Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Trocando fans de fábrica i5 e gabinete CM Elite


Amaya

Posts recomendados

As temps idle do meu PC estão quase nos 40º com esse verão paulistano, e minha config não tá ajudando muito. Preciso refrigerar (e limpar) esse coitado, mas estou cheia de dúvidas.  :confused:

 

Tenho um gabinete CM Elite 335 com 2 fans (vagabundinhos e barulhentos) na lateral. O Gabinete tem um fan 140mm de fábrica traseiro e espaço frontal para um de 120mm. Agora as dúvidas:

  • Vale a pena trocar o fan traseiro? Se sim, qual é a recomendação?
  • E o cooler do processador? (é um I5 750 2.66GHZ LGA1156) Troco?  Há algum outro modelo compatível recomendado?
  • Eu também gostaria de alguma recomendação de fan frontal. Ouvi falar muito bem do Viper Akasa, há outros equivalentes?

Quanto mais silenciosas forem as opções, melhor. Algum desses três passos é prioridade, para o caso de eu não conseguir fazer o investimento de uma vez?

 

Várias perguntas ahaha. Thanks in adv, guys  :cool: 

post-527914-0-48935300-1390329333_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Amaya, bom dia!

 

Tava lá respondendo ao meu camarada Andrei e vi que tu tava nos prestigiando com sua leitura lá no tópico. Saindo de lá, vi que tu tá com algumas dúvidas ainda pendentes...então, vamos trabalhar, né não?

 

 

Tenho um gabinete CM Elite 335 com 2 fans (vagabundinhos e barulhentos) na lateral. O Gabinete tem um fan 140mm de fábrica traseiro e espaço frontal para um de 120mm. Agora as dúvidas:

  • Vale a pena trocar o fan traseiro? Se sim, qual é a recomendação?
  • E o cooler do processador? (é um I5 750 2.66GHZ LGA1156) Troco?  Há algum outro modelo compatível recomendado?
  • Eu também gostaria de alguma recomendação de fan frontal. Ouvi falar muito bem do Viper Akasa, há outros equivalentes?

 

Em um apanhado geral, essas fans que originariamente vem com o gabinete, foco inicial delas é o silêncio (e economia do fabricante também, claro!). Por isso que nem ligo muito se o gabinete vem com muitas fans ou não, já antevendo a troca deles por outros mais eficientes (e talvez mais esporrentos também...). Outro fator que deve ser relevado é se o sistema de arrefecimento está de fato ineficiente ao calor gerado pelas peças + temperatura ambiente (40ºC em Sampa?? Pensei que era exclusividade do RJ, bagulho cruel!). Realmente deve estar passando aperto nessas temps, Amaya.

 

E agora, às respostas:

 

1ª) Uma fan com capacidade de fluxo maior em relação ao original sempre é bem-vindo, assim a capacidade de retirar o ar quente aumenta, consequentemente, diminui o acúmulo de ar quente pelo interior do micro. Sobre um modelo de fan específica, dependerá também do perfil que ela tenha: Foco no silêncio, performance, equilibrado... Eu normalmente indico essas daqui (links de lojas apenas como referência):

 

CoolerMaster Slickeflow (12cm apenas e cores e leds sortidos) - Fan sem PWM, bem equilibrada e uma das melhores em custo x benefício: https://www.guerradigital.net/coolers/fan/cooler-master-fan-120mm-r4-sickleflow-led-azul-r4-l2r-20ac-gp.html

 

Aerocool Shark (12cm e 14cm, cores e leds sortidos) - Uma das preferidas do fórum (eu tenho uma de 14cm pretona instalada no micro). Forte opção para gabinetes, a Shark tem ligação "3 pins" (sem PWM) e não é aquele silêncio todo, mas não chega a aporrinhar os ouvidos: 

12cm: https://www.guerradigital.net/coolers/fan/fan-aerocool-shark-devil-red-edition-120mm-en55437.html

14cm: https://www.guerradigital.net/coolers/fan/fan-aerocool-shark-blue-edition-140mm-en55437.html

 

Akasa Viper (12cm e 14cm, apenas amarelo) Sendo uma fan PWM, com o empuxo excelente em relação ao ruído que faz, essa Akasa é perfeita para substituir CPU_FANS originais de Aircoolers e Watercoolers sem precisar ficar surdo. Para gabinete, mesmo não tendo o fluxo das Sharks, continua uma excelente opção, acredito eu:

