Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Asus A8V + AMD Opteron 180 x Cool'n'Quiet no Windows 7 = RM Clock?


UMARIZAL

Posts recomendados

Amigos, talvez alguns de vocês tenham acompanhado meu último tópico, sobre a substituição de um Athlon 64 3.000+ por um Opteron 180, com sucesso superando todas as minhas expectativas.

 

O problema tratado lá no final do tópico era que o Cool'n'Quiet simplesmente não funcionava no Windows 7 com o driver original da Microsoft. O Driver da AMD só funciona no Windows XP, não sendo compatível com Vista ou 7, 32 ou 64 bits.

 

No Windows XP o Cool'n'Quiet funciona perfeitamente, mas não quero usar o XP e sim o Seven 64 bits.

 

Como não funciona instalar o driver do XP (nem através do modo de compatibilidade) no 7, resolvi partir para outra solução, um programa auxiliar para alteração do clock e tensão (FID / VID). Neste caso, a única opção que encontrei compatível com sistema 64 bits foi o RM Clock (download da versão modifiada compatível com 64 bits, aqui), um programa gratuito em sua versão básica (a oferecida no download citado).

 

Apesar de funcionar perfeitamente, inclusive configurando com as voltagens e clocks compatíveis descritos no datasheet do Opteron 180 / Power and Thermal Datasheet, de tempos em tempos (5 a 10 minutos de uso) o PC trava e é necessário reiniciá-lo, ficando impossibilitado inclusive de abrir o Gerenciador de Tarefas para tentar finalizar o programa.

 

Configurei para as variações padrão conforme datasheet do Opteron 180:
- 2.400Mhz @ 1.35v
- 2.200Mhz @ 1.30v
- 2.000Mhz @ 1.25v
- 1.800Mhz @ 1.20v
- 1.000Mhz @ 1.10v

 

Já tentei várias configurações no programa e nada de funcionar estável. Já desabilitei e habilitei o Cool'n'Quiet no Setup mas nada muda quanto à estabilidade do sistema.

 

Estou com a última versão da BIOS da Asus A8V (0229) e pelo que pesquisei na web não é exclusivo da Asus A8V o Cool'n'Quiet não funcionar no Windows 7 e Vista, pois várias outras também da Asus e de outras marcas apresentam o mesmo problema, talvez seja uma incompatibilidade do chipset ou o mais provável, uma falha no driver do processador fornecido juntamente com o Windows pela Microsoft.

 

É uma pena se não conseguir fazê-lo funcionar de forma estável, afinal, baixou bastante a temperatura, chegando a 1 ou 2 °C acima da temperatura ambiente em Idle.

 

Alguém tem uma ideia do que posso fazer?

 

Desde já, obrigado ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Complicou muito pra tentar te ajudar, mas vou ver se consigo te dar uma luz em algo aí:

 

 

 *Se você encontrou problemas de reinício/blue screen com o PC ligado, tente usar um programa como o Who Crashed pra ver se consegue algumas informações sobre o programa/dll/driver ou arquivo que está causando os crashes;

 **Tentar usar um outro programa com melhor compatibilidade com o Windows 7 como o K10stat, ou procure uma versão mais antiga do RM clock e tente usar os mesmos dll/drivers da versão mais nova.


https://sites.google.com/site/k10stat/

 

 Download do K10 stat(tente cada uma das versões).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Complicou muito pra tentar te ajudar, mas vou ver se consigo te dar uma luz em algo aí:

 

 

 *Se você encontrou problemas de reinício/blue screen com o PC ligado, tente usar um programa como o Who Crashed pra ver se consegue algumas informações sobre o programa/dll/driver ou arquivo que está causando os crashes;

 **Tentar usar um outro programa com melhor compatibilidade com o Windows 7 como o K10stat, ou procure uma versão mais antiga do RM clock e tente usar os mesmos dll/drivers da versão mais nova.

https://sites.google.com/site/k10stat/

 

 Download do K10 stat(tente cada uma das versões).

 

K10 Stat, como o nome sugere, só funciona com processadores da família K10 em diante. Tentei para ver se dava sorte, mas nada, de cara é informado "Can't detect family 10h/11h/12h/13h/14h processor".

 

Mais alguma sugestão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 http://alternativeto.net/software/k10stat/

 

 Os mais bem falados são o Cristal CPUID e o CPUMSR. Tenta ver se algum deles(em alguma das diferentes versões lançadas) pode resolver seu problema.

