Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mudanças no Fórum


Posts recomendados

  • Moderador

Sobre a questão do chat realmente também acho a necessidade dele discutível.. uma área do fórum para off-topic estaria de bom tamanho..

Concordo.

Sobre a questão do chat realmente também acho a necessidade dele discutível.. uma área do fórum para off-topic estaria de bom tamanho..

Concordo. Entrei algumas vezes e não vi nada de muito interessante. Tinha até gente tentando tirar dúvidas que deveriam ser sanadas no fórum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá!

 

Se querem uma área off para agradar requerimentos dos membros, criem uma sala para tal, com diversos assuntos em tópicos. Um Chat é muito interativo e geração de problemas imediatos. Se acharem que o chat deva permanecer, que liberem ferramentas a mais para os membros tipo arquivo, por exemplo, para que pessoas sensatas possam denunciar postagens irregulares e dediquem uma parte do Staff para fiscalizá-lo sem degradar o fórum e o site.

 

Chats deixam a plataforma backend naturalmente mais lenta, consequentemente uma navegação e postagens mais lentas para users.

 

Chats são portas de entradas para bots e spammers.

 

Se isso não for motivos suficientes ou o Gabriel tenha bala na agulha para se resguardar desses problemas, retiro tudo o que eu disse aqui e que, permaneça o Chat.

 

Só o tempo dirá o que acontecerá.

 

Fico em stand by sobre esse assunto.

 

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Lord Enigm@

 

 

 

Se não me engano, o servidor do chat é diferente do servidor do forum. Nesse caso, lentidão não será problema.

 

Falou

 

Correto. Isso não procede.

 

Também não vejo como 'bots e spammers' podem se beneficiar do chat.

 

Boa parte do dia existem membros da moderação online no chat..

Vão existir usuários pedindo ajuda por meios errados, existindo o chat ou não. O chat tendo regras ou não. Antes os usuários mandavam MP's para os moderadores pedindo atenção, hoje mandam no chat. A questão é orientar esses usuários quando isso ocorrer, assim como era feito antes por MP.

 

Mas não tem como mudar, isso é questão cultural. Criando uma sala off-topic vai ter gente criando tópico postando o link para o tópico real deles.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também acho que o chat não atrapalha em nada.... Mas sou a favor de um requerimento minimo para entrar no mesmo, como por exemplo o numero de posts, uns 200 posts ja seria suficiente.

 

Isso evitaria o pessoal que só entra la pra tirar duvidas ou pelo menos diminuiria essa frequência deles por la.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Qual a real finalidade do chat? Entrei agora pouco e só li gente perguntando e respondendo sobre questões técnicas, que é função do fórum.

Pode não parecer, mas é conversar.

Como eu disse, se existem pessoas entrando para pedir ajuda/perguntar algo é por questão de cultura e não temos como mudar isso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Pode não parecer, mas é conversar.

Como eu disse, se existem pessoas entrando para pedir ajuda/perguntar algo é por questão de cultura e não temos como mudar isso.

Na verdade fiz essa pergunta com intenção crítica mesmo. Precisaria mesmo haver algum tipo de filtro, talvez para membros novos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Apolo, estamos estudando avidamente isso.... mas em todos os casos, o botão denuncia está ali.

 

 

Na verdade fiz essa pergunta com intenção crítica mesmo. Precisaria mesmo haver algum tipo de filtro, talvez para membros novos.

Sempre lembrando né pessoal, também, que eu já entrei no chat, e direcionei a resposta a matérias do forum. E também, pessoal, a engine do forum é recente, todos os dias estamos trabalhando em algo novo (o Gabriel que o diga), e toda a novidade requer aprendizado, e cria experiencia

 

então a situação atual é essa, mas poderá não ser perpétua. É aquela máxima... "vamos deixar as crianças brincarem na areia, e vamos ficar observando" :D

 

Até porque sabemos, todos, que tem muito chat por aí que nada "de útil" se busca... e tem outros que são verdadeiras aulas... então, cada caso é um caso.

