Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Configuração até R$ 3000


Posts recomendados

Olá pessoal!

 

Eu trabalho com modelagem 3D de desenhos arquitetônicos, atualmente uso um notebook para fazer os trabalhos, mas ja está me dando nos nervos porque ele não consegue rodar bem os programas e, portanto, decidi comprar um desktop.

 

A questão é que eu não entendo nada de hardware, andei fazendo umas pesquisas e o que eu descobri até agora é que eu tenho que apostar em um processador, memória RAM e placa de vídeo, principalmente. Mas ainda tenho muitas dúvidas, por exemplo, quais são todas as peças que eu tenho que comprar para deixar tudo funcionando, e também quais os produtos atuais do mercado (nomes e marcas) que estão entre os mais recomendados.

 

Eu não tenho nenhum amigo próximo que entenda bem disso tudo, e não quero deixar tudo por conta do vendedor, porque eles sabem muito bem como manipular um cliente leigo. Eu quero chegar na loja entendendo o básico para não ser enganada.

Quero gastar até uns 3.000,00 reais e estou considerando comprar o computador no Paraguai, já que sai mais em conta.

 

Vocês podem me dar uma mãozinha? Obrigada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Carolina, eu estou montando um computador para renderização e trabalhos com fotos. O que andei pesquisando voce precisa de uma placa de video Nvidia da linha Quadro. Essa linha é para trabalhos de renderização. Uma placa de video comum é mais utilizada para jogos. Segue o link da Nvidia Quadro: http://www.nvidia.com.br/page/quadrofx_family.html o problema é que essas placas aqui no Brasil em loja oficial custam de R$ 800 a R$ 15.000.

 

Para você ter uma ideia do que pode ser montado veja essa configuração: http://www.smartdata.com.br/produto/computador-render-elite-intel-core-i7-4960x-3-6ghz-hd-2tb-ssd-120gb-water-cooler-h60-16gb-ddr3-quadro-k4000.html

 

Logico que voce não precisa montar um computador exatamente igual ao que te passei, pode-se escolher componentes menos potentes.

 

Em uma palestra que eu assisti da Pinnacle o ideal seria voce ter 2 discos em seu micro. 1 com o sistema operacional e o outro para os arquivos que serão renderizados. Neste modelo que te passei eles seguem essa linha. tem um SSD para o sistema operacional e 1 HD para os arquivos.

 

Minha sugestão:

Processador Intel Core I5 3570

SSD 120 GB Sistema Operacional ou um HD de 500GB

HD de 2 TB para os arquivos

8 GB Memoria

Placa de Video Nvidia Quadro K600

placa-mãe: Gigabyte GA-Z77M-D3H

 

Aguarde sugestão de outros membros do forum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, sobre a placa de vídeo, me recomendaram também uma outra da nvidia, a geforce GTX 770. Fui procurar uma comparação entre as duas, e aparentemente a GTX é melhor que a quadro K600, inclusive, ela é mais cara, mas eu já estava me preparando para o preço da placa de vídeo, sei que ele seria bem elevado.

 

Sobre os discos, achei interessante sua colocação, de utilizar dois. Mas o que seria esse SSD? É algo específico para o SO ou estou muito errada? Haha

Ouvi dizer também que é preferível utilizar duas memórias RAM, por exemplo, se eu quero 8GB, compro duas de 4GB. Já ouviu falar algo assim?

 

O processador eu estava pensando em um i7, mas estou vendo que as configurações que eu estou escolhendo vai sair mais do que os 3.000,00 que pretendia gastar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @CarolinaC

Tudo bem?

 

Essa configuração é para que tipo de programas de arquitetura?

É apenas para Autocad e Autocad 3D?

Ou é também para Revit, Sketchup, Lumion ou outros programas 3D de arquitetura?

 

Essa informação é muito importante.

 

Sou arquiteto e trabalho com software 3D para arquitetura.

Depois de testar varias configurações no nosso escritório decidimos montar algumas configurações de alto desempenho como a da minha assinatura, especificas para renderizar.

 

Recomendo pesquisar alguns dos meus tópicos sobre o assunto.