 

Uma luz no fim do túnel!!! O Cristal CPUID faz o trabalho de mudar o multiplicador e vCore ajustando o clock conforme a necessidade e uso.

 

Até agora, após algumas horas de teste, não travou como ocorria com o RM Clock, porém, tem apenas 3 estágios (full, middle e min), mas mesmo assim, já reduz e muito a temperatura.

 

O problema é que não consigo fazer ele iniciar junto com o Windows (para todos usuários) já fazendo o ajuste de clock. Usando o agendador de tarefas ele inicia e até fica "oculto" para não fuçarem, porém, não faz o ajuste de clock sozinho... para tal, é preciso clicar na opção do programa... ou eu estou fazendo algo errado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma luz no fim do túnel!!! O Cristal CPUID faz o trabalho de mudar o multiplicador e vCore ajustando o clock conforme a necessidade e uso.

 

Até agora, após algumas horas de teste, não travou como ocorria com o RM Clock, porém, tem apenas 3 estágios (full, middle e min), mas mesmo assim, já reduz e muito a temperatura.

 

O problema é que não consigo fazer ele iniciar junto com o Windows (para todos usuários) já fazendo o ajuste de clock. Usando o agendador de tarefas ele inicia e até fica "oculto" para não fuçarem, porém, não faz o ajuste de clock sozinho... para tal, é preciso clicar na opção do programa... ou eu estou fazendo algo errado.

 

 As vezes o "Inicializar" do menu iniciar resolve. Fiz isso pro HWMonitor em uma máquina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema que venho tendo é que a opção de gerir o multiplicador não é acionado automaticamente quando o programa abre, entende? É preciso clicar na opção para ativar...

 

----

 

Consegui, configurei o agendador de tarefas e coloquei na linha de comando a frente do nome do arquivo -cq -hide.

 

O -CQ ativa o Crystal'n'Quiet (Cool'n'Quiet do programa) e o -Hide deixa-o minimizado para o tray.

 

Percebi que a diferença básica entre este e o RM Clock para evitar o travamento é o tempo entre as oscilações de clock... No RightMark Clock Management a alteração de vCore e Multiplicador é quase que instantênea. Pela configuração, parece-me que está setado para 100ms.

 

Já no Crystal CPUID, a configuração está em 5000ms (ou seja, 5 segundos). Fui baixando isto para tornar o sistema mais eficaz no resfriamento e cheguei à 1000ms como próximo do limite para travamento. Abaixo disso, com valores como 500ms, já trava igual ocorria com o RM Clock.

 

Por hora, o Crystal CPUID supriu minhas necessidades. Quando tiver tempo, vou ver se o RM Clock, com um delay maior entre o aumento e redução de clock, funciona bem sem travar.

 

---- editado ----

 

Amigos, infelizmente o computador voltou a travar e ir para tela azul novamente também com o Crystal CPU ID.

 

Alguma sugestão?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema que venho tendo é que a opção de gerir o multiplicador não é acionado automaticamente quando o programa abre, entende? É preciso clicar na opção para ativar...

 

----

 

Consegui, configurei o agendador de tarefas e coloquei na linha de comando a frente do nome do arquivo -cq -hide.

 

O -CQ ativa o Crystal'n'Quiet (Cool'n'Quiet do programa) e o -Hide deixa-o minimizado para o tray.

 

Percebi que a diferença básica entre este e o RM Clock para evitar o travamento é o tempo entre as oscilações de clock... No RightMark Clock Management a alteração de vCore e Multiplicador é quase que instantênea. Pela configuração, parece-me que está setado para 100ms.

 

Já no Crystal CPUID, a configuração está em 5000ms (ou seja, 5 segundos). Fui baixando isto para tornar o sistema mais eficaz no resfriamento e cheguei à 1000ms como próximo do limite para travamento. Abaixo disso, com valores como 500ms, já trava igual ocorria com o RM Clock.

 

Por hora, o Crystal CPUID supriu minhas necessidades. Quando tiver tempo, vou ver se o RM Clock, com um delay maior entre o aumento e redução de clock, funciona bem sem travar.

 

---- editado ----

 

Amigos, infelizmente o computador voltou a travar e ir para tela azul novamente também com o Crystal CPU ID.

