Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida sobre FAN


Posts recomendados

Olá, bom dia!

Já li que é possível reaproveitar os Fan's de fontes velhas ou quebradas no gabinete e conectá-los tanto na fonte como no conector SYS _ FAN da placa mãe.

Tenho 2 ventoinhas de fontes quebradas e acontece que lembrei que tinha guardado há algum tempo um cooler de um Pentium 4 que era do meu pc antigo que hoje não me serve pra nada, já que montei outro pc que agora é AMD e, além disso, está com um dos 4 prendedores quebrados. Esse cooler estava funcionando normalmente, até que o substituí por outro novo na época.

Me veio a ideia de reaproveitar o FAN desse Cooler no meu gabinete. (Inclusive já até separei a ventoinha do dissipador).

 

Minha dúvida é a seguinte: Por se tratar de FAN de um Cooler de Pentium 4, ele pode ser colocado no conector SYS_FAN da placa mãe ou na fonte, assim como FAN's próprios para gabinetes e esses FAN's de fontes que reaproveitamos? 

 

Me surgiu a dúvida (embora todos tenha a descrição "DC 12V"), um tem também a descrição 0.10A, outro 0.14A e o que era do cooler do pentium IV  0.24A.

 

Por dedução, acredito que não tenha problema, pois a tensão é a mesma (12 Volts) e que essa diferença no AMPERES, seja pra determinar potência e, consequentemente, um RPM maior.

 

Mesmo assim, gostaria de ter uma certeza com alguém que tenha mais conhecimento a respeito.

 

Mais uma pergunta: Tem como reaproveitar o dissipador também?

 

Desde já, agradeço a todos.

 

Segue abaixo o FAN que era do cooler do Pentium 4

post-701831-0-65874800-1390117789_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Andrei, bom dia!

 

 

 

Minha dúvida é a seguinte: Por se tratar de FAN de um Cooler de Pentium 4, ele pode ser colocado no conector SYS_FAN da placa mãe ou na fonte, assim como FAN's próprios para gabinetes e esses FAN's de fontes que reaproveitamos? 

 

Perfeitamente possível, ainda mais facilitado pela fan do P4 por ter conector "3 pins" (Negativo - Positivo (12V) - Sensor RPM). É perfeito se colocá-lo na saída CHASSIS_FAN da placamãe para ler as RPMs da ventoinha. Se for ligá-lo na fonte, sem problemas também, entretanto o fio que cuida do sensor não será ligado a fonte, apenas os polos mesmo. A ordem da conexão da fans geralmente se baseiam desta forma, sendo que o primeiro fio sempre é o Negativo (Preto):

 

Fans "Molex" ou 2 fios (como as de fonte): Negativo - Positivo

Fans "3 Pins" (igual a sua): Negativo - Positivo - Sensor RPM

Fans "4 Pins" (PWM): Negativo - Positivo - Sensor RPM - PWM

 

Mesmo as fans PWM, dá para ligá-las diretamente na fonte usando apenas os fios dos polos numa boa.

 

 

Me surgiu a dúvida (embora todos tenha a descrição "DC 12V"), um tem também a descrição 0.10A, outro 0.14A e o que era do cooler do pentium IV  0.24A.

 

Por dedução, acredito que não tenha problema, pois a tensão é a mesma (12 Volts) e que essa diferença no AMPERES, seja pra determinar potência e, consequentemente, um RPM maior.

 

Mesmo assim, gostaria de ter uma certeza com alguém que tenha mais conhecimento a respeito.

 

Pegando a sua fan P4 como exemplo, Andrei, 12V é a tensão padrão para as ventoinhas para PC, apesar que há algumas que funcionam com 5V (antigas e raras), e essa descrição "0,24A" seria a corrente elétrica específica da fan. Tendo essas infos em mãos, podemos medir o consumo dela em Watt: V * A = W. Então: 12 * 0,24 = 2,88W. Isso significa que sua fan consumirá 2,88W em sua rotação máxima. 

 

Agora em relação consumo x fluxo de ar, pode haver até uma lógica do "quanto mais corrente, melhor" se todas as fans fossem iguais, mas há variantes muito pertinentes em cada modelo como: tamanho da fan em si e de sua hélice, número de pás, desenho do projeto e tipo de embuchamento de seus eixos.

 

 

 

Mais uma pergunta: Tem como reaproveitar o dissipador também?

 

De repente, se for de boa qualidade (pois os dissipadores do Pentium 4 costumam ser maiores que os CPU Intel de socket 775 mais recentes, pode substituir um dissipador com menos volume de um cooler Intel "terceirizado"  (que não seja o cooler Intel padrão, por causa do desenho da fan). Dependendo, pode até virar um porta-cartão...uso um dissipador de chipset pra isso, uaehuaehaeuhea!!

