Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito do agitador de uma máquina de lavar roupas


Posts recomendados

As placas que usam reles, sao as que menos duram! Devido ao desgaste dos contatos dele.

o circuito que eu fiz usei rele, dois para n sobrecarregar os dois contatos e durarem mais, mas você pode usar Triac's...

De qualquer forma, n gastara dinheiro, pois você mesmo pode fazer a troca de rele caso queira usar eles, sao baratos!...

A fonte, caso seja mt baixo o consumo, talvez n precise de trafo, um circuito desse bem feito n queimara a toa!

Com certeza os componentes sao dimensionados nos limites! Pois o que manda no mundo e a grana!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

É bem essa placa ai que vive queimando na minha, ja comprei tres placas dessa ai no preço de 9 reais felizmente essa e a ultima vou fase uma placa dessa ai que vocês me postaram e testar pra ve se vai funcionar. se nao funcionar vou bota fogo nessa ***** dessa maquina e aeeuma uma wankee antiga que tenho aqui que ta com o motro queimado mas e o mesmo sistema que você mostrou acima ( no ferro bruto) ai quero ve queima.

Mais vlwww pessoal obrigado por tudo.

Amigo, sou novo no fórum e gostaria de saber se você fez este circuito e se funcionou. Poderia postar fotos do mesmo? Não tenho muita familiaridade com eletrônica e por isso gostaria de saber se alguém se dispõe a fazer este circuito para mim me passando o custo. Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo, sou novo no fórum e gostaria de saber se você fez este circuito e se funcionou. Poderia postar fotos do mesmo? Não tenho muita familiaridade com eletrônica e por isso gostaria de saber se alguém se dispõe a fazer este circuito para mim me passando o custo. Obrigado

Amigo Márcio, aqui nada tem CUSTO.

Compartilhamos conhecimento

O amigo @mroberto98 poderá responder em breve.

Seja bem vindo!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, sou novo no fórum e gostaria de saber se você fez este circuito e se funcionou. Poderia postar fotos do mesmo? Não tenho muita familiaridade com eletrônica e por isso gostaria de saber se alguém se dispõe a fazer este circuito para mim me passando o custo. Obrigado

 

 

ola Marcio se eu tivesse conseguido fazer o circuito compartilhava com voce mas como aqui na minha região e meio difícil conseguir os componentes eletronicos para fazer ainda nao consegui fazer não.

 

mas quando conseguir reunir todas as peças e contruir um circuito que funcione compartilho aqui ok.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...
  • 3 anos depois...

Boa noite pessoal, fiquei contente em ver que haviam mais pessoas com o mesmo intuito em resolver o problema da placa reversora da máquina de lavar. Ao fazer manutenção em uma máquina de lavar vi que havia o mesmo problema aqui. A placa possui uma fonte FAST, o circuito de controle é um oscilador astável com dois transistores SMD que acionam dois TRIAC's BT135 na saída. Concordo com todo o exposto nos comentários anteriores, porém, nos dias atuais (ano2020) todas as máquinas vem com circuito reversor e deduz-se que o problema destas placas é o fato delas não possuir o circuito snubber paralelo com os TRIA's para efetuar a proteção. É interessante ainda uso do TRIAC BT136 dependendo da potência da máquina. Inserir uma fonte regulada que suporte a corrente do circuito também é uma boa alternativa para aumentar a robustez. Estou a desenhar a placa de um circuito microcontrolado praticamente blindado a falhas para substituir a placa original. Assim que estiver pronto estarei postando o link do tutorial aqui. Abraço a todos!

WhatsApp Image 2019-12-27 at 23.18.28 (1).jpeg

WhatsApp Image 2019-12-27 at 23.18.28.jpeg

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membro VIP
Em 29/05/2013 às 22:20, mroberto98 disse:

mas você pode usar Triac's...

 

Eu já ia perguntar como... mas li todo o tópico, agora.

 

Em 27 de dezembro de 2019, o 

colega @Marcelo Oliveira Holanda trouxe luz à circuitaria que os demais estavam comunicando em parte por telepatia.

 

O tópico nascera em 2013! Porém, dada a sua atualidade e incompletude, depois da sobrevida que já recebeu, agora pretendo ressuscitá-lo completamente.

 

Vamos lá!

 

Em 29/05/2013 às 22:20, mroberto98 disse:

[quanto] a fonte, caso seja muito baixo o consumo, talvez [ela] não precise de trafo, [pois] um circuito desse, [se] bem feito, não queimará à toa!

