Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa Mãe Queimando


Posts recomendados

Em 2009 montei meu computador com a seguinte configuração:

Processador: AMD Phenom II X4 940 - 3.0GHz http://products.amd.com/pt-br/DesktopCPUDetail.aspx?

Placa Mãe: Gigabyte MA78GM-S2H http://br.gigabyte.com/products/product-page.aspx?pid=2758#ov

Memória: 4 x 2GB Corsair XMMS DDR2 800MHz http://www.corsair.com/pt/cm2x2048-6400c5.html

HD: Sata Seagate 500GB

CD/DVD: LG DVDRW

Placa de Vídeo Off Board: Geforce 8500 XFX (PCIExpress)

Fonte Real Seventeam ST-550P-AG (550Watts)

Gabinete WiseCase

Nobreak SMS Net4 1.4KVA

Após 2 meses de uso aproximadamente a placa-mãe apresentou problema, a máquina ligava, mas não saia da tela de boot com mensagem de erro, nem atualização de BIOS resolveu. Depois ficou ainda pior por que o PC passou a ligar, mas não aparecia nada na tela, nem emitia beeps. Então comprei uma nova placa mãe ASUS M478-EM (http://br.asus.com/Motherboards/AMD_AM2Plus/M4A78EM/), que durante a montagem ligava mas não fazia nada, nem beepava, enviei esta placa para RMA e a assistência técnica de onde comprei, informou que a placa estava queimada e realizaram a troca.

Quando a placa mãe chegou solicitei à loja onde comprei a fonte que fizesse a montagem para mim, para eu descartar qualquer erro de minha parte no processo de montagem, se o problema voltasse a acontecer, então a loja montou a placa mãe, o PC permaneceu com eles durante uma semana e informaram que não havia problema então retirei o PC.

Como eu estava com um pé atrás, solicitei a troca da fonte Seventeam que estava em garantia e me mandaram uma nova fonte Seventeam ST-550PWL. Enquanto aguardava a nova fonte chegar, testei as memórias em outros computadores, separadamente, uma por uma, e todas funcionaram corretamente, não apresentaram problema. Também testei o processador em outra máquina que inicializou normalmente. Comprei um novo gabinete também (um genérico onde me cortei várias vezes durante a montagem), suspeitando até que o gabinete que estava usando até então podia ter alguma culpa no cartório.

Quando a nova fonte chegou, a montei no computador no novo gabinete e esta funcionou durante 2 dias, quando então a fonte explodiu, após ouvir o estouro corri para ver e vi gostas de plástico pingando com fogo, desliguei o pc, chamei um eletricista para verificar a instalação elétrica que estava OK e realmente estava tudo bem.

Como estava desanimado com esta "super máquina", montei uma máquina bem barata com a seguinte configuração:

Processador: AMD Sempron 140 (2.71GHz)

Placa Mãe: MSI K9N6PGM2 http://br.msi.com/product/mb/K9N6PGM2-V2-FOR-EUP-.html#/?div=Detail

Memória: 2 x 2GB Corsair XMMS DDR2 800MHz (2 dos pentes que eu já estava usando)

HD: Sata Seagate 500GB (comprei um outro HD)

Não utilizei a placa de vídeo offboard (pois também estava desconfiando dela)

Fonte ("Real") Akasa 350Watts

Nobreak SMS Net4 1.4KVA

Gabinete WiseCase (aproveitei o primeiro gabinete)

Utilizei esta configuração por 2 anos aproximadamente e nunca houve problema algum. Hoje lembrei que a placa mãe ASUS M478-EM poderia estar funcionando, então instalei o Sempron, o HD, DVDRW, e a fonte Akasa que tenho usado há quase 2 anos no gabinete com a placa mãe ASUS e deixei o pc funcionado a tarde toda, mas por volta das 19:00hs o pc travou, então tentei reiniciar e aconteceu o mesmo que acontecia há 2 anos atrás, o PC ligava mas não bootava mais, nem emitia beeps.

Veja que a única mudança foi tirar de um gabinete WiseCase onde estava a placa MSI K9N6PGM2 para uma placa ASUS M478-EM no gabinete genérico, e o problema ocorreu novamente. As únicas peças que eram as mesmas no problema de 2 anos atrás, quando ocorreram as queimas de placa mãe, eram: memória, DVDRW, Nobreak. São diferentes de 2 anos atrás: o processador, a fonte, o HD e o gabinete.

Nem a tomada é a mesma, pois mudei de casa, e durante a reforma, toda a rede elétrica foi trocada.

Estou correndo risco desse PC com Sempron e placa MSI queimar, e vou ficar com 2 processadores, 8 GB de memória Corsair e 2 HDs sem uso. Não posso simplesmente comprar outra placa mãe de boa qualidade, porque irá queimar como ocorreu agora e há 2 anos atrás. Parece até que não posso usar placa mãe de boa qualidade que queima.

Por favor, vocês saberiam me dar informações, dicas que pudessem me ajudar a solucionar esse problema de uma vez por todas ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olhei hoje cedo na placa mãe para ver se havia algum sinal de queimado nos slots de memória, ou em algum outro local onde se pluga a fonte, mas não há nenhum sinal.