 

Valeu Andrei, abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Cabelo75. Boa tarde!

 

Obrigado pela ajuda.

 

Me expressei mal na pergunta se teria como reaproveitar o dissipador de cooler. Eu queria saber se era possível reaproveitá-lo em outro lugar do pc que não fosse no processador, até porque nem tenho mais o P4. Já vi pessoas dizendo que já reaproveitaram, improvisando em placa de vídeo que não vem com cooler. Quando a placa-mãe deu problema eu resolvi comprar outra e montar um AMD. (Meu atual é um APU AMD A4 3300) e não uso placa de vídeo já que ele é um APU. Estou pensando em montar o pentium 4 de novo pra minha mãe, pois ainda tenho o processador, memórias, outro cooler novinho genérico idêntico a esse, placa de vídeo e etc. Só falta a placa-mãe mesmo. Ainda vou decidir com calma porque tenho uma placa de um AMD um pouco mais antigo que ganhei e se ela estiver boa, talvez eu deixe o P4 de lado. 

 

Já que você me esclareceu a dúvida, vou reaproveitar o FAN que era do cooler mesmo no meu gabinete. Ele tem pás maiores e seu tamanho também é maior em relação aos outros 2 FAN's que retirei de fontes. A princípio, devo trocar a ventoinha traseira (exaustor) atual por esta. Eu estava com dúvida se eu deveria colocá-lo na frente jogando ar pra dentro, mas vou aproveitar que o do P4 já vem com os conectores pra plugar na placa e conectá-lo atrás mesmo. Se eu o colocasse na frente, teria que ligá-lo na fonte pois os fios não vão alcançar o conector SYS FAN. que fica um pouco longe e eu não gostaria de cortá-lo.

 

Já sei como colocar corretamente FAN's no gabinete. O Correto é colocar um na frente (jogando ar pra dentro) um na parte de trás (jogando ar quente pra fora) e na lateral há controvérsias, mas, enfim...Dependendo do gabinete, tem alguns dá pra colocar na parte de cima ( como exaustor também).

Pesquisando um pouco mais, me surgiu uma dúvida com relação a posição de FAN na frente. 

Na maioria, vi que se coloca FAN na frente na parte de baixo. (Eu tenho um de 90mm)

Mas acontece que vi pessoas que colocaram o FAN da frente na parte de cima do gabinete, onde ficam as baias de DVD, e pessoas que colocaram em cima e embaixo.

Gostaria de saber se é certo colocar FAN na frente, só que na parte de cima também.

Caso se coloque 2 FANS na frente do gabinete, qual seria o sentido correto? O de baixo sei que joga ar pra dentro, mas e o de cima? Joga ar pra dentro também ou pra fora? Já vi post com o FAN da parte de cima jogando ar pra dentro e pra fora, por isso fiquei na dúvida.

 

Só mais uma pergunta: existe aqueles visores digitais que ficam na parte dianteira do pc mostrando a temperatura do gabinete/componentes pra comprar? Tenho procurado mas não consegui encontrar.

 

Segue abaixo as fotos que me fizeram ficar na dúvida.

Um com FAN só na parte de cima e outro com FAN na parte de cima e embaixo.

post-701831-0-11467500-1390154428_thumb.

post-701831-0-32241300-1390154470_thumb.

post-701831-0-70406600-1390190942_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Voltando...

 

 

 

Me expressei mal na pergunta se teria como reaproveitar o dissipador de cooler. Eu queria saber se era possível reaproveitá-lo em outro lugar do pc que não fosse no processador, até porque nem tenho mais o P4. Já vi pessoas dizendo que já reaproveitaram, improvisando em placa de vídeo que não vem com cooler.

 

Não, Andrei, eu que fui "conservador" demais. É claro que dá para aproveitar um dissipador deste porte para equipar uma VGA por exemplo, porém, vai exigir uma boa dose de "gambiarra" para fixá-lo à placa...nada que algumas abraçadeiras não deem um jeito nisso, haeaeuhaeuaehu!

 

 

 

Quando a placa-mãe deu problema eu resolvi comprar outra e montar um AMD. (Meu atual é um APU AMD A4 3300) e não uso placa de vídeo já que ele é um APU. Estou pensando em montar o pentium 4 de novo pra minha mãe, pois ainda tenho o processador, memórias, outro cooler novinho genérico idêntico a esse, placa de vídeo e etc. Só falta a placa-mãe mesmo. Ainda vou decidir com calma porque tenho uma placa de um AMD um pouco mais antigo que ganhei e se ela estiver boa, talvez eu deixe o P4 de lado. 

