Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD FX-8350 vs. Intel Core i5-4670K para jogos e computação gráfica.


KairanD

Posts recomendados

  • Coordenador

Olá, pessoal.

Ultimamente tenho andado meio sem tempo para olhar as novas tecnologias de processadores. Vou montar um novo sistema e peço a ajuda de vocês.

Entre esses dois modelos de processadores (FX-8350 e I5-4670K), qual seria o mais recomendável para executar jogos pesados (como Crysis3 e Battlefield 3), emular jogos de Gamecube, Wii e PS2 em alta definição (melhor usar aqui que nos meus consoles, mais qualidade) e fazer computação gráfica e desenvolvimento de jogos digitais?

Pretendo adquirir um sistema com uma boa placa-mãe, 2 x 4GB DDR3 1600MHz, um ótimo cooler e possivelmente uma placa de vídeo GTX 660 (não defini o modelo ainda), tudo em um gabinete Thermaltake Commander MS-I. A fonte será de 600W reais.

Qual das duas plataformas seria a mais adequada para o meu caso? Qual delas anda tendo melhor performance? Vocês teriam alguma sugestão a mais? Eu procuro um modelo de processador atual e destravado para overclock e não tenho nenhum interesse em usar o vídeo integrado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os dois tem preços próximos, sendo que o AMD esquenta mais e gasta mais energia.

Pra mim, onde quanto mais núcleos é melhor, eu fui de AMD FX8350, onde um Core i5 consegue executar 70 aplicações com processamento em 80%, o FX está rodando nesse momento 92 (mesmo aplicativo) com 40% de carga.

Para jogos eu indicaria o i5, computação gráfica o melhor é você pesquisar os programas utilizados qual sairia melhor para tais programas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
Os dois tem preços próximos, sendo que o AMD esquenta mais e gasta mais energia.

Pra mim, onde quanto mais núcleos é melhor, eu fui de AMD FX8350, onde um Core i5 consegue executar 70 aplicações com processamento em 80%, o FX está rodando nesse momento 92 (mesmo aplicativo) com 40% de carga.

Para jogos eu indicaria o i5, computação gráfica o melhor é você pesquisar os programas utilizados qual sairia melhor para tais programas.

Obrigado pela resposta, amigo.

Mas, falando no geral, em programação gráfica, o AMD se sairia melhor? Não sei quais programas vou utilizar e nem como, só sei que vou cursar Engenharia Civil (usar o Autocad) e também desenvolvimento de Jogos Digitais (nem imagino o que vou rodar no PC).

E no caso da emulação de consoles, o Intel sai na frente, assim como nos jogos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta, amigo.

Mas, falando no geral, em programação gráfica, o AMD se sairia melhor? Não sei quais programas vou utilizar e nem como, só sei que vou cursar Engenharia Civil (usar o Autocad) e também desenvolvimento de Jogos Digitais (nem imagino o que vou rodar no PC).

E no caso da emulação de consoles, o Intel sai na frente, assim como nos jogos?

Mesmo que em algum programa o i5 seja pior (o que vai ser apenas em tarefas especificas que utilizam muitos núcleos) vai ser por muito pouco.

Então, eu pessoalmente para uso pessoal e para o que o PC será utilizado iria de Intel, visto que gasta menos energia, esquenta menos e para futuros upgrades seria mais fácil, já que os vishera chegaram no limite.

Emuladores trabalham basicamente com um único núcleo, onde o i5 é superior.

Enfim, minha opinião é essa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
Mesmo que em algum programa o i5 seja pior (o que vai ser apenas em tarefas especificas que utilizam muitos núcleos) vai ser por muito pouco.

Então, eu pessoalmente para uso pessoal e para o que o PC será utilizado iria de Intel, visto que gasta menos energia, esquenta menos e para futuros upgrades seria mais fácil, já que os vishera chegaram no limite.

Emuladores trabalham basicamente com um único núcleo, onde o i5 é superior.

Enfim, minha opinião é essa.

