Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Medir consumo com multímetro?


marcelo1994

Posts recomendados

Olá, gostaria que alguém me explicasse como faço para medir o consumo do meu PC com um multímetro, eu sei que devo encontrar o valor em ampere com o multímetro, depois multiplicar pela tensão, mas não sei como deve ser o esquema para se usar o multímetro e conseguir a corrente, também não sei em qual posição deixar o multímetro. Gostaria que me explicasse detalhadamente, pois sou leigo na área.

meu multímetro se assemelha muito a este:

Multimetro%20digital%20979MD%20Western%20LM.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você precisa colocar o multímetro em série ao circuito elétrico que liga o seu computador à rede de energia. Se ele aguentar a carga e não queimar você vai conseguir ter a leitura. Mas eu recomendaria instrumentos mais específicos tipo o amperímetro boca de alicate para tal experiência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Medidores específicos de potência, fator de potência, corrente, potência aparente e potência util..

Kill-a-Watt_JNX-2000A.jpg

Além do que seu multimetro só mede corrente em corrente contínua, não mede corrente em corrente alternada..

Então não há como eu medir a corrente da minha fonte com meu multímetro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Até dá, mas o resultado só terá alguma confiabilidade se sua fonte tiver PFC ativo. Fora disso a medida de corrente deveria ser feita com um multímetro True RMS, que de longe não é esse seu dai..

Se sua fonte tiver PFC ativo podes com aixílio de um resistor amostrador ter uma boa ideia da corrente da mesma e dai calcular a potência. Como fazer???

Tensão ACX seu multímetro mede, correto??? Ali na escala de 200 Volts AC..

Imagine que sua fonte peça algo como uns 3 Amperes na linha de entrada..

Coloque um resistor de 1 ohm x 10 Watts em série com a alimentação de entrada (muito cuidado para não tomar choque)