 

Para desempenhar tarefas do cotidiano, Internet e Office, o Pentium 4 ainda se vira bem (já levando em conta que o perfil da sua mãe, como usuária padrão, seja esse). Vale a pena sim arrumar uma placamãe para ele, uma placa Intel 775 com chipset Intel 945 encontra-se a rodo e bem barato (usado). Se fosse um Pentium E5XXX pra cima, aí uma placa, com chipset G31 ou G41, para ele ficaria bem mais salgada, aí, de repente, seria melhor partir para o sistema AMD, baseando-se da placa já disponível em mãos.

 

 

 

Já que você me esclareceu a dúvida, vou reaproveitar o FAN que era do cooler mesmo no meu gabinete. Ele tem pás maiores e seu tamanho também é maior em relação aos outros 2 FAN's que retirei de fontes. A princípio, devo trocar a ventoinha traseira (exaustor) atual por esta. Eu estava com dúvida se eu deveria colocá-lo na frente jogando ar pra dentro, mas vou aproveitarque o do P4 já vem com os conectores pra plugar na placa e conectá-lo atrás mesmo. Se eu o colocasse na frente, teria que ligá-lo na fonte pois os fios não vão alcançar o conector SYS FAN.que fica um pouco longe e eu não gostaria de cortá-lo.

 

 

Andrei, essa substituição é bastante válida pois essas fans de cooler costumam ser mais eficientes que as de fontes. No primeiro momento, o melhor mesmo é cuidar da exaustão do gabinete, depois pode-se pensar em incrementar o fluxo de ar em seu interior inserindo fans de injeção (em posições estratégicas e de quebra arrefecendo HDs, VGA...) e, se possível mais fans de exaustão, pois o volume de ar será maior. Quanto um possível emenda para aumentar o cabo de conexão da fan, se for bem realizada, não terá nenhum prejuízo nesse sentido.

 

 

Já sei como colocar corretamente FAN's no gabinete. O Correto é colocar um na frente (jogando ar pra dentro) um na parte de trás (jogando ar quente pra fora) e na lateral há controvérsias, mas, enfim...Dependendo do gabinete, tem alguns dá pra colocar na parte de cima ( como exaustor também).

Pesquisando um pouco mais, me surgiu uma dúvida com relação a posição de FAN na frente. 

Na maioria, vi que se coloca FAN na frente na parte de baixo. (Eu tenho um de 90mm)

 

Não tenho nem o que acrescentar a respeito disso. Tô de pleno acordo contigo!

 

 

 

Mas acontece que vi pessoas que colocaram o FAN da frente na parte de cima do gabinete, onde ficam as baias de DVD, e pessoas que colocaram em cima e embaixo.

Gostaria de saber se é certo colocar FAN na frente, só que na parte de cima também.

 

Se isso for errado, então ferrou!!

 

3vdo.jpg

 

Também tenho uma fan de 12cm na área das baias 5,25'', além de outra (14cm) na parte das baias dos HD's. Na minha opinião, se ambas forem de injeção de ar, só melhoram o fluxo pelo interior do gabinete. Temos que relevar que nem todos os gabinetes tem suporte para fan dianteira, restando apenas o espaço das baias para colocá-las. E, a propósito, qual é o seu PC nessas fotos? As adaptações de ambos os micros ficaram muito boas mesmo.

 

 

 

Obrigado pela ajuda.

 

Não há de quê, Andrei. Sempre é uma satisfação ajudar (ou pelo menos tentar... uaehuaehuaeh!). Se tiver mais alguma dúvida, passa pra cá!

 

Abraço, meu camarada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Finalizando...

 

Quanto ao dissipador, vou deixar encostado aqui por algum tempo porque não vou precisar, pois meu pc atual não utiliza placa de vídeo e caso eu monte o Pentium 4, a placa de vídeo já tem um dissipador com Fan próprios. (Geforce 8400GS) Talvez eu jogue fora depois de um tempo.

Devo montar o Pentium 4 mesmo, pesquisei no boa dica e uma placa nova da MSI (que era a que eu tinha antes) custa R$140 e a mais barata da marca Itaucom custa R$ 120. Os preços variam constantemente durante a semana,e, dependendo do dia que eu for comprar deve estar até mais barato.

Minha mãe será usuária padrão mesmo. É mais pra ela aprender a mexer também.