 

Por exemplo, esse aqui:

 

Configuração até R$ 3000 (Autocad e arquitetura)

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1040225-configuração-até-r-3000/?p=5752113

 

Configuração até R$ 2500 (Programas 3D)

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1057234-configura%C3%A7%C3%A3o-at%C3%A9-r-2500/

 

 

Poderia lhe dar melhores sugestões se souber quais são os programas específicos que você irá utilizar.

 

Por enquanto posso lhe dizer que essa placa de vídeo, a Quadro K600, não é uma boa escolha, por duas razões:

 

1. Custo/Beneficio

2. Não vai ter um desempenho bom em programas mais complexos ou arquivos maiores.

 

O primeiro link que deixei acima poderá explicar melhor o que digo.

 

Outro detalhe é o SSD. Também não é um bom custo beneficio, sobretudo considerando que você pretende gastar só R$3.000.

Se você tivesse dinheiro sobrando claro que eu recomendaria, mas não é o caso.

 

De uma lida nesses artigos bem interessantes sobre eles:

 

Tudo o que você precisa saber sobre SSDs

http://tecnoblog.net/108784/ssd-tudo-sobre/

 

Quebrando mitos: vida útil de um SSD e outras curiosidades

http://www.guiadopc.com.br/artigos/22316/vida-util-ssd-mitos.html

 

 

Então, basicamente eu lhe recomendaria investir a maior parte de seu orçamento no processador e na memorias (ambos necessários na hora de renderizar) e logo na placa de vídeo.

 

Me conte mais sobre os programas que irá utilizar para lhe ajudar de melhor maneira

 

 

Abraço

 

 

Chile

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi @Chile, tudo bem e contigo?

 

Primeiramente, obrigada pelas tuas informações, acredito que um arquiteto que tem as mesmas necessidades que eu poderá me indicar uma máquina ótima.

 

Bom, além do autoCAD, atualmente eu uso o Revit, que roda até bem no meu notebook (felizmente!), o Sketchup para modelar, e apesar de ser bastante intuitivo e fácil de trabalhar, já me deu muita dor de cabeça pois trava frequentemente, acredito que justamente por ser um notebook com configurações baixas (por ele ter mais de 3 anos, já está ficando ultrapassado), e a renderização faço com o vray, que eu acho um ótimo programa e estou esperando ansiosamente que eles lancem a versão para o Revit. Meus renders tem demorado cerca de 7 horas, com os desenhos super simples, com o mínimo de materiais e configurações que pesam na hora do render, e com as visopts todas configuradas certinho, e ainda assim, é essa demora toda. Eu sou super paciente, mas estou perdendo a paciência (olha o trocadilho!). E é justamente esse motivo que está tornando mais urgente a compra de um novo computador.

E já que eu vou comprar uma máquina novinha em folha, eu quero poder usar o Revit e o Lumion (que não roda no meu notebook), e quem sabe, até deixar de lado os outros programas. Além de rodar também o The Sims, pois sou apaixonada por nesse jogo (mas acredito que as configurações para o Revit+Lumion serão mais que suficientes para o TS).

Esses sites que me passou sobre o SSD ajudou muito! Mas como disse, o custo-benefício, no meu caso, não vai ser lá grande coisa.

 

A placa de vídeo Quadro K600 já está descartada. Eu já estava botando mais fé na GTX 770, e depois dos textos que me passou eu vi que, realmente, ela não serve para o que eu quero (o Revit mesmo, precisa da Quadro K2000, pelo menos, certo?)

Quanto ao processador, estou pendendo para o Core i7-4770K 3.5, e quanto a memória, andei pesquisando no site da loja onde normalmente compro e percebi o seguinte:
Se eu comprar duas memórias de 4GB 2133MHZ, dá 217,22 dólares. Se eu comprar duas de 8GB de 1866MHZ, dá 253,42 dólares. O rendimento de uma RAM de 16GB justifica eu pagar a diferença entre ela e a de 8GB (que vai dar aproximadamente 100 reais, já cotado)? E esse tal MHZ, no que ele implica e porque a de 4GB é maior que a de 8GB?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi @CarolinaC

Beleza?

 

Então, agora que sei os programas que você utiliza, vou tentar compartilhar com você a minha experiencia como arquiteto (e como cara "meio geek") aplicada aos programas que costumeiramente utilizamos em arquitetura.

