Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Instalando o Folding@Home em linux. cliente 7.3.6 e posteriores


ilkyest

Posts recomendados

  • Membro VIP

Pessoal, boa noite.

A não pouco tempo, um colega me questionou o seguinte:

Até aí beleza, tenho o VMware workstation instalado aqui no PC, instalar o linux é sussegado. Agora instalar o folding no linux não sei como faz...e creio que outros também não o saibam, aí cairia bem um tuto com fotinhas e tal. ....mas agendemos isso.


Bom pessoal, a parte mais difícil ele sabia. :o, e apenas não sabia instalar o folding..... -_-

Então vamos lá.. já que

creio que outros também não o saibam, aí cairia bem um tuto com fotinhas e tal.


Vamos voltar ao início de tudo. O tópico anterior está meio velho....mas vou aproveitar algumas coisas da ideia dele.

Instalando em linux, o que é necessário saber? ======================

Onde está o folding, para baixar ?
a partir daqui.
https://fah.stanford.edu/file-releases/public/release/


1) Windows não é linux
2) Cada distro tem seu empacotamento.
3) quem entra no linux, por mera aventura, sem pelo menos ter "enjoado um pouco no windows" eu diria que... ou é muito sagaz, ou realmente não sabe se virar no sistema
3.1 - se for sagaz.... parabéns, mas que teu espírito de aventura seja bom, e que tu sejas "aventureiro" porque vais apanhar
3.2 - se não se vira direito no windows, seu lugar ainda não é no mundo linux porque tu vais apanhar, e sequer tem noção de windows ainda*

Eu digo isso porque no linux você deve pelo menos, saber o que é gerenciamento de pacotes e o que é kernel e pacotes de sistema. Tem arquivos no linux que basta dar um duplo clique, mas... se forem do pacote da tua distribuição. Então, entender o que é um pacote, e o gerenciamento de pacotes do linux, eu tenho por necessidade básica.
* não sou fan boy declarado do linux. São sistemas diferentes. Eu gosto do linux devido ao uso que ele dá no hardware. Tu tens controle pleno. Não é uma atualização de um internet explorer que faz mudar tudo até no windows media player. Por isso é diferente
 

No windows, você diz windows Seven, 8, XP, Vista, Millenium.

No linux, você diz distribuição. Um mesmo kernel, um mesmo pc, pode ter 15 distros diferentes. Esse é o jeito de ser do linux... se não gostou, ou não entendeu... mude seu jeito de pensar.... volte ao requisito um, e constate a diferença.


A exemplo, o ubuntu trabalha com pacotes debian, (.deb).... o fedora trabalha com red hat, pacotes .rpm, o mesmo para o mandriva, e o mageia. O debian, também é debian :P, .deb. O centOS é rpm.

4) O folding at home trabalha com 2 empacotamentos principais.
folding.th.png
Os pacotes RPM e os pacotes DEB.

Porque desses pacotes?
a) pergunte pra stanford
B) porque devem ser distros mais abundantes.
Aqui tem uma lista com algumas distros debian
Aqui tem distros baseadas no rpm

5) O folding é preparado para instalar os 3 pacotes normalmente.
No caso da imagem acima, o fahcontrol vai instalar e "tentar" se auto-executar no boot. O fahclient também, e o viewer por conseguinte. Quem não for instalado, o outro comando vai executar normalmente, e vai acusar erro ou ficar "aguardando". Portanto, se quiser apenas foldar, sem maiores contratempos, ou firulas o fahclient dará conta do recado
 

instalar o fahviewer e o control sem o client... o que eles vão monitorar ou mostrar? ^_^


Então, no caso das distros comumente populares, (por vezes as acima descritas, ou que os pacotes a elas se aplicam) o folding vai se configurar, se auto "instalar" e apenas dependerá de você para configurá-lo. No caso do ubuntu (.DEB) e do fedora (.RPM) ele se auto-instalará, fará o que for necessário para se auto-executar como serviço, e o script aguardará para você entrar com nome, passkey e outras configs.
vejamos.... no caso do .DEB também aplicável ao .RPM


Caro leitor. Algumas distribuições, as maiores em MB ao baixar, trazem muitas coisas. Distros voltadas ao rolling release (sempre atualizando-se) são mais enxutas, então a questão de dependências pode variar bastante. Deste momento em diante, inicialmente, disporei de um método de instalação que chamo "no osso" Porque? porque é muito complicado, com a gama de distribuições, ficar ensinando caso a caso, cada dependencia do folding... algo prontamente acolhido na sala linux ou em tópico próprio. Assim, inicialmente eu vou ensinar a instalar o folding no osso.

Instalando dessa maneira
1) NÃO HAVERÁ EXECUÇÃO IMEDIATA do folding na hora do boot
2) O FOLDING DEVERÁ ser executado manualmente
3) SÓ SERÁ INSTALADO O CLIENTE FOLDING
4) o fahviewer e o fahcontrol, aqueles que vem por padrão no windows, terei de ver como instalar "no osso". Precipuamente, não serão instalados. NO MODO OSSO, ainda não




Outrossim.... a instalação no osso não requer, e nem recomendo, que seja executada como root


 

EU OPTAREI POR ESSA MANEIRA precipuamente tendo em vista que o folding at home tem, em cada distribuição sua, uma biblioteca (uma espécie de DLL) que lhe é inerente, sem a qual não executa. Por vezes essa biblioteca requer-se apenas no boot, ou para executar como serviço o folding. Eu teria de baixar 2 ISOS de 1 Gb cada, para testar. Isso não é tão problemático, o problema é que, no caso do fedora, a biblioteca python-abi só está disponível após a atualização do fedora, e isso resulta em meros 2Gb para baixar. Então, "no osso" eu posso trabalhar com uma enorme gama de distribuições, e trabalhando por distro (no caso .DEB e .RPM) eu estou restrito aquelas que usam esses pacotes.