 

O atual exaustor que tenho não é de fonte. Ele veio de fábrica do meu antigo Pentium 4 e eu o reaproveitei ao montar o pc AMD, então,vou colocar esse meu exaustor atual em algum outro lugar e colocar o Fan do Pentium 4 no seu lugar.
Os de fonte vou ver direito se coloco na lateral ou mais um na frente jogando ar pra dentro também. Vi casos em que se colocaram FAN até na parte de baixo do gabinete jogando ar pra cima. 
Eu havia esquecido que tenho outro cooler original de fábrica (CoolerMaster) ainda conectado na placa-mãe original do Pentium 4 da HP. Quando coloquei na assistência técnica da HP em 2008, me disseram que o defeito era placa-mãe e cooler, sendo que o Fan do cooler girava. Vou aproveitar e testá-lo na parte traseira do meu pc antes de escolher um pra deixar em definitivo. Mais um Fan pra reaproveitar caso esteja girando ainda.
 
Vou dar uma jeito de improvisar um outro Fan na frente do gabinete na parte das baias jogando ar pra dentro também.
Nenhum desses pc's nessas fotos é o meu. Peguei quando pesquisava sobre o assunto em outras páginas. Também achei muito bem feitas essas adaptações e por isso me interessei em fazer.
O problema agora é que na parte de trás do meu gabinete só há local para instalação de 1 exaustor. Apesar que tem o Fan da fonte que é acho que de 120mm. Corsair CX430, que sei que também funciona como exaustor. Vou ver se improviso mais um Fan na parte traseira bem abaixo do atual tirando ar também.
 
Mais uma vez muito obrigado pelos esclarecimentos e sugestões.
Grande abraço!
 
 
 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Andrei, tranquilidade total?

 

Li seus "finalmentes" e além de agradecer pelo feedback e seuas impressões, fiz algumas observações em algumas paradas. Se liga:

 

 

 

Devo montar o Pentium 4 mesmo, pesquisei no boa dica e uma placa nova da MSI (que era a que eu tinha antes) custa R$140 e a mais barata da marca Itaucom custa R$ 120. Os preços variam constantemente durante a semana,e, dependendo do dia que eu for comprar deve estar até mais barato.

 

O Boadica.com pra comprar equipamentos mais antigos não tá muito jogo atualmente não, Andrei. A gente vai na fé achando que a placa é nova (porque o preço é de uma 0Km) e quando vai ver....usada! Vale uma garimpada nos sites como MercadoLivre, Bom Negócio, OLX....pelo menos se situa melhor sobre a procedência da placamãe, podendo até dar sorte do vendedor desfazê-la por causa de um update recente. Nesse caso, acho o Boadica meio furada.

 

 

 

O problema agora é que na parte de trás do meu gabinete só há local para instalação de 1 exaustor. Apesar que tem o Fan da fonte que é acho que de 120mm. Corsair CX430, que sei que também funciona como exaustor. Vou ver se improviso mais um Fan na parte traseira bem abaixo do atual tirando ar também.

 

A CX430 acaba por também fazer o papel de exaustor também. Isso não é nada prejudicial a fonte, ainda mais que sua config não demanda tanto calor assim. Sobre a exaustão na área dos slots PCI, há duas formas pra resolver isso:

 

1º) Um blower de Slot como o da foto abaixo pode te servir muito bem (eu uso um desses aqui):

FANECSBF2_m.jpg

 

2º) Para aproveitar uma de suas fans de 8cm, tem esse método para colocar naquele espaço ali:

sdf.jpg

 

 

Mais uma vez muito obrigado pelos esclarecimentos e sugestões.

Grande abraço!

 

Prazer é todo meu, Andrei! Precisando de uma moral, passa as dúvidas pra cá!

 

Abraço, meu camarada!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

O Boadica.com pra comprar equipamentos mais antigos não tá muito jogo atualmente não, Andrei. A gente vai na fé achando que a placa é nova (porque o preço é de uma 0Km) e quando vai ver....usada! Vale uma garimpada nos sites como MercadoLivre, Bom Negócio, OLX....pelo menos se situa melhor sobre a procedência da placamãe, podendo até dar sorte do vendedor desfazê-la por causa de um update recente. Nesse caso, acho o Boadica meio furada.

 

A grande maioria das lojas que anunciam no "Boa Dica" ficam no edifício central, onde é um complexo praticamente só de lojas especializadas em informática (você deve conhecer) e são lojas fixas. É só escolher a loja direitinho.