12cm: https://www.guerradigital.net/coolers/fan/fan-akasa-viper-120mm-ak-fn059.html

14cm: https://www.guerradigital.net/coolers/fan/fan-akasa-viper-140mm-ak-fn063.html

 

Tinham também as Cougar Vortex (12cm com PWM e 14cm sem PWM, apenas laranja). O foco delas era silêncio, mas tinham um fluxo e pressão acima da média, infelizmente porém, não consegui achá-las pelas lojas. Para substituir, tem as novas CFD (12cm e 14cm, cores e leds sortidos). São até mais silenciosas que as Vortex, mas perderam um pouco do desempenho também. Pelo breve garimpo que fiz, só achei o modelo 12cm: https://www.guerradigital.net/coolers/fan/fan-cougar-red-led-120mm-hydraulic-liquid-bearing-ultra-silent-fan-cf-d12hb-r.html

 

Há também as recomendações dos nossos camaradas do fórum para incrementar a lista, Amaya. Só o auxiliará ainda mais na decisão de boas fans para você.

 

2ª) Olha, fica até difícil ter uma imparcialidade nessa questão depois da imensa bronca que tive em relação ao coolerbox que veio em meu i7. Minha opinião é que processadores de alto desempenho (como o seu) exigidos o tempo todo, principalmente que usa o micro pra jogar, é saudável trocar esse coolerbox por um aircooler melhor dimensionado. Se achar que seu i5 está realmente sofrendo com as altas temps e não pretende fazer overclock, há opções relativamente baratas que darão um refresco na CPU:

 

Mymax Arctic Fox: http://www.pichau.com.br/home/produto/codigo:4951/cooler-para-processador-mymax-arctic-fox-myc-ice-mx-box

CoolerMaster Hyper TX3 EVO: http://www.ibyte.com.br/cooler-hyper-tx3-evo-cooler-master-rr-tx3e-28pk-r1-para-intel-e-amd.html

 

Logicamente há outros modelos que são mais parrudos, mas para uso geral, creio que qualquer uma das opções acima é uma solução válida.

 

3ª) Tá basicamente respondida na primeira pergunta, caro Amaya. Mas se for de Viper (somente na frontal ou em ambas as fans), vai na boa que é fato fechar com o certo.

 

Abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Armaya

 

Você não precisa se preocupar com temperaturas de 40°c na sua CPU, não é um indício de que você deva trocar ventoinhas dentro da sua máquina, se a razão da compra de produtos fosse esta, eu desaconselharia. Mas como deseja reduzir o ruído (sei bem como é chato), vale a pena investir, e também aproveitar para valorizar a questão estética do gabinete.  ^_^

 

O seu cooler box da Intel é um ótimo cooler, diferentemente do que se pode pensar, ele dá um bom caldo e pode segurar o seu processador eternamente, se não for fazer OverClock, é claro. O que seria interessante, para caso esteja achando as temperaturas acima do normal, é a limpeza do cooler, pra retirar a poeira que bloqueia a dissipação térmica. Note que eu disse apenas remoção da poeira e não da pasta térmica, que também é ótima (no cooler box da Intel): Teste da Pasta Térmica Original da Intel. Quando for fazer isso, mantenha o cooler preso na placa mãe, pois uma vez solto, deve-se substituir a pasta térmica ali presente.

 

Importante que você diga qual é a sua fonte, para que tenhamos uma noção do fluxo de ar de exaustão que seu gabinete tem para sabermos dimensionar uma ventoinha frontal de acordo. É preciso manter uma pressurização dentro do gabinete, para que o deslocamento de ar se faça de forma eficaz, por isso, saber quanto de ar sai e saber o quanto de ar entra é fundamental, não é apenas sair adicionando ventoinhas legais com LED's e tudo mais. :rolleyes:

 

Da mesma forma que uma ventoinha muito potente atrás, que não esteja em equilíbrio com a frontal fará com que seu sistema de refrigeração seja mais caro e menos eficiente do que outro que use uma ventoinha um pouco menor, mas de acordo com a previsão do fluxo.

