Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como o Facebook está destruindo a Internet - parte 1


Posts recomendados

Facebook é o site mais mercenário existente na internet.
O único site que tem propaganda gratuita (Praticamente todo empreendimento tem uma página, e as divulga em seu site, em panfletos etc), ou seja

você investidor faz propaganda grátis para o Facebook, e em troca tem que pagar pra divulgarem o seu conteúdo.
Essa porcaria conseguiu acabar com as duas melhores formas de se comunicar que tínhamos na internet, Orkut e Msn (Opinião pessoal).

Um dos assuntos abordados foi justamente usarem a página do face para tirarem dúvidas sobre determinado assunto, em nosso caso os de informática.

O que mais vejo em no facebook são comentários totalmente desprovidos de conhecimento técnico, recomendações sem pé nem cabeça, e alguns 

que inclusive colocam a segurança do usuário em risco.
Muitos perguntas são tão simples que uma simples pesquisa no google traria a resposta, mas o usuário parece cada dia mais acomodado, quer tudo

na mão.
 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Orkut sucumbiu no meu entender porque perdeu o atrativo ao criar cadeados para proteger as fotos dos usuários, já o facebook fez o mesmo, mas tomou cuidado em rechear melhor o conteúdo para não perder o atrativo.

Mas o único culpado somos nós que não somos obrigados a utilizar e ainda assim fazemos, no meu caso por exemplo, criei um login logo que ele foi criado em 2004, para postar imagens, mas acabei deixando de lado e só retornando bem depois.

O senhor Mark não quer saber de ninguém ganhar dinheiro no site dele, mesmo ele ganhando bilhões como disse o Gabriel; o Msn era um bom programa de comunicação, inclusive incorporava a assistência remota, mas foi tratado como filho bastardo da Microsott, era fácil de invadir, tinha meios de saber quem te boicotou e outras coisas mais,  considero afrontoso alguém ganhar tanto dinheiro com uma atividade tão vulgar, já que não tras nenhum beneficio de fato ao povo, e concentrar tanta fortuna que nunca irá conseguir gastar e ainda assim cada vez aumenta mais, seja pelos lucros dos anunciantes ou pela especulação financeira, outra praga que não deveria existir, isso acaba com o estímulo ao setor produtivo, é bem melhor o cara investir seus milhões na especulação e viajar pelo mundo do que montar uma empresa, ter custos operacionais e com o risco de perder tudo.

 

@Fabricio Funck, esses anúncios são do Google AdSense, que funciona baseado no conteúdo do site e também baseado em outros sites que você já navegou. Na realidade é um pouco mais complexo, o Google monta uma lista de palavras-chave relacionadas ao nosso site e anunciantes podem "comprar" essas palavras chave. Por exemplo, a Dell pode chegar para o Google AdSense e "falar" que quer anunciar em sites que tenham a palavra-chave "servidor". Veja mais detalhes aqui: https://support.google.com/adsense/answer/9712?hl=pt-BR

 

É um assunto de difícil compreensão, o domínio www.clubedohardware.com.br é seu, você cobra evidente espaço para anunciantes, até ai normal de entender, já que não pagamos alguém tem que pagar, mas dai o goolgle intermediar anúncios que não sejam contratos por você não estariam sublocando o espaço? isso não é um bloq e um site com domínio próprio, porque o google tem essa autonomia?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Orkut sucumbiu no meu entender porque perdeu o atrativo ao criar cadeados para proteger as fotos dos usuários, já o facebook fez o mesmo, mas tomou cuidado em rechear melhor o conteúdo para não perder o atrativo.

Mas o único culpado somos nós que não somos obrigados a utilizar e ainda assim fazemos, no meu caso por exemplo, criei um login logo que ele foi criado em 2004, para postar imagens, mas acabei deixando de lado e só retornando bem depois.

O senhor Mark não quer saber de ninguém ganhar dinheiro no site dele, mesmo ele ganhando bilhões como disse o Gabriel; o Msn era um bom programa de comunicação, inclusive incorporava a assistência remota, mas foi tratado como filho bastardo da Microsott, era fácil de invadir, tinha meios de saber quem te boicotou e outras coisas mais,  considero afrontoso alguém ganhar tanto dinheiro com uma atividade tão vulgar, já que não tras nenhum beneficio de fato ao povo, e concentrar tanta fortuna que nunca irá conseguir gastar e ainda assim cada vez aumenta mais, seja pelos lucros dos anunciantes ou pela especulação financeira, outra praga que não deveria existir, isso acaba com o estímulo ao setor produtivo, é bem melhor o cara investir seus milhões na especulação e viajar pelo mundo do que montar uma empresa, ter custos operacionais e com o risco de perder tudo.

 

Por essas e outras que eu acredito em políticas como a do Youtube. Você se esforça pra postar criar um conteúdo, o youtube nada mais

é que o espaço onde foi alocado seu trabalho, o sucesso do vídeo é mérito do criador, portanto se o youtube está ganhando dinheiro com conteúdo

criado por você, nada mais justo que partilhar destes lucros.