Obrigado pelas respostas, amigo. Sua análise foi crítica e realista. Essa é uma decisão muito difícil. Por preferência de marca, escolheria a AMD. Por performance para meu tipo de uso, o Intel seria mais adequado mesmo. Eu pesquisei e vi uns reviews e tudo o que você falou se confirmou.

Só mais uma pergunta: escolhi minha placa de vídeo e será uma GTX 760 O.C. 4GB da Gigabyte... você acha que há alguma possibilidade de gargalo com o i5-4670k? E com o AMD?

A questão do soquete do Intel ser recente também é excelente. Futuros upgrades fáceis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Core i5, como já foi dito e verificado nos testes do site, esse AMD apesar de possuir mais "núcleos", não são núcleos completos, vamos dizer assim, além de até o momento a AMD não ter uma CPU que consiga fazer frente ou bater o i7. Sempre fui da familia AMD, mas dessa vez, não teve jeito, escolhi Intel. Aplicativos gráficos que tu vai usar, são Maya, Zbrush, 3D Studio, Game Engines (Unity, UDK e etc...), Photoshop, que sem duvidas ambos vão dar conta do recado, mas se caso mais pra frente tu precisar de um UP na CPU, com a AMD não vai dar...

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-dos-Processadores-FX-8350-vs-Core-i5-3470/2698

Analisa bem esses números e vê o que é melhor para você!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
Suporta sim, mas se for for fazer SLi ou Crossfire, vai precisar de pelo menos uma fonte de 750 pra cima. Logico, tenha em mente de pegar uma fonte boa, nada de xingling, se não quiser ter dores de cabeça.

Sim, pretendo pegar uma Thermaltake ou Corsair.

A questão é que já pensei no SLI. Vou ver uma mais potente então.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha 600watts já é suficiente para um SLI de GTX 760 + resto dos componentes,uma fonte de 450 é o que você precisa,eu mesmo iria adquirir uma de 400,esta placa não consome tanto assim,apesar de que você vai subir o clock do processador e das placas,mas se você quiser compra uma fonte para usar de 50% a 65% da capacidade,uma de 700watts encaixa bem,e ficará na curva de melhor eficiência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Quero agradecer a todos que responderam. Optei pelo i5-4670k mesmo.

Sei que não é o objetivo do tópico, mas vou postar a configuração que montei. Logo vou estar adquirindo isso ou algo bem próximo.

Gabinete Gabinete Thermaltake Commander MS-I com janela lateral - USB 3.0 - Sistema Screw-Less - VN400A1W2N

Placa-Mãe Gigabyte GA-Z87MX-D3H (LGA 1150 - DDR3 1600) Chipset Intel Z87 - USB 3.0 - SLI/CrossFireX

Processador Intel Core i5 4670K LGA1150 - 3.40GHz - cache 6MB - BOX BX80646I54670K

Memórias Kit 8GB DDR3 1600MHz Corsair Vengeance Dual Channel (2x 4GB) - latência 9-9-9-24 - CMZ8GX3M2A1600C9B

Placa de vídeo VGA GEFORCE GTX 760 4GB GIGABYTE GV-N760OC-4GD

HD (Disco Rígido) HD 1 TB SATA 3 - 6Gb/s - 7200RPM - 64MB Cache - Seagate Barracuda ST1000DM003

Cooler Cooler Thermaltake Contac 30 - (AMD/775/1155/1366) - CL-P0579

Placa de Rede Placa de Rede Wireless Encore ENLWI-NX2 - 300Mbps - PCI

Fonte Fonte Thermaltake 600W TR2 - ATX2.2 - Eficiência 72% - TR2-600NL2NC

Ventoinhas Cooler 120x120mm Cooler Master Blue Led Transparente - com LED Azul - R4-BCBR-12FB-R1

Gravador Blu-Ray/DVD Gravador Blu-Ray e DVD LG 12x SATA - BH14NS40

Só mais uma coisa: vi falarem que os coolers para os soquetes LGA1155 e LGA1156 encaixam perfeitamente no soquete LGA1150. Essa informação procede?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esta fonte não,engraçado,você caprichou nas outras peças e selecionou esta fonte horrivel,fontes hoje tem que ter no mínimo eficiência de 80%,alem disso nem pcf ativo tem,chave bivolt,é triste..procure uma fonte melhor.