Por acaso costuma usar algum estabilizador, módulo isolador ou nobreak ?

Esses aparelhos podem dar muita dor de cabeça.

Acredito que o problema está no seu nobreak, ligue direto na tomada e teste para ver se funciona.

Olá Henrique - RJ e marcelogon,

Fiz o teste, mas continua a mesma coisa, a máquina liga, mas não há resposta alguma, nem beeps, a tela fica preta sem nenhuma informação.

Mas aí fica a pergunta, sendo o Nobreak a causa do problema, porque então neste exato momento estou usando este PC com a placa MSI, mesmo processador, mesmo 2 módulos de memória, mesmo HD, mesmo DVDRW, mesmo Nobreak, na mesma tomada, e esta placa mãe não queima como ocorreu com a ASUS e a Gigabyte?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olhei hoje cedo na placa mãe para ver se havia algum sinal de queimado nos slots de memória, ou em algum outro local onde se pluga a fonte, mas não há nenhum sinal.

Olá Henrique - RJ e marcelogon,

Fiz o teste, mas continua a mesma coisa, a máquina liga, mas não há resposta alguma, nem beeps, a tela fica preta sem nenhuma informação.

Mas aí fica a pergunta, sendo o Nobreak a causa do problema, porque então neste exato momento estou usando este PC com a placa MSI, mesmo processador, mesmo 2 módulos de memória, mesmo HD, mesmo DVDRW, mesmo Nobreak, na mesma tomada, e esta placa mãe não queima como ocorreu com a ASUS e a Gigabyte?

É que pode ser um defeito do nobreak que costuma ocorrer eventualmente ou então algum surto na corrente elétrica que ás vezes ocorra e que seu sistema sem uma boa filtragem deixar passar atingindo e danificando componentes sensíveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É que pode ser um defeito do nobreak que costuma ocorrer eventualmente ou então algum surto na corrente elétrica que ás vezes ocorra e que seu sistema sem uma boa filtragem deixar passar atingindo e danificando componentes sensíveis.

Olá Henrique,

Lembrei mais cedo que eu já tinha mandado esse Nobreak para manutenção na época em que a fonte da Seventeam tinha estourado, pois o eletricista já tinha visto que a tomada de onde eu morava estava OK, então mandei o nobreak para manutenção suspeitando dele também, e me informaram que havia apenas umas soldas frias, que autorizei a arrumar, mas não havia nenhum defeito, a saída de energia estava OK também.

Ah esqueci de citar, aqui em casa também há um outro computador utilizado pela minha irmã com um Nobreak SMS 700VA, porém é um Athlon 64, com placa ASUS e fonte genérica, funciona desde 2006 e nunca queimou nada nem na outra casa onde eu morava, e nem nesta aonde moro atualmente. Por isso descarto problemas com energia ou nobreak, porque acredito que problema na energia deveria causar a queima da placa mãe MSI também já q estou usando os mesmos componentes que estavam na placa mãe ASUS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veja bem, surtos na corrente elétrica podem causar defeitos em um PC e em outro não.

Sei de caso de alguém usando nobreak SMS que vivia com problemas em seu PC até trocar por um filtro de linha quando então voltou tudo ao normal.

Em outro caso, drives de DVD queimavam por causa do nobreak.

A coisa é bem aleatória, é uma dor de cabeça.

Mas uma fonte também pode causar problemas.

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veja bem, surtos na corrente elétrica podem causar defeitos em um PC e em outro não.

Sei de caso de alguém usando nobreak SMS que vivia com problemas em seu PC até trocar por um filtro de linha quando então voltou tudo ao normal.

Em outro caso, drives de DVD queimavam por causa do nobreak.

A coisa é bem aleatória, é uma dor de cabeça.

Mas uma fonte também pode causar problemas.

.

Entendo Henrique, mas desculpe minha teimosia, você falou PCs diferentes, mas no que ocorreu ontem, a única diferença era a placa mãe, todos os componentes eram os mesmo(memória, HD, DVDRW, processador, fonte), sendo problema no nobreak, o PC que uso agora também deveria ter queimado, no entanto funciona há 2 anos, e depois de ontem tirei as peças da placa mãe ASUS queimada, coloquei na MSI e está funcionando sem problemas. Isso que acho sinistro, pois não consigo isolar um componente que tenha sido a causa, a única coisa que suspeito é que a memória Corsair, pode queimar placa mãe de primeira linha... mas não tenho informação técnica ou alguma coisa que possa comprovar essa teoria....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não se esqueça que a fonte pode também acabar com um PC.

Em um dado momento ela solta um surto pra cima dos componentes do PC e já era.

Entendo, porém descarto a fonte porque já foram usadas 3 fontes diferentes, uma Seventeam ST-550P-AG (550Watts), quando queimou a segunda placa foi trocada por uma Seventeam ST-550PWL (550Watts) e ontem estava usando uma fonte Akasa 350Watts.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...