E lembrando, pessoal, que no windows não é, simplesmente, instalar o windows e começar a foldar. Requer-se driver de video, se foldar com gpu, requer o msxml, e não é muito diferente no linux. Algumas bibliotecas instalam meros 520kb, mas... as dependencias as quais elas estão sujeitas requerem o sistema atualizado, e aí mora o problema. Um fedora 17, recém instalado, requer meros 2Gb de atualização, e nesse momento, quero que "no osso" esteja praticável, atendendo àqueles que ainda não foldam porque o cliente preve RPM e DEB. Depois, num segundo momento, eu já posto para RPM e para DEB


Mas digo vos. No osso "é muito fácil"


Num segundo momento, eu postarei aqui um tuto para distros baseadas no RPM e no DEB. por enquanto, vamos no osso, e vocês verão que será bem fácil.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sua distro não está ali listada, ou ela não tem nenhum dos pacotes, ou deu problema na biblioteca, ou tu não conseguiu/não queres pelos jeitos da tua distro......

instalando no osso - PARTE 1 - A PARTIR DE PACOTES DEB ====================

Meu jeito preferido :D

Uma coisa muito bacana é que, geralmente, os linux (as várias distros) são capazes de descompactar alguns formatos de arquivo de outros. O arch, de padrão, já descompacta arquivos .DEB e .RPM.

No caso do folding, o pacote .RPM e o DEB contém, na verdade, scripts (uma espécie de autoexec.bat) que descompactará o arquivo .RPM/.DEB e instalará depois. No nosso caso, a instalação será no osso, ou seja, não conseguimos por algum motivo, instalar os pacotes no nosso linux.

se baixarmos o arquivo RPM, basta clicar com o direito em extrair. O mesmo para arquivos .DEB. No nosso caso, estamos com o fahclient, que já nos fará foldar. Uma vez que não conseguimos, por padrão, o fahcontrol e o fahviewer em nossa distribuição, o fahclient permitirá a nos fazer o folding. O resto, são perfumarias que, se eu conseguir, em breve poremos mais infos.

Não é necessário, nem recomendável, fazer os procedimentos abaixo como root

INICIANDO PELO PACOTE .DEB

1) Baixado o pacote .DEB vamos extraí-lo

foldingnoosso1.png no meu caso, eu não pus ainda em português meu idioma, então será a opção ali descrita. No caso de ser em português, será "extrair detectando pasta", ou parecido.

2) foldingnoosso2.pngDistribuições com o ambiente gráfico gnome, será "extrair aqui" ou "extract here"

foldingnoosso3.pnguma vez extraído, será criada a pasta

3) Agora vamos entrar na pasta.

temos duas variáveis.

Para pacotes .DEB, você terá 3 arquivos

  • control.tar.gz
  • data.tar.gz
  • debian-binary

nos interessa data.tar.gz.

foldingemdeb.th.pngVamos descompactá-lo, também, clicando com o direito em "extract here" não é extrair detectando pasta, é extrair aqui. Se usar extrair detectando pasta, serão criadas mais 3 pastas, desnecessariamente.

Serão criadas as pastas etc e usr

acesse a pasta "usr" e depois "bin"

Chegamos nos dois arquivos que nos interessam.

4) Copie, ou recorte eles, e cole numa pasta. preferentemente crie na pasta do usuário. Exemplo /home/teu usuário/folding..... porque vai facilitar o próximo passo

Pasta do folding criada. Agora vem o mais fácil

Entre no terminal (distribuições KDE é o konsole, distros Gnome é o terminal)

kdegnome.png

agora teremos de acessar a pasta onde pusemos os dois arquivos que falei. Se você criou uma pasta chamada "folding" é provavel que o comando

cd folding
deverá acessar a pasta

dê o comando "dir" dentro da pasta, você deverá ver nossos dois arquivos

  • FAHClient
  • FAHCoreWrapper

Viu eles? se sim, prossiga, se não, reveja que faltou algo

agora faça assim digite o seguinte comando

chmod +x FAHClient
dica. Digite chmod +x FAHCl e pressione TAB. O linux completará o restante para você :lol:

Feito isso, você agora disse ao comando FAHClient que ele poderá ser executado.

agora vamos configurar seu nome, sua passkey, e outros.

para isso digite

./FAHClient --configure
Exatamente como aqui, incluindo o ponto e a barra, que na linguagem linux quer dizer "entrar em configuração' configure exige dois hifens, então se o forum por um travessão ali, não é travessão.... ./FAHClient espaço hifenhifen (Sem espaço entre eles)configure

as perguntas começarão a ser feitas. entre com seu nome no folding, pressione enter, depois o time, que é o 148894.

se você não folda pelo CdH, deixe cinquentinha..... :lol::lol:

fahnoosso.pngPara sua passkey, você pode copiar e colar ela de algum e-mail, basta clicar com o direito que aparecerá o menu colar.

ao final da configuração, ele gerará um arquivo de configuração. Deixe o nome padrão

Enable SMP [true]: se tu foldares como SMP

Enable GPU [false]: linux não está, ainda, previsto foldar em GPU

Name of configuration file [config.xml]: deixe esse nome mesmo

Agora, você tem o arquivo de configuração, config.xml e os outros dois que já havia antes, ou seja:

  • config.xml
  • FAHClient
  • FAHCoreWrapper

a qualquer tempo, você pode editar o arquivo config.xml. faça um backup dele e pode por mais configs, como as que estão aqui

https://fah-web.stanford.edu/projects/FAHClient/wiki/ClientDifferencesV6ToV7

pronto. tudo configurado agora. Ponderando que você folde "do jeito que der" basta digitar

./FAHClient

a qualquer tempo, isso poderá ser parado com o pressionar uma vez das teclas CTRL+C.

o cliente informará você que "está saindo

C22:12:17:Caught signal SIGINT(2) on PID 5823

22:12:17:Exiting, please wait. . .

22:12:18:Clean exit

pressionando uma vez, o cliente fará o salvamento da WU até onde foi. Pressionando duas vezes, o cliente sai independentemente ou não de ter salvo o checkpoint. É bom cuidar

Aqui está o exemplo do meu config.xml

<config>

<!-- Folding Core -->

<checkpoint v='3'/>

<!-- Folding Slot Configuration -->

<gpu v='false'/>

<max-packet-size v='small'/>

<power v='full'/>

<!-- Network -->

<proxy v=':8080'/>

<!-- User Information -->

<passkey v='xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx'/>

<team v='148894'/>

<user v='foldingilkyest'/>

<!-- Folding Slots -->

<slot id='2' type='CPU'>

<cpus v='4'/>

</slot>

</config>

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não é necessário, nem recomendável, fazer os procedimentos abaixo como root

Instalando no osso
 

Método 2 - mais fácil - pacote RPM


Alguns roteiros serão ignorados nesse pacote.

1) crie uma pasta, e depois baixe o pacote rpm recorte e cole DENTRO desta pasta. Já explico por que

Diferentemente do pacote debian, que ao extrair, cria uma pasta folding-blablabla, esse pacote cria uma pasta usr e uma etc


então crie uma pasta, recorte e cole o arquivo baixado... após, extraia o arquivo RPM nesta pasta.

foldingnoosso1.pngPodes usar o extrair detectando pasta.

foldingnoosso2.png

foldingnoosso4.pngserão criadas duas pastas, etc e usr

2)
foldingnoosso5.pngacesse a pasta usr e depois bin

foldingnoosso6.pngnela você terá o que queremos.

3) prosseguindo
4) Copie, ou recorte eles, e cole numa pasta. preferentemente crie na pasta do usuário. Exemplo /home/teu usuário/folding..... porque vai facilitar o próximo passo

5)
Pasta do folding criada. Agora vem o mais fácil

6)
Entre no terminal (distribuições KDE é o konsole, distros Gnome é o terminal)
kdegnome.png

7)
agora teremos de acessar a pasta onde pusemos os dois arquivos que falei. Se você criou uma pasta chamada "folding" é provavel que o comando
cd folding
deverá acessar a pasta

8)
dê o comando "dir" dentro da pasta, você deverá ver nossos dois arquivos
  • FAHClient
  • FAHCoreWrapper

Viu eles? se sim, prossiga, se não, reveja que faltou algo

9)
agora faça assim digite o seguinte comando

chmod +x FAHClient


dica. Digite chmod +x FAHCl e pressione TAB. O linux completará o restante para você :lol:


10)
Feito isso, você agora disse ao comando FAHClient que ele poderá ser executado.

11)
agora vamos configurar seu nome, sua passkey, e outros.
para isso digite
./FAHClient --configure
Exatamente como aqui, incluindo o ponto e a barra, que na linguagem linux quer dizer "entrar em configuração' configure exige dois hifens, então se o forum por um travessão ali, não é travessão.... ./FAHClient espaço hifenhifen (Sem espaço entre eles)configure

as perguntas começarão a ser feitas. entre com seu nome no folding, pressione enter, depois o time, que é o 148894.

se você não folda pelo CdH, deixe cinquentinha..... :lol::lol:


fahnoosso.pngPara sua passkey, você pode copiar e colar ela de algum e-mail, basta clicar com o direito que aparecerá o menu colar.
ao final da configuração, ele gerará um arquivo de configuração. Deixe o nome padrão
Enable SMP [true]: se tu foldares como SMP
Enable GPU [false]: linux não está, ainda, previsto foldar em GPU
Name of configuration file [config.xml]: deixe esse nome mesmo


12)
Agora, você tem o arquivo de configuração, config.xml e os outros dois que já havia antes, ou seja:
  • config.xml
  • FAHClient
  • FAHCoreWrapper

a qualquer tempo, você pode editar o arquivo config.xml. faça um backup dele e pode por mais configs, como as que estão aqui
https://fah-web.stanford.edu/projects/FAHClient/wiki/ClientDifferencesV6ToV7


13)
pronto. tudo configurado agora. Ponderando que você folde "do jeito que der" basta digitar
./FAHClient


se quiser configurar mais, veja no item anterior as configs
https://fah-web.stanford.edu/projects/FAHClient/wiki/ClientDifferencesV6ToV7

para "aprimorar tua técnica


a qualquer tempo, isso poderá ser parado com o pressionar uma vez das teclas CTRL+C.
o cliente informará você que "está saindo
C22:12:17:Caught signal SIGINT(2) on PID 5823
22:12:17:Exiting, please wait. . .
22:12:18:Clean exit


pressionando uma vez, o cliente fará o salvamento da WU até onde foi. Pressionando duas vezes, o cliente sai independentemente ou não de ter salvo o checkpoint. É bom cuidar


Aqui está o exemplo do meu config.xml
<config>
<!-- Folding Core -->
<checkpoint v='3'/>
<!-- Folding Slot Configuration -->
<gpu v='false'/>
<max-packet-size v='small'/>
<power v='full'/>
<!-- Network -->
<proxy v=':8080'/>

<!-- User Information -->
<passkey v='xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx'/>
<team v='148894'/>
<user v='foldingilkyest'/>

<!-- Folding Slots -->
<slot id='2' type='CPU'>
<cpus v='4'/>
</slot>
</config>
  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

elembrando pessoal... no modo "no osso" não é necessário executar os procedimentos em modo super usuário (root)

 

Tampouco é recomendável


se qualquer dos procedimentos for executados como usuário root, as permissões desse arquivo serão trocadas, e não serão mais alteráveis pelo usuário padrão.

No modo distro deve ser usado o root quando da instalação, porque em linux (e windows também) não se instala aplicativos sem acesso "as entranhas do sistema" :lol:

No modo "no osso" nós não instalamos o folding, apenas executamos. Daí o motivo pelo qual ele não executa automaticamente como serviço, salvo se aplicarmos outras formas de fazer isso
Tampouco é recomendável

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Modo distribuição - Pacote debian, usando por base o Kubuntu

Kubuntu (ubuntu com modo gráfico KDE) sendo instalado. o que eu não faço para vocês hein?!?!

vamos lá... aqui temos os arquivos para o pacote debian. 32 e 64 bits. No meu caso, eu instalei o Kubuntu 64, e quero o máximo do meu processador, portanto, seria interessante 64bits.

foldingkubuntu.png
foldingkubuntu1.png

1) Baixamos os arquivos que queremos, no caso, os 3

2) Agora que estão baixados, vamos a eles. O Kubuntu, e algumas distros outras, em geral baixam os arquivos (do firefox) para a página downloads.



  • Eu vou trabalhar com o terminal. Para isso, posso ir em Aplicativos -> Sistema -> terminal.
  • Uma vez o terminal aberto eu digito
cd Downloads
(sim... Downloads, maiúsculo o "D" se não não dá certo. o linux trabalha com maiúsculos/minusculos também)

e ali, após um comando "dir", serão listados nossos arquivos

No meu caso, eu vou fazer diferente. O que eu faço? vou no Dolphin, clico na pasta Downloads e ali estão meus arquivos.
kubuntu1.th.png

Buenas..... mas... como eu vou fazer, se eu preciso do terminal? :wacko:

Eu gosto do KDE porque eu posso abrir um terminal em qualquer pasta. Então, eu estando na pasta Downloads, dou um F4
foldingkubuntu7.th.png Voilá....

3) Agora trabalharemos no terminal. Os 3 arquivos serão instalados com o comando dpkg -i. No caso, esse comando deve ser usado com privilégios de administrador.
O Ubuntu, e seus derivados (kubuntu, lubuntu, xubuntu) são feitos para não usar a conta root. Eles vem, por padrão, configurado como: o usuário de instalação é o usuário "super". portanto, neste caso do kubuntu e seus derivados, o comando a ser usado será "sudo" e o comando

vamos lá....
sudo dpkg -i fahclient_7.3.6_amd64.deb


* dica.... em comum o fahclient, o control, e o fahviewer tem o radical "fah". o client e o control tem o radical "fahc" então, deixe o linux trabalhar para você... digitesudo dpkg -i fahc(pressione tab) [B]e o linux completa para você[/B]

4) Como eu disse lá no "instalando no osso" o pacote DEB está preparado para descompactar e começar a configurar o cliente.
 
A seleccionar pacote anteriormente não seleccionado fahclient.(Lendo banco de dados ... 106923 ficheiros e directórios actualmente instalados.)Desempacotando fahclient (de fahclient_7.3.6_amd64.deb) ...Adding system user fahclient...doneConfigurando fahclient (7.3.6) ...debconf: falha ao inicializar frontend: Dialogdebconf: (Caso você seja iniciante no sistema Debian GNU/Linux escolhe 'crítica' agora e veja somente as questões mais importantes.)debconf: tentando com frontend: ReadlineConfigurando fahclient----------------------

agora começam as perguntas para configurar o cliente

Folding@Home User Name: ilkyest

 
0 for no team.Folding@[member=Home] Team Number: 148894

 

Passkey is optional.Folding@[member=Home] Passkey: Atenção... para receber bonus em clientes SMP o passkey é obrigatório

Aqui o cliente pergunta "com que força o folding trabalhará" Isso também pode ser alterado, depois, pelo config.xml e pelo fahcontrol

off - Folding is disabled.
idle_light - Run at a reduced level and only when the computer is idle.
idle - Only run when the computer has been idle for some time.
light - Recommended for laptops.
medium - Higher performance setting recommended for most desktops.
full - Contribute as much as possible.
1. off 2. idle_light 3. idle 4. light 5. medium 6. full

How much of your system resources should be used initially? 6


Should FAHClient be automatically started? No
Aqui o cliente pergunta se tu queres que o folding inicie automaticamente no boot. No meu caso, eu pus não, visto que eu quero iniciar ele automaticamente

Agora o cliente faz outras rotinas
update-rc.d: warning: FAHClient start runlevel arguments (none) do not match LSB Default-Start values (2 3 4 5)
update-rc.d: warning: FAHClient stop runlevel arguments (none) do not match LSB Default-Stop values (0 1 6)
System start/stop links for /etc/init.d/FAHClient do not exist.


The Folding@[member=Home] client is now installedYou can access the Web interface by going to:[url]http://folding.stanford.edu/client/[/url]in a browser on this computer.

Outras informaçoes, o cliente dizendo que o arquivo de configuração está no diretorio abaixo:
For information about configuring the Folding@Home client for
remote access please see the comments in:

/etc/fahclient/config.xml

de antemão já digo que o diretório só pode acessado como root, ou como sudo.

Processando gatilhos para ureadahead ...
ureadahead will be reprofiled on next reboot
tudo pronto....

O cliente pode ser iniciado de boa. Como? espere... já explico lá embaixo.

5) vamos agora instalar o fahcontrol

sudo dpkg -i fahcontrol_7.3.6-1_all.deb


A seleccionar pacote anteriormente não seleccionado fahcontrol.
(Lendo banco de dados ... 106935 ficheiros e directórios actualmente instalados.)
Desempacotando fahcontrol (de fahcontrol_7.3.6-1_all.deb) ...
dpkg: problemas com dependências impedem a configuração de fahcontrol:
fahcontrol depende de python-support (>= 0.90.0); porém:
Pacote python-support não está instalado.
fahcontrol depende de python-gnome2; porém:
Pacote python-gnome2 não está instalado.

dpkg: erro ao processar fahcontrol (--install):
problemas de dependência - deixando desconfigurado
Erros foram encontrados durante o processamento de:
fahcontrol


Opa.... opa... problema.... deixa ver, hunf.... dependências... tá... pulamos esse procedimento. Vamos pro viewer. Já já retomo

6)
sudo dpkg -i fahviewer_7.3.6_amd64.deb

A seleccionar pacote anteriormente não seleccionado fahviewer.
(Lendo banco de dados ... 106974 ficheiros e directórios actualmente instalados.)
Desempacotando fahviewer (de fahviewer_7.3.6_amd64.deb) ...
Configurando fahviewer (7.3.6) ...


7) Ok... client e viewer instalados, porém... se eu quiser o control? como faço?

Uma das virtudes do linux é te informar o que acontece.... vamos ver acima o que o dpkg nos informou?
dpkg: problemas com dependências impedem a configuração de fahcontrol:
fahcontrol depende de python-support (>= 0.90.0); porém:
Pacote python-support não está instalado.
fahcontrol depende de python-gnome2; porém:
Pacote python-gnome2 não está instalado.

dpkg: erro ao processar fahcontrol (--install):
problemas de dependência - deixando desconfigurado
Erros foram encontrados durante o processamento de:
fahcontrol
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Fedora 20  e possivel outras distros.
esqueletos-712x264.jpg

Baixe os pacotes de stanford, no caso, os tres pacotes....

 

Instale eles usando:

 

 

rpm -i --nodeps <nomedoarquivobaixado.x86-64>.rpm

ou

rpm -i --nodeps <nomedoarquivobaixado>.rpm

 

para o fahclient, fahcontrol e o fahviewer

  • logue-se como root

 

 

su -c 'rpm -i --nodeps fahcontrol-7.4.4-1.noarch.rpm'

 

 

 

su -c 'rpm -i --nodeps fahviewer-7.4.4-1.x86_64.rpm

 

 

 

Se, ao clicar no fahcontrol, ele não abrir, tente executar no terminal.

 

Se algo do gênero "python.abi" não encontrado, faça o seguinte:

 

 

 

cd /usr/lib

 você deverá estar como root. e você irá entrar em /usr/lib

 

este comando criará um atalho, um link simbólico para que python 2.7 aponte para o 2.6

 

 

sudo ln -s /usr/lib/python2.7 /usr/lib/python2.6

 

e agora vamos copiar a nova localização do python para o diretório "2."

 

 

sudo cp -R /usr/lib/python2.6/site-packages/fah /usr/lib/python2.7/site-packages/fah

 

se não resolver....

 

 

sudo cp -R /usr/lib/python2.6/site-packages/fah /usr/lib/python2./site-packages/fah
 
 
 
Para evitar sustos, execute os comandos:

 

sudo rpm -e --justdb fahcontrol

 

Para evitar que o yum detecte nova versão disponível do python a cada atualização

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Distros minimalistas. Uma historinha antes de começar

Pessoal, me empolguei bastante. A diskless folding está em nova versão, que vocês podem conferir aqui

http://www.linuxforge.net/docs/crunching/fah-vmware.php

versão 3.0, mas roda, ainda, o cliente V6

eu tentei rodar o v7, mas as benditas bibliotecas -_-(_( me impediram. Como eu não descobri em qual base o diskless é feito, não tem como instalar a biblioteca. Pode ser debian (apt-get), fedora (urpmi) arch (pacman) enfim... então, vou arrefecer os animos de alterar esta

porém... esperem. Eu não desisti da parada, e estudando distros minimalistas, que muito pouco vai rolar também eu descobri os "netinstall" da vida, que sempre soube existirem, mas nunca precisei deles. São instalações baseadas em rede, que realmente fazem o que preciso: baixar pouca coisa, o mínimo necessário, e que eu escolha o que quero

Todas as distros permitem instalar o mínimo, mas não vejo sentido você baixar 600mb, ou pior, 4Gb para instalar o mínimo, se você pode fazer o mesmo com o netinstall, certo? :-BEER
Isso me empolgou bastante mesmo. Então neste momento, estou brincando com algumas distros, e espero postar novidades.

Distros puramente minimalistas, todas que estudei, encontrei os problemas problemas:

1) são velhas, desatualizadas

2) os gerenciadores de pacotes quando existem, eu não sei operar. Não poderia fazer um tudo dizendo: ó até aqui eu sei

3) como vocês verão abaixo, e viram acima, são necessárias, por vezes, bibliotecas. O windows requer isso, embora baixe automaticamente, porque o linux deveria ser muito diferente? e sem um gerenciador de pacotes, e uma forma boa de fazer isso, também não posso usar.... até para instalar no osso devemos saber que tipo de pacote é..... então por isso que está "deste jeito aqui"

E não tem sentido eu ensinar, tambem, a operar uma puppy linux, que eu mesmo nunca usei, ou a DSL (damn small linux), quando o que eu quero é justamente tirar "esse paradigma" linux do pessoal. Eu não ganho nada de linux algum para querer dar medo pros outros..... por isso.... eis o jeito que achei "mais plausível"

Como distro mínima eu vou ponderar o seguinte:

  • distros com não mais de 300mb (*)
  • que não tragam modo gráfico
  • que tragam gerenciador de pacotes
  • que sejam baseadas em alguma distro
  • sejam atualizadas (**)
  • sejam relativamente fáceis de instalar
  • e num segundo momento, instruçoes para melhorias no kernel :D

(*) distinção devida para ISOs dual arch, como o arch linux

(**) não adianta muito um kernel antigo, como o 2.4 para novos processadores. Será tiro na água

===================================================================

Vamos lá.... distros minimalistas: Fedora 18.

Como começar......

1) baixe a netinst do fedora. disponível aqui:

http://fedoraproject.org/get-fedora-all

fedora i386

http://download.fedoraproject.org/pub/fedora/linux/releases/18/Fedora/i386/iso/Fedora-18-i386-netinst.iso

fedora x86_64

http://download.fedoraproject.org/pub/fedora/linux/releases/18/Fedora/x86_64/iso/Fedora-18-x86_64-netinst.iso

1.1) Uma vez baixado, escolha sua VM.

Eu optei, em linux, pelo oracle virtual box, para fazer esse tuto, depois mais eu vou testar em windows, com a vmplayer, para ver se há diferença de processamento entre uma e outra.

1.2) Crie, agora, um disco de 5Gb. O fedora 18 requer pelo menos 3. Como podemos ter susto no decorrer, e nada pior que ter de abandonar um projeto, ou ter de recomeçar por "não estar precavido" seto em 5Gb, e creio nao haver problema algum, visto que, aqui o que estou expondo é para foldar apenas.

2) abra, a ISO do netinstal com a sua VM. Aqui, virtualbox.

33857767.th.png Escolha "install fedora"

o kernel começará a rodar...... e após iniciará a GUI de instalação do fedora....

Coloque em português brasil e selecione a opção (set keyboard layout) que está em vermelho. aperte "next" ou "continuar"

65240527.th.png aqui está meio confuso, e não tinha como fazer melhor pessoal. Ia extrapolar o limite do fórum... vamos lá....

clicar em data e hora te leva para a seleção do fuso horário. basta clicar no Brasil, em são paulo (ou por ali) que aparecerá o fuso horário. Clique, após, em finalizado se esse for seu fuso.

Fonte de instalação e seleção de software estão em cinza claro. Como é uma distro "net install" ou seja, puxa da rede, ele tá buscando os repositórios. Note que o icone de rede está verde.... e se está verde..... significa que a rede tá bombando....

enquanto estiver em cinza... o botão continuar instalação está, também, inabilitado (em cinza). Enquanto tiver (!) o botão de iniciar instalação também não fica habilitado.

Destinação da instalação deixe como está.... se tiver um (!) nele, poste aqui no forum que ajudaremos, mas se você fez um disco de 5Gb, ele automaticamente deve ter setado tudo ok quanto a isso.

O primeiro icone a ficar disponível é o "fonte de instalação" ali não tem muito o que mudar. O fedora procurará algum mirror perto. Salvo se vocÊ usa proxy, não tem nada a fazer aqui.... para proxy, poste aqui e tentaremos ajudar.... não será coberto nesse tuto

Agora esperamos um pouco, ficará disponível o "seleção de software"... clique nele e selecione instalação mínima. note que, abaixo, a esquerda, mostra a tela final, para o nosso folding.

clique em "iniciar a instalação"

48419521.th.png a instalação começa. aparecerá um (!) clique ali e crie uma senha de root.

após criar a senha de root, clique em finalizado. Aguarde a instalação terminar, e quando terminar clique em reiniciar.

97819054.th.png agora... o fedora dará início.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Distros minimalistas - fedora 18 instalado (netinstall), instalando o folding

Você já instalou tudo... e se tudo deu certo, você estará a frente de uma tela que diz

login:

digite root e logo após, em password, digite aquela senha de root.

não é aconselhavel, e nem permitido em algumas distros, incluindo o fedora, logar como root no modo gráfico, devido à segurança. No caso aqui, não iremos usar modo gráfico algum, então logar como root tem uma certa segurança. Os procedimentos posteriores terão de ser feitos como root, também, e portanto, não fiz menção a criar um usuário padrão

caso seja interessante a você leitor, poste aqui, e te passo orientação. é muito fácil criar usuário no linux.

após logar, façamos o seguinte:

1)

digite yum install wget tar nano

54827320.pngo sistema irá instalar o "wget", uma espécie de gerenciador de download em linha de comando, e o tar, que irá descompactar nosso arquivo que iremos baixar, e o nano que é editor em linha de comando. Veremos no item 5

2) bom, se tentarmos executar o arquivo, teremos um problema de biblioteca no fedora

nao-me-diga.jpg nesse é fácil de contornar.

o que acontece: o folding usa o libbz2.so.1.0 e o fedora tem o libbz2.so.1.0.6. Vamos chamar um poder supremo aqui.....o poder do saravá

macumba.jpgê ê ê, cof cof cof, fala mizifí... me chamô?

vamos "enganar o folding.

para distribuições linux i386, digite o seguinte:

cd /usr/lib (pressione enter)

você estará dentro do diretório /usr/lib

agora digite:

ln -s libbz2.so.1.0.6 libbz2.so.1.0 (tem espaço entre eles)
você pode digitar ln -s libbz e pressionar tab, o linux completa para você, e digitar libbz2.so.1.0.

exemplo:

ln -s libbz(tab) libbz2.so.1.0

fedora1832.png

para distros 64 bits, o diretório será /usr/lib64, os demais comandos são os mesmos, qual seja:

ln -s libbz2.so.1.0.6 libbz2.so.1.0 (tem espaço entre eles)
você pode digitar ln -s libbz e pressionar tab, o linux completa para você, e digitar libbz2.so.1.0.

exemplo:

ln -s libbz(tab) libbz2.so.1.0

pronto... agora sempre que "alguém" querer o libbz2.so.1.0, o linux direcionará para o 1.0.6

agora, vamos voltar para o diretório raiz. O usuário é o root, então, o diretório será root.

cd /root
tem espaço entre (cd) e (/root)

[root@localhost ~]#

3) Baixamos, agora, o arquivo tar que contém nosso folding.

Começará, o wget, a baixar o arquivo

61649380.png

Quando baixar, digite o comando:

tar -xvf fold-linux.tar

33352582.png arquivo descompactado, com os diretórios 32 bit e 64 bits.

Por uma questão de erro, problemus on user's pecis na frentis do pczis, o 32 bit está com espaço, e o 64 com hifen. No linux, espaço vira contra-barra (\).

agora digite fold-li e pressione tab, o linux completará, ficando

cd fold-linux

agora:

  • se tua distro for 32 bit, digite
    cd 32(pressione tab)
  • se for 64 bits
    cd 64 (tab)

no exemplo, estamos em 64 bits

93292456.png

4) pronto... agora vamos começar os trabalhos

digite

./FAHClient --configure

ou, jeito preguiçoso

./FAHCl(pressione tab) e ponha o --configure

63497817.png as perguntas serão feitas, e ao final, será criado o arquivo config.xml.

uma vez que tudo acabou.... digite

./FAHClient

O folding começará.....

5) para editar manualmente o config.xml temos que usar o editor nano "nano"

nano config.xml

nesse editor, as teclas de atalho são acessadas pela tecla control. Control + O grava o que tu alterou (no editor tem-se ^O)

pronto... seja feliz com o folding, e com uma distro mínima, para foldar

DICA

toda vez que tu iniciares a VM, terá de logar como root (root e senha no login) entrar no diretório do folding (cd fold-linux) e depois no diretório da arquitetura (cd 32/64bit) e digitar ./FAHClient

Você pode usar o nano e criar um executável para isso. Basta logar como root, e depois executar ele.

faça assim: no diretório /root (digite cd /root) digite o comando:

nano iniciar.sh (iniciar é exemplo, pode ser qualquer nome com extensão sh)

abrirá o editor nano.

ali, digite os comandos que normalmente você executaria, exemplo

cd fold-linux

cd 64-bit

./FAHClient

77916928.png

Caso tu uses argumentos especiais, ponha ali também. Eu tenho, por exemplo, assim

cd /home/ilkyest/folding

./FAHClient --smp --cpus 4 --client-type=advanced

digite ctrl+O para salvar e CTRL +X para sair

pronto... agora, após logar como root, basta digitar

bash iniciar.sh

o resto é automático

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Arch linux

Não será objeto desta parte do tópico explicações de como instalar o arch linux.

Existe uma wiki muito bem documentada, que só perde para o handbook do gentoo, em detalhes. Consulte-a aqui

https://wiki.archlinux.org/index.php/Beginners%27_Guide_%28Portugu%C3%AAs%29

Se você seguir a wiki do arch, instalará um sistema básico, mas completo, claro, sem ambiente gráfico.

Ambiente gráfico é abordado também nessa wiki, bem como driveres proprietários e opensource enfim

mas com um pouco de "aprendizado" dá até pra baixar os pacotes do aur (sabendo onde estão) e fazer teu kernel personalizado e melhorar o folding...

mas isso é pra outro tópico

O f@h está disponível no AUR.

https://aur.archlinux.org/packages/foldingathome/

da linha de comando, basta digitar

será baixado o foldingathome.tar.gz para o diretório onde foi digitado o comando wget

após.... execute o comando:

tar -zxf foldingathome.tar.gz

acesse o diretório

cd foldingathome

agora como usuário simples (recomendável) execute o comando

makepkg
==> Criando o pacote: foldingathome 7.3.6-1 (Ter Jul 2 17:49:48 BRT 2013)

==> ATENÇÃO: O uso de PKGBUILD sem uma função package() está obsoleto.

==> Verificando as dependências de tempo de execução...

==> Verificando as dependências de tempo de compilação...

==> Obtendo fontes...

-> Baixando fahclient_7.3.6-64bit-release.tar.bz2...

% Total % Received % Xferd Average Speed Time Time Time Current

Dload Upload Total Spent Left Speed

100 4028k 100 4028k 0 0 255k 0 0:00:15 0:00:15 --:--:-- 538k

-> Encontrado foldingathome.service

==> Validando arquivos fonte com md5sums...

fahclient_7.3.6-64bit-release.tar.bz2 ... Passou

foldingathome.service ... Passou

==> Extraindo fontes...

-> Extraindo fahclient_7.3.6-64bit-release.tar.bz2 com bsdtar

==> Entrando no ambiente fakeroot...

==> Iniciando build()...

==> Organizando a instalação...

-> Expurgando arquivos indesejados...

-> Comprimindo páginas de man e info...

-> Removendo símbolos desnecessários dos executáveis e bibliotecas...

==> Criando pacote "foldingathome"...

-> Gerando arquivo .PKGINFO...

-> Adicionando o arquivo install...

-> Gerando arquivo .MTREE ...

-> Compactando pacote...

feito isso... teremos alguns arquivos e diretórios, a saber

  • fahclient_7.3.6-64bit-release.tar.bz2
  • foldingathome-7.3.6-1-x86_64.pkg.tar.xz
  • foldingathome.install foldingathome.service
  • pkg
  • PKGBUILD
  • src

quem nos interessa é o foldingathome-7.3.6-1-x86_64.pkg.tar.xz

A partir deste ponto, tudo será feito em modo root

logue-se como root

su

senha

e digite

pacman -U folding<pressione tab>-<pressione tab)
(isso mesmo, digite folding e pressione tab, e o linux vai completar até o home, daí pressione hifen e tab, ele completa o resto. Se quiser digitar tudo, beleza também :huh::lol:)
# pacman -U foldingathome-7.3.6-1-x86_64.pkg.tar.xz
carregando pacotes...

resolvendo dependências... :eek::eek:

procurando por conflitos inter-relacionados...

Pacotes (1): foldingathome-7.3.6-1

Tamanho total instalado: 9,32 MiB

agora rode o comando

/opt/fah/FAHClient --configure

será feita a configuração do cliente, pedido de passkey, nr. do time

148894 é do CdH

e o cliente estará pronto para execução

agora para finalizar.... se quiser que o cliente seja executado automaticamente no boot, digite

# systemctl enable foldingathome

se você quer executar o cliente manualmente, digite

# systemctl start foldingathome

caso você execute automaticamente no boot o cliente, poderás ver o status dele (como usuário padrão mesmo, sem ser root) com o comando:

$ systemctl status foldingathome
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Instalei a versão 7.3.6, com o pacote RPM, no Gentoo, e estou foldando com a placa de vídeo. Está rodando o core17, projeto 8900. No Windows tinha TPF de 5:32 e no Linux está fazendo TPF de 5:01 a 5:08, rendimento bem superior.

Qual VGA que você tá usando no Linux? Não é a GTX certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

linux-ha36:/home/jorno/Folding # ./FAHClient
17:14:42:************************* Folding@home Client *************************
17:14:42: Website: http://folding.stanford.edu/
17:14:42: Copyright: (c) 2009-2013 Stanford University
17:14:42: Author: Joseph Coffland <[email protected]>
17:14:42: Args:
17:14:42: Config: /home/jorno/Folding/config.xml
17:14:42:******************************** Build ********************************
17:14:42: Version: 7.3.6
17:14:42: Date: Feb 18 2013
17:14:42: Time: 07:24:09
17:14:42: SVN Rev: 3923
17:14:42: Branch: fah/trunk/client
17:14:42: Compiler: GNU 4.1.2 20080704 (Red Hat 4.1.2-46)
17:14:42: Options: -std=gnu++98 -O3 -funroll-loops -mfpmath=sse -ffast-math
17:14:42: -fno-unsafe-math-optimizations -msse2
17:14:42: Platform: linux2 2.6.18-164.11.1.el5
17:14:42: Bits: 64
17:14:42: Mode: Release
17:14:42:******************************* System ********************************
17:14:42: CPU: AMD Phenom(tm) II X4 955 Processor
17:14:42: CPU ID: AuthenticAMD Family 16 Model 4 Stepping 3
17:14:42: CPUs: 4
17:14:42: Memory: 3.87GiB
17:14:42:Free Memory: 1.91GiB
17:14:42: Threads: POSIX_THREADS
17:14:42:Has Battery: false
17:14:42: On Battery: false
17:14:42: UTC offset: -3
17:14:42: PID: 6011
17:14:42: CWD: /home/jorno/Folding
17:14:42: OS: Linux 3.7.10-1.16-desktop x86_64
17:14:42: OS Arch: AMD64
17:14:42: GPUs: 1
17:14:42: GPU 0: NVIDIA:1 G92 [GeForce 9800 GTX]
17:14:42: CUDA: 1.1
17:14:42:CUDA Driver: 5050
17:14:42:***********************************************************************
17:14:42:<config>
17:14:42: <!-- User Information -->
17:14:42: <passkey v='********************************'/>
17:14:42: <team v='148894'/>
17:14:42: <user v='jorno1994'/>
17:14:42:
17:14:42: <!-- Folding Slots -->
17:14:42:</config>
17:14:42:Trying to access database...
17:14:43:Successfully acquired database lock
17:14:43:FS00:Set client configured
17:14:43:Enabled folding slot 00: READY cpu:3
17:14:43:WU00:FS00:Connecting to assign3.stanford.edu:8080
17:14:44:WU00:FS00:Connecting to assign3.stanford.edu:8080
17:14:45:WU00:FS00:News: Welcome to Folding@Home
17:14:45:WU00:FS00:Assigned to work server 155.247.166.219
17:14:45:WU00:FS00:Requesting new work unit for slot 00: READY cpu:3 from 155.247.166.219
17:14:45:WU00:FS00:Connecting to 155.247.166.219:8080
[COLOR="red"][B]17:14:46:ERROR:WU00:FS00:Exception: Server did not assign work unit[/B][/COLOR]
17:14:46:WU00:FS00:Connecting to assign3.stanford.edu:8080
17:14:47:WU00:FS00:News: Welcome to Folding@Home
17:14:47:WU00:FS00:Assigned to work server 155.247.166.219
17:14:47:WU00:FS00:Requesting new work unit for slot 00: READY cpu:3 from 155.247.166.219
17:14:47:WU00:FS00:Connecting to 155.247.166.219:8080
[COLOR="Red"][B]17:14:47:ERROR:WU00:FS00:Exception: Server did not assign work unit[/B][/COLOR]

Me salva ilkyest :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

tu não tem slots meu caro...... tu não configurou slots para foldar... só isso

veja... pra você está assim

17:14:42: <!-- Folding Slots -->

17:14:42:</config>

vamos lá.....

edita o config.xml e ponha assim:

<!-- Folding Slots -->

<slot id='1' type='CPU'>

<cpus v='4'/>

</slot>

qual foi a distro que tu escolheu?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tu não tem slots meu caro...... tu não configurou slots para foldar... só isso

veja... pra você está assim

17:14:42: <!-- Folding Slots -->

17:14:42:</config>

vamos lá.....

edita o config.xml e ponha assim:

<!-- Folding Slots -->

<slot id='1' type='CPU'>

<cpus v='4'/>

</slot>

qual foi a distro que tu escolheu?

Tentei editar o config.xml com o notepad e deu erro de acesso negado ao tentar salvar as alterações :(

Estou usando openSuse 64bits

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...