Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mudanças no Fórum


Posts recomendados

Geralmente quando algum membro da equipe aplica uma punição, a mesma foi previamente discutida intensamente pela própria equipe, exatamente para evitarmos punições onde um moderador 'acha' que tem que punir, quando a maioria pensa diferente.

O mesmo se faz para reversão de punições. Quando surge um caso onde uma punição pode ser revertida, debatemos internamente para decidir se ela será ou não revertida. Esse debate demora (até termos as opiniões de todos e chegarmos a uma conclusão) e geralmente é feito um estudo do comportamento do usuário, se evoluiu ou não, se é merecedor, etc.

Acredito que foi isso que o Cláudio quis dizer.

Desculpe-me, o fórum é privado, aceita as regras quem quer participar, concordo nessa parte.

Mas na minha opinião é idiotice essa parte de uma infração ficar no perfil eternamente, faz com que usuários que possam ajudar futuramente no fórum acabem indo para outros fórums com regras mais maleáveis, pelo que explicou até parece uma sociedade secreta, onde uma simples infração tem que ter apoio em massa da direção seja para aplicar, excluir ou editar prazo de expiração.

O fórum tem que ser muito maior que essa rigorosidade toda se tratando de uma punição, tempo que vocês gastam discutindo algo desse estilo, poderia ser gasto auxiliando no fórum.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Mas na minha opinião é idiotice essa parte de uma infração ficar no perfil eternamente, faz com que usuários que possam ajudar futuramente no fórum acabem indo para outros fórums com regras mais maleáveis, pelo que explicou até parece uma sociedade secreta, onde uma simples infração tem que ter apoio em massa da direção seja para aplicar, excluir ou editar prazo de expiração.

O fórum tem que ser muito maior que essa rigorosidade toda se tratando de uma punição, tempo que vocês gastam discutindo algo desse estilo, poderia ser gasto auxiliando no fórum.

Concordo na parte em que a punição não deveria ser eterna.

Discordo na parte em que parecemos uma sociedade secreta. Simplesmente debatemos em equipe exatamente para evitar excessos dos moderadores, é assim que uma equipe trabalha, em grupo. ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não sei c assim funcionaria ... essa parada de bloquear o user por qualquer punição ... tipo assim ... vou exemplificar uma punição minha no outro fórum

eu grafei errado o nome de um time , na pressa em digitar eu grafei bostafogo, tomei punição de graça, pois o moderador achou ofensivo, lá eu perdi pontos, eu ainda tc com ele c ele pelo menos levou em consideração q eu poderia ter só digitado errado, imagina c fosse aqui e eu ficasse impedido de ajudar por X dias ??? te falo por mim neon ... nunca mais eu voltaria aqui !!

Eu não estava falando dessas besteiras, ser punido só porque colocou bostafogo, CUrinthia etc não é muito sensato. Seria mais correta a punição se por exemplo o usuário iniciasse uma discussão no qual não tem nada a ver com o tópico, como por exemplo: iniciar uma discussão de futebol no tópico de placas de vídeo ou futebol no tópico de fontes etc.

Você não ficaria impossibilitado de ajudar, pois você não seria banido do forum e sim suspenso do tópico em questão. Podendo continuar a postar em outras localidades do forum.

Além disso para infrações leves ou média o usuário poderia ser alertado, lhe informando as regras do setor em questão e que da próxima não haverá um outro aviso.

Como serão feitas as regras leve,media ou grave fica por conta de quem for gerenciar essas questões. Como ja falaram vão modificar algumas regras para fácil entendimento e melhor volatilidade das punições vinculadas ao usuário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pessoal, não entrarei nos detalhes de quem já levou advertência ou infração e nem sei porque resolveram relatar isso no tópico. Bastaria apenas discutir o mérito da questão, sem precisar entrar nos detalhes e revelar que já passaram por isso.

Da lógica que o Hugh Laurie citou, o procedimento para aplicação e para reversão é simples. Mas o que o Claudio Velasco fez referência é sobre os critérios que são levados em conta, tanto na aplicação, quanto na reversão. Essa é a parte complicada. E sim, ela exige análise e nos toma tempo.

Não é simples lidar com tantas pessoas ao mesmo tempo e vocês sabem que as pessoas possuem diferentes pontos de vista. Algumas vem com o intuito de colaborar; outras, somente de atrapalhar, buscando um pseudo favorecimento no anonimato para avacalhar não apenas este fórum, mas qualquer espaço virtual que frequentem.

O que alguns não entendem é que a moderação, na maioria das vezes, é a etapa final de um processo no que diz respeito à punição. O que isso quer dizer? É simples: o início do processo é justamente a denúncia de algum outro usuário que se sentiu prejudicado ou ofendido com a postagem daquele que, posteriormente, recebe a advertência por ter prejudicado ou ofendido a um membro ou aos participantes de determinado tópico. Em outros casos, a própria moderação percebe esse tipo de comportamento e, como prevê o regulamento do fórum, podem agir livremente para reorganizar o espaço de sua responsabilidade.

