maluco me informou que podia ser fonte (ah tá, me convença)... e que, a fonte que eu tinha, de 550W para minha máquina era pouco... porque seria necessário 700W, e me ofereceu, no brique, a minha por uma dele, uma C3Tech de 750W reais... claro que sim... porque o cruzeiro não existe, a URV foi-se e o cruzado ja éra... mas... só custava 400pila....

eu olhei pra ele... e pensei numa frase que "me ensinaram a algum tempo atrás"

eu quero um gole disso que tu tomou
eu não lembro agora quem foi que citou ela num forum não vou dizer que foi o Faller mas... eu acho, acho que está na hora de desconsiderar essa bagaça de "não sabia, estou desinformado"...

muitos conhecem varios sites para baixar coisas, e defendem "retoricamente" seus sites, e na hora de algo que realmente influencia... não pesquisam... vá entender

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O jeito então não é confiar nessas lojas virtuais e sempre verificar no site da fabricante (e esperar que no site da fabricante não tenha erro assim), até porque um erro desse causa prejuízo.

Confiar no anúncio de loja, nunca, jamais. Vai como exemplo uma loja que é relativamente conceituada como a HardStore, mas que apresenta a fonte Gamemax como tendo PFC ativo e certificação 80Plus Bronze. Inacreditável e inaceitável isso. É crime, é propaganda enganosa. Trata-se de uma fonte bem xing-ling, capaz de fornecer não mais de 200W, sem certificação nenhuma, sem PFC nenhum, e que não vale 60 reais. Essa Gamemax é talvez, no momento, o maior engodo do mercado nacional.

m9In5XP.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Confiar no anúncio de loja, nunca, jamais. Vai como exemplo uma loja que é relativamente conceituada como a HardStore, mas que apresenta a fonte Gamemax como tendo PFC ativo e certificação 80Plus Bronze. Inacreditável e inaceitável isso. É crime, é propaganda enganosa. Trata-se de uma fonte bem xing-ling, capaz de fornecer não mais de 200W, sem certificação nenhuma, sem PFC nenhum, e que não vale 60 reais. Essa Gamemax é talvez, no momento, o maior engodo do mercado nacional.

Mais triste do que a propaganda enganosa da loja é imaginar quanta gente já comprou e quanta gente ainda vai comprar essa porcaria de fonte... -_-

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

isso só atesta que:

1) as empresas são ligeiras, e estão atentas ao mercado... se a coqueluche é pfc ativo, "as nossas também tem"

2) cabe ao consumidor se cuidar, infelizmente.

3) e daí tem testes, de graça, como os feitos por aqui, e outros sites, mas... o pessoal ainda "prefere" cair no conto do vigário

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

isso só atesta que:

1) as empresas são ligeiras, e estão atentas ao mercado... se a coqueluche é pfc ativo, "as nossas também tem"

2) cabe ao consumidor se cuidar, infelizmente.

3) e daí tem testes, de graça, como os feitos por aqui, e outros sites, mas... o pessoal ainda "prefere" cair no conto do vigário

Ou os que eram feitos por aqui, né? Os testes pararam há meses sem explicações...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas por que isso ocorre? É incompetência na hora de editar (digitar) a descrição do produto ou propaganda enganosa apenas para vender mais? Porque não é falta de informação, até porque a fabricante dispõe de informações, pelo menos as verdadeiras(eu acho). (infelizmente várias pessoas acreditaram e caíram nesse erro).

Obs: tem de informar a loja sobre o desleixo ou isso foi proposital?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas por que isso ocorre? É incompetência na hora de editar (digitar) a descrição do produto ou propaganda enganosa apenas para vender mais? Porque não é falta de informação, até porque a fabricante dispõe de informações, pelo menos as verdadeiras(eu acho). (infelizmente várias pessoas acreditaram e caíram nesse erro).

Obs: tem de informar a loja sobre o desleixo ou isso foi proposital?

Cada caso é um caso. Em alguns casos o lojista apenas transcreve os dados passados pelo importador. Não confere nada e talvez nem entende nada também. A gente até percebe que os mesmos erros se multiplicam nos mais diversos anúncios de lojas diversas. Foi o caso da Zalman LE por exemplo, que todo ou quase todo anúncio diz ter PFC ativo. E os anúncios também mostram a fonte sem chave seletora. Não é erro da Zalman, nem culpa ou erro do lojista. Do importador ou distribuidor sim. Mas também existem os lojistas picaretas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Hilário: 850V 


 


Fotos:


 


post-714155-0-64890300-1435536414.jpg


 


post-714155-0-21445600-1435536418.jpg


 


Segue link: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-671213806-fonte-c3tech-pshii-850v-850w-204p-atx12v-80plus-gamer-_JM


 


 


Descrição do produto: 


 


A fonte PSHII-850V fornece o maximo de desempenho para as principais aplicacoes como servidores, maquinas de games ou sistemas Overclocking. O sistema de cabos modulares permite que somente aqueles que forem necessarios sejam utilizados, permitindo assim um melhor fluxo de ventilacao sem obstrucoes desnecessarias. Sua linha de 12 Volts suporta ate 70 Amperes de carga, suficiente para a maioria das placas de video existentes. Possui entrada AC automatica, chave liga e desliga e com PFC ATIVO. 


Características


  • Modelo: FTE ATX 850W PSHII-850V 80PLUS BRONZE C3T
  • Referência: 405010190200

Especificações Técnicas


Saídas


  • 3.3V: 25A
  • 5V: 25A
  • 12V (Single Rail): 70A
  • 12V: 0,8A
  • 5Vsb: 3,0A
  • Padrão ATX: 12V 2.3 e EPS 12V2.9

Sistema de cabos modulares


  • Conector MB ATX 20+4p: 1 (comprimento: 550mm)
  • Quantidade de Conectores FLOPPY: 1
  • Quantidade de Conectores IDE: 7
  • Quantidade de Conectores SATA: 6
  • Quantidade de Conectores PCIe (6 pinos): 2
  • Quantidade de Conectores PCIe (6+2 pinos): 2
  • Quantidade de Conectores ATX 12V8 (4+4 pinos): 1 ,

PFC Ativo


  • Certificação 80Plus Bronze
  • Eficiência mínima: 82% (típica: 85%)
  • Entrada AC automática: 100/240 V 50/60Hz
  • Chave Liga/Desliga
  • MTBF de 100.000 horas a 25°C
  • Compatível com Padrão Energy Star

Outros


  • Descrição: FTE ATX 850W PSHII-850V 80PLUS BRONZE C3T
  • Altura: 8,60 cm
  • Largura: 16,00 cm
  • Comprimento: 15,00 cm
  • Peso: 2.685,00 g
Itens Inclusos
  • 1 FTE ATX 850W PSHII850V 80PLUS BRONZE C3T

Uma lista completa de algumas (umas não entram) fontes bombas:


 


http://informatica.mercadolivre.com.br/fontes-alimentacao/atx/acima-de-800w/outras-marcas/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...