Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sem aterramento e uma tomada


salsichawin

Posts recomendados

Boa noite,

Gostaria de algumas dicas para proteger meus eletronicos.

O primeiro ponto é que o predio (antigo) que moro não tem aterramento e isso me preocupa porque no passado ja tive problemas com o gabinete do PC vazando energia dando choque e tudo mais. As vezes ainda percebo isso, mesmo "tentando" deixar o gabinete o mais limpo e arrumado possivel, vira e mexe começa a da uns choques '-'

O segundo ponto é a falta de tomadas em meu quarto. Tenho uma tomada '-', UMA. kkkkkk

Eu moro no terreo e meu pai é zelador aqui, meu quarto não existia antigamente, então não tem projeto eletrico nenhum aqui, foi tudo puxado na base do rabixo '-' ahahauaui

E tenho para ligar:

- CPU

- MONITOR

- TV

- PS3

- ROTEADOR

- MODEM

- DECODIFICADOR DA TVA

- VENTILADOR

- CARREGADOR DE CELULAR

- CAIXAS DE SOM

No momento, esta assim:

- Uma tomada onde é ligada uma regua de 6 saidas

- Nessas 6 saidas, estão ligados: TV, decodificador tva, ROTEADOR, MODEM, Filtro de linha vagabundo, VENTILADOR E CARREGADOR DE CELULAR dividindo uma entrada com uma tomada T '-'

- No filtro de linha vagabundo de 4 saidas, ficam ligados: CPU, MONITOR, PS3 E CAIXAS DE SOM

Eu to vendo uma hora dessas essa brincadeira pegar fogo. O que sugerem? Tenho pesquisado algum filtro de linha decente para ligar o PC pois o que tenho aqui é um daqueles que nem marca tem, se alguem ja tiver um modelo em mente, não exite em dizer qual, ja estou dando uma olhada nos topicos por aqui caçando algo interessante =)

Tanta coisa puxando energia de uma unica tomada, tem muita chance de dar "caca" dessa forma?

Eu tava fuçando aqui e acho que esse problema de ter uma tomada só é meio inevitavel pois não tenho da onde puxar outra. A outra "parte" da casa ja ta bem sobrecarregada, se eu puxar mais uma pro meu quarto, vai derruba a eletropaulo toda haahhaah

Bom, é isso, desculpem por escrever tanto, aguardo retorno de alguem =D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A sensação de choque pode ser por causa justamente dessa falta de projeto elétrico, quem fez pode ter deixado o NEUTRO e o FASE invertidos.

E sobre tudo estar ligado em uma tomada, vai ser questão de quão boa a fiação é, você teria que saber qual é a corrente da mesma e a tensão das tomadas. E a soma da potência de todos os equipamentos ligados na tomada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O prédio onde moro não possui aterramento (fiação pedindo troca) e há frequentes picos de luz.

Tenho o PC, monitor, modem e caixas de som conectadas a um nobreak e este a um módulo isolador (que faz a tarefa de aterramento).

Desculpa, mas módulo isolador não substitui aterramento. Isso foi um mito, uma lavagem cerebral da falecida microsol para vender mais seus MIE como uma opção barata para o aterramento. Mas em hipótese alguma ele faz o trabalho de aterramento, e só serve para queimar qualquer eletrônico ligados a eles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpa, mas módulo isolador não substitui aterramento. Isso foi um mito, uma lavagem cerebral da falecida microsol para vender mais seus MIE como uma opção barata para o aterramento. Mas em hipótese alguma ele faz o trabalho de aterramento, e só serve para queimar qualquer eletrônico ligados a eles.

Simula o aterramento (o fabricante não engana quanto a isso), não substitui o método que vale para todo o sistema elétrico da casa, só protege elementos ligados a ele.

É melhor alguma proteção que nenhuma.

Em 6 anos de uso, nunca tive nenhum componente danificado do meu PC nem outros objetos conectados.

Aceito doaçõe$$$ para um aterramento adequado. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Simula o aterramento (o fabricante não engana quanto a isso), não substitui o método que vale para todo o sistema elétrico da casa, só protege elementos ligados a ele.

É melhor alguma proteção que nenhuma.

Em 6 anos de uso, nunca tive nenhum componente danificado do meu PC nem outros objetos conectados.

Aceito doaçõe$$$ para um aterramento adequado. :D

Desculpa ai, mas sim a Microsol fez uma lavagem cerebral dizendo que o MIE substitui aterramento. Se você jogar no Google: Microsol MIE substitui aterramento você vai ver um monte de produtos a venda com essa referência.

De qualquer forma não adianta usar MIE com a função de aterramento, se você não tem aterramento, somente se você gostar de saber que a fonte de qualquer equipamento ligado a ele estará trabalhando em dobro - o que faz com que o equipamento chegue ao fim da vida dele mais rápido - e ele estará gerando uma pequena quantidade a mais de energia para a conta da sua casa.

E não sei porque vocês se preocupam tanto com aterramento e colocam uma função mágica aos mesmos. O próprio Faller, que tem muitos anos (eu acho que 30 anos ou mais) na área da energia e provavelmente poderia ele mesmo instalar o aterramento, nem se preocupa em usar o mesmo para o PC.

Se seu PC dá choque comece verificando se o neutro e o fase estão na posição correta da tomada e também use a tomada direito - em caso da mesma ter os 3 pinos conecte com os 3 pinos nela não tente fazer uma gambiarra porque a tomada da parede só tem o espaço para 2 pinos.

E um bom filtro de linha já é proteção suficiente. Só recomendo usar um MIE, caso você tenha sabedoria o suficiente para saber desarmar o Estabilizador Interno e manter a função de Isolador - mas ainda assim não vai substituir o aterramento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É muito mais produtivo e acertado que as pessoas adotassem tomadas de 3 vias, mesmo sem ter aterramento, corretamente polarizar o fio fase nelas e adorar a seguir um bom filtro de linha do que essas promessas furadas de eliminação da necessidade de aterramento pelo uso de um MIE..

O que você ganha se adotar uma instalação decente, tomadas que casem com seus plugues etc???

- Sua istalação de áudio TV ou PC vai ter seus equipamentos equipotencializados, todos com suas carcaças interligadas pela fiação de alimentação e não pelos cabos de sinal...

- Sua instalação vai ter a garantia de ter a vcorreta polarização d o fio fase entrando em seus equipamentos..

Isso dai já garante uma melhor condição de não sentires aquela sensação de choique num gabinete ou evita a chispa, a diferença de potencial, na conexão de um equipamento com o outro..

MIE = estabilizador somado a um transformador de energia isolado, gastador, que aquece pacas we nem é recomendado para áudio..

É uma maneira de piorar o estabilizador...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membro VIP
faller, na sala: televisor, som, DVD player. Instalação antiga, dois pinos. O que fazer? Estava pensando em ligá-los a um filtro de linha, apenas.

Sempre que um equipamento tem plug de 2 vias é por que seu fabricante (convenhamos, quem mais entende do equipamento) avaliou que o mesmo não necessita de aterramento, por tanto use o mesmo sem nenhum problema..

Esses seus equipamentos citados tem o plug com 3 vias???

Mesmo que tenham e você não tendo aterramento, não tendo tomadas de 3 vias, fará parte dos milhões de brasileiros que tem seus equipamentos ligados sem aterramento. Se fosse proibitivo ligar um equipamento sem dispor de aterramento na tomada, milhares de PC's teriam de ser desligados, inclusive o meu...

Portanto menos noia e maior objetividade.. Instalação minimamente decente, sem gambiarras, tomadas decentes...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...