Indo ao ponto da discussão, a reversão de punições está em estudo. Isso requer boa análise, pois os critérios que são levados em conta são tanto objetivos quanto subjetivos. O histórico de participação, a boa educação e cordialidade com os colegas usuários contam muito a favor. Esse é um bom fator para se levar em conta em uma possível reversão. O problema é que, por qualquer motivo que se queira levar em conta, alguns que sofrem advertência ou infração chutam logo o pau da barraca e já vem com pedrada para cima da moderação, passando por cima dos próprios erros e acusando o moderador de ser ditador. A equipe de moderação analisa os próprios erros e o Conselho Administrativo sempre acompanha o histórico das punições aplicadas pelos moderadores. Quando há excesso ou erro, conversamos internamente e decidimos pela reversão. Eu mesmo já me equivoquei em uma aplicação e os colegas da equipe me ajudaram a corrigir. Essa é a razão pela qual não aceitamos levar pedrada cobrando explicações. É totalmente diferente de o membro nos procurar com educação e cordialidade e nos dispormos a explicar a situação com tranquilidade. Antes que isso aconteça, é bom que cada um (membro e moderador) analise o que aconteceu para chegar naquele ponto. Lembrem-se do que eu disse sobre o infrator já ter sido denunciado por outros usuários, demonstrando que nem sempre foi o moderador quem começou.

Em suma, para que haja reversão, deve haver merecimento. Reconheço que alguns merecem, isso pode ser aplicado mais adiante, após elaborarmos os critérios para definir como e quando podem ser aplicadas as reversões. Mas alguns não merecem; atacaram a moderação com ofensas, não quiseram cumprir com as determinações e optaram por provocar a staff do fórum de várias maneiras que nem vou citar.

Há muito o que ser discutido. A mudança de metodologia está apenas no começo. Continuo, em nome da equipe, a agradecer imensamente pela colaboração de todos, pelas opiniões que em muito tem contribuído para a reformulação do fórum.

Fiquem à vontade.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

...

só exemplifiquei por achar q seria mais incisivo nas minhas convicções, eu até concordo plenamente q tem punição q nem merece ser revista, mas o ponto fundamental q eu quis dizer é q se tem q ter dicernimento a aplica-las e mais dicernimento ainda a criar regras. acho até q 3 ou 4 regras seriam suficiente.

1 - É proibido xingar e/ou difamar qualquer participante do fórum.

2 - É proibido postar qualquer coisa q seja passivel de pena no CP : Racismo, Pirataria etc..

3 - É proibido desvirtualizar o post >>> c o post é sobre VGA q c poste sobre VGA

4 - É proibido propagandas, spans e afins.

claro q essas regras basicas são somente sugestões, só citei-as pra demonstrar como poucas regras são suficientes.

nesse exemplo que dei ... pra mim a única passível de punição sumária é a 1ª ... respeito é bom e conserva os dentes ... sem falar que respeito é a base de toda sociedade.

espero q reflitam sobre meus posts e nunca pensem q quero impor nada só quero ajudar !!!

Abraços

Maurício G. Paiva

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Acredite em mim, Maureucio, não são suficientes. As regras não foram criadas todas de uma vez. Você começa com um pontapé inicial e a necessidade te faz revisar e acrescentar pontos e acaba se tornando inevitável realizar constantes revisões e atualizações. Nada que existe nas regras deste fórum foi criado sem ter motivo, todas se basearam em situações que vivenciamos e, diga-se de passagem, várias vezes, a ponto de ter que criar uma regra específica para vetar uma situação indesejável (irregular). O que nos moveu até esse ponto foi exatamente a quantidade de problemas diferentes que nós identificamos com o passar do tempo.

Mas infelizmente o que fizemos para organizar o fórum e evitar badernas foi também a razão de o fórum ter ficado tão engessado. As regras não serão extintas, mas precisam ser reformuladas. Precisamos encontrar o meio-termo de eficientes e suscintas; objetivas, mas sem perder a clareza e a razão de sua existência.

Posso falar sobre as regras porque ajudei a criar alguns de seus pontos e já revisei várias vezes. Agora preciso fazer isso junto com meus colegas, de acordo com a nova metodologia que estamos adotando. E a ajuda dos usuários é imprescindível nesse processo.

Obrigado, Maureucio. Obrigado a todos.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

...

CEG ... isso pra mim é mais a velha mania do brasileiro de criar regras pra tudo.. veja só, o q por exemplo poderia acontecer q não está nesse 4 pontos q citei ??? (só pra eu entender)

OBS: Não entendo porque punições tem q estar citado ... isso é só um fórum ... pra q q membros tem q saber o q é uma punição leve, grave ou gravíssima ??? não basta saber q tem regras ? e q infringi-las é passivel de uma simples advertencia até a expulsão do fórum ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Maureucio, é simples:

Lei Seca: mesmo com o cara perdendo sete pontos na carteira, perdendo a CNH, tomando multa de mil reais e tendo o carro apreendido, ainda morrem mais de 20 mil jovens todos os anos nas estradas por causa da combinação de álcool+carro+autoconfiança. Se a gente não impõe regras bem rígidas todo mundo acaba violando.

