Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Converter Partição GPT para MBR sem perder as demais partições


Ir à solução Resolvido por William Daniel,

Posts recomendados

Pessoal,

pelo que já vi aqui, esse assunto é batido, mas talvez meu caso tenha uma particularidade que antes de finalmente converter de GPT para MBR, gostaria de ouvir a opinião de pessoas mais experientes.

Bem, fui instalar o windows 7 no lugar do Windows 8 no Dell Inpiron 14R 5421 da minha esposa. Quando chegou na instalação me deparei com a msg que todas já conhecem sobre a GPT.

Já sei como converter, mas pelo que vi, todas as outroas partições de recovey, etc serão perdidas, mas não queria isso. Pois caso dê problema, etc, gostaria de voltar para o Windows 8, ou simplesmente pra ter um OS original de alguma forma. Portanto, primeira pergunta: é possível converter uma partição de GPT para MBR sem perder os dados das outras partições?

Li sobre o sistema UEFI e em um dos posts teve a frese de um cara que a depender da mídia onde a instalação do windows 7 está, se ela suportar esse sistema, dá pra instalar o windows 7 mesmo sendo em GPT. Segunda pergunta: Isso procede? Neste momento, estou criando um pendrive bootável para fazer o teste.

De todo jieto vou por o resultado aqui, mas gostaria da opinião de vocês, inclusive se devo realmente ficar arrependido de ter pedido minha partição recovery do windows 8 e consequentemente, o WIndows 8.

Ah, esqueci de dizer. Já formatei a partição onde estava o windows, estão qualquer solução deve levar em consideração esse fato. Estou até disposto a instalar o Windows 8 de novo.

Tentei usar o programa GDISK que achei por aí. Instalaei ele, pois vi lá que ele pergunta se quer mudar todas as partições, mas também nem sei se iria funcionar. Usei ele,mas quando ele vai converter dizendo que precisa de um subsistema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
  • Solução

Cara, tive o mesmo problema que você e resolvi usando o gdisk Mini Linux do Hiren's Boot...
Pra fazer atráves do Mini Linux do Hiren's Boot é o seguinte:

  1. Clique em "Aplicativos". Selecione "Acessórios" e, em seguida, clique em "Terminal". Digite "sudo fdisk -l" (sem aspas).

  2. Pressione "Enter" para verificar dispositivos de disco conectados ao computador. O dispositivo próximo a um asterisco é o que realiza a reinicialização. Anote o nome do arquivo (por exemplo, /dev/sda) atribuído ao disco.
  3.  Digite "sudo gdisk" no Terminal e, em seguida, pressione "Enter" para executar o gdisk como superusuário. Digite o nome atribuído ao dispositivo de reinicialização e pressione "Enter" novamente.
  4. Pressione "r" seguido de "Enter" para alterar as opções de recuperação e transformações. Pressione "g" e, em seguida, "Enter" para selecionar a opção de conversão de GPT em MBR na plataforma Linux.

  5. Pressione "w" e, em seguida, "Enter" para converter GPT em MBR nas partições primárias. Pressione "y" seguido de "Enter" para finalizar.

    Depois é só sair de tudo e fazer a formatação normal..

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não precisa converter para MBR, é possível preparar um Pendrive bootável de instalação do Windows 7 x64 (tem que ser x64) com o programa Rufus, veja este tutorial, é a segunda opção (Preparar USB bootável no Formato GPT para placas mães no UEFI ou CSM:):

http://postsinfo.blogspot.com.br/2016/02/criar-usb-bootavel-com-o-rufus.html

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

Agradeço pela ajuda, estava com esse problema. A partição estava no formato GPT e nao estava dando de formatar o notebook.

Após ler sobre esse programa rufus, conseguir colocar meu pendrive pra formatar o sistema nesse tipo de formato GPT. Tentei com windows 10, mas como era de 32bit não deu certo. Quando tentei com o windows 7 de 64bit pegou legal. Assim conseguir salvar os arquivos que queria do disco D. E agora formatarei novamente colocando o windows 10.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...
Em 18/03/2016 às 04:03, William Daniel disse:

Cara, tive o mesmo problema que você e resolvi usando o gdisk Mini Linux do Hiren's Boot...
Pra fazer atráves do Mini Linux do Hiren's Boot é o seguinte:

  1. Clique em "Aplicativos". Selecione "Acessórios" e, em seguida, clique em "Terminal". Digite "sudo fdisk -l" (sem aspas).

  2. Pressione "Enter" para verificar dispositivos de disco conectados ao computador. O dispositivo próximo a um asterisco é o que realiza a reinicialização. Anote o nome do arquivo (por exemplo, /dev/sda) atribuído ao disco.
  3.  Digite "sudo gdisk" no Terminal e, em seguida, pressione "Enter" para executar o gdisk como superusuário. Digite o nome atribuído ao dispositivo de reinicialização e pressione "Enter" novamente.
  4. Pressione "r" seguido de "Enter" para alterar as opções de recuperação e transformações. Pressione "g" e, em seguida, "Enter" para selecionar a opção de conversão de GPT em MBR na plataforma Linux.

  5. Pressione "w" e, em seguida, "Enter" para converter GPT em MBR nas partições primárias. Pressione "y" seguido de "Enter" para finalizar.

    Depois é só sair de tudo e fazer a formatação normal..

Muito obrigado!!! Foi de grande ajuda!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...