Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quedas brutais de FPS


thiagoo225

Posts recomendados

Olá a todos,sou novo no fórum e preciso de ajuda.

Estou com um problema chato,como no assunto do tópico estou com quedas brutais.Estou jogando de boa a 70~100 fps e de repente cai para 20~30 fps,depois de segundos volta ao normal em todos meus jogos ORIGINAIS da steam(Max Payne 3,The Witcher 2,BF4,BF3,DayZ) e até em jogos que eu considero leve como Warface,mesmo em configurações VERY LOW ainda persiste essas quedas.

Minhas configurações:

Processador - AMD FX 8120 3,1ghz AM3

Placa mãe - Asus M5A78L LE

Placa de Vídeo - NVIDIA Geforce GTX 660 2 GBs ddr5

Memoria Ram - 8 GB

Fonte - Corsair 500W reais

OBS : Antigamente eu tinha uma placa de vídeo Geforce 9800 GT 1 gb e não acontecia essas quedas porém depois apareceu este problema e ainda tinha ela ... então comprei a GTX 660 mas não foi embora essas quedas.

Já mandei para o concerto algumas vezes (2 ou 3),atualizei todos os DRIVERS e BIOS da CPU,formatei meu PC tirando TODO dele,já limpei ele por dentro(não no interior das peças) e coloquei um Cooler melhor e meu PC têm 1 ano de existência.

Eu me recordo que o problema começou a parecer depois que troquei meu HD SATA que estragou sera que é isso ?

Por favor me ajudem a detectar o problema e aonde ele está para resolve-lo

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tente monitorar o uso da CPU e da GPU e suas temperaturas com os programas específicos pra isso (MSI Afterburner, EVGA precision, GPU Tweak para a GPU e o próprio gerenciador de tarefas e o AIDA 64 pro CPU)

E poste aqui, tente observar onde aparecem as quedas de FPS se há alguma alteração ou algum dado que mude no uso ou temperatura de cada um.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o fps cai para 25~40 e a GPU usage cai de 55% para 20%

Isso é um erro que a principio indica que tem algo de errado com o driver...

tente tirar a placa da mobo, desinstalar o driver e fazer uma limpeza de registros com algum programa específico pra isso.

Após feito isso reinicie o pc, com a placa conectada, deixe o windows reconhecer a placa e instalar os drivers básicos e reinicie novamente. Instale o driver mais recente.

Se continuar dando esses problemas tente usar um driver um pouco mais antigo e refaça os testes.... As temperaturas estão como?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é um erro que a principio indica que tem algo de errado com o driver...

tente tirar a placa da mobo, desinstalar o driver e fazer uma limpeza de registros com algum programa específico pra isso.

Após feito isso reinicie o pc, com a placa conectada, deixe o windows reconhecer a placa e instalar os drivers básicos e reinicie novamente. Instale o driver mais recente.

Se continuar dando esses problemas tente usar um driver um pouco mais antigo e refaça os testes.... As temperaturas estão como?

tu pode me dizer o que é mobo ?

as temperaturas estão numa faixa de 55 Cº

mas assim , antes com a minha outra placa de video já dava isso e com a nova também ta dando.Isso pode ser problema com a placa mãe ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tu pode me dizer o que é mobo ?

as temperaturas estão numa faixa de 55 Cº

mas assim , antes com a minha outra placa de video já dava isso e com a nova também ta dando.Isso pode ser problema com a placa mãe ?

Mobo é a placa mãe... (abreviação de MOther BOard)

Bom pode ser sim... Mas ha mais chances de ser driver, problema no game, temp do cpu e uso do mesmo, windows, ou outro hardware...

Veja as temps do seu processador durante a jogatina...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mobo é a placa mãe... (abreviação de MOther BOard)

Bom pode ser sim... Mas ha mais chances de ser driver, problema no game, temp do cpu e uso do mesmo, windows, ou outro hardware...

Veja as temps do seu processador durante a jogatina...

vou mexer nos drivers e ve o que da , dps eu volto aqui com os resultados

valeu pela atenção man. ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá a todos,sou novo no fórum e preciso de ajuda.

Estou com um problema chato,como no assunto do tópico estou com quedas brutais.Estou jogando de boa a 70~100 fps e de repente cai para 20~30 fps,depois de segundos volta ao normal em todos meus jogos ORIGINAIS da steam(Max Payne 3,The Witcher 2,BF4,BF3,DayZ) e até em jogos que eu considero leve como Warface,mesmo em configurações VERY LOW ainda persiste essas quedas.