Lá fora, na vida real, o cara me respeita, ele não quer perder um, vários dentes, ou os ligamentos do joelho, ou o baço... assim ele evita falar gracinhas ou ser abusado, evita fazer coisas chatas como mandar um cara que ele nem conhece *****, enfiar seu trabalho no rabo, ir para a **** que o *****, ou a casa do *******. Sempre tem alguém mandando a gente fazer este roteiro...

Aqui no fórum sempre tem aquele cara que acha que JUSTO AQUI é o lugar de ele dizer tudo o que ele não diria lá fora ao vivo. E a gente tem de conversar, pedir explicações, repetir as perguntas, chamar pro papo reto, e depois de sermos xingados umas sete, oito vezes, resolvemos punir. E somos radicais, né... :/

obrigado por ajudar a gente a explicar o "comofas" do fórum...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

...
relaxa velho ... eu entendi teu ponto de vista ... eu só quis ajudar a você's terem outro ponto de vista para assim discernir melhor ... minha intenção nunca foi te afrontar ou afrontar suas idéias .... me perdoe c te fiz entender o contrário ...

PS: Pra quem queria ajudar, acho q já me intrometi demais num assunto q não me diz respeito !!

Sorte aí pro 6 !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá! Em Infrações:

São consideradas infrações leves:

Obs: 2.8 - Agir como Moderador do Fórum sem de fato o ser - por exemplo, responder a tópicos com frases como "Por favor, poste na área correta", "Este tópico já foi discutido", "Se você pesquisar encontrará a resposta".

Primeiramente fui notificado duas vezes por isso. Bom, copiei e colei a seção para os respectivos usuários, fui educado e avisei aos mesmos que a área correta seria a tal complementando que teria de criar um tópico na área correta (colei o link da respectiva área) ou comunicar a um moderador para que movesse o tópico (que é diferente de agir como moderador). É necessário mesmo esta infração? Claro que não vai avisar ou alertar que tal área está incorreta de forma grosseira e sem dúvida o usuário irá ficar ofendido/sem jeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

CEG,

Não é simples lidar com tantas pessoas ao mesmo tempo e vocês sabem que as pessoas possuem diferentes pontos de vista. Algumas vem com o intuito de colaborar; outras, somente de atrapalhar, buscando um pseudo favorecimento no anonimato para avacalhar não apenas este fórum, mas qualquer espaço virtual que frequentem.

O que alguns não entendem é que a moderação, na maioria das vezes, é a etapa final de um processo no que diz respeito à punição. O que isso quer dizer? É simples: o início do processo é justamente a denúncia de algum outro usuário que se sentiu prejudicado ou ofendido com a postagem daquele que, posteriormente, recebe a advertência por ter prejudicado ou ofendido a um membro ou aos participantes de determinado tópico. Em outros casos, a própria moderação percebe esse tipo de comportamento e, como prevê o regulamento do fórum, podem agir livremente para reorganizar o espaço de sua responsabilidade.

Indo ao ponto da discussão, a reversão de punições está em estudo. Isso requer boa análise, pois os critérios que são levados em conta são tanto objetivos quanto subjetivos. O histórico de participação, a boa educação e cordialidade com os colegas usuários contam muito a favor. Esse é um bom fator para se levar em conta em uma possível reversão.

O importante é que o fórum está fazendo sua parte e todos estão propostos à melhorarem. Isso é um ponto fundamental para todos os membros da casa.

Só o facto de estarem fazendo isso, já denota boa vontade do Gabriel e equipe em melhorarem a coisa, e isso é o que vale.

Mas, não adianta abrandar as regras, tirarem cards de perfis e continuarem a terem pessoas minando a cesta das maçãs.

Novamente parabéns pelas ações e aguardaremos as novidades.

Abs!

Claudio,

Você

Acho que você entendeu o dito, mas assim mesmo obrigado pelo elogio.

Errado.

Em um local PRIVADO sua liberdade é suprimida pela liberdade daquele que é o gestor, dono daquele espaço. Você pode ter o direito que sua mente imaginar, mas dentro da MINHA CASA, por exemplo, seu direito se submete ao meu.

Assim como em nossa casa, nós escolhemos quem entra e quem não passa do portão. A relação social privada se baseia na restrição. Ou você acha que devemos derrubar os muros dos condomínios de luxo pois são antidemocráticos?

É verdade. Esqueci que a internet é um espaço público, o vBulletin também tem suas regras regidas internacionalmente e que concordaram com elas, e que um fórum tem a mesma conotação que nossa CASA/LAR/MORADIA perante as regras e principalmente as leis deste país.

Então aceite o fato de que a punição pode ser mais ou menos injusta, ao invés de querer pretender o indulto universal.

É o clima de Natal que me faz agir assim. Talvez seja o espírito de Papai Noél ou Jesus Cristo.

Você tem aqui no fórum direito de postar, reclamar, pleitear direitos, exigir posturas da Moderação, nos criticar abertamente num espaço público, e nem sequer sabemos nem sequer exigimos seu nome verdadeiro NENHUMA VEZ. e Somos ditatoriais... tal... Imagine se a gente resolve aplicar a CF, né...