Facebook e sua política mercenária nunca terão a mesma visão. Infelizmente é uma ferramenta inútil para a maioria das pessoas, porém viciante, usada apenas para

suprir o vício, mas não lhe acrescenta nada de útil.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

É um assunto de difícil compreensão, o domínio www.clubedohardware.com.br é seu, você cobra evidente espaço para anunciantes, até ai normal de entender, já que não pagamos alguém tem que pagar, mas dai o goolgle intermediar anúncios que não sejam contratos por você não estariam sublocando o espaço? isso não é um bloq e um site com domínio próprio, porque o google tem essa autonomia?

 

O Google só tem essa autonomia se você der a ele. O programa AdSense você tem que se inscrever, concordar e colocar o código no site. Se houver anúncios que você não gosta, você pode bloquear. Funciona como uma agência entre anunciantes e veículos. Não há problema nenhum aí.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é verdade, tem locais que para ter acesso te mandam se logar pelo facebook, acho que estão dando muito espaço inclusive pelo tal de twieter coisa que nunca tive curiosidade de conhecer, nem posso ouvir falar "me siga no twiter".....soguir o que é par que, esses caras tem que ter é site próprio.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Gostaria de parabenizar o senhor @Gabriel Torres pelo artigo "Como o Facebook está destruindo a Internet" (https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Como-o-Facebook-esta-destruindo-a-Internet/2925/).

Há tempos venho sofrendo devido ao efeito Facebook para conseguir viabilizar financeiramente meus portais e ao comentar com pessoas do meu público, nunca sou compreendido, parece que ninguém vê o que o Facebook está fazendo com todos, "roubando" conteúdo e consequentemente audiência. Ninguém vê que estamos todos ficando reféns do Facebook e seu artigo demonstra, principalmente por partir de alguém tão prestigiado e admirado na Internet brasileira, toda essa infeliz e a cada dia mais intensa realidade.

 

Sempre meus portais conviveram harmoniosamente com redes sociais como o finado Orkut através de suas comunidades e o prático Twitter, sendo que este último "ajuda" muito na divulgação do conteúdo, ao invés de "roubá-lo". Mas há aproximadamente 2 anos, foi visível uma queda drástica na audiência e somente no segundo semestre de 2014, foi possível uma recuperação, depois de muito tempo e dinheiro investido, da audiência com números até que enfim superiores aos de 2012.

 

Posso usar como exemplo meu setor de atuação, a construção civil? Me permitam...

 

Vocês não fazem a mínima ideia de como é difícil atingir meu público alvo (profissionais da construção civil) através da internet, quando com exceção dos profissionais com nível superior, é praticamente nula a participação destes no mundo virtual. De forma muito tímida, conseguimos alcançar engenheiros, arquitetos e urbanistas com até 40 anos de idade, sendo o público maior composto por empresários e profissionais liberais das diversas áreas da construção civil, porém, é extremamente difícil alcançar pedreiros, pintores, telhadistas, encanadores, carpinteiros, armadores, operadores, entre outros profissionais, principalmente quando a escolaridade é baixa, aí é praticamente impossível de alcançá-los.

 

Neste cenário, os profissionais passam a utilizar páginas do Facebook para encontrar serviços e trocar experiências sanando dúvidas ou compartilhando dicas. Mas o que ninguém percebe é que todo este conteúdo é do Facebook e se perde muito rapidamente com o passar do tempo, ou seja, é como se jogássemos um tesouro no lixo, isso mesmo, porque o conteúdo que você e eu compartilhamos na internet é um tesouro, principalmente o conteúdo autêntico, que para mim, vale mais do que ouro!

 

Além disso, muitos empresários e profissionais liberais estão se tornando reféns do Facebook. Antes, você mesmo fazia seu website, utilizando serviços gratuitos (sou da época da Geocites) ou pagando um serviço de hospedagem, ou ainda, para um trabalho mais profissional, contratava alguém para registrar um domínio, criar um website e administrar um servidor. Você era dono do conteúdo, dono do seu nariz, livre para expor suas ideias e ideais, além é claro, de ser totalmente responsável por tudo isso, o que dava-lhe e aos seus visitantes uma certa segurança.

 

Mas agora, muitos abdicam do direito de liberdade para ser escravizado pelo Facebook, criando e mantendo páginas dentro dele. Não preciso nem dizer o porquê utilizei o termo "escravidão" para sua relação com o Facebook, pois quem leu o artigo do @Gabriel Torres sabe bem do que estou falando, principalmente no que diz respeito a parte financeira.