 

Alguma sugestão?

 

 Precisaria de algum programa mais antigo do que o CristalCPU, pensado pro Windows Vista(primeiros anos do WIndows Vista).

 

 

 

 

 Minha lógica é: O Windows Vista saiu em 2007, sua placa-mãe não era(muito) velha em 2007. E praticamente todos os programas que funcionam no Vista funcionam perfeitamente no Windows 7.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Precisaria de algum programa mais antigo do que o CristalCPU, pensado pro Windows Vista(primeiros anos do WIndows Vista).

 

 

 

 

 Minha lógica é: O Windows Vista saiu em 2007, sua placa-mãe não era(muito) velha em 2007. E praticamente todos os programas que funcionam no Vista funcionam perfeitamente no Windows 7.

 

Fiz alguns testes com tensão 0.05v acima do padrão para todas as escalas de clock, pensando em tornar mais estável o funcionamento, mas não deu certo...

 

Voltando ao driver do Cool'n'Quiet da AMD para Windows XP (32 e 64 bits), não há como fazer uma adaptação para Windows 7 x64?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz alguns testes com tensão 0.05v acima do padrão para todas as escalas de clock, pensando em tornar mais estável o funcionamento, mas não deu certo...

 

Voltando ao driver do Cool'n'Quiet da AMD para Windows XP (32 e 64 bits), não há como fazer uma adaptação para Windows 7 x64?

 

 Procura algo sobre instalar drivers em modo de compatibilidade.

 Com isso dá pra fazer algumas coisas anormais como fazer uma Geforce MX4000 funcionar perfeitamente no Windows 7.

 

 Só não sei como arrancar o driver do Vista ou do Windows Xp pra instalá-lo no WIn7...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Procura algo sobre instalar drivers em modo de compatibilidade.

 Com isso dá pra fazer algumas coisas anormais como fazer uma Geforce MX4000 funcionar perfeitamente no Windows 7.

 

 Só não sei como arrancar o driver do Vista ou do Windows Xp pra instalá-lo no WIn7...

 

Pois é, isto eu tentei e não funcionou...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Tentou usar o Windows Vista pra ver se muda algo? Mais tarde eu procuro algum programa pro Vista.

 

Infelizmente quando experimentei o Vista fiquei com uma péssima impressão do mesmo. Na minha opinião ele é muito mais pesado do que o Windows 7 e realmente não tenho interesse em utilizá-lo.

 

Se fosse para mudar de sistema, ficaria entre XP e 7... muito maisi propenso a ficar com o 7.

 

Sobre o modo de compatibilidade, tentei usar a versão do driver Cool'n'Quiet fornecido pela Asus. Qual será a versão mais recente, a última que foi criada? No site da AMD já não existem páginas de download do Driver Cool'n'Quiet.

 

---- editado -----

 

A versão mais recente que encontrei foi esta aqui, 1.3.2.6 / 1.3.2.56 ... de 2007.

 

Quando instalo ela através do Setup.exe usando modo de compatibiliade, a instalação corre perfeitamente, mas o driver não é utilizado.

 

Quando "forço" a troca do driver da Microsoft por este da AMD, selecionando diretamente o arquivo INF, instala, porém, o Windows reverte automaticamente para sua versão anterior fornecida pela MS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A versão mais recente que encontrei foi esta aqui, 1.3.2.6 / 1.3.2.56 ... de 2007.

 

Quando instalo ela através do Setup.exe usando modo de compatibiliade, a instalação corre perfeitamente, mas o driver não é utilizado.

 

Quando "forço" a troca do driver da Microsoft por este da AMD, selecionando diretamente o arquivo INF, instala, porém, o Windows reverte automaticamente para sua versão anterior fornecida pela MS.

 

 Poderia tentar instalar o Vista, testar o CnQ com o driver do Vista e depois o K10stat/CristalCPU/outra tool nele e atualizar a instalação para o Windows 7. Isto resolve em muitos desses casos de incompatibilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Poderia tentar instalar o Vista, testar o CnQ com o driver do Vista e depois o K10stat/CristalCPU/outra tool nele e atualizar a instalação para o Windows 7. Isto resolve em muitos desses casos de incompatibilidade.

 

Ah não, aí já é muito trabalho, rs... desculpe... já pensou? Instalar o Vista pra depois Instalar o Seven de novo, sem chance, rs... se for pra tirar o W7, é melhor eu passar logo para o XP onde tenho certeza que funciona com o driver da AMD fornecido pela Asus.