Lá fora, na vida real, o cara me respeita, ele não quer perder um, vários dentes, ou os ligamentos do joelho, ou o baço... assim ele evita falar gracinhas ou ser abusado, evita fazer coisas chatas como mandar um cara que ele nem conhece *****, enfiar seu trabalho no rabo, ir para a **** que o *****, ou a casa do *******. Sempre tem alguém mandando a gente fazer este roteiro...

Talvez VOCÊ não saiba o meu nome e onde moro, mas muitos aqui sabem e poucos me chamam pelo nome, sempre pelo nick, qual a diferença e relevância disso ao assunto em voga?

Só pra fechar...

CF Art. 5º, IV

"(...)é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato"

obrigado por ajudar a gente a explicar o "comofas" do fórum.

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Maureucio, é simples:

Lei Seca: mesmo com o cara perdendo sete pontos na carteira, perdendo a CNH, tomando multa de mil reais e tendo o carro apreendido, ainda morrem mais de 20 mil jovens todos os anos nas estradas por causa da combinação de álcool+carro+autoconfiança. Se a gente não impõe regras bem rígidas todo mundo acaba violando.

Lá fora, na vida real, o cara me respeita, ele não quer perder um, vários dentes, ou os ligamentos do joelho, ou o baço... assim ele evita falar gracinhas ou ser abusado, evita fazer coisas chatas como mandar um cara que ele nem conhece *****, enfiar seu trabalho no rabo, ir para a **** que o *****, ou a casa do *******. Sempre tem alguém mandando a gente fazer este roteiro...

Aqui no fórum sempre tem aquele cara que acha que JUSTO AQUI é o lugar de ele dizer tudo o que ele não diria lá fora ao vivo. E a gente tem de conversar, pedir explicações, repetir as perguntas, chamar pro papo reto, e depois de sermos xingados umas sete, oito vezes, resolvemos punir. E somos radicais, né... :/

obrigado por ajudar a gente a explicar o "comofas" do fórum...

Depois dessa eu largo o barco.

Não dá pra comparar lei seca com regras de um fórum.

Caso você tenha carteira de motorista, os pontos saem na carteira após o pagamento da multa, porque não limitar o tempo de uma infração?

Eu tenho um fórum em Vbulletin e faço isso.

  • Primeira infração 30 dias.
  • Segunda infração 90 dias.
  • Terceira infração 180 dias.
  • Quarta infração Perma-Ban

Temos as regras, seguem as mesmas quem quer participar, estou seguindo as regras aqui no fórum, caso não aceitasse-as era só quitar e pronto, já era, foi-se, não estou aqui pra discutir as regras em sim, e apenas esse sistema da idade de guaraná com rolha de uma infração não sair do perfil, putz, 2023 essa infração ai vai estar ali .... 2027.... 2035, ou somente até amanhã porque me cadastro em outro fórum dos mesmos moldes desse aqui e pronto, ou o fórum perde um flooder, ou perde um bom usuário ou talvez até um Engenheiro que poderia ajudar muitos usuários.

O mérito da questão é esse, tanta rigidez é necessária, mas se o cara dar um deslize qualquer permanecer 4ever é de doer, se o usuário for retardado ele vai fazer mais e mais cagadas, só banir e pronto, se o usuário for respeitoso e entendedor aprende e toca a vida dentro do fórum, auxilia futuros erros parecidos, ou seja, ajudaria outro usuário!

Estou falando com conhecimento de causa, meu fórum é somente sobre um programa open-source, até 2012 tinha 15,000 cadastrados e pela rigidez que eu mesmo fui obrigado a colocar o fórum hoje está fechado porque abriu um fórum com o mesmo proposito com regras mais maleáveis, como não tinha mais paciência de dar suporte preferi até fechar mesmo o fórum redirecionando para esse novo fórum.

Enfim, é apenas uma dica, eu mereci a advertência? Se acharam que sim eu aceito, se na opinião de vocês essa infração é realmente permanente no meu perfil, ótimo, mas pode ter certeza que assim como eu (que vocês podem ver ainda ajudo o fórum mesmo que menos) vários usuários na primeira escorregada não voltaria aqui mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve geral!

Antes de mais nada quero reportar que o multi-citar e, a alteração de posts aqui, neste tópico, não estão funcionando.

Seria um Bug no fórum ou proposital ao tópico?

Enfim....

Eu tenho um fórum em Vbulletin e faço isso.

Hugh Laurie,

Não está em voga e muito menos estamos discutindo o SEU fórum e como você atua por lá.

Mas também, devo concordar com pesos/medidas e prazos aplicados sobre o assunto.

Pessoal... só vou deixar uma coisa dita aqui...

impossível agradar a gregos e troianos..."

Boas festas!

Caldasso,

Você está absolutamente correcto!

Gregos e Troianos representam respectivamente 50% de cada membro e de cada cidade. O grande X da questão aqui, é acertamos o 51% da coisa!!