 

Você disse ter duas fans? Uma de 140mm e a outra de quanto? Onde está localizada? Pretende gastar quanto na melhoria da ventilação do seu gabinete?

 

Outra coisa que você pode fazer é postar pra gente algumas screenshots do HW Monitor durante o uso do seu PC, pra sanarmos as dúvidas quanto à elevação da temperatura. Uma ao ter ligado o pc, outra quinze minutos depois (uso normal) e a última após 10 minutos de jogo (caso jogue).

 

abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

@Cabelo75, obrigada! Gostei bastante da VIper, e já a vi sendo recomendada aqui no fórum. Provavelmente será a minha escolha.

 

 

Olá Armaya

 

Você não precisa se preocupar com temperaturas de 40°c na sua CPU

 

Importante que você diga qual é a sua fonte

 

Você disse ter duas fans? Uma de 140mm e a outra de quanto? Onde está localizada? Pretende gastar quanto na melhoria da ventilação do seu gabinete?

 

Outra coisa que você pode fazer é postar pra gente algumas screenshots do HW Monitor durante o uso do seu PC, pra sanarmos as dúvidas quanto à elevação da temperatura. Uma ao ter ligado o pc, outra quinze minutos depois (uso normal) e a última após 10 minutos de jogo (caso jogue).

 

abraço!

 

- 40º na CPU é ok, o problema é que 40º era a temperatura ambiente da cidade, até fevereiro ;p

 

- Minha fonte é uma Corsair TX750

 

- Eu tenho uma fan traseira, de fábrica, de 120mm (me enganei, no primeiro post falo que a traseira é 140, mas na verdade é 120) e mais duas 120mm instaladas nos dutos de ar laterais (a de baixo "puxando" ar pra dentro, e a de cima tirando o ar)

 

Quanto às screens, servem as do SpeedFan?

 

Ah, tb é importante notar que as temperaturas de SP estão bem mais amenas agora do que no começo do ano. 23º ambiente.

 

Aqui é em idle:

 

touOYUt.png

 

Após uns minutos no Skyrim (uso o PC bastante pra jogos)

 

pXCqCgb.png

 

- Quanto ao gasto, ~$80 nas fans. Meu problema é não manjar da instalação e nunca ter sequer retirado os componentes dos slots para limpeza (apesar de soprar o pó dos componentes frequentemente - sobra só uma camada muito fina, que a gente so percebe passando o dedo), então talvez eu tivesse de mandar uma assistência técnica mexer nisso. Minha fonte é boa, mas não sei se fans atuais podem ter alguma restrição na minha máquina (ou se posso simplesmente "ir encaixando," hahaha)

 

Minha case (cm 335) também não tem nenhum indicativo de que dá pra tirar o painel frontal, assim como não to encontrando nenhum video/guia de como fazer isso nela. Então ainda não sei como instalar uma fan frontal.

 

Voltando à limpeza e abrindo outra questão: Há alguma forma segura e simples de tirar essa camadinha de pó da mobo/ram/vga que a gente pode fazer em casa? Quando é citado tirar o processador do lugar, trocar pasta térmica dos componentes, etc, eu já começo a ter piripaque.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Intel especifica o limite TCase de 72.7C mas essa não seria a temperatura dos cores a que geralmente devemos levar em consideração.

 

Para os processadores Intel ainda são aceitáveis temperaturas de 70C e 80C para os cores.

Eu pessoalmente prefiro manter nos 70C ou não deixar passar muito disso.

 

Eu não creio que a troca das fans irão ajudar muito nas temperaturas.

Se tiver que gastar eu iria prefirir trocar o cooler do processador por outro melhor.

 

Eu não sei quais as fans você tem nem como foram ligadas mas geralmente as fans que vem nos gabinetes costumam serem mais silenciosas.

 

O Akasa Viper 120 é uma boa fan e o ideal seria ligá-la em conector da placa mãe que ofereça controle de rotação.

Do contrário ele na minha opinião pessoal não é muito silencioso em sua máxima rotação de 1900 rpm.

Ele não vem com adaptador para ligar direto na fonte de alimentação.

 

Para tirar o painel frontal veja se tem um buraco na parte debaixo.

Segure o painel na parte de baixo e puxe para fora cuidadosamente.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...