Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Esquema de amplificador de 500w rms com alimentação de 12v


mdnatal

Posts recomendados

a que o ideal seria, se entrar um sinal grave e outro agudo, os dois com mesmo amplitude, os movimentos dos cones deveriam ser iguais!! Mas com velocidade diferente por ser frequencka diferente.

Parece que o cone do alto-falante possui uma espécie de ressonância, e quanto mais o som foge desta freqüência de ressonância, menos ele responde.

Certa vez andei lendo sobre um artigo publicado pelo Cláudio César Dias Baptista (CCDB) http://pt.wikipedia.org/wiki/Cl%C3%A1udio_C%C3%A9sar_Dias_Baptista sobre umas caixas do Tipo Linha de Transmissão na revista Nova eletrônica, edição 58 de Dezembro de 1981.

Neste artigo ele falava sobre um projeto que ele havia desenvolvido que usava auto-falantes de 8" ,segundo ele um projeto para residências.

Dizia ele que o alto-falante era nacional e que a freqüência de ressonância foi artificialmente abaixada para 36Hz.

A caixa foi cortada para uma faixa útil de 30 a 100Hz e produzia graves secos e fortíssimos para um pequeno alto-falante de 8 polegadas. Também dizia que valia por dois alto-falantes de 15" dos bons (dá época) colocadas em um bass-reflex, separadas e colocadas à parede planas reproduzindo a mesma faixa.

A ressonância original do falante de 8 polegadas era de 53Hz.

Colocando um pedaço de 70Cm de solda com diâmetro (a solda...) de 1,5mm no cone junto a bobina a ressonância abaixou para 36Hz.

Depois completo a mensagem com o projeto da caixa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu me lembro do CCDB.... e sua incompreensível mania de ficar falando que só ele tinha o Ouro do som hi-fi, que na verdade era o uso do NE5532 no lugar dos op amps comuns da época...... eu também demorei um tempinho para descobrir isso.

Eu ouví duas caixas que ele projetou, realmente eram boas, mas o som dos Mutantes tinha tudo alto-falantes JBL já naquela época..... desse jeito ficava fácil não é ? Lembro que naquela época a JBL era uma empresa americana que produzia falantes considerados um dos 3 melhores do mundo, não dá para comparar em nada com o que a Selenium produz aqui com a marca da JBL.

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu me lembro do CCDB.... e sua incompreensível mania de ficar falando que só ele tinha o Ouro do som hi-fi, que na verdade era o uso do NE5532 no lugar dos op amps comuns da época...... eu também demorei um tempinho para descobrir isso.

Eu ouví duas caixas que ele projetou, realmente eram boas, mas o som dos Mutantes tinha tudo alto-falantes JBL já naquela época..... desse jeito ficava fácil não é ? Lembro que naquela época a JBL era uma empresa americana que produzia falantes considerados um dos 3 melhores do mundo, não dá para comparar em nada com o que a JBL produz aqui.

Paulo

Segue:

http://imageshack.us/a/img443/7263/06jy.png

06jy.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por causa dessa frequencia de ressonancia a indutancia abaixa em altas freq! Se o cone for mole (como os de subwoofer, ele não vai ter velocidade para reproduzir os agudos) acontece é que se um falante tem 2mH nos graves, ele vai ter menos que 1mH em agudos!

Primeiro que o núcleo perde as propriedades em altas frequencias, e segundo é que o cone fica mais pesado nas alta, é igual motor, se você forçar o eixo o consumo aumenta porque a indutancia abaixa! Ou um trafo, se n tem consumo no secundário a corrente do primario é baixa (pois a indutancia esta alta) ai você ponha consumo no secundario eai a indutancia do primario cai para aumentar a corrente e manter o campo!

A mesmo coisa no falante, se você não deixa ele se movimentar como deve, a indutancia cai, em altas freq o cone de um sub não consegue se movimentar direito!

olhem esse falante de 800W:

http://www.jblselenium.com.br/marcas/upload/c2497cfd1c619cbd0fe174e95cf062a2.pdf

Frequencia de ressonancia em 37hz! A indutancia da bobina na frequencia de ressonância é de 9mH!! E em 20Khz é 2mH.

Alto falante é a coisa mais desgramada da engenharia :D

É umas coisas absurdas!!

Mas ai também não adianta indutancia abaixar um pouco, pois o cone não consegue se movimentar nas altas frequencias, como você disse, quanto mais distancia da frequencia de ressonância, pior fica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...