 

E acima de tudo pessoal...

 

cada um tem a liberdade de perguntar, conforme achar que deve

 

e você tem o direito de responder, ou não, no chat, se julgas não pertinente... simples assim.

 

 

Eu também acho que o chat não atrapalha em nada.... Mas sou a favor de um requerimento minimo para entrar no mesmo, como por exemplo o numero de posts, uns 200 posts ja seria suficiente.

Isso evitaria o pessoal que só entra la pra tirar duvidas ou pelo menos diminuiria essa frequência deles por la.

É meio redundante isso, ou irrisório... sabe porque? pensemos assim

  • quem tem 200 posts foi bem atendido no forum... pra que o chat?
  • quem está indo no chat... e tem algo respondido.... está pelo menos dando um obrigado? e será que faria o mesmo no forum? quantos posts temos assim?

e desculpem "a selvageria agora" pessoal... mas usarei um caso de outro chat, titio facebook

  • bah cara.. tu que manja dos paranauê (começou bem), vi uns posts teus no CdH... e tipo, pow (continua bem), que acha de uma placa de video tal

eu postei o link da casa, da 650Ti...

  • pois é... é tipow (prossiga assim!) é que eu to com preguissa (tá cada vez melhor) de ler

buenas... eu não tive preguiça de ler, buscar me orientar e tal... se o cara não quer ler..... off line pra ele

 

 

é minha concepção pessoal, e acho que se basearmos-nos nessa índole, o chat será nosso aliado, agora... para aquele "que entra e sai" só para benefício próprio, sem dar nada em troca... os proprios users do chat darão um jeito nele... então é minha visão disso

 

 

e voltando

 

ada um tem a liberdade de perguntar, conforme achar que deve

 

e você tem o direito de responder, ou não, no chat, se julgas não pertinente... simples assim.
  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ilky,

 

 

É meio redundante isso, ou irrisório... sabe porque? pensemos assim

  • quem está indo no chat... e tem algo respondido.... está pelo menos dando um obrigado? e será que faria o mesmo no forum? quantos posts temos assim?

 

Sabe por quê não existem posts de agradecimentos ou se existem são muito poucos, pelo facto que ANTES quando algúm membro assim o faziam tinham seus posts apagados e enquadrado nas regras de flooder, sem assunto, sem colaboração ao tópico e blá-blá-bla...

 

Assim fica, ou ficava difícil termos user simplesmente "agradecendo" nos tópicos; gerando cordialidades e gentilizas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

 

 

Bom nem curto muito ficar criticando, mas a pré-moderação dos tópicos novos acabou? vira e mexe, veja alguns tópicos que fogem da regra...exemplo foi de um usuário questionando se a placa-mãe dele havia fumado crack!?!

 

ApoloBrz

 

Observando alguns critérios e de imediato, opiniões dos próprios usuários do Fórum, sim, a pré-moderação foi retirada de algumas áreas do Fórum. Como bem sabe, a pré-moderação exige que o Moderador fique antenado o tempo todo com aquele Fórum.

 

Dependendo da ocasião o Moderador referente aquela área necessita de uma ausência, ocasionando demora na liberação de tópicos nas áreas pré-moderadas. Geralmente, o usuário reclama da demora da liberação do seu tópico, ou então, ele reclama porque além da demora da liberação do tópico, o tópico não foi aprovado por não se adequar às Regras do Fórum.  Como as reclamações eram constantes, então resolvemos adequar uma nova política para o Fórum, como mencionando anteriormente, essa política ainda está sendo discutida, mas por enquanto, as áreas que tinham o recurso da pré-moderação, estão liberadas, para visualizarmos como fica o Fórum nessa questão. 

 

Sei que isso não agrada a vários usuários do Fórum, mas foram os próprios usuários que ocasionaram essa mudança, muitos criticando as áreas pré-moderadas devido a esses problemas.  Ah, mas por exemplo, poderia se resolver esse problema colocando mais moderadores.

