Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Nobreak APC 1200 VA ou outro melhor?


FlashWoman

Posts recomendados

Li o tópico do Faller (onda senoidal, etc) e pesquisei marcas disponíveis, poucas informações nas lojas para escolha adequada.

Uso há 6 anos um Microsol 0.7, mas para o PC que estou montando (com Seasonic 520) recomendaram um nobreak de 1200 VA. Configuração na assinatura.

Este da APC é adequado? Relato de problemas com os da SMS.

http://www.hardstore.com.br/index.php?view=detalhes.produto&c_produto=6804&cat=1

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu te indicaria pelo menos um de 1400VA para o dimensionamento correto. Mas tenha em mente que se o nobreak não for Online Senoidal de Dupla Conversão, não se deve deixar o PC ligado pois o mesmo estraga a fonte. Esses Short-Breaks que são mais baratos servem apenas para salvar um trabalho e desligar o PC.

Agora se você só quiser proteção recomendo usar apenas um filtro de linha de qualidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses Short-Breaks que são mais baratos servem apenas para salvar um trabalho e desligar o PC.

qualidade.

É exatamente para isso que preciso.

Onde moro há picos de luz, e com tempo instável é comum a falta. Uso o de 0.7 + módulo isolador (prédio sem aterramento) há mais de 6 anos, nunca queimou nada no PC (fonte Akasa 500 W Reais). Pode ser meio 'tabajara', mas não tenho o que reclamar, kkkkkk.

Pagar mais de 2 mil reais por um nobreak ultraprofissional (adequado para equipamento hospitalar e afins) vai um pouco além da medida.

Então um modelo residencial, de marca respeitável e na potência adequada tá valendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Veja ai as orientaçãoes da APC nesse sentido:

RecomendaodaAPCnodimensionamentodeUPSemfontescomPFCativo.jpg

Recomenda tomar a potência da fonte e dividir pela sua eficiência, independentemente de seu PC usar ou não de toda essa potência da fonte. Ainda, somar a demanda do monitor.

No seu caso, ( 520 Watts / 0,822 ) + 40 Watts = 674 Watts seria uma potência mínima, em Watts, para seu nobreak.

Se esse no-break vai ter um fp de 0,5 e isso está nas características dele, em VA's essa potência mínima teria de ser de 674/0,5 = 1.348 VA's, ou seha um no-break de 1.400 VA's ou 700 Watts ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veja ai as orientaçãoes da APC nesse sentido:

RecomendaodaAPCnodimensionamentodeUPSemfontescomPFCativo.jpg

Recomenda tomar a potência da fonte e dividir pela sua eficiência, independentemente de seu PC usar ou não de toda essa potência da fonte. Ainda, somar a demanda do monitor.

No seu caso, ( 520 Watts / 0,822 ) + 40 Watts = 674 Watts seria uma potência mínima, em Watts, para seu nobreak.

Se esse no-break vai ter um fp de 0,5 e isso está nas características dele, em VA's essa potência mínima teria de ser de 674/0,5 = 1.348 VA's, ou seha um no-break de 1.400 VA's ou 700 Watts ...

Mas faller, uso um nobreak APC ( BE600N-BR ) de 600VA há mais de ano alimentando uma fonte Thermaltake de 350W e sem problemas.

E parece que essa recomendação é para Smart-UPS (rede e servidor) e fontes com PFC ativo e não para Back-UPS ou os shortbreaks comuns.

http://www.apc.com/products/category.cfm?id=13

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Mas faller, uso um nobreak APC ( BE600N-BR ) de 600VA há mais de ano alimentando uma fonte Thermaltake de 350W e sem problemas.

E parece que essa recomendação é para Smart-UPS (rede e servidor) e fontes com PFC ativo e não para Back-UPS ou os shortbreaks comuns.

http://www.apc.com/products/category.cfm?id=13

.

Mas a fonte do demandante é uma Seasonic 520W com PFC ativo, certo???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu tenho um SURT1000XLi e depois que li essas recomendacoes desisti completamente de ligar o computador nele. Como fiz a besteira nao estão intencional de superdimensionar a fonte do computador, tenho dois computadores que demandam uma miséria e um UPS que nao pode aguentar um dos meus computadores.