Uma boa passagem de Natal para você e sua família.

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Salve geral!

Antes de mais nada quero reportar que o multi-citar e, a alteração de posts aqui, neste tópico, não estão funcionando.

Seria um Bug no fórum ou proposital ao tópico?

Vou repassar ao Gabriel Torres....

Sobre as infrações, essa será uma discussão longa dentro da moderação. Como ocorreu aqui, há quem é a favor, outros contra infrações com tempo determinado.

Porém, uma coisa é certa, será bem discutido, eu estou acreditando numa mistura dessas opiniões. Logo, eu acho que os membros ficarão satisfeitos.

EDITADO

Lord, verifique se o problema passou....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Depois dessa eu largo o barco.

Não dá pra comparar lei seca com regras de um fórum.

Caso você tenha carteira de motorista, os pontos saem na carteira após o pagamento da multa, porque não limitar o tempo de uma infração?

Eu tenho um fórum em Vbulletin e faço isso.

  • Primeira infração 30 dias.
  • Segunda infração 90 dias.
  • Terceira infração 180 dias.
  • Quarta infração Perma-Ban

Temos as regras, seguem as mesmas quem quer participar, estou seguindo as regras aqui no fórum, caso não aceitasse-as era só quitar e pronto, já era, foi-se, não estou aqui pra discutir as regras em sim, e apenas esse sistema da idade de guaraná com rolha de uma infração não sair do perfil, putz, 2023 essa infração ai vai estar ali .... 2027.... 2035, ou somente até amanhã porque me cadastro em outro fórum dos mesmos moldes desse aqui e pronto, ou o fórum perde um flooder, ou perde um bom usuário ou talvez até um Engenheiro que poderia ajudar muitos usuários.

O mérito da questão é esse, tanta rigidez é necessária, mas se o cara dar um deslize qualquer permanecer 4ever é de doer, se o usuário for retardado ele vai fazer mais e mais cagadas, só banir e pronto, se o usuário for respeitoso e entendedor aprende e toca a vida dentro do fórum, auxilia futuros erros parecidos, ou seja, ajudaria outro usuário!

Estou falando com conhecimento de causa, meu fórum é somente sobre um programa open-source, até 2012 tinha 15,000 cadastrados e pela rigidez que eu mesmo fui obrigado a colocar o fórum hoje está fechado porque abriu um fórum com o mesmo proposito com regras mais maleáveis, como não tinha mais paciência de dar suporte preferi até fechar mesmo o fórum redirecionando para esse novo fórum.

Enfim, é apenas uma dica, eu mereci a advertência? Se acharam que sim eu aceito, se na opinião de vocês essa infração é realmente permanente no meu perfil, ótimo, mas pode ter certeza que assim como eu (que vocês podem ver ainda ajudo o fórum mesmo que menos) vários usuários na primeira escorregada não voltaria aqui mais.

Dr. House e pessoal, o CEG já falou sobre isso neste tópico. (quote abaixo, e as partes importantes eu destaquei em negrito).

Eu não vejo muitos motivos para discussão com relação as punições, o CEG já deixou isso bem claro.

Abraços.

Pessoal, não entrarei nos detalhes de quem já levou advertência ou infração e nem sei porque resolveram relatar isso no tópico. Bastaria apenas discutir o mérito da questão, sem precisar entrar nos detalhes e revelar que já passaram por isso.

Da lógica que o Hugh Laurie citou, o procedimento para aplicação e para reversão é simples. Mas o que o Claudio Velasco fez referência é sobre os critérios que são levados em conta, tanto na aplicação, quanto na reversão. Essa é a parte complicada. E sim, ela exige análise e nos toma tempo.

Não é simples lidar com tantas pessoas ao mesmo tempo e vocês sabem que as pessoas possuem diferentes pontos de vista. Algumas vem com o intuito de colaborar; outras, somente de atrapalhar, buscando um pseudo favorecimento no anonimato para avacalhar não apenas este fórum, mas qualquer espaço virtual que frequentem.

O que alguns não entendem é que a moderação, na maioria das vezes, é a etapa final de um processo no que diz respeito à punição. O que isso quer dizer? É simples: o início do processo é justamente a denúncia de algum outro usuário que se sentiu prejudicado ou ofendido com a postagem daquele que, posteriormente, recebe a advertência por ter prejudicado ou ofendido a um membro ou aos participantes de determinado tópico. Em outros casos, a própria moderação percebe esse tipo de comportamento e, como prevê o regulamento do fórum, podem agir livremente para reorganizar o espaço de sua responsabilidade.