Coolers 1156 e 1155 encaixam sim em 1150.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quero agradecer a todos que responderam. Optei pelo i5-4670k mesmo.

Sei que não é o objetivo do tópico, mas vou postar a configuração que montei. Logo vou estar adquirindo isso ou algo bem próximo.

Gabinete Gabinete Thermaltake Commander MS-I com janela lateral - USB 3.0 - Sistema Screw-Less - VN400A1W2N

Placa-Mãe Gigabyte GA-Z87MX-D3H (LGA 1150 - DDR3 1600) Chipset Intel Z87 - USB 3.0 - SLI/CrossFireX

Processador Intel Core i5 4670K LGA1150 - 3.40GHz - cache 6MB - BOX BX80646I54670K

Memórias Kit 8GB DDR3 1600MHz Corsair Vengeance Dual Channel (2x 4GB) - latência 9-9-9-24 - CMZ8GX3M2A1600C9B

Placa de vídeo VGA GEFORCE GTX 760 4GB GIGABYTE GV-N760OC-4GD

HD (Disco Rígido) HD 1 TB SATA 3 - 6Gb/s - 7200RPM - 64MB Cache - Seagate Barracuda ST1000DM003

Cooler Cooler Thermaltake Contac 30 - (AMD/775/1155/1366) - CL-P0579

Placa de Rede Placa de Rede Wireless Encore ENLWI-NX2 - 300Mbps - PCI

Fonte Fonte Thermaltake 600W TR2 - ATX2.2 - Eficiência 72% - TR2-600NL2NC

Ventoinhas Cooler 120x120mm Cooler Master Blue Led Transparente - com LED Azul - R4-BCBR-12FB-R1

Gravador Blu-Ray/DVD Gravador Blu-Ray e DVD LG 12x SATA - BH14NS40

Só mais uma coisa: vi falarem que os coolers para os soquetes LGA1155 e LGA1156 encaixam perfeitamente no soquete LGA1150. Essa informação procede?

Troca a fonte, pelo amor que tem no seu futuro PC.

Corsair, Seasonic, procure aqui no fórum mesmo indicações de modelos delas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Obrigado pelas respostas, pessoal.

Na verdade, a fonte vem junto com o gabinete. Não escolhi ela. Eu pensei que ela daria conta do recado e que pegar esse modelo com o gabinete seria uma vantagem para não ter que gastar uma boa grana com a fonte.

De qualquer forma, eu desisti mesmo dessa fonte e achei o modelo desse gabinete sem ela. Já solicitei um orçamento em uma loja especializada próxima de minha residência e deixei que eles me recomendassem um modelo de fonte. Claro que vou procurar as melhores marcas. Como vocês disseram, já que caprichei na máquina, não posso estragar na fonte.

Outra coisa: vocês acham que esse cooler conseguiria resfriar bem esse processador trabalhando com um overclock médio a 100%? Não vou pegar leve com o PC quando ele apresentar supostos problemas de performance no futuro.

Mais uma coisa: li em outro tópico sobre a Intel usar pasta térmica interna de baixa qualidade nesses processadores ("chicletinho da Intel"). Isso é verdade e ele é "cabeça quente"? Isso definitivamente não seria muito bom para o meu tipo de uso, além disso sou meio entusiasta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

placa-mãe: ASUS M5A99FX Pro R2.0 Socket AM3+ Motherboard

Processador: FX8350

Placa de video: Zotac GeForce GTX 650 Ti BOOST 2GB Graphics Card

Memoria: Corsair Vengeance Pro 8GB Desktop

HD: Seagate Barracuda ST2000DM001 2TB Serial ATA

Fonte: Cooler Master i700 700W Power Supply - 80+ Bronze

Gabinete: Thermaltake V3 VL800P1W2N Tower Case

uma pequena maquina! muito Potente!

se preferir também um driver de cd e um cooler!