Minhas configurações:

Processador - AMD FX 8120 3,1ghz AM3

Placa mãe - Asus M5A78L LE

Placa de Vídeo - NVIDIA Geforce GTX 660 2 GBs ddr5

Memoria Ram - 8 GB

Fonte - Corsair 500W reais

OBS : Antigamente eu tinha uma placa de vídeo Geforce 9800 GT 1 gb e não acontecia essas quedas porém depois apareceu este problema e ainda tinha ela ... então comprei a GTX 660 mas não foi embora essas quedas.

Já mandei para o concerto algumas vezes (2 ou 3),atualizei todos os DRIVERS e BIOS da CPU,formatei meu PC tirando TODO dele,já limpei ele por dentro(não no interior das peças) e coloquei um Cooler melhor e meu PC têm 1 ano de existência.

Eu me recordo que o problema começou a parecer depois que troquei meu HD SATA que estragou sera que é isso ?

Por favor me ajudem a detectar o problema e aonde ele está para resolve-lo

Obrigado.

Pode ser demora na leitura do HD, geralmente quando isso acontece parece acontecer algumas "travadas" o que seria diferente do que você mencionou, mas teoricamente pode ser. Infelizmente não lembro a solução, mas saiu aqui no fórum e envolvia desativar um recurso do HD.

Agora, se o HD é NOVO, eu acho improvável que seja isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ser demora na leitura do HD, geralmente quando isso acontece parece acontecer algumas "travadas" o que seria diferente do que você mencionou, mas teoricamente pode ser. Infelizmente não lembro a solução, mas saiu aqui no fórum e envolvia desativar um recurso do HD.

Agora, se o HD é NOVO, eu acho improvável que seja isso.

o HD é novo pra mim não posso te dizer se não é velho para outro aproveitando o HD no meu PC x.x

Enfrento pelo mesmo problema, se tu conseguir, vou ver se faço no meu, uma dica é ver se não é o windows, no meu caso eu ainda não formatei, mas vou ter q formatar, se no meu aqui resolver te aviso!

já formatei o meu e nada mudo... x_x

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Amigo depois de muita pesquisa descobri o que pode estar acontecendo, comigo deu um certo resultado, primeiro veja a temperatura do PC com o "core temp", o CPUID, o HW monitor e o CPU Z, veja como esta sem jogar e depois que joga e tire printscreen, se começar a ficar lento abaixe a tela e tire um print imediato do cpuz e do HW monitor, e mande para mim para ver se o seu problema é o mesmo q eu estou passando, pois no meu solucionei muita coisa e não mais ficando lento e isso devido a uma configuração, mas antes preciso ver se o seu pc está realmente passando pelo mesmo problema que o meu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Amigo depois de muita pesquisa descobri o que pode estar acontecendo, comigo deu um certo resultado, primeiro veja a temperatura do PC com o "core temp", o CPUID, o HW monitor e o CPU Z, veja como esta sem jogar e depois que joga e tire printscreen, se começar a ficar lento abaixe a tela e tire um print imediato do cpuz e do HW monitor, e mande para mim para ver se o seu problema é o mesmo q eu estou passando, pois no meu solucionei muita coisa e não mais ficando lento e isso devido a uma configuração, mas antes preciso ver se o seu pc está realmente passando pelo mesmo problema que o meu!

 

Amigo , fiz o que você falou ... testei com o programa Core Temp no jogo Battlefield 4 e o mais interessante é q o processador diminuia de temperatura quando dava as quedas ( de 55 Cº ia para 35 Cº)