 

Você mencionou que iria comprar as peças no Paraguai, não é?

 

Eu não tenho noção de preços por lá, mas certamente será bem mais barato que aqui no Brasil.

 

Se você se deu o tempo de ler o primeiro link que deixei no post anterior verá que, no caso do REVIT, o principal é optar pelo processador mais porreta que você puder comprar.

 

Claro, não é pra sair comprando um Xeon E5-2697.

O ponto é comprar o melhor desempenho ate onde o bolso aguentar.  :P

 

Nesse link aqui existe uma especie de comparativo ou ranking de processadores para você ter uma ideia melhor:

 

CPU Benchmarks


 

 

No caso da memoria, o que interessa é a quantidade. 16GB não é exagero pois na hora de renderizar o programa utilizará toda a memoria que achar.

 

E na placa de video, aí é que nem o processador. Comprar o melhor desempenho que seu bolso puder bancar.

 

Videocard Benchmarks


 

 

Então, vou lhe indicar 2 configurações com algumas dicas e consideraçãoes para cada uma delas, baseado no que temos aqui no escritorio.

 

Basicamente aqui dispomos de 2 configurações. Todas trabalham com Autocad, Revit, Sketchup e Lumion:

 

Para uso geral:

 

- Processador: i5 3570 (1155)

- Memoria: 8GB (2x4) 1600Mhz

- Placa de Video: GTX 650Ti Boost

- HD: 500GB 7200 rpm

 

 

Para renderizar:

 

- Processador: i7 4770 (1150)

- Memoria: 16GB (2x8) 1866Mhz ou superior

- Placa de Video: GTX 660Ti

- HD: 1000GB 7200 rpm

 

Qualquer uma delas roda o Revit e renderiza arquivos relativamente grandes. 

A diferença está no tempo de renderização e na visualização na hora de trabalhar com arquivos mais pesados.

Tipo, um projeto muito grande irá dar umas travadinhas (ou até travar mesmo) com o i5 na hora de "girar" ou pre-visualizar alguma vista 3D.

Já com o i7 isso não acontece.

 

Você me disse que já pensa no 4770K.

 

Você sabia que a diferença dos processadores com o "K" é o multiplicador destravado?

Isto permite melhores ajustes para fazer overclock.

 

Então, se você não for fazer overclock, é melhor optar pelo 4770 (sem o K) e poupar alguns trocados para investir nas outras peças.

 

De uma lida nesses dois links para ter uma ideia melhor do que é overclock:

 

Overclocking


 

O que é overclock?


 

O que é Overclock?


 

 

Enfim, voltando ao assunto:

 

Vamos dizer que já escolhimos o processador como sendo o i7 4770, beleza?

 

Para este tipo de processador são recomendadas memorias acima de 1866Mhz.

 

Leia esse link aqui:


 

Pelo custo beneficio eu recomendaria umas G.Skill ou Corsair de 1866Mhz.

Tipo essas aqui:

 

Memória G.skill Ripjaws X 16gb 2x8gb Ddr3 1866mhz 9-10-9-28

R$ 560,00


 

Memória Corsair Vengeance Pro 16gb 1866mhz (2 X 8gb)

R$ 598,00


 

Ambas tem latencias similares e eu pessoalmente não vejo diferenças na qualidade entre uma marca e outra.

 

 

Ok, então já temos:

 

- i7 4770

- 16GB (2x8) 1866Mhz

 

A placa de video. Essa que você quer é ótima.  :)

Eu mesmo se na epoca estivesse com mais dinheiro teria comprado.

 

Mas, se por acaso lhe faltar dinheiro para as outras peças, uma GTX 760 já resolve :)

 

 

O HD, qualquer Seagate de 1TB ou 2TB já resolve. Apenas preste atenção na velocidade dele (7200 rpm) e no cache.

 

Bom, então é isso.

 

Espero que você já tenha agora uma ideia melhor das peças que irá comprar.

 

Qualquer duvida volte a postar aqui e falamos novamente.

