Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Medir consumo com multímetro?


marcelo1994

Posts recomendados

Olá, gostaria que alguém me explicasse como faço para medir o consumo do meu PC com um multímetro, eu sei que devo encontrar o valor em ampere com o multímetro, depois multiplicar pela tensão, mas não sei como deve ser o esquema para se usar o multímetro e conseguir a corrente, também não sei em qual posição deixar o multímetro. Gostaria que me explicasse detalhadamente, pois sou leigo na área.

meu multímetro se assemelha muito a este:

Multimetro%20digital%20979MD%20Western%20LM.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você precisa colocar o multímetro em série ao circuito elétrico que liga o seu computador à rede de energia. Se ele aguentar a carga e não queimar você vai conseguir ter a leitura. Mas eu recomendaria instrumentos mais específicos tipo o amperímetro boca de alicate para tal experiência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Medidores específicos de potência, fator de potência, corrente, potência aparente e potência util..

Kill-a-Watt_JNX-2000A.jpg

Além do que seu multimetro só mede corrente em corrente contínua, não mede corrente em corrente alternada..

Então não há como eu medir a corrente da minha fonte com meu multímetro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Até dá, mas o resultado só terá alguma confiabilidade se sua fonte tiver PFC ativo. Fora disso a medida de corrente deveria ser feita com um multímetro True RMS, que de longe não é esse seu dai..

Se sua fonte tiver PFC ativo podes com aixílio de um resistor amostrador ter uma boa ideia da corrente da mesma e dai calcular a potência. Como fazer???

Tensão ACX seu multímetro mede, correto??? Ali na escala de 200 Volts AC..

Imagine que sua fonte peça algo como uns 3 Amperes na linha de entrada..

Coloque um resistor de 1 ohm x 10 Watts em série com a alimentação de entrada (muito cuidado para não tomar choque)

Ligue seu PC desse modo e bote algum programa a rodar que estresse seu PC, tanto CPU quanto GPU. Algum benchmark, o Prime85, o orthos, o Furmark etc..

Ai meça a queda de tensão AC sobre o resistor. Sabendo-se que V= RI, A corrente I será = V/R

Se leres digamos 3 Volts, a corrente será de 3V / 1 Ohm = 3 Amperes Se a alimentação for de 127 Volts a potência de entrada será 127V x 3A = 381 Watts

Mas cuidado, essa não é a demanda do PC, é a demanda da fonte. Se souberes a eficiência da sua fonte, por exemplo 79% de eficiência, poderás calcular a demanda do PC que nesse caso será = 381 Watts x 0,79 = 300 Watts aproximadamente..

Importante: Isso tudo só é válido com fontes com PFC ativo e com alto consumo, Acima de 100 Watts..

A razão da medida de corrente dar certo ser só com fontes com PFC ativo é que esse tipo de fonte tem a capacidade de manter casada tensão e corrente.. Por isso seu fator de potência (fp) é unitário ou próximo disso..

Fontes comuns sem PFC ativo tem um comportamento da corrente de entrada completamente diferente da forma de onda da tensão.

Algo mais ou menos assim:

Figura06.jpg~original

A tensão retificada é aquela em azul e a corrente de entrada é aquela pontilhada em preto..

Multímetros, os comuns, em sua maioria tem suas medidas de tensão ou corrente baseadas na média do sinal de entrada a medir, corrigidas por um multiplicador para seu valor RMS caso seja esse sinal senoidal puro.

Claro que medindo aquela corrente aos picos o resultado não poderia ser o efetivo, dando um valor sempre maior que o valor RMS efetivo..

Em fontes com PFC ativo a corrente de entrada é senoidal e segue a tensão de entrada. Veja ai um exemplo de tensão e corrente em uma fonte com PFC ativo:

FontecomPFCativo_zpsf115d650.jpg~original

Veja ai grifado em azul o comportamento da tensão e da corrente de entrada em uma fonte com PFC ativo. Note que a corrente, em sua forma, muito se aproxima do formato senoidal da tensão da rede de entrada AC. Isso faz com que a distorção harmônica provocada pela retificação fique bem baixa, mostrando um bom desempenho do circuito responsável pelo PFC ativo..

Note agora, grifado em vermelho, quando a potência entregue pela fonte baixa por volta dos 100 Watts, a distorção harmônica chega, nessa fonte dai, lá pelos 20%, ou seja, o resultado do PFC ativo já não mais é tão bom assim e a forma de onda da corrente não vai ser muito aproximada a senóide e o erro de medida pode começar a aparecer..

Consulte:

Correção do Fator de Potência (PFC) – Uma visão clara

Watts e VA's.. Porque isso é tão confuso???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...