Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Asus A8V + AMD Opteron 180 x Cool'n'Quiet no Windows 7 = RM Clock?


UMARIZAL

Posts recomendados

Atualizando amigos... más notícias.

 

Lembram que falei que funcionava 100% o Cool'n'Quiet no Windows XP com driver da AMD? Então... funciona em partes...

 

Coloquei o Windows XP novamente para testes de outro problema não relacionado ao Cool'n'Quiet e percebo que a alteração de clock conforme utilização da CPU realmente funciona, porém, de vez em quando está travando. Não chega a dar a tela azul, mas trava o mouse (congela / freeze) e não sai disso até reiniciar.

 

E agora... será que isso é problema da Placa-mãe, da CPU ou o que? Pergunto pois já vi tópicos de fóruns em outros países e o pessoal fala que os processadores Opteron K8 funcionam perfeitametne o Cool'n'Quiet... já a placa-mãe, no próprio manual diz ser compatível tanto com o Cool'n'Quiet / PowerSave quanto com o Asus Q-Fan, que ajusta a velocidade da ventoinha de acordo com a temperatura da CPU, mas no meu caso não funciona, pois apenas reduz a velocidade de forma fixa, sem alteração conforme temperatura...

 

Obs: Editado para corrigir informação errada. O Opteron é K8 e não K10.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualizando amigos... más notícias.

 

Lembram que falei que funcionava 100% o Cool'n'Quiet no Windows XP com driver da AMD? Então... funciona em partes...

 

Coloquei o Windows XP novamente para testes de outro problema não relacionado ao Cool'n'Quiet e percebo que a alteração de clock conforme utilização da CPU realmente funciona, porém, de vez em quando está travando. Não chega a dar a tela azul, mas trava o mouse (congela / freeze) e não sai disso até reiniciar.

 

E agora... será que isso é problema da Placa-mãe, da CPU ou o que? Pergunto pois já vi tópicos de fóruns em outros países e o pessoal fala que os processadores Opteron K10 funcionam perfeitametne o Cool'n'Quiet... já a placa-mãe, no próprio manual diz ser compatível tanto com o Cool'n'Quiet / PowerSave quanto com o Asus Q-Fan, que ajusta a velocidade da ventoinha de acordo com a temperatura da CPU, mas no meu caso não funciona, pois apenas reduz a velocidade de forma fixa, sem alteração conforme temperatura...

 

 Ele não é K10. Aparentemente há um driver pra ele na internet, verifique se se no site do fabricante(em um dos dois tópicos onde te respondi eu te passei o link) há o driver do cool'n'quiet pra ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Ele não é K10. Aparentemente há um driver pra ele na internet, verifique se se no site do fabricante(em um dos dois tópicos onde te respondi eu te passei o link) há o driver do cool'n'quiet pra ele.

 

Verdade, ele é K8... escrevi errado.

 

O driver que estou usando é da versão 1.3.2.0, creio ser o mais recente...

 

----- Editado -----

 

Ativei o Asus Q-Fan regulado em 11/16 em conjunto com o Cool'n'Quiet para testar, ele deixou a ventoinha a 2.100RPM com o processador a 38~40°C.

 

Em Streess Test, com processador full load por uns 10min, a temperatura subiu até 57°, quando ