Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

A verdade sobre ventoinhas com rolamento de fluido dinâmico


Posts recomendados

  • Administrador

Tópico para a discussão do seguinte conteúdo publicado no Clube do Hardware:


A verdade sobre ventoinhas com rolamento de fluido dinâmico


"Nós desmontamos treze ventoinhas com rolamento de fluido dinâmico para melhor compreender qual é o tipo de projeto de rolamento realmente utilizado. Você ficará surpreso ao saber que os fabricantes usam um mesmo nome para coisas diferentes. Confira."


Comentários são bem-vindos.


Atenciosamente,
Equipe Clube do Hardware
https://www.clubedohardware.com.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma possível explicação para o funcionamento dos rolamentos com poucas ranhuras e que aparentemente não recirculam o óleo estaria no uso de mancal com bucha sinterizada.

Para fazer uma bucha por sinterização, se usa metal granulado (pó grosso de metal) que por um processo onde é aplicada alta pressão, vibração e uma temperatura intermediária, formando uma liga metálica porosa (tipicamente apresentando 15 a 30% de porosidade). Os poros são pequenos e só podem ser vistos em microscópios.

Como o metal é poroso, ele é preenchido com óleo (impregnação por vácuo) e então há um reservatório de óleo dentro do metal!

A função da ranhura seria a de juntar e pressionar o óleo, que fluiria por dentro do próprio material e recircularia para lubrificar a bucha. Ou seja, em vez das ranhuras em V patenteadas, nesse caso é usado um material poroso para circular o óleo por pressão e capilaridade.

Creio que o termo "sintético" usado pela YS Tech é derivado do termo sinterização.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
Faltou citar quais fans utilizam o "legítimo" rolamento de fluído dinâmico.

Isso está na tabela presente na página um; são as ventoinhas marcadas como "Projeto Matsushita".

Uma possível explicação para o funcionamento dos rolamentos com poucas ranhuras e que aparentemente não recirculam o óleo estaria no uso de mancal com bucha sinterizada. (...)

Obrigadíssimo pelas explicações!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sei que não é certo sair pedindo, mas vocês poderiam fazer um desses por dentro raiz de outras pontos da informática. Como por exemplo qual melhor posicionamento das ventoinhas e quais benefício de cooler heatpipe vs watercooler. A minha máquina por exemplo é uma decepção para resfriamento. Todos os cooler, HD 7950 e I7 2700K são stocks. Nenhum desses chips é famoso por serem "frios". Como eu queria ter comprado coolers melhores...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
  • 7 anos depois...
  • 2 anos depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...