 

O que posso dizer ou recomendar para tentarmos reverter esta situação? Acho o seguinte:

  1. Para os geradores de conteúdo (blogueiros, colunistas, jornalistas): Não desistam e não virem as costas para o Facebook, usem-no a seu favor criando conteúdo em seus próprios websites (se possível com imagens) e joguem no Facebook apenas "chamadas" para o conteúdo completo com link para sua página ou artigo. Se necessário, reduzam custos mas não desistam pois as pessoas enjoam e um dia o Facebook perderá audiência e deixará de existir, assim como aconteceu com o Orkut, já seu site, quanto mais antigo, mais completo fica e nunca deixará de ser visitado, principalmente se valorizar seus visitantes;
  2. Para os empresários e profissionais autônomos: A dica é a mesma citada acima, além de não brigar e virar as costas para o Facebook, recomendo que utilizem outros meios para alcançar o seu público alvo e angariar mais clientes, como publicidade em sites de busca utilizando otimização máxima do site para sites de busca e investindo em sistemas como o Google Adwords e Hotwords, por exemplo;
  3. Para os consumidores de conteúdo (visitantes): Nada na vida é de graça, NADA! Quando você acessa um website, há uma enorme rede composta de pessoas e recursos que fazem parte da estrutura que mantém este site no ar, e claro, para tudo isso há custos. Você acessa um site sem ter que pagar nada (teoricamente, pois apesar de não pagar nada para o responsável pelo website, gastou para comprar e manter seu equipamento, seja computador, tablet ou smartphone, e gasta com energia elétrica e acesso à internet), mas o simples fato de acessá-lo já o ajuda ao compor parte das estatísticas de audiência, dados importantes na hora de conseguir patrocínio para o mesmo. Se interessar-se por algum anúncio e efetuar um simples clique em alguma propaganda dentro do site, apesar de não custar nada para você, muito provavelmente haverá algum ganho para o website. Sem contar com possíveis comissionamentos em caso de compras efetuadas por você através das publicidades no website visitado.

Bem, já me estendi demais, mas espero que tenha conseguido passar o que penso e gostaria de reafirmar minha gratidão e parabenizar o senhor @Gabriel Torres, por ter coragem e tomar esta iniciativa de ao menos tentar abrir os olhos dos internautas para o que está acontecendo.

Abraço a todos e feliz 2015!

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

TUDO verdade. É o que vemos o tempo todo. Inclusive agora. Motivo pelo qual eu não uso o WhatsApp também.

Quanto ao estilo do blog em que foi postado a opinião, esse esquema de otimizar o site para 800x600 com paginação é do tempo do html4 e do Windows 95. Melhorem ele ;)
No que se refere a essa publicação do Clube do Hardware MATOU A PAU e, de cara, INVIABILIZA qualquer outra tentativa

"spamística" de explicar as coisas para obter lucro com a falácia do "marketing digital".

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

@Uziel Almeida Oliveira obrigado por se cadastrar apenas para deixar sua opinião. Espero que goste de nosso fórum e continue participando.

 

Só não entendi a quem você está se referindo quando diz "blog deles". Você está falando do nosso site? (Pois somos um site e não um blog, e você fala "deles" sem especificar quem "eles" seriam).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Administrador

@Evandro não conhecia. Vendo agora...

 

Cara, você não vai acreditar... Minha mulher contou esta mesma fábula para mim ontem, em outro contexto.

 

Obrigado por compartilhar o vídeo. Excelente, extremamente didático. Compartilhado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

 

Excelente o vídeo Gabriel.

A preocupação parte justamente de nós profissioanais e amantes da tecnologia. O mundo está cada vez mais voltado a lucratividade, o captalismo nunca esteve tão em alta, logo tudo

que é feito de graça hoje que acaba por ser popular, hora ou outra terá um custo.

Mas a pergunta que não quer calar, existe algum meio de parar esse sistema desenfreado de filtros que toma conta da internet?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma curiosidade que eu tenho do pessoal que tem conta no feicibuqui. Vocês conta lá, por quê?

 

Conta pessoal: Para manter contato mais fácil do que por telefone/pessoalmente com familiares, amigos e ex-colegas de escola/faculdade que porventura morem longe.

 

Conta profissional: Divulgar a marca e produtos/serviços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Administrador

Olha a novidade: Facebook está tentando se transformar em uma plataforma de publicação de artigos. Começou com alguns nomes de peso, onde eles dividem a receita publicitária 70%-30%. http://brasil.elpais.com/brasil/2015/05/13/tecnologia/1431490102_473389.html

 

Seria uma excelente ideia não fosse o problema do alcance que discutimos no editorial e o problema do Facebook ser uma plataforma muito ruim para a publicação de artigos.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Na edição de Junho da Superinteressante, eles publicaram uma matéria sobre esses podre ai do Facebook, como pagar para receber likes. Eu li por cima na vinda do catamarã, agora no intervalo da aula vou ler com mais calma. Mas apenas reforça o que já foi comentado no tópico, mesmo. Mas é bom ver uma revista como a SUPER se interessando pelo assunto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...