Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cooler para processador Intel Atom


Fhev

Posts recomendados

Fala galera !

É o seguinte, estou com a máquina de um amigo, cuja não liga por problema no cooler que não funciona, preciso comprar outro cooler, mas não encontro um cooler para processador intel atom. Só posso comprar um cooler desenhado para o mesmo processador ? Ou posso comprar um cooler que é desenhado para outro processador ? se sim, qual ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Fhev e seja bem-vindo ao fórum CdH!

Se o problema é apenas a ventoinha do cooler que não está funcionando, pode-se repor a original utilizando ventoinhas que tenham saída "3 pins" no conector. Essas ventoinhas possuem um sensor de RPM para que a placamãe o monitore. Caso a ventoinha pare de girar, a placamãe desliga por segurança, ou nem ligue, que é seu caso.

Em relação ao tamanho, basta que ventoinha consiga se fixar ao dissipador, seja por compatibilidade do cooler, seja por um processo mais caseiro...trocando em miúdos: gambiarra mesmo. Faltou mencionar qual seria o tamanho da original. Essas ventoinhas podem ser de 4cm, 6cm ou 8cm. Mas por se tratar de Atom, deve ser de 6cm pra baixo. Se puder tirar uma foto ou medir um dos lados da ventoinha e trazer pra cá, caro Fhev, seria de grande auxílio.

Exemplo de fan compatível, em relação a ligação na placamãe:

Conector:

Connector_mb_fan_3pin.jpg

3Pin12vMB.jpg

Fan de 6cm de "3 Pins" a venda (link apenas referência): http://www.lojamestre.com.br/lojas/casadocooler/produtos.asp?produto=318&categoria=48&inf=12&a1=microventilador---fan-dc-&a2=fan-60mm&nome=fan-60x60x15mm---12-volts

Abraço e boas festas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Cabelo75 ! Desculpa pela demora na resposta,

É o seguinte, o computador do meu amigo liga normal só que muito lento, e quando fui formatar pra acabar com essa lentidão eu vi que a causa era na verdade o defeito no cooler que não liga nem no start, ele também não pega no "embalo" que damos.

Há algum tipo de teste que possa ser feito pra saber se realmente o problema é no cooler ou na MOBO ?

A tarde postarei as fotos e as medidas.

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Voltando!

Desculpa pela demora na resposta

Problema nenhum, Fhev. Que manda?

Há algum tipo de teste que possa ser feito pra saber se realmente o problema é no cooler ou na MOBO ?

Claro, como não? Pra testar se a ventoinha está ok ou não é fácil. Só precisará dois fios e uma "ligação direta na fonte". Retire o PC da tomada e cheque só os procedimentos:

1º) Retire as conexões da fonte na placamãe, DVD e HD, isto é, desconecte tudo que precise da fonte. Não precisa desmontá-la do micro, é só para não correr riscos desnecessários quando for ligar a fonte no teste.

2º) Com a ajuda dos pedaços de fios, ligue a saída da ventoinha (saída 12V e o polo negativo) em uma conexão "molex" da fonte, a de 4 pinos, Fio preto em qualquer terminal preto do conector molex e o fio central do conetor da ventoinha no terminal amarelo (12V) do molex:

Conector "molex" da fonte:

bkv-molex.jpg

Esquema do conector da ventoinha:

3Pin12vMB.jpg

3º)Com ajuda de um outro pedaço de fio ou um clipes, faça a ligação direta da fonte, conectando o conector verde da saída 24pins da fonte em qualquer fio preto da mesma saída:

PartidafonteATX.jpg~original

4º) Ligue a fonte na tomada e verifique se a ventoinha da fonte liga legal. Se estiver ok, veja se a ventoinha do cooler funciona legal. Se estiver ok também, deve ser algo da placamãe, infelizmente. Se não, é apenas caso de repor a ventoinha danificada.

Fhev, agora é só fazer os testes.

Abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezado Cabelo75,

2º) Com a ajuda dos pedaços de fios, ligue a saída da ventoinha (saída 12V e o polo negativo) em uma conexão "molex" da fonte, a de 4 pinos, Fio preto em qualquer terminal preto do conector molex e o fio central do conetor da ventoinha no terminal amarelo (12V) do molex:

Não entendi a questão do polo negativo, é um fio que possui no cooler ? ou é o mesmo fio da saída 12 V ?

E pelo que entendi o que deve ser feito é fazer uma conexão do cooler direto com a fonte, desconectando os outros componentes para que não ocorra percas indesejáveis, e ligar as saídas do cooler com a fonte ?

Segue as imagens do cooler com defeito:

IMG_20131227_132144_805_1.jpg

IMG_20131227_132204_398_1.jpg

Peço um pouco de paciência, estou começando nesse ramo agora e não tenho nenhum curso e etc. Abraços :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na área novamente!

Peço um pouco de paciência, estou começando nesse ramo agora e não tenho nenhum curso e etc.

Isso é demérito nenhum, Fhev. Estamos aqui para isso mesmo e é com prazer que estou disposto a ajudá-lo....e também tenho curso nenhum de info, só mesmo na base do "pesquise e se vira", aehuaehaeu!!

E pelo que entendi o que deve ser feito é fazer uma conexão do cooler direto com a fonte, desconectando os outros componentes para que não ocorra percas indesejáveis, e ligar as saídas do cooler com a fonte ?

Exato. É mais para prevenir de algum fio durante o teste "escapar" e juntar em um outro terminal não desejado, fechando curto-circuito. Apenas isso.

Não entendi a questão do polo negativo, é um fio que possui no cooler ? ou é o mesmo fio da saída 12 V ?