Quando comprei minha placa pro Pentium 4 em 2008, numa loja pesquisada, foi da marca MSI deu pra ver que era nova mesmo. Olhei bem a placa, os componentes novinhos e perfeitos e não me deixou dúvidas. Tudo perfeito, na caixa original com manual, disco de driver e tudo muito bem embalado, todo novinho em folha mesmo. Esse pessoal não costuma "dar volta" até porque é pior pra eles, pois a concorrência lá é enorme e eles acabariam "queimando seu filme".

 

Só pra ilustrar, quando certa vez eu pesquisava memórias RAM pra melhorar um pouco a velocidade do meu P4, fui em várias dessas lojas e box, e todos eles me disseram que não estavam mais trabalhando com memórias da Samsung, pois estavam tendo muitos problemas com pentes falsificados dessa marca.

Outra vez também, comprei num box bem pequeno de lá, uma fonte bomba da marca Bluecase e quando ela deu problema eu levei lá pra consertarem, pois estava ainda na garantia de 1 ano. Dei sorte, pois faltava 1 ou 2 semanas pra terminar a garantia quando a fonte começou a fazer um barulho estranho. Quando fui ver, era o Fan que estava raspando na lateral da fonte. Enfim, até achei que não consertariam; deixei a fonte lá, e me mandaram voltar em 15 dias, se não me engano

Quando voltei eles disseram que a fonte não tinha conserto e me devolveram o dinheiro. Fiquei até surpreso.

 

2º) Para aproveitar uma de suas fans de 8cm, tem esse método para colocar naquele espaço ali:

sdf.jpg

 

Parece que você adivinhou.

Eu estava justamente pensando em fazer isso mesmo, igual a foto.

O fan está preso com o que? Me parece que é com aqueles arames que vem em algumas embalagens de produtos.

De qualquer forma, vou pensar num modo de prendê-lo com algo, de forma que eu possa soltá-lo quando for fazer limpeza periódica.

Assim que eu fizer, eu posto uma foto de como ficou.

 

Mais uma vez muito obrigado pelas dicas e sugestões.

Grande abraço, irmão!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nas quebradas!

 

 

 

Mais uma vez muito obrigado pelas dicas e sugestões.

 

Disponha sempre Andrei! Qualquer parada....já sabe!

 

 

 

A grande maioria das lojas que anunciam no "Boa Dica" ficam no edifício central, onde é um complexo praticamente só de lojas especializadas em informática (você deve conhecer) e são lojas fixas. É só escolher a loja direitinho.

 

Agora sobre o Boadica, caro Andrei, claro que não é um antro de 71, logo eu que costumo garimpar preços e comprar peças pelas lojas que anunciam ali. Claro que há lojas de ótimas referências por lá, sabendo que terei em mãos um equipamento zerinho e não terei problemas em trocá-lo, se estiver defeituoso. Mas tem dois casos que não pode se confiar 100% em todos que anunciam no Boadica (casos que aconteceram mesmo com meus chapas e tive um desprazer também):

 

1º) HD - Os HDs de 500GB e 1TB mais em conta anunciados ali, geralmente são HDs recondicionados, recuperados ou simplesmente usados. No mínimo, deveriam ser publicados seus respectivos estados, entretanto, como não tem nada falando do que se trata a respeito disto, logo deduzimos que a parada é nova. Uma grande camarada meu teve que voltar para tal loja 3 vezes por causa de HDs de notebook usados (e muito). A parada é tão sacana que eles te dão o negócio na embalagem lacrada, disfarçando ainda mais o "Kinder Ovo", mas não passa em uma vistoria de SMART do HDTune .

 

Claro que há muitas lojas idôneas neste quesito, cobrando o justo pelo produto, por isso não figuram entre os primeiros HDs mais baratos listados no site.

 

2º) Produtos fora de linha - Como a grande maioria que anuncia no BD lida com as novidades do mercado (principalmente as lojas-referências que conhecemos e confiamos, pois não há material encalhado neles), outros tem uma destacada posição, já que a peça já é uma raridade pelo BoaDica e não há concorrentes. O problema é nem comprar o lance de segunda mão, pois a produção do mesmo deve ter parado. A bronca maior é que não publicam que é usado, e como o site pressupõe que equipamentos ali anunciados são novos...fedeu! O próprio site tem suas seções de Usados e Classificados para atendê-los, mas alguns poucos insistem na seção principal do BD.