Driver de Cd

http://www.tigerdirect.com/applications/SearchTools/item-details.asp?EdpNo=7752199&CatId=89

COOLER

http://www.tigerdirect.com/applications/SearchTools/item-details.asp?EdpNo=6046364&CatId=493

aqui vai essas peças, mas de um site nos EUA.

FX 8350

http://www.tigerdirect.com/applications/SearchTools/item-details.asp?EdpNo=4904561&CatId=7339

Placa Mãe

http://www.tigerdirect.com/applications/SearchTools/item-details.asp?EdpNo=3184372&sku=A455-8426

Placa de video

http://www.tigerdirect.com/applications/SearchTools/item-details.asp?EdpNo=7889694&CatId=7387

Memoria

http://www.tigerdirect.com/applications/searchtools/item-details.asp?EdpNo=8210278

HD

http://www.tigerdirect.com/applications/SearchTools/item-details.asp?EdpNo=744345&CatId=139

Fonte

http://www.tigerdirect.com/applications/SearchTools/item-details.asp?EdpNo=8160004&sku=C283-2015

Gabinete

http://www.tigerdirect.com/applications/SearchTools/item-details.asp?EdpNo=2543337&csid=_61

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para se garantir ( principalmente no verão ) é bom ver quantas ventoinhas vem nesse gabinete e realmente é bom ver se dá para colocar um cooler de processador bom ( aí a largura do gabinete tem que ser pelo menos por volta de 18 a 20 cm, mas tem pesquisar, pois um bom cooler costuma ser grande . Apenas como exemplo:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-513469455-cooler-p-processador-x6-elite-cooler-master-p-intel-e-amd-_JM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você está comprando um otimo processador acho difícil ter necessidade de fazer over nele.

Se um dia você achar necessário ai você compra um bom cooler e faz o over, mas monta ele agora com o cooler box.

Sobre a fonte nesse tópico tem inúmeras sugestões:

http://forum.clubedohardware.com.br/fonte-x-configuração/345017

Fique atento a refrigeração do gabinete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Pessoal, uma última questão. Obrigado a todos que responderam.

O fato de eu gostar de gravar gameplays, ouvir música e usar o Skype enquanto jogo não altera a escolha já feita a favor do i5-4670k, correto?

Vou comprar um ótimo cooler. Estou pensando, no mínimo, no Contac 30 da Thermaltake que já citei na minha configuração. Meu gabinete terá uma ventoinha na frente, uma traseira, uma inferior e uma superior. Talvez uma lateral, todas de 12cm. Já estou preparado, pois já li em milhões de lugares que esse Haswell é uma frigideira e minha placa de vídeo será uma versão O.C. Não vou pegar leve com o PC, quero usar tudo que ele possa oferecer nessa configuração.

Thermaltake-Commander-MS-I-C.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ouvir musica e usar Skype creio que não faça nem cócegas no processador.

A gravação de videos acho que vai ficar tranquila com esse processador.

Quanto a refrigeração pode começar com esses coolers mesmo. Mas eu insisto, se não for fazer over monta o proc. com o cooler box primeiro.

E o cooler do painel superior geralmente é de 16cm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
além da fonte, troque sua placa de rede, pois ela é pci e sua placa mãe não tem slot pci ;)

Eu nem vi isso. Viajei. Peguei qualquer placa só pra servir de exemplo. '-'

Obrigado.

@bot

Obrigado pelas colocações. Como pretendo rodar emuladores em Full HD e programas pesados para computação gráfica, eu penso sinceramente em fazer overclock.

Quero começar com um cooler bom e nem pensar em usar o cooler box, ele seria uma peça ruim no bom conjunto (igual àquela fonte que eu tinha colocado, que vinha no gabinete). Não quero correr o risco de ter pontos fracos no PC (erro que já cometi algumas vezes).

Todos as ventoinhas desse gabinete são de 12cm mesmo. No entanto, o sistema de refrigeração é muito bem projetado e eu adoro o design dele, é bonito e imponente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...