Indo ao ponto da discussão, a reversão de punições está em estudo. Isso requer boa análise, pois os critérios que são levados em conta são tanto objetivos quanto subjetivos. O histórico de participação, a boa educação e cordialidade com os colegas usuários contam muito a favor. Esse é um bom fator para se levar em conta em uma possível reversão. O problema é que, por qualquer motivo que se queira levar em conta, alguns que sofrem advertência ou infração chutam logo o pau da barraca e já vem com pedrada para cima da moderação, passando por cima dos próprios erros e acusando o moderador de ser ditador. A equipe de moderação analisa os próprios erros e o Conselho Administrativo sempre acompanha o histórico das punições aplicadas pelos moderadores. Quando há excesso ou erro, conversamos internamente e decidimos pela reversão. Eu mesmo já me equivoquei em uma aplicação e os colegas da equipe me ajudaram a corrigir. Essa é a razão pela qual não aceitamos levar pedrada cobrando explicações. É totalmente diferente de o membro nos procurar com educação e cordialidade e nos dispormos a explicar a situação com tranquilidade. Antes que isso aconteça, é bom que cada um (membro e moderador) analise o que aconteceu para chegar naquele ponto. Lembrem-se do que eu disse sobre o infrator já ter sido denunciado por outros usuários, demonstrando que nem sempre foi o moderador quem começou.

Em suma, para que haja reversão, deve haver merecimento. Reconheço que alguns merecem, isso pode ser aplicado mais adiante, após elaborarmos os critérios para definir como e quando podem ser aplicadas as reversões. Mas alguns não merecem; atacaram a moderação com ofensas, não quiseram cumprir com as determinações e optaram por provocar a staff do fórum de várias maneiras que nem vou citar.

Há muito o que ser discutido. A mudança de metodologia está apenas no começo. Continuo, em nome da equipe, a agradecer imensamente pela colaboração de todos, pelas opiniões que em muito tem contribuído para a reformulação do fórum.

Fiquem à vontade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

EDITADO

Lord, verifique se o problema passou....

Parece que resolveu sim Anjoed, obrigado.

Eu não vejo muitos motivos para discussão com relação as punições

Você está correcto Jonny, realmente não vale a pena o desgaste. As vezes falamos coisas que são interpretadas de formas diferentes ao real pensamento.

Aliás, peço desculpas à você e a todos se deixei transparecer algo nesse sentido em algúma de minhas citações.

Abs e boas festas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Oi pessoal, diga-se de passagem bom dia a todos.

Observamos que as sugestões ou insatisfações maiores existentes no Fórum, são sobre infrações.

O fato da quantidade de Regras existentes, e da complexidade em participar de algumas áreas do Fórum, também são citas aqui, embora com ênfase bem menor do que os problemas que se referem as infrações dos usuários.

Muitos pontos estão sendo alterados no Fórum, e serão melhor analisados, após a atualização do Fórum.

**********************************

Vi uma citação aqui de quais usuários não levaram punição no Fórum. Fugindo um pouco da abordagem administrativa, cito:

A parte no que se refere as infrações, posso dizer para vocês, que eu sou um usuário do Fórum, que nunca tomou uma infração.

Isso não me deixa nem mais feliz e nem menos que os outros usuários, sabendo que, pela forma que sempre participei do Fórum como usuário, poderia ocorrer mais cedo ou mais tarde, e mesmo assim, fiz o possível, para me adequar às Regras existentes, sendo elas complexas ou não.

Mas, bastam verificar a minha quantidade de postagens e o meu tempo de Fórum, e verão que é possível participar sim do Fórum sem sofrer penalidades, pois, pela quantidade de participações existentes em meu nick, não foram atingidas do dia para a noite, e muito menos, eu era um usuário que se ausentava do Fórum.

Deixando essa parte de lado.

***********************************

Verificamos a necessidade de mudar, atualizar, tentar melhorar para os usuários.

Não terá como agradar gregos e troianos, isso é fato.

Essa reformulação indica que estamos trilhando um novo caminho, e claro, que poderão ter pontos que serão abordados com maior atenção, devido as necessidades que irão se surgindo e havendo necessidade serão modificadas, existirão nas Regras até que com o tempo, tais reformulações estejam ao menos no ponto de deixar o Fórum previamente organizado.

Quanto as infrações, compreendemos as insatisfações de todos, mas o Fórum, sempre foi uma empresa privada, detentora de Regras. Não vou entrar em méritos legais, pois acho que não se tem a necessidade de tudo isso.

A Legislação atual, não interfere em Regras Particulares, e sequer regras ou leis abrangentes no que se refere a internet estão claras em nossa legislação atual. E tem vários aspectos para serem abordados do ponto de vista legal, mas cabe interpretação, tanto para o autor das Regras, quanto para a pessoa que se convive com tais Regras. A nossa lei permite muitos recursos, tanto para quem aplica a mesma quanto para quem recebe, portanto, vocês sabem que, digamos, mesmo querendo retirarmos aquela infração em nossa vida real, digamos, a outra parte, pode recorrer por outro ponto de vista, nós podemos recorrer novamente pelo nosso ponto de vista, enfim... Cabem vários recursos, tanto para quem aplica, quanto para quem recebe penalidades, infrações, leis, e por aí vai... É um processo desgastante, e mesmo assim as Leis estão aí, da mesma forma, não mudaram em nada (cito isso no que se refere à Legislação).

Resumindo, seja aqui, seja em qualquer outro canto, cada um vai interpretar as Regras, ou Leis, de seu modo e ponto de vista, cabendo várias maneiras de abordar, questionar, discutir. A legislação permite isso há muito e não modificou nem uma gota os textos que regem as mesmas.