 

Nos dias de hoje, a gente logo pensa em usar um carregador de celular; se puder ser apenas 5V, claro. 

 

Em 25/07/2016 às 22:46, claudiobor disse:

[placa de que "cp mundial" teria o mesmo sistema?]

 

só [um] detalhe: essa placa so dá meia volta, sendo que [a placa da] Wanke Tradicional dá uma volta

 

Como já vimos, nem é uma questão de "contar voltas"... pois o quê o circuito faz é acionar o motor por um intervalo de tempo num sentido de rotação, e depois, sem tê-lo parado, trocar o estímulo (acionamento), por outro intervalo de tempo, para o outro sentido de rotação; repetidamente.

 

O acionamento que sucede frena a ação do antecedente. Devido à inércia, temos picos acentuados de potência. Lembrando que há uma redução por correia; então a gerência do torque é análoga àquela de uma bicicleta em marcha lenta.

 

Em 25/05/2013 às 12:24, brunocparra disse:

[A máquina Wanke Maria] funciona com motor [AC] de duas fases; ou seja, ele não há engrenagens, o próprio motor faz o trabalho rotacional nos dois sentidos.

 

Não significa dizer que a lavadora seja para uma rede bifásica. Isso é esclarecido a seguir.

 

Em 25/05/2013 às 12:24, brunocparra disse:

Do motor saem três fios: 1 azul, 1 branco e 1 marrom.

 

O azul vai direto na rede elétrica. Se eu ligar o branco na fase da rede monofásica, o motor vai girar para direita. Se eu ligar o marrom, ele vai girar para a esquerda.

 

Essa foi a informacão essencial do tópico! Eu comecei a lê-lo "matutando" como raios eu iria inverter a rotação de um ventilador de mesa a partir do plugue de tomada 2 pinos...

 

Tanto o ventilador como a lavadora são equipados com motor de indução. Não sei ainda se há diferenças.

 

Classificacao-dos-motores-eletricos.jpg.ba0d5bc05a140cb295c3ee2ebb016f1a.jpg

 

Créditos: Mundo da Elétrica

 

Parece-me que o motor de uma máquina Wanke modelo "Tradicional" é um Weg de ¼ HP, ou seja, ~186 Watts.

 

Em 26/05/2013 às 10:52, Twodio disse:

Este trabalho é feito pelo relé que fica por baixo do painel de tempo,dreanagem etc.

 

Pois eu acho que aqui nós estamos falando de uma máquina diferente.

 

@mroberto98 , perdemos a imagem que você postara na mensagem #15@cesarlg , o seu circuito também não está em nenhuma mensagem do tópico. Mesmo que o @faller tenha feito críticas bem fundamentadas, gostaria de conhecê-lo, com uma motivação didática.

 

Em 29/05/2013 às 08:49, faller disse:

as melhores máquinas de lavar usavam uma caixa de reversão

 

Esse é o nome mesmo? Estou procurando desenho técnico disso, apresentação 3D ou coisa que o valha, e não estou achando. Nem a pau!

 

Em 29/05/2013 às 08:49, faller disse:

uso de um arranjo excêntrico ela mecanicamente executava a oscilação do tambor a partir da rotação do motor em um só sentido...

 

Não consigo imaginar. Tambor?! Mas e o agitador (central)?

 

Em 29/05/2013 às 08:49, faller disse:

Caixadeoscilacaodemaquinadelavarroupaantiga_zps778118c7.jpg.565a94e3458aebf746634946823a77f8.jpg

 

 

Dessa vez a foto não foi suficiente.

 

Em 29/05/2013 às 08:49, faller disse:

problemas de energia, de oscilação da tensão, de picos de demanda na rede AC em função da inversão

 

É curioso que não afete a qualidade da energia de uma fonte de alimentação ali tão perto...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Tanto o ventilador como a lavadora são equipados com motor de indução. Não sei ainda se há diferenças.

É, mas existem varias formas de construir um motor de indução.

Esse da máquina de lavar mencionada é semelhante aos usados em portões automáticos. Usam fio de mesma bitola em ambas as bobinas e elas são conectadas de maneira a terem os campos magnéticos opostos pra fazer a inversão apenas trocando um fio de lugar, visto que qualquer uma das bobinas pode se tornar um enrolamento principal.

 

Isso pode ser feito facilmente com dois triacs ou dois relés.

