Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD Seagate de 3 Tb ST3000DM001 é confiável?


XQuest

Posts recomendados

Alguém usa esse modelo de HD interno da Seagate?

3 Tb ST3000DM001 dá para confiar?

Não tem problemas de firmware?

Se alguém também tiver uma outra sugestão de HD nas características desse da Seagate pode postar aqui pra gente.

Olá, XQuest.

Eu pessoalmente, considero a Seagate entre as mais confiáveis e seguras do mercado. Sempre quando penso em comprar um HD ou dar uma sugestão, é a primeira marca que me vem à cabeça. Acredito que você não terá nenhum problema com este modelo.

Existe algum problema em específico com este modelo que te preocupa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, XQuest.

Eu pessoalmente, considero a Seagate entre as mais confiáveis e seguras do mercado. Sempre quando penso em comprar um HD ou dar uma sugestão, é a primeira marca que me vem à cabeça. Acredito que você não terá nenhum problema com este modelo.

Existe algum problema em específico com este modelo que te preocupa?

Olá Dinei, obrigado pela resposta. Com esse modelo especificamente não mas há quatro anos atrás tive um problema com um Seagate de 500 Gb que foi uma série que teve o firmware defeituoso que inutilizava o HD depois de uma certa quantidade (e não eram muitas) de uso. Era o modelo ST3500320AS, o HD ficou praticamente perdido com vários dados meus dentro, mas com a ajuda de um amigo eu consegui trocar o firmware depois e recuperei o HD.

Depois disso fiquei meio desconfiado com os HDs da Seagate, apesar de acho que eles tem um bom desempenho e de ser uma boa marca, não deixei de comprar Seagate por isso mas sempre é bom consultar o mercado para não ser pego desprevenido com algum outro possível bug semelhante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Dinei, obrigado pela resposta. Com esse modelo especificamente não mas há quatro anos atrás tive um problema com um Seagate de 500 Gb que foi uma série que teve o firmware defeituoso que inutilizava o HD depois de uma certa quantidade (e não eram muitas) de uso. Era o modelo ST3500320AS, o HD ficou praticamente perdido com vários dados meus dentro, mas com a ajuda de um amigo eu consegui trocar o firmware depois e recuperei o HD.

Depois disso fiquei meio desconfiado com os HDs da Seagate, apesar de acho que eles tem um bom desempenho e de ser uma boa marca, não deixei de comprar Seagate por isso mas sempre é bom consultar o mercado para não ser pego desprevenido com algum outro possível bug semelhante.

Entendi.

Você esta certo. Realmente existiu esse problema e foi uma quantidade pequena. Me recordo inclusive, que na época em que fui comprar um HD de 500GB, um colega me advertiu sobre tomar cuidado e verificar os números de série, aos quais apresentava defeitos. Mas desde então, não mais ouvi falar sobre problemas semelhantes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Boa tarde,

estou pesquisandooós tópicos sobre HD porque tive este ano 3 HDs de 2TB Seagate Barracuda 7200 pifados.  Ligam, dão a partida, fazem um barulho e nem sequer são reconhecidos pelo Windows7 desligando.  Meus discos estavam instalados dentro do NAS Seagate 400 Black Armour com no-break.  Ainda bem que tenho back-up mas só para recuperar mais uma cópia vai me tomar muitos e muitos dias. 

Retomei a compra por marcas diferentes iniciando pelo TOSHIBA Canvio.  Em seguida pretendo usar os Western Digital tb de 2TB.  Estou buscando alguma recuperação similar à descrita aqui no Clube para o seagate 750 7200.11.

Meus HDs são de 2012 e 2013, descobri ao procurar pelas garantias.  Importante ver a data do mesmo ao comprar porque parece que o que vale para a Seagate não é a NF da loja e sim o carimbo de data de fabricação. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não são confiáveis, isso é fato comprovado

 

Os HDD´s da Seagate tem a maior taxa de falha anual dentre as principais marcas, e quanto maior o espaço de armazenamento, maior é essa taxa

 

É preferível você comprar HDD´s de até 1TB, acima disso a taxa de falha aumenta bastante

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, se você quer HDD´s de alta capacidade, dentro da linha disponível a usuários finais, eu recomendo o WD Black

 

Para modelos de 2TB para cima, os da linha Black são os melhores, mais rápidos e confiáveis. Eles possuem controle de vibração, proteção dupla no eixo do motor, o controlador é muito bom e confiável, o cabeçote NUNCA toca o disco (isso devido ao sistema de estabilização interno)...e por ai vai

 

Acima dele tem o Raptor, mas ao meu ver, não vale o que podem por ele

 

Se optar por um Black, fique de olho no nome, se for Caviar Black é o modelo antigo, o novo é apenas Black

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se for para escolher uma marca, eu iria de WD (Western Digital)

 

Quanto a valer a pena, isso é relativo, tudo depende da utilização e do orçamento. Costumo dizer que nós recebemos por aquilo que pagamos, componentes TOP são caros, componentes simples são mais baratos....e pela minha experiência, o barato acaba saindo caro

 

Qual será a utilização desses HDD´s?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu uso para arquivamento de imagens e fotos de eventos ( casamentos, bodas, aniversários etc )

Impensável perder.   Eu tenho BKP triplicado em diferentes locais.

Agora começou a pipocar os Seagate de 2TB que ficam dentro do NAS SEAGATE 400 Black Armour.  Também tenho desconfiança dessa unidade NAS.

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Em testes realizados pela Backblaze, empresa que oferece backup de arquivos na nuvem, os HDs da Seagate não apresentaram bons resultados e foram os que mais apresentaram erros. 

 

Os discos rígidos passaram por testes anuais e, em média, 14% dos HDs de 1,5TB da Seagate apresentaram falhas no primeiro ano de uso. Já os modelos de 3TB e 4TB também ficaram acima dos concorrentes em relação às falhas.

 

A Western Digital apresentou baixas taxas de falhas, em 2% a 3% de seus discos rígidos. Mas quem se saiu melhor nos testes foram os produtos da Hitachi, os quais menos de 2% apresentaram falhas durante o primeiro ano.

 

Os testes foram realizados com diversos tipos de HDs, mas a empresa indica que especificamente o Seagate Barracuda Green de 1,5TB é o que ofereceu o pior desempenho.

 

De fato, a série Barracuda vem enfrentando problemas (reconhecidos pela própria Seagate) desde os idos de 2008 ou 2009 e pelo visto, até hoje não foram sanados. A Seagate inclusive reduziu a garantia dos seus HDs, que era de 5 anos, para apenas 1 ano.

 

Diante disso tudo só posso afirma uma coisa: EU NUNCA MAIS COMPRO HDs DA SEAGATE!!!

 


Eu já tive 5 HDs Seagates de 1Gb e 2 Gb nos últimos anos e 2 deram pau.  Colegas meus que tb usam vários HDs tb tiveram vários problemas com Seagate. Já um Samsung de 750Gb comprado em 2007 funciona bem até hoje (mas como a Seagate comprou a divisão de HDs da Samsung, tb não arriscaria comprar Samsung nos dias atuais).


 

Pelos testes da Backblaze, eu faria o óbvio: Só compraria WD ou Hitachi.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...