Para tentar me expressar melhor, meu camarada Fhev, fiz um breve guia usando um CPU_cooler de um PC "chumbado" aqui e uma fonte (bem...já foi uma fonte um dia) para ilustrar melhor o teste.

Antes de mais nada, percebi na foto que seu cooler tem 4 pinos, até me surpreendi por ter esse tipo de cooler em um Atom. Mas a disposição dos fios seria desta forma:

PRETO - NEGATIVO

AMARELO - POSITIVO (12V)

VERDE - SENSOR DE RPM

AZUL - CONTROLE PWM

Dessas ligações só queremos o preto e o amarelo. A partir daí, vem umas fotos que tirei do breve teste que fiz :

9ns1.jpg

No caso da "cobaia", a disposição de cores é essa:

PRETO - NEGATIVO

VERMELHO - POSITIVO

AZUL - SENSOR RPM

Ok. Veja como liguei a fan diretamente ao "molex" da fonte usando dois pedaços de fio:

mmfw.jpg

A ligação aí em seu cooler será correspondente (ignore os outros fios):

VENTOINHA - CONECTOR FONTE (MOLEX)

FIO PRETO - FIO PRETO

FIO AMARELO - FIO AMARELO

Feito a ligação, certifique-se se algum filamento do fio não esteja fazendo contato com outro polo. Se tudo estiver ok, faça a ligação direta na fonte (lembrando sempre que a fonte deverá estar desconectada da tomada):

4n10.jpg

Fiz a tal ligação com arame de amarrar pão Plus-Vita. É só fazer "a ponte" do fio verde e algum fio preto do conector 24 pinos da fonte.

Por fim, ligue a fonte na tomada e imediatamente ela partirá. Verifique seu funcionamento através da ventoinha da própria fonte. Se seu cooler estiver legal, ele estará girando em sua capacidade máxima:

p9y9.jpg

Bem, Fhev, os passos são esses basicamente. Caso tenha alguma dúvida, não hesite em perguntar. O fórum é para isso mesmo, fechou?

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite meu velho,

Você ta me ajudando demais. Farei os testes amanhã e assim que acabar te mando o resultado. Vou aproveitar o embalo e tirar umas dúvidas.

Antes de mais nada, percebi na foto que seu cooler tem 4 pinos, até me surpreendi por ter esse tipo de cooler em um Atom.

Realmente, mas essa questão dos pinos é o de menos rsrs e também me surpreendi com o cooler, uma vez que o mesmo possui 9 cm. Só lembrando que essa não é placa original então o cooler ser diferente é algo viável, o difícil é saber pra qual processador é esse cooler.

Fiz a tal ligação com arame de amarrar pão Plus-Vita. É só fazer "a ponte" do fio verde e algum fio preto do conector 24 pinos da fonte.

Posso substituir os fios por clips tranquilamente ?

E se o cooler não rodar irei testar com outro cooler e se este último rodar o defeito é no primeiro. Se os dois não rodarem o defeito é na motherboard. Correto ?

Atenciosamente,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa madruga, Fhev!

Farei os testes amanhã e assim que acabar te mando o resultado. Vou aproveitar o embalo e tirar umas dúvidas.

Combinado. Quanto às dúvidas, vamos lá:

Realmente, mas essa questão dos pinos é o de menos rsrs e também me surpreendi com o cooler, uma vez que o mesmo possui 9 cm. Só lembrando que essa não é placa original então o cooler ser diferente é algo viável, o difícil é saber pra qual processador é esse cooler.

Normalmente os coolers para processadores Atom, por ter uma dissipação e consumo elétrico bastante reduzido em relação a outras CPUs, são pequenos, e às vezes, só há o dissipador no arrefecimento, sem qualquer ventoinha incluída. Ainda que são comumente soldados na placamãe, não sendo possível a reposição de uma das peças separadamente.

Fhev, o cooler da foto indica que essa placamãe deve ser de Socket 775, 1156 ou 1155. Parece-me que esse processador tá mais para um Celeron ou Pentium. Se puder passar o modelo da placamãe pra cá, rapidinho já identifico de qual socket Intel estamos falando, principalmente para, caso necessário, indicar um cooler correto para o sistema.

Posso substituir os fios por clips tranquilamente ?

Perfeitamente!

E se o cooler não rodar irei testar com outro cooler e se este último rodar o defeito é no primeiro. Se os dois não rodarem o defeito é na motherboard. Correto ?

Se pelo teste direto da fonte as ventoinhas rodarem normalmente e na placamãe não, é sim um possível defeito em algum componente da placamãe responsável pela leitura ou alimentação do CPU_Cooler. Claro que tô torcendo que, no pior das hipóteses, seja problema dos coolers mesmo (dói menos no bolso!).

Caro Fhev, boa sorte nos procedimentos, meu camarada!

Abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Prezado Cabelo75,

 

Consegui resolver o erro a tempos, devido ao processo de conversão do fórum fiquei imobilizado para respostas.

 

A solução se deu quando fiz o jumper FONTE>COOLER e o cooler não funcionou, testando com outro cooler vi que este funcionava. Sendo assim defeito do cooler.

Foi feita a troca do cooler por um outro da marca multilaser ( fraco, mas quebrou o galho ) e a máquina funcionou perfeitamente. A temperatura do processado chega na marca dos 30º, ou seja, temperatura ótima.

 

Só estou com problemas depois que foi feito a formatação, uma vez o pc entra em um modo de "hibernação" falso onde o pc desliga, mas as luzes de led continuam ligadas. Vi que isso ocorre quando o usuário está utilizando o google chrome. Mas esse assunto é pra outro tópico rsrsrs.

 

Agradeço a ajuda, e espero retribui-la com o passar do tempo.

 

Saudações,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...