 

Claro que sim, porém, moderador é um trabalho grande e todos somos colaboradores aqui no Fórum, não é um trabalho remunerado, mas mesmo não sendo remunerado, exige tempo, paciência, estar sempre presente no Fórum, resumindo responsabilidades e comprometimento.

 

Quem é moderador,  faz esse papel porque principalmente gosta do Fórum. Resumindo, não são todos os usuários que disponibilizam desse perfil, principalmente do FATOR TEMPO para a Moderação, portanto, aumentar Moderadores no Fórum, que é a sugestão da maioria dos usuários, não é fácil, pois tem que ter responsabilidade e compromisso com o papel, e muitos não tem disponibilidade para isso, até porque ainda tem a área administrativa onde esses moderadores tem que atuar constantemente,  no mais tardar, exige bastante tempo, principalmente quando tem mudanças em um Fórum, como essa de agora.

 

 

 

 

Qual a real finalidade do chat? Entrei agora pouco e só li gente perguntando e respondendo sobre questões técnicas, que é função do fórum.

 

Quanto ao Chat, volto a dizer, isso são recursos da nova plataforma do Fórum. Ela veio na migração, esse recurso ficará o tempo todo disponível?

Isso depende dos usuários do Fórum. 

 

Resumindo, pessoal, ele não foi implementado, ele veio como recurso dessa plataforma nova que o Fórum está rodando, estamos deixando vários recursos habilitados para serem testados pelos usuários, o Fórum ainda está em testes, portanto, não quer dizer que o Chat permanecerá como recurso ativo em definitivo, podemos desativá-lo sim, mas não será agora, primeiro estamos testando todos os recursos que o novo Fórum tem, para vermos o que é necessário ou não.

 

E todos os Moderadores estão engajados nisso, por ser um trabalho administrativo, os usuários não percebem, mas todas as ferramentas do Fórum estão sendo monitoradas pela Moderação, com moderadores presentes nesses locais, então nada se passa despercebido.

 

Outro detalhe é que, foram os próprios usuários que solicitaram um Chat, isso não veio de pronto imediato da Moderação, então se os usuários solicitaram em sua grande maioria, eles devem ter alguma opinião sensata sobre o uso do Chat ou devam achar importante, pois senão, não teriam tantas sugestões a respeito dessa ferramenta, creio eu.

 

A maioria dos recursos que estamos deixando habilitados,  são solicitações dos próprios usuários do Fórum, como já disse aqui, não vamos agradar gregos e troianos, e também não quer dizer que ah, tudo que o usuário quer o Fórum vai fazer? Não, claro que não.

 

Mas muitas coisas que os usuários do Fórum solicitaram, estão sendo sim atendidas, diminuição da burocracia para postar, participação mais efetiva da Moderação que realmente está existindo, mérito dos moderadores que disponibilizam o seu tempo para isso, um chat para os usuários conversarem ou se interagirem, dentre outras coisas.

 

Tudo é viável? Não, nem tudo é viável.

 

Por isso mesmo, o Fórum ainda está em testes. Mesmo que seja discutível alguns recursos atualmente disponíveis, é bom lembrar, todo recurso disponível para os usuários do Fórum, foram solicitados pelos usuários do Fórum e então, achamos por bem implementarmos para ver se o recurso agrada aos usuários. 

 

Podem utilizar a vontade, e ver se realmente aquilo ficou importante no Fórum, Lembrando sempre, se o recurso está disponível para os usuários, é porque os usuários solicitaram esses recursos. Não conseguimos implementar todas as sugestões dos usuários, pois, muitas nem são viáveis por questões administrativas, ou porque o recurso não está disponível nessa plataforma, mas o que está disponível e foi solicitado pelos usuários, claro que sensatamente, estamos implementado e estudando a viabilidade dos recursos.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi

 

Eu sou usuário assíduo (ou quase) do chat e participo sempre que posso, enquanto estou no trampo.