No final, tudo é questão de interpretação e do bom senso de quem usa, participa ou estuda sejam as Leis, sejam as Regras de Entidades Privadas e porque não Públicas, visto que algumas também tem Regras.

**************************************

Nesse caso, a sugestão mais citadas aqui por vocês simplificando são.

Reversão de Punições - só para esclarecermos aos nossos usuários, esse ponto já vem sendo discutido desde antes as mudanças atuais do Fórum, são acompanhamento de opiniões, enquetes, estudos sobre como poderiam ser aplicadas caso essa política for adotada. Como não é algo do dia para a noite, em um Fórum tão extenso como o nosso, leva-se tempo, porém, esse assunto já vem sendo abordado há algum tempo pela Moderação.

Descomplicação em algumas áreas do Fórum para participar - Essa já foi aplicada de imediato, pois retiramos as Regras Locais, e também extinguimos os Fóruns Pré-Moderados, para verificarmos como o comportamento dos mesmos irão se portar com essa nova abertura. A intenção é que o fluxo aumente, é o que esperamos, e que os usuários já existentes do Fórum, também consigam trazer novos usuários para o Fórum.

Reformulação das Regras Gerais - Essas também serão revistas, estudadas, mas como já foi mencionado aqui, leva-se algum tempo, pois até os comportamentos das mudanças de algumas áreas do Fórum, terão que se efetuar novos estudos, para elaborar as Regras novamente. Estaremos nos empenhando nessa questão.

Mudança de Visual e correção de bugs no Fórum - Essas modificações também já estão sendo implementadas, inclusive, com as respostas mais rápidas para os usuários pela Administração no que é possível.

Agradecemos a todas as sugestões publicadas aqui, estamos discutindo todos os pontos levantados aqui pelos usuários.

Agradeço a participação de todos...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A coerência da moderação (o eixo principal de algumas alfinetadas aqui...rsrs, e previsível que a conversa bandeasse para esse lado) estava muito distorcida, um exemplo disso podem ver aqui:

http://forum.clubedohardware.com.br/resolvido-topico-especificando/1162386

Brigas entre membros e moderadores é normal, vai ter sempre, quem não fez ainda vai fazer um dia, o que deve ser destacado e reconhecido como algo positivo sem nenhum romantismo é que concluíram que algo não está tão bem como deveria, sentaram e deram uma satisfação para quem vem nessa casa e do seu jeito usa bem esse espaço (ou tenta...rsrs).

att

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, sou relativamente novo aqui no fórum, aqui aprendi, aprendo e sempre aprenderei muito pois vejo que existem pessoas de altíssimo conhecimento no assunto.

Montei o meu micro lendo o livro do Gabriel e ele ainda funciona direitinho.

Acho que o papel do moderador é fundamental pois ele deveria ser a pessoa mais capacitada para alocar um assunto em um tópico, fazer cumprir as regras do fórum e etc.

Regras essas que se não forem cumpridas o fórum vira uma babilônia.

Estou aguardando as mudanças para ver como ficam, se o mundo evolui porque o fórum não deveria fazer o mesmo.

Só uma coisa é imutável que é a qualidade dos assuntos tratados no fórum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá comunidade, salve geral!

Rayke,

Você deve saber que minhas estimas estão contigo desde os tempos de simples mortais usuários. Deves saber que minhas estimas estão contigo até o ponto de seres administrador deste fórum e corresponder com o mesmo, com nossos membros.

Sabes que eu não sou de maiores delongas, sou sincero e só falo o que tenho para falar, mesmo que isto custe algúns quotes apagados.

Portanto, ou você é um grande puxa-saco do Gabriel, ou realmente é o cara ao qual sempre deposítei total minhas estimas este tempo todo. Se eu analisar pela primeira opção, pelo simples facto de nunca ter levado uma advertência ou post apagado, posso afirmar que você é um tremendo puxa-saco mesmo. :D

Sempre agindo com coerência, razão e principalmente em prol da comunidade como um todo. Seu post acima nos indica um caminho de paz, reflexão e sabedoria, portanto, nada mais temos o que reportar neste tópico, a não ser aguardarmos as resoluções de vossas atitudes.

Moderadores de plantão deste fórum: Não fiquem com ciúmes ou mimimis.... se eu tiver que falar o mesmo de algúns de vocês, assim o farei; tenham certeza! Portanto, sem neuras, ciuminhos ou sem afrontas para justificar apagarem este post, ok? ;)

Gabriel,

Acredite, você tem sorte em ter esse cara ao teu lado. Parabéns!

Porém... como eu sou "simplesmente" o Lord...

Já acho uma put@ sacanagem não podemos editar e/ou pontuar os posts aqui colocados nesta sala com o joínha. Isso já retrata uma grande falta de consideração e respeito com os membros deste fórum. Fica a dica. ;)

E antes de quotar os amigos acima, devo deixar uma simples e patética opinião acerca do assunto em epígrafe.