O faller explicou uma vez que essas fontes superdimensionadas tem capacitores "fortes" na entrada, o que exige mais do nobreak para a fonte (do pc) funcionar, daí a recomendacao de nao sobredimensionar a fonte.

Cumpra a recomendacao e trabalhe tranquilo, porque é horrível você comprar um recurso caro e nao poder usar a contento. Hoje tenho um notebook ligado ao UPS apenas para controle e uma meia dúzia de equipamentos de rede conectados a ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saudações à todos.

Desculpe o comentário não muito centrado no assunto principal, mas, ali em cima, na sua assinatura,você disse que quer colocar uma GTX 680. Acontece, que a fonte mínima recomendada para usar uma GTX 680 é de 550 W. Seu processador também não é da categoria dos mais econômicos, consome 130 W (GPU 195W + CPU 130W = 325 W só esses dois componentes) então, sua fonte deveria subir para uns 750 W pelo menos.

(referência: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Tabela-Comparativa-dos-Chips-da-NVIDIA/519/2)

http://www.tecmundo.com.br/intel/16496-intel-core-i7-3960x-o-processador-mais-caro-que-o-dinheiro-pode-comprar.htm

Lamento informar, para seu PC novo, você vai precisar de uma fonte mais potente e consequentemente um nobreak melhor dimensionado.

Boa sorte,

Nomade_rj.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Saudações à todos.

Desculpe o comentário não muito centrado no assunto principal, mas, ali em cima, na sua assinatura,você disse que quer colocar uma GTX 680. Acontece, que a fonte mínima recomendada para usar uma GTX 680 é de 550 W. Seu processador também não é da categoria dos mais econômicos, então, sua fonte deveria subir para uns 750 W pelo menos.

(referência: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Tabela-Comparativa-dos-Chips-da-NVIDIA/519/2)

Lamento informar, para seu PC novo, você vai precisar de uma fonte mais potente e consequentemente um nobreak melhor dimensionado.

Boa sorte,

Nomade_rj.

Porque ele necessitaria uma fonte mais potente?

Leia este tópico e descubra porque os fabricantes recomendam mais potência do que o necessário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Bem, só vou complementar: GPU 195 W + CPU 130 W = 325 W. Se ele concordar que 195 W suportam todo o restante da máquina dele, trabalhando sempre próximo da potência nominal informada, eu não me oponho.

Saudações,

Nomade_rj.

195W é potência pacas ainda. Considere 10 W por HD, uns 40W para a placa-mãe e ainda sobra potência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saudações à todos.

Desculpe o comentário não muito centrado no assunto principal, mas, ali em cima, na sua assinatura,você disse que quer colocar uma GTX 680. Acontece, que a fonte mínima recomendada para usar uma GTX 680 é de 550 W. Seu processador também não é da categoria dos mais econômicos, consome 130 W (GPU 195W + CPU 130W = 325 W só esses dois componentes) então, sua fonte deveria subir para uns 750 W pelo menos.

(referência: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Tabela-Comparativa-dos-Chips-da-NVIDIA/519/2)

http://www.tecmundo.com.br/intel/16496-intel-core-i7-3960x-o-processador-mais-caro-que-o-dinheiro-pode-comprar.htm

Lamento informar, para seu PC novo, você vai precisar de uma fonte mais potente e consequentemente um nobreak melhor dimensionado.

Boa sorte,

Nomade_rj.

Se você sabe que a potência máxima de uma GTX680 é de 195w, você realmente acha que a fonte minima recomendada é de 550w? E que vai precisar somar ainda a potência do resto da configuração?

A configuração no total vai demandar coisa de 450w. A fonte ainda esta com uma folga de 70w. É verdade que a folga não esta totalmente adequada, mas ainda sim a fonte aguentara a configuração sem problema se não fizer over ou colocar algum outro componente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas faller, uso um nobreak APC ( BE600N-BR ) de 600VA há mais de ano alimentando uma fonte Thermaltake de 350W e sem problemas.

E parece que essa recomendação é para Smart-UPS (rede e servidor) e fontes com PFC ativo e não para Back-UPS ou os shortbreaks comuns.

http://www.apc.com/products/category.cfm?id=13

.