 

Continuo fazendo testes no dia-a-dia com o CrystalCPU e com o RM Clock... até agora, usando os multiplicadores 12x, 11x, 10x, 9x e 8x, com suas respectivas alimentações / voltagens, está sem travar...

 

Vou testar usando os multiplicadores e seus respectivos clocks até ver onde fica estável. Do 12x até o 8x nada de travar até agora... depois vou testar baixando até 7x, 6x e 5x (mínimo).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah não, aí já é muito trabalho, rs... desculpe... já pensou? Instalar o Vista pra depois Instalar o Seven de novo, sem chance, rs... se for pra tirar o W7, é melhor eu passar logo para o XP onde tenho certeza que funciona com o driver da AMD fornecido pela Asus.

 

Continuo fazendo testes no dia-a-dia com o CrystalCPU e com o RM Clock... até agora, usando os multiplicadores 12x, 11x, 10x, 9x e 8x, com suas respectivas alimentações / voltagens, está sem travar...

 

Vou testar usando os multiplicadores e seus respectivos clocks até ver onde fica estável. Do 12x até o 8x nada de travar até agora... depois vou testar baixando até 7x, 6x e 5x (mínimo).

 

 O problema das travadas não vem dos multiplicadores utilizados, mas sim do algorítimo que faz mudarem os clocks/voltagens.

 Se tivesse um jeito de identificar se isso é um problema de driver/programa ou alguma incompatibilidade com o Windows7...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 O problema das travadas não vem dos multiplicadores utilizados, mas sim do algorítimo que faz mudarem os clocks/voltagens.

 Se tivesse um jeito de identificar se isso é um problema de driver/programa ou alguma incompatibilidade com o Windows7...

 

É verdade... fiz vários testes com os multiplicadores e realmente não deu certo, voltou a travar mesmo assim...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Não da pra trocar manualmente de estado com o programa(tipo uma hotkey pra trocar entre os C-state mínimo e máximo)?

 

Ah sim, isto dá, tanto no Crystal CPUID quanto no RM Clock, mas não testei se trava ou não assim.

 

No entanto, acho pouco prático ter que ficar alternando manualmente, entende?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah sim, isto dá, tanto no Crystal CPUID quanto no RM Clock, mas não testei se trava ou não assim.

 

No entanto, acho pouco prático ter que ficar alternando manualmente, entende?

 

 Então, é pouco prático mas é algo improvisado. Seta duas configurações(uma pra idle e uma pra 100% de uso) ou seta três(idle, 50 ou 60-75% e 100%) pra trocar de estado com o processador.

 

 Dei uma testada no TurionPower control por aqui e achei um programa muito interessante, daria pra fazer o que você quer nele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Então, é pouco prático mas é algo improvisado. Seta duas configurações(uma pra idle e uma pra 100% de uso) ou seta três(idle, 50 ou 60-75% e 100%) pra trocar de estado com o processador.

 

 Dei uma testada no TurionPower control por aqui e achei um programa muito interessante, daria pra fazer o que você quer nele.

 

Software compatível com família K10 em diante... o Opteron não é K8?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Por isso disse "daria para você fazer...".

 

 Tentou o negócio das Hotkeys?

 

Não cheguei a configurar hotkeys.

 

Como disse anteriormente, não acho prático ter que ficar escolhendo qual "marcha" vou andar, rs... Mas só por curiosidade, testei usando o computador em diferentes clocks fixos com suas respectivas voltagens e travou. Tentei ajustar um pequeno adicional de tensão para tentar estabilizar e também travou (ex. 1.35 para 1.37 ou 1.4v).

 

Pensei que talvez pudesse ser memória, passei o Memtest nos pentes que tenho aqui por horas e horas pelas madrugadas e não apresentaram erros. Por via das dúvidas, testei com pentes distintos e clocks e timings distintos e também ocorreu o problema.

 

Sinceramente? Já desencanei... o fato é que em Windows XP (32bits) funciona perfeitamente com o drivers da AMD. Em Windows 7 (64bits) não funciona e ponto, hehe. Vista não vou usar, logo, não vejo vantagem em testar para ver se é compatível.

 

De qualquer forma, agradeço de coração a ajuda e prestatividade que todos têm dado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...