 

Mas nem tudo é terror. Andrei, eu mesmo tenho umas preferências de lojas onde já montei muitas configurações de micro que vou listar aqui para contribuir, tanto com a sua lista como da lista da rapaziada que porventura se interessa a ler esse negócio aqui, auhauhauahua!!:

 

Região da Tijuca:

 

(Promoinfo Tijuca)

-M2Tech

-@n@ Info

-DVM Info

 

Lojas:

-QueroPreço Tijuca

-Supply Hall 

 

Centro:

 

(Rua do Rosário)

-A3D Tech

-THRJ

 

(Ed. Central)

-QueroPreço

-Blessed Store

 

(Av 13 de Maio)

-CN Tech

-InfoLux (pena que o atendimento deles não corresponde à qualidade de suas peças...)

 

Fora várias outras que compro de forma mais esporádica, mas a base é essa. Entretanto, de dois anos pra cá, tô mesclando as lojas online também (principalmente peças para meu uso), aí já é outra história...

 

 

Parece que você adivinhou.

Eu estava justamente pensando em fazer isso mesmo, igual a foto.

O fan está preso com o que? Me parece que é com aqueles arames que vem em algumas embalagens de produtos.

 

A parada da fan nos slots PCI, tinha conversado isso um tempo atrás com um amigo do CdH. Quando tu disse que queria uma exaustão extra, e tendo na mão fans de 8cm, lembrei desta foto e trouxe pra ca  (espero que o amigo dono da foto não ligue, haeuhaeuehau!!). Para prendê-lo, acho que 2 abraçadeiras são suficientes. Se tiver na falta de abraçadeiras, ou até mesmo pra fazer testes, até arame de amarrar pão Plus-Vita tá valendo, fixando a fan pelos furos de fixação, envolvendo a parte metálica que separam os slots PCI. Assim facilita a retirada da fan, caso necessite. Tranquilidade total! 

 

Então é isso, Andrei (ainda não sei como, você e meus camaradas de fórum, conseguem ter a paciência de ler meus "testamentos", UAHAUHAUAUHU!!)

 

Grande abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Agora sobre o Boadica, caro Andrei, claro que não é um antro de 71, logo eu que costumo garimpar preços e comprar peças pelas lojas que anunciam ali. Claro que há lojas de ótimas referências por lá, sabendo que terei em mãos um equipamento zerinho e não terei problemas em trocá-lo, se estiver defeituoso. Mas tem dois casos que não pode se confiar 100% em todos que anunciam no Boadica (casos que aconteceram mesmo com meus chapas e tive um desprazer também):

 

Também não confio 100% no boa dica.  É sempre bom nunca confiarmos 100% em algumas lojas, sendo do site boa dica ou não , seja ela física ou virtual, e , principalmente, em certos vendedores. Pesquisando direito as lojas e um pouco de sorte, é claro, dá pra comprarmos bons hardwares. O problema é ter um pouco de paciência pra pesquisar. Coisa que a maioria das pessoas não tem por causa da correria do dia a dia e muitas vezes, por preguiça mesmo, na pressa de resolver o problema.

 

Anotei as lojas do centro que você postou. Dentre elas, a Blessed Store se não me engano, eu já comprei. Não lembro o que, mas lembro desse nome.

 

Ontem coloquei a Fan do P4 na frente jogando ar pra dentro conectado à entrada da placa-mãe com ajuda de uma pequena extensão que eu tinha no meu fan traseiro anterior.

Estou fazendo testes pra saber de qual maneira as temperaturas ficam melhores.

Resolvi trocar o Fan da frente, que era ligado na fonte, pelo do Pentium 4, conectado à placa-mãe, pelo fato de, conectado à ela, a ventoinha irá girar com mais ou menos intensidade de acordo com a temperatura. É isso mesmo, não é?

 

Coloquei a de 90mm que ficava na frente , na parte de trás e ligada na fonte.

 

Estou na dúvida sobre qual Fan (O da frente ou o de trás) é melhor deixar conectado na placa-mãe,  já que irá girar numa velocidade maior ou menor conforme for necessário.

 

 

O que você sugere?

 

 Já o fan ligado na fonte, sei que irá girar numa velocidade só. Acredito que na velocidade máximaestou certo?

 

Hoje irei colocar o Fan extra na parte debaixo traseira do gabinete.

Na parte da frente na baias onde se colocam gravadores de DVD vou demorar um pouco pra colocar outro Fan, pois vai dar um pouco mais de trabalho e é melhor fazer essas coisas com paciência, por enquanto vou deixar apenas 1 na parte debaixo mesmo.

 

 

(ainda não sei como, você e meus camaradas de fórum, conseguem ter a paciência de ler meus "testamentos", UAHAUHAUAUHU!!)

 

Sua ajuda é sempre bem detalhada e esclarecedora. Eu é que escrevo muito pra dar o máximo de detalhes possível pra quem ajudar não perder tempo perguntando ( se for o caso ), configuração da máquina, quantos fans tem no gabinete e etc...