Oras, se um quote é analisado por algúm membro de sua equipe, antes de qualquer atitude por vossos Staffs (afirmado aqui mesmo, neste tópico), como pode uma atitude ser consumada pela equipe antes de 24 horas, sendo que temos uma equipe relativamente grande para analisarmos o referido post em um tempo tão curto? Sacanagem, né?. :D

Precisarei desenhar o esquema da funcionalidade? :P

Claro, a justificativa será que, em determinados posts terão prioridades, mas isso está fora do escopo aqui colocado por demais membros em que, os mesmo serão "re-analisados" posteriormente, e nos remete ao assunto ora postado; eu entendo o caso.

Por favor, não subestime nossa inteligência. :rolleyes:

A coerência da moderação (o eixo principal de algumas alfinetadas aqui...rsrs, e previsível que a conversa bandeasse para esse lado) estava muito distorcida, um exemplo disso podem ver aqui:

http://forum.clubedohardware.com.br/resolvido-topico-especificando/1162386

Olha, sou relativamente novo aqui no fórum

Acho que o papel do moderador é fundamental pois ele deveria ser a pessoa mais capacitada para alocar um assunto em um tópico, fazer cumprir as regras do fórum e etc.

Regras essas que se não forem cumpridas o fórum vira uma babilônia.

Estou aguardando as mudanças para ver como ficam, se o mundo evolui porque o fórum não deveria fazer o mesmo.

Só uma coisa é imutável que é a qualidade dos assuntos tratados no fórum.

Creio que as alfinetadas postadas pelos membros neste tópico tiveram endereço certo. A coerência da moderação geraram dúvidas que, atualmente estão sendo analisadas e "aparadas" pela administração, creio eu..amente os moderadores são treinados para tal atitudes, mas nem sempre correspodem com a mesma; assim como nossos próprios membros. Isso foi bem esclarecido e nitidamente está sendo analisado pela administração do fórum.

O grande dilema e o X da questão é, estabelecer o critério da coerência entre julgamentos e atitudes da equipe perante os membros que aqui postam e são assíduos, pois nem sempre eles, "Staffs", estão certos. Não são Deuses do acaso.

Se, eles erram, os demais membros podem errar também. Se eles são humanos, os demais membros assim o são também, permanecem, os demais membros do fórum, devam permanecer todos, nada mais do que o justo e perfeito para ambas as colunas.

Bastam lerem e bastam perceberem, membros desta casa, que são iniciantes ou não, simplesmente já entram postando e se cag@ndo todos de medo, pedindo pela "Mor de Dios" em não serem punidos por postarem em local errado ou estarem ferindo as "regras" do fórum pelo determinado assunto.

Para gente, que sindrome é essa? Sindrome ou complexo de vira-lata? Que porr@ de casa é essa ao qual não podemos nos e/não sentirmos a vontade em fazer uma pergunta?

Isso já foi esclarecido e postado aqui por ambas as partes; Membros e adimistradores.

No mas, só nos resta aguardarmos o equilíbrio da balança. :)

E, novamente desculpe a sinceridade em meus singelos quotes,

Abs à todos e boas festas de fim de ano!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Como participante a mais de 10 anos do fórum, toda mudança que trará melhorias são muito bem vindas. Uma mudança de layout acho bacana, mesmo que seja apenas de cores. Maior liberdade e rapidez de postagem favorece, desde que se mantenha o cuidado com as regras. Não tenho do que reclamar dos moderadores, a não ser a demora em retirar determinadas punições.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá!

Como participante a mais de 10 anos do fórum, toda mudança que trará melhorias são muito bem vindas. Uma mudança de layout acho bacana, mesmo que seja apenas de cores. Maior liberdade e rapidez de postagem favorece, desde que se mantenha o cuidado com as regras. Não tenho do que reclamar dos moderadores, a não ser a demora em retirar determinadas punições.

Parabéns pelos seus dez anos..... Sua participação é sempre bem-vinda e importante, principalmente pelo aspecto do layout.

Nesse exato momento, Estou curtindo Baroque e Bach; vamos nessa?

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Oras, se um quote é analisado por algúm membro de sua equipe, antes de qualquer atitude por vossos Staffs (afirmado aqui mesmo, neste tópico), como pode uma atitude ser consumada pela equipe antes de 24 horas, sendo que temos uma equipe relativamente grande para analisarmos o referido post em um tempo tão curto? Sacanagem, né?.

Por favor, não subestime nossa inteligência.

A recíproca é verdadeira, Lord. Se um moderador não detiver o princípio da autonomia, não há sentido na função. Isso significa que ele pode resolver sozinho a maioria dos casos. A equipe decide em quórum assuntos complexos, onde pairam dúvidas. Isso representa um pequeno percentual das questões que a staff pode resolver.

Ademais, você está ultrapassando a barreira da sinceridade e entrando no campo da acintosidade. Portanto, recomendo cautela ao postar.

Por fim, não nos subestime. Estamos reformulando, mas não estamos de mãos atadas. Nosso campo de ação permanece amplo no que concerne ao controle do fórum. ;)

Abraço e boas festas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...