 

estranho isso O_o

 

aqui a print 

 

cmyf.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom amigo, descobri o problema, é q o cooler da amd não consegue discipar bem o calor de um processador de 8 núcleos, só um de 6 ou 4 núcleos, o unico jeito é comprando um cooler novo, eu ja providenciei o meu, o cooler master t4 consegue manter a temperatura baixa até no over ( q não vou usar), pois esse processador nosso vem com uma proteção, quando chega a temperatura ele abaixa o clock para 1.4Ghz (se quiser ver baixa o CPU-Z e deixa ele aberto, quando ficar lento abaixa a tela e verá o clock baixo), assim acontece a queda de frames, o unico modo qe quebraressa opção é travando o clock e a tensão da cpu, mas com esse dissipador ele só vai aumentando a temperatura, então só com outro cooler, mass caso continue caindo mesmo com o novo cooler, daí só travar o clock e a tensão do cpu (mas garanta que não nenhuma opção de economia de energia ativado), só assim para resolver o problema, quando meu dissipador chegar eu falo se funcionou!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom amigo, descobri o problema, é q o cooler da amd não consegue discipar bem o calor de um processador de 8 núcleos, só um de 6 ou 4 núcleos, o unico jeito é comprando um cooler novo, eu ja providenciei o meu, o cooler master t4 consegue manter a temperatura baixa até no over ( q não vou usar), pois esse processador nosso vem com uma proteção, quando chega a temperatura ele abaixa o clock para 1.4Ghz, eassim acontece a queda de frames, o unico modo qe quebraressa opção é travando o clock e a tensão da cpu, mas com esse dissipador ele só vai aumentando a temperatura, então só com outro cooler, mass caso continue caindo mesmo com o novo cooler, daí só travar o clock e a tensão do cpu (mas garanta que não nenhuma opção de economia de energia ativado), só assi para resolver o problema, quando meu dissipador chegar eu falo se funcionou!

 

onde eu vejo essa opção de economia ?

 

eu já coloquei outro cooler 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

onde eu vejo essa opção de economia ?

 

eu já coloquei outro cooler 

Se continua caindo va no setup da placa e procure por configuração da CPU, la tem controle de C1E, C&Q, impulso por núcleo, isso tem que ta desativado, se não, não adianta o computador ta a 10 8 graus que vai cair do mesmo jeito! 

Mas só uma pergunta, qual cooler tu usa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

gostaria de uma ajuda também se possível estou com quedas bruscas em alguns jogos como crysis 3 e far cry 3

 

minha configuração é a seguinte:

 

Asus M5aa78l/usb3.0

AMD FX 8350 com watter cooler h80i

HD 1 tb seagate barracuda 64mb

GTX 770 (gigabyte) 2gb

fonte corsair 750w

 

os drivers estão todos atualizados, ja monitorei a temperatura conforme o pessoal falou em cima e ainda sim continuo com a mesma queda

 

troquei o HD pensando que ele, era a fonte do problema porém ainda continuou com quedas

a placa de video não é pois testei em outro pc com o mesmo processador o jogo não deu quedas

penso que pode ser placa mãe ou fonte

porém essa placa mãe funcionava super bem com minha placa de video antiga uma RADEON 6870

 

alguem por favor de uma sugestão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

gostaria de uma ajuda também se possível estou com quedas bruscas em alguns jogos como crysis 3 e far cry 3

 

minha configuração é a seguinte:

 

Asus M5aa78l/usb3.0

AMD FX 8350 com watter cooler h80i

HD 1 tb seagate barracuda 64mb

GTX 770 (gigabyte) 2gb

fonte corsair 750w

 

os drivers estão todos atualizados, ja monitorei a temperatura conforme o pessoal falou em cima e ainda sim continuo com a mesma queda

 

troquei o HD pensando que ele, era a fonte do problema porém ainda continuou com quedas

a placa de video não é pois testei em outro pc com o mesmo processador o jogo não deu quedas

penso que pode ser placa mãe ou fonte

porém essa placa mãe funcionava super bem com minha placa de video antiga uma RADEON 6870

 

alguem por favor de uma sugestão

Baixe o CPU-Z, abra ele e jogue normalmente, mas quando começar a dar quedas de frames, abaixe a tela e veja o clock, se o clock tiver reduzindo, pode uma configuração na bios!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@braconius, sim, por isso disse que por ser uma Corsair, acho difícil, mas pode acontecer!

Não é a fonte, se fosse teria resolvido quando troquei a minha, o seu problema, é que quando seu pc chega a uma temperatura, ele abaixa o clock, isso pode ser porque na bios deve estár ativado a opção C&¨Q (cooler & quiet) que deixa a ventoinha do pc mais silenciosa, além do C1E que diminui o clock em temperaturas altas (no meu caso ele está desativado, mas o meu pc está abaixando devido a temperatura alta, tanto que em dia bem fresco ele roda os jogos de boa, sem cair o clock nos jogos), amigo você ja mexeu no setup da sua placa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...