 

Abraço

 

Chile

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Chile, estou com essa meta, gastar maior parte da grana com os três componentes principais (processador, memória, placa de vídeo). Com relação aos preços do Paraguai, não é assim tão mais barato quanto deveria ser , se eu garimpar nos sites de vendas confiáveis daqui do Brasil, talvez consiga montar a mesma configuração com o mesmo preço de lá, só que eu estou meio que desesperada para comprar esse computador, então prefiro entrar em uma loja só, chorar por desconto, e sair de lá com o computador na mão, em vez de esperar as peças chegarem e tal.

 

Eu não sabia da diferença do processador com K e sem K, e realmente, eu acredito que eu não vou fazer overclock, aliás eu sou bem medrosa para esse tipo de coisa, que interfere no funcionamento do produto de forma meio "perigosa" e insegura. Então, já economizei uns 100 mangos escolhendo o 4770. E os 100 mangos economizados vão então para as memórias de 16GB, e não de 8GB.

Até agora, eu tenho:

Processador: Core i7-4770   3.4  8MB 1150
Memória RAM: DDR3 8GB PC1866MHZ CORSAIR VENG (x2)

Placa de vídeo: GTX770 ASUS
Placa mãe: MB 1150 GIGABYTE B85M-D3H
Disco rígido: 1TB SEAGATE 7200RPM SATA3 64MB SLIM

(Breve dúvida: o que significa o "slim" do hd? O de 2T não tem essa nomenclatura. Interefere alguma coisa?)

 

Isso tudo já ficou em aproximadamente, 3100,00 reais. E ficou faltando a fonte, o gabinete, monitor, teclado e caixas de som (mouse já tenho). Acho que com 3.000,00 não dá, hahaha!

 

A diferença de preço entre a GTX760 e GTX770 ainda está bem alta, mas vou conversar com a minha mãe ver se ela libera um pouco mais de cash, afinal ela que vai pagar :P

 

Mais uma dúvida: uma fonte de quantos W? Me disseram que a de 500W aguenta, mas que tenho que ver se tem o selo 80 plus. No site da loja, a única com o selo é uma de 750W da OCZ FATALITY. Tem de 800W da Corsair, mas não fala se tem o selo. Todas dessa marca tem? Devo levar a marca em consideração, ou tendo o selo posso comprar tranquila?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi @CarolinaC

Tudo bem?

 

Não é lindo ter a mamãe para comprar peças pra gente?   :P

Bem que a minha mãe poderia me comprar alguma coisa...  :D

 

Enfim, dessa sua lista o único item do qual discordo muito é da placa-mãe.

Mas também eu não lhe disse nem expliquei nada sobre o assunto.

 

Então, o item mais importante de uma configuração é...?

Isso mesmo: A placa-mãe.

 

No caso das placas-mãe para processadores 1150 existem vários chipsets. 

 

Do "melhor" para o "menos melhor" temos:

 

Z87, H87, H81, Q87, Q85, B85

 

Como está o seu inglês?

Espero que ótimo.

De uma olhada nesse link aqui. É bem instrutivo:

 

Z87, H87, H81, Q87, Q85, B85 - What is the difference?


 

 

E o seu espanhol?

 

Chipset para Haswell. Diferencias entre Z87, H87, H81, Q87, Q85, B85


 

 

Eu pessoalmente recomendaria para você, que não vai fazer overclock, uma placa-mãe com um chipset H87.

 

Tipo essa aqui:

 

Motherboard Lga 1150 Gigabyte Ga-h87-hd3 - Ddr3 1600 Mhz Sat

R$ 440,70


 

 

Tem outras com chipset H87 que são também ótimas custo beneficio.

 

Eu sempre utilizo como referencia para pesquisa o site da NewEgg. O pessoal deixa comentários e avaliações das peças que compra e assim é mais fácil escolher sabendo de quem já testou.

 

Confira esse link e "defina a ordem" por "Best Rating" (melhor avaliadas):

 


 

 

Ok, vamos para o outro assunto: o HD

 

Acho que esse HD aí que você mencionou é um HD externo para backup. Esse aqui?

 

Hd Externo D Bolso Seagate 1000gb 1 Tb Slim Portatil Usb3.0


 

 

Enfim, pegue um modelo conhecido e testado por muitos:

 

O Seagate ST1000DM003

 

Não tem erro. Aqui um vendedor do ML do Paraná:

 

Hdd Drive Seagate St1000dm003 Barracuda 1tb 7200 Rpm 64mb

R$ 204,99


 

 

E agora, a fonte.