No seu caso a fonte não tem PFC ativo, o que lhe deixou livre de problemas mais imediatos. Quando ouvir alguém falar que usa o nobreak interativo e fonte com PFC ativo "sem nenhum problema", é justo porque hiperdimensionou o nobreak ou lhe aplicou carga muito pequena.

Evitei o máximo possível meter a colher no tópico para não entrar em discussões intermináveis, que são polêmicas até mesmo nos fóruns internacionais. Mas a regra de ouro é: Purchase a really expensive UPS, or purchase a low-cost non active PFC PSU. Isto quando a pessoa de fato necessitar de um nobreak. Na maioria dos casos a pessoa quer comprar um apenas por capricho ou acreditanto que é alternativa pra estabilizador.

Essa linha Smart é senoidal, mas não é online de dupla conversão. Você não precisa hiperdimensionar o nobreak se a fonte não tiver PFC ativo ou se o nobreak for um nobreak de verdade, ou seja, online de dupla conversão, mesmo que a fonte tenha PFC ativo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veja ai as orientaçãoes da APC nesse sentido:

Recomenda tomar a potência da fonte e dividir pela sua eficiência, independentemente de seu PC usar ou não de toda essa potência da fonte. Ainda, somar a demanda do monitor.

No seu caso, ( 520 Watts / 0,822 ) + 40 Watts = 674 Watts seria uma potência mínima, em Watts, para seu nobreak.

Se esse no-break vai ter um fp de 0,5 e isso está nas características dele, em VA's essa potência mínima teria de ser de 674/0,5 = 1.348 VA's, ou seha um no-break de 1.400 VA's ou 700 Watts ...

Muito obrigada pela atenção. Informações valiosas.

Os colegas do Clube do Hardware me orientaram na escolha da fonte. Informei não fazer SLI nem over (sei que para isso há necessidade de uma fonte mais potente). O que adquiri após foram módulos de memória (Corsair Vengeance 4x4, 1600 Mhz, 1.5V, 8-8-8-24), drive BluRay (LG 14X VH14NS40K) e monitor (Samsung T27B350 Led Full HD 27).

Minha área é programação e uso de sofwares gráficos, então preciso de alguns minutos para salvar o trabalho em execução. Considerando o abastecimento de energia onde moro um nobreak básico (shortbreak) é útil.

Buenas, em Porto Alegre, de 1400 VA, o que há disponível é da BMI, mais barato que o de 1200 da APC. Referências de qualidade?

http://www.hardstore.com.br/index.php?view=detalhes.produto&c_produto=9529&cat=1

Para 1400 VA da APC, ou superior (com preço elevado), apenas em lojas virtuais sem indicações de confiabilidade.

Sugestões???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Esse no-break da BMI, se as características declaradas ai estiverem corretas, tem um fp de 0,7. Desse modo ele pode oferecer uma potência de 1.400 VA x 0,7 = 1.050 Watts, de ótimo tamanho para o que necessitas. Não conheço o mesmo nem tenho referência alguma a respeito de sua qualidade..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigada faller.

Fui conhecer a hardstore pelo site da Corsair, ao buscar representantes autorizados no Brasil para os módulos de memória com latência 8. A loja fez o pedido e aguardei 3 meses para obter o produto. O monitor também foi por encomenda. Nota 1000.

Pelo visto APC e Microsol jogam no mesmo time, tenho boas referências. O que dificulta é encontrar o produto em lojas virtuais desconhecidas, mas vou pesquisar com cuidado.

Solicitei uma cotação inicial nesta revenda autorizada:

http://www.tradework.com.br/nobreak-apcmicrosol-stay-1400bi-770w-9300300209-bivolt-p-2561.html

Legal se algum colega puder recomendar loja virtual confiável para este produto.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obtive retorno da loja, o APC de 1400 VA foi cotado em R$ 583,58, valor aceitável.

Vou conferir se há possibilidade da hardstore obter este produto, facilita adquirir aqui em Porto Alegre.

A loja virtual Tradework trabalha com marcas de respeito, mas nunca é demais obter referências.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • mês depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...