Em outros casos, como por exemplo o ventilador, onde não é necessário inverter a rotação. Usam fios de bitolas diferentes nas bobinas, dessa forma o motor fica mais barato. Porém a inversão é possível, mas se torna mais complicada, pois a bobina de fio mais grosso deverá ser sempre a principal.

 

Analisando o fluxograma ali em cima, o motor que estamos falando é do tipo: Corrente alternada, monofásico, assíncrono, gaiola de esquilo com capacitor permanente.

 

7 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Parece-me que o motor de uma máquina Wanke modelo "Tradicional" é um Weg de ¼ HP, ou seja, ~186 Watts.

Isso é o que ele entrega em seu eixo, na entrada a história é outra pois existem as perdas. Veja a placa de qualquer motor com potência de 1/4 de HP e verá que chega próximo de 400W.

 

7 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Esse é o nome mesmo? Estou procurando desenho técnico disso, apresentação 3D ou coisa que o valha, e não estou achando. Nem a pau!

Há quem chame de caixa de câmbio também, pois é semelhante. nas máquinas antigas (como a da foto) tem embreagem e um sistema de acoplamento de engrenagens bem semelhante aos usados em carros.

7 horas atrás, alexandre.mbm disse:

 

Não consigo imaginar. Tambor?! Mas e o agitador (central)?

Tambor é o que gira (centrífuga) agitador é o que fica nas meia voltas alternando o sentido de rotação.

 

7 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Dessa vez a foto não foi suficiente.

É simples: A engrenagem à direita gira em um só sentido através do pino que está ao lado (ali tinha uma polia, ela aparece solta na foto mais acima). A polia se acopla ao motor através de uma correia de borracha.

A peça comprida que está no meio é semelhante a uma biela, pois com a engrenagem girando ela faz um movimento de vai e vem. Ela puxa uma outra engrenagem e esta se acopla na engrenagem do eixo do agitador central (o eixo fica encaixado ali a esquerda, o furo onde se encaixa está coberto de óleo).

7 horas atrás, alexandre.mbm disse:

É curioso que não afete a qualidade da energia de uma fonte de alimentação ali tão perto...

Geralmente são fontes sem transformador ou com transformador comum do tipo linear, nunca vi fonte chaveada nessas máquinas.

Também existe um bom filtro na saída dos triacs que altera o sentido de rotação.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
54 minutos atrás, Renato.88 disse:

É simples: ...

 

Obrigado, @Renato.88 . Mas para mim não está sendo. Eu compreendi tudo o quê você escreveu, porém, não consegui "visualizar" o descrito.

 

54 minutos atrás, Renato.88 disse:

Também existe um bom filtro na saída dos triacs que altera o sentido de rotação.

 

O tópico jaz sem qualquer esquemático, infelizmente. Por hoje e amanhã, estou encerrando minha participação. Pretendo voltar a isso em breve.

 

54 minutos atrás, Renato.88 disse:

Tambor é o que gira (centrífuga). Agitador é o que fica nas meias voltas alternando o sentido de rotação.

 

Sim, eu sabia. Mas parece que @faller trocou "agitador" por "tambor". Na dúvida, resolvi provocar (perguntar).

 

PS.: usar relé não me interessa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, alexandre.mbm disse:

PS.: usar relé não me interessa.

Para o assunto do tópico realmente não interessa.

Eu mencionei os relés porque são usados em outras situações, como no exemplo do portão automático. 

4 horas atrás, alexandre.mbm disse:
4 horas atrás, Renato.88 disse:

 

 

Obrigado, @Renato.88 . Mas para mim não está sendo. Eu compreendi tudo o quê você escreveu, porém, não consegui "visualizar" o descrito.

Coloca nos 34 minutos do vídeo que o cara explica com as peças na mão:

 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 13/10/2021 às 19:41, Renato.88 disse:

 

Em 13/10/2021 às 11:54, alexandre.mbm disse:

Parece-me que o motor de uma máquina Wanke modelo "Tradicional" é um Weg de ¼ HP, ou seja, ~186 Watts.

 

Isso é o que ele entrega em seu eixo. Na entrada, a história é outra! Pois existem as perdas.

 

Veja a placa de qualquer motor com potência de 1/4 de HP, e verá que chega próximo de 400W.

 

Haja perda! Eu acredito ser essa mais uma questão de "folga" — no dimensionamento do projeto da plaquinha. 

 

@Renato.88, mas fico muito grato pelo seu alerta! Valeu mesmo...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...