 

Vou dizer que ele é legal, é um recurso bem interessante para que haja integração entre os membros da comunidade. Conheci vários colegas através dele e inclusive mudei minha forma de ver alguns deles por causa disso, para a melhor.

 

É muito boa a oportunidade de poder conversar de maneira descontraída com os membros daqui, porque temos a mesma afinidade por tecnologia/TI o que facilita a interação, fica mais fácil fazer amigos.

 

Desperdício de recursos? Não acredito que seja, mas precisa ser de atenção, para que seja bem aproveitado, por exemplo: que tal colocar um broadcast dizendo para todos os membros que entrarem  algo tipo "este chat é para conversação livre e não para tirar dúvidas, as dúvidas devem ser tiradas no fórum", isto vai ajudar bastante desde já. Ter a oportunidade de poder conversar abertamente com gente que eu vejo sempre postando é muito mais rico do que salvar recursos do fórum ou cortar uma asa porque ela não está sendo bem administrada.

 

Podemos ter mods no chat, que falassem em cor diferente, para alertar usuários ou dar uma informação básica (creio não será tão necessário porque fica um clima bem bacana de um ajudando o outro) e manter a ordem, que no futuro pode não ficar tão estável como nos dias de agora.

 

Enfim, não vejo motivo, como usuário, para abrir mão de um recurso que pode trazer benefícios para a comunidade, inclusive estava vindo aqui para postar estas duas sugestões: Broadcast e Mods.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Pessoal, o que tiverem de dúvidas, ou sugestões, qualquer coisa que possa ser melhorado nessa nova plataforma, podem postar, devido as atribuições eu até demoro um pouco, mas garanto, que nenhum usuário ficará sem resposta.

 

Razorfoot

 

A intenção do Chat é justamente ocasionar uma INTERATIVIDADE MAIOR entre os usuários.

 

Por exemplo

 

Algumas diferenças:

 

No Chat - Bate papo com respostas imediatas

No Fórum - Mesmo com área off-topic, bate papo com espera de resposta do membro referido, até ele visitar aquela área do Fórum.

 

No Chat - Avisos instantâneos, exemplo, dois usuários ativos no site nesse momento, podem indicar um link onde postou sua dúvida para que outros usuários acessem lá e tentem auxiliar de forma mais rápida.

No Fórum - Aguardar a espera de membros para responderem aquele tópico, lembrado que existem vários tópicos no Fórum, não somente aquele.

 

No Chat - Permitem brincadeiras, esclarecimentos imediatos, quando as partes envolvidas estão ativas naquele momento.

No Fórum - Há de se ter uma espera das partes quando ocorre algum desentendimento, além do que, o cuidado com os tipos de brincadeiras, já que não há limites de usuários para lerem o que foi descrito ali.

 

A parte mais importante do Chat ao meu ver, envolve a Feira do Rolo.

 

Usuários podem postar suas peças na Feira do Rolo, e podem muito bem fazer uma solicitação para ficarem no Chat, tendo um esclarecimento quase que imediato sobre os produtos ali publicados, então, é um uso interessante, pois facilitará no caso os negociantes da Feira do Rolo a concretizarem seus negócios.

 

Eu não estou dizendo que eu sou a favor ou contra o Chat, minha opinião sobre ele nem está formada, porque eu o utilizo por enquanto muito pouco, quem vai dizer se é a favor ou contra ele, serão os usuários da forma que eles participam ali.

 

Por isso, tudo tem que ser pensado direitinho, o Chat tem os seus pontos negativos, como também tem os seus pontos positivos.  Quanto a questão do uso, pessoal, é o seguinte.

 

Quem faz o uso da ferramenta são os usuários e não o Fórum, portanto, como a ferramenta vai ser utilizada é de uso de cada um, de cada usuário.

 

O Fórum tem suas Regras e é uma entidade privada, embora, permita a participação púbica no mesmo. Mas quem faz uso indevido no Fórum, não é o Fórum, são os usuários. O Fórum apenas disponibiliza meios para os usuários utilizarem.