 

Obrigado pelas várias ajudas. Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, Andrei!

 

Ontem tive aqui e apenas li seu post. Não tive tempo de responder, desculpe! É que escrevo muito pouco...uaehueahaeuhaeu!

 

Sobre o Boadica, estou de pleno acordo contigo, principalmente pela preguiça, não por pesquisar, e sim de ter que ir pegar o busão ou metrô pra chegar no Centro...que é meu caso, AUHAUHAUHAUH!!! O box da Blessed Store fica nos fundos de uma loja do 3º andar do Ed. Central, ao lado da antiga Hobbylândia, acredito eu.

 

 

Ontem coloquei a Fan do P4 na frente jogando ar pra dentro conectado à entrada da placa-mãe com ajuda de uma pequena extensão que eu tinha no meu fan traseiro anterior.

Estou fazendo testes pra saber de qual maneira as temperaturas ficam melhores.

Resolvi trocar o Fan da frente, que era ligado na fonte, pelo do Pentium 4, conectado à placa-mãe, pelo fato de, conectado à ela, a ventoinha irá girar com mais ou menos intensidade de acordo com a temperatura. É isso mesmo, não é?

 

Com a fan na frente, o principal beneficiado será o HD, sendo que o fluxo de ar que fará será apenas consequência. Não sei como ambos estão posicionados aí, Andrei, mas foca a fan no HD, onde costuma a sofrer também com as altas temps que fazem em nosso Estado atualmente.

 

Sobre o controle de velocidade, vai depender se a Fan "P4" for PWM ou não (já vi fans de cooler para Pentium 4/Celeron 4XX com e sem PWM). Além disto, o conector da placamãe deverá ter os "4 pins" para exercer tal controle. Se o cenário acima for idêntico ao seu caso, aí a placamãe basicamente fará o mesmo controle de RPMs do cooler principal no "P4". Algumas placamães permitem até configurar o PWM, afim de alterar a curva de desempenho de fan em razão a temperatura da CPU, mas aí é papo do "caso a caso", Andrei.

 

 

 

Estou na dúvida sobre qual Fan (O da frente ou o de trás) é melhor deixar conectado na placa-mãe,  já que irá girar numa velocidade maior ou menor conforme for necessário.

 

Na minha modesta opinião, o controle PWM seria para a fan mais "esporrenta", tipo aquelas que rivalizam em barulho com ventiladores de mesa. Se der para conviver tranquilamente com o ruído delas em seu micro, não há mal nenhum em deixá-las em 100% de RPM. Se mesmo assim achar necessário o controle, que seja na exaustão, caso o HD necessitar de um vento por lá, ou na fan da frente, se o ruído ali seja insuportável, pois os obstáculos entre o ar externo ("tela furada" do gabinete, filtros...) tendem a deixar a fan mais audível que o normal.

 

 

 Já o fan ligado na fonte, sei que irá girar numa velocidade só. Acredito que na velocidade máxima,  estou certo?

 

Hoje irei colocar o Fan extra na parte debaixo traseira do gabinete.

Na parte da frente na baias onde se colocam gravadores de DVD vou demorar um pouco pra colocar outro Fan, pois vai dar um pouco mais de trabalho e é melhor fazer essas coisas com paciência, por enquanto vou deixar apenas 1 na parte debaixo mesmo.

 

1ª) Sim, correto Andrei!

 

2ª) Se tivesse uma VGA por ali, seria de uma enorme ajuda, pois a fan colocada nas baias retiraria todo o ar quente resultante da VGA pra fora da região. Como você tá por enquanto sem VGA offborad, realmente não sei se otimizará satisfatoriamente o fluxo de ar, porque não há nenhum gerador de calor relevante nessa área. Tu pode, se seu gabinete permitir, instalar uma fan de 8cm no "respiro" na tampa lateral, da qual está na altura da CPU. Jogando ar ambiente por ali, deverá ajudar muito mais seu Fusion em relação a fan "de baia".

 

 

 

Sua ajuda é sempre bem detalhada e esclarecedora. Eu é que escrevo muito pra dar o máximo de detalhes possível pra quem ajudar não perder tempo perguntando ( se for o caso ), configuração da máquina, quantos fans tem no gabinete e etc...

 

Opa, obrigado Andrei! Com os detalhes que conseguimos visualizar o que está acontecendo, ou que pretende fazer. Facilita um bocado!!