 

Eu recomendaria assim rapidamente algumas marcas, que são mais fáceis de achar no Brasil:

Corsair, Seasonic, Antec, OCZ, Thermaltake, etc

 

Qualquer uma dessas com o selo 80 Plus Bronze para cima já é uma boa escolha.

 

O que é o selo 80 Plus?

Links a seguir:

 

Entendendo a certificação 80 Plus


 

Fontes de alimentação e dispositivos de proteção - O 80 Plus


 

80 Plus


 

 

 

Eu acho que com uma fonte de 650W já está de sobra. Tipo a que eu tenho na assinatura.

 

Mesmo assim consulte a galera do fórum de Fontes e Energia aqui do FDCH.

Eles poderão lhe orientar melhor.


 

Bom, acho que agora sim, não?

 

Espero não ter esquecido nada.

 

Qualquer coisa volte a postar aqui

 

 

Abraço

 

Chile

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é @Chile, a mamãe vai comprar mas vai ser só um empréstimo, eu vou pagar de volta para ela com os trabalhos que pretendo fazer com essa nova super máquina, hahaha

 

O meu inglês está sim, mas do espanhol eu passo longe!

Além do Clube do Hardware, eu também procurei por informações no techtudo, que acho um forum, também, bem bacana. E tinha um rapaz me ajudando, mas fecharam o tópico não sei porque, e ele disse que para o processador i7 4770 deveria ser o chipset B85, mas só disse esse, não disse outros.

Corri lá procurar a H87 na minha listinha, e achei 4 da asus, com nomenclaturas diferentes: H87-PLUS, H87-PRO, H87M-E, H87M-PLUS. Qual a diferença?

 

Sobre o HD, não é externo não, por isso achei estranho. Na lista da loja tem as nomenclaturas HD EXT (externo) e HD SATA, e o que eu passei se encaixa nessa última. E não tem nada de ST1000DM003 escrito não. Talvez seja esse mesmo, mas eles não colocaram o modelo. Até porque parece que eles só trabalham com a Seagate, em termos de disco rígido.

E sobre a fonte, vou perguntar lá para o pessoal do outro tópico para completar a minha configuração.

Obrigada! Está me ajudando bastante! ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi @CarolinaC

 

Então já estamos quase lá.  :)

Sobre a sua duvida na nomenclatura das placas-mãe, posso lhe dizer que é uma mistura "prática" com "frescura".

 

Tipo, entre a H87-PLUS e a H87M-PLUS.

O codigo inicial (H87) informa o chipset (obvio). O "M" no final indica o "form factor" da placa-mãe. Neste caso especifico, o "M" indica que a placa-mãe é "micro ATX".

 

Já o "Plus" é "frescura/marketing" do fabricante para indicar algum "extra" do modelo.

É como no caso dos extras em carros do mesmo modelo... air bag para o passageiro, rodas liga leve, etc.

 

Se você comparar elas lado a lado verá que não há maiores diferenças, alem do preço e esses "extras". 

Tipo, extra conectores para fans, disipadores para chipset, botão memOK, etc.

Aqui o comparativo na NewEgg:

 


 

 

NOTA: Nesse comparativo a "ASUS H87-PRO" deveria ser a mais cara de todas. Mas como elá está no site da NewEgg como "Open Box" (ou mostruário) aparece com um preço menor do que deveria.

 

 

Enfim, das que você indicou eu ficaria com a "ASUS H87M-E".

Se achar que pode gastar mais um pouco, fique com a "ASUS H87-PLUS".

 

 

Sobre o HD, procure pelo modelo ST1000DM003. É um dos ultimos modelos da Seagate e que tem o melhor custo beneficio. Além de que já foi testado por muitos.

 

Se quiser algo melhor procure por um "Western Digital WD AV-GP WD10EURX" ou o "Western Digital BLACK SERIES WD1003FZEX".

 

Mas como os carinhas só trabalham com Seagate, não esquente, esse ST1000DM003 lhe atenderá muito bem.

 

Bom, acho que agora sim estamos prontos.

 

Qualquer coisa volte a postar aqui.

 

Abraço

 

 

Chile

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...