 

Nesse caso, existem as ferramentas, agora, o usuário que participa indevidamente ali, também pode participar indevidamente no Fórum, isso é uma questão de cultura e direitos de cada um. Muitos bate-papos, quando lançados, não monitoravam como não monitoram as participações dos usuários ali. Então o hábito as vezes do costume de escrever de qualquer jeito, dentre outras particularidades vem acompanhando e aumentando juntamente com a internet. Então, não tem jeito de consertarmos tudo, o usuário tem que fazer a parte dele. Quando ele não faz, seja em um Chat, seja aqui no Fórum, ou seja em qualquer outra parte que ele esteja participando, ele fará uma participação indevida, isso é fato, não tem como mudar. Isso é uma questão cultural, e o Fórum não é responsável por isso.

 

O que podemos fazer é solicitar ao usuário que participe coerentemente, inclusive respeitando todos os usuários do Fórum, com respeito, paciência para obter suas respostas, e claro, que poste assuntos relevantes a informática. Isso nem sempre é atendido, já pegamos usuários aqui que achavam que os outros usuários eram obrigados a responder o tópico deles. É como eu mencionei, quando a pessoa quer fazer o uso indevido ou participar indevidamente, ela vai fazer isso, seja através do Chat, seja através do Fórum, o máximo que podemos fazer é tentar corrigir esses equívocos. 

 

O que estamos fazendo é deixar como testes para ver, como os usuários utilizam o mesmo, pois são vocês, usuários, que vão nos mostrar para que uso serve aquela ferramenta e se ela é necessária.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

É meio redundante isso, ou irrisório... sabe porque? pensemos assim

  • quem tem 200 posts foi bem atendido no forum... pra que o chat?
  • quem está indo no chat... e tem algo respondido.... está pelo menos dando um obrigado? e será que faria o mesmo no forum? quantos posts temos assim?

 

é minha concepção pessoal, e acho que se basearmos-nos nessa índole, o chat será nosso aliado, agora... para aquele "que entra e sai" só para benefício próprio, sem dar nada em troca... os proprios users do chat darão um jeito nele... então é minha visão disso

 

Não entendi seu ponto de vista sobre o chat. Você propõe que o mesmo seja usado para tirar dúvidas??

 

Pelo que me foi passado, o chat seria apenas para conversar/ Bate-papo/Off Topic. Ele não seria utilizado para resolver dúvidas nem coisa do tipo.... Então um usuário, que ja tem 200 posts e está bem atendido no fórum, vai ao chat justamente pra isso: Pra conversar com os demais colegas ou  passar o tempo enquanto o tópico dele ainda não foi respondido ou até mesmo pra pedir obrigado como você mencionou.

 

O motivo da restrição de posts(200), se da pelo fato dos usuários novos que entram no fórum apenas pra tirar alguma dúvida. Imagine a seguinte Situação: Eles entram no fórum pra resolver uma dúvida e se deparam com o chat la em cima. Você acha que ele/ela vai esclarecer a dúvida onde?? No chat que é mais dinâmico e mais rápido ou no fórum em geral???. Obviamente ele/ela irá direto para o chat.

 

Hoje mesmo alguns usuários novos, estavam no chat e não tinham nem ideia de onde postar a dúvida, provavelmente porque foram direto pro chat e nem viram direito a página do forum. Diferente de um usuário com 200 posts, no qual já conheceria as regras e o uso correto do Chat.

 

Fora que a dúvida desse "usuário novo" poderia ser a de outros que entram no fórum. Se você olhar no fórum existe muita postagem antiga com Tutoriais, informações e resoluções de problemas que ainda podem ser utilizados nos dias de hoje. Já pensou se todos eles tivessem sido resolvidos em um Chat?? O tanto de informação que seria perdida??

 

Na minha opinião o proposito do fórum é justamente esse, ajudar o pessoal de agora e posteriormente. Mantendo guardado os Casos,Tutoriais e Resoluções cedidas pelos membros do Fórum.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...