 

Abraço, meu camarada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, Cabelo75

 


Com a fan na frente, o principal beneficiado será o HD, sendo que o fluxo de ar que fará será apenas consequência. Não sei como ambos estão posicionados aí, Andrei, mas foca a fan no HD, onde costuma a sofrer também com as altas temps que fazem em nosso Estado atualmente.

 

 

Meu fan da frente está posicionado naquele espaço específico na parte debaixo pra colocar Fan mesmo.(Jogando ar pra dentro de forma horizontal) Só tenho esse fan na frente mesmo. O HD que está esquentando mais é o terceiro, que improvisei na parte das baias de DVD. Vou ver como improviso um fan na parte das baias de DVD.

 

 

Sobre o controle de velocidade, vai depender se a Fan "P4" for PWM ou não (já vi fans de cooler para Pentium 4/Celeron 4XX com e sem PWM). Além disto, o conector da placamãe deverá ter os "4 pins" para exercer tal controle. Se o cenário acima for idêntico ao seu caso, aí a placamãe basicamente fará o mesmo controle de RPMs do cooler principal no "P4". Algumas placamães permitem até configurar o PWM, afim de alterar a curva de desempenho de fan em razão a temperatura da CPU, mas aí é papo do "caso a caso", Andrei.

 

Minha placa mãe tem os 4 pinos e o fan do cooler do pentium 4 só tem 3.

Valeu pelo esclarecimento.

 

 

Se tivesse uma VGA por ali, seria de uma enorme ajuda, pois a fan colocada nas baias retiraria todo o ar quente resultante da VGA pra fora da região. Como você tá por enquanto sem VGA offborad, realmente não sei se otimizará satisfatoriamente o fluxo de ar, porque não há nenhum gerador de calor relevante nessa área. Tu pode, se seu gabinete permitir, instalar uma fan de 8cm no "respiro" na tampa lateral, da qual está na altura da CPU. Jogando ar ambiente por ali, deverá ajudar muito mais seu Fusion em relação a fan "de baia".

 

Meu gabinete tem uma entrada lateral pra instalar uma fan.

Tenho um daqueles dutos que veio com um computador quebrado que ganhei, e pesquisei que há muitas controvérsias sobre seu uso, pois dizem que é ruim porque atrapalha o fluxo do ar dentro do gabinete, enquanto outros dizem que é bom pois direciona o ar diretamente no CPU. Outros dizem que se colocar só o fan na lateral, ele jogará o ar quente que fica dentro do gabinete em cima do CPU.

Acho que isso depende do tipo de gabinete, quantidade de hardwares, organização de cabos, e etc... pode variar, dependendo do caso.

Farei os testes a verei em qual terei melhor resultado, e, se for satisfatório, verei se reaproveito o duto ou não.

 

Muito obrigado mais uma vez pela força.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Andrei, boa tarde....(se nevasse agora mesmo seria melhor ainda, uheauaehuaehu!!)

 

Para saber qual seria o melhor posicionamento para o arrefecimento mais eficiente, não tem jeito a não ser testar as localizações das fans e medir em seguida a temperatura da CPU, chipset e HD com auxílio de programas de monitoramento. É chatão, eu sei, mas te garantirá que a fan será de fato efetiva por ali, justificando o acréscimo de consumo elétrico, e , principalmente, o ruído interno da máquina.

 

Esse duto, em minha experiência, foi muito útil quando tinha um Core 2 Quad no PC. Nesse sistema que está pretendendo instalar, Fan>Duto>CPU, lembro-me que ajudou consideravelmente as temps dele (só não me lembro o quanto...é a velhice, me perdoe!), justificando a colocação dele por ali, ainda mais que o gabinete da época era um SIM+, mini-ATX. Em relação se o duto vai o não atrapalhar o fluxo de ar, não creio que seja tão relevante assim, Andrei. Já que não há muitos geradores de calor instalado em seu possante, o maior gerador de calor (a CPU), estará numa nice com a fan suplementar ali.

 

Para finalizar, o que não observei sobre seu raciocínio, é desnecessário afirmar qualquer parada. Assino embaixo, principalmente:

 

 

 

(...) pesquisei que há muitas controvérsias sobre seu uso, pois dizem que é ruim porque atrapalha o fluxo do ar dentro do gabinete, enquanto outros dizem que é bom pois direciona o ar diretamente no CPU. Outros dizem que se colocar só o fan na lateral, ele jogará o ar quente que fica dentro do gabinete em cima do CPU.

Acho que isso depende do tipo de gabinete, quantidade de hardwares, organização de cabos, e etc... pode variar, dependendo do caso.

 

Andrei, tá beleza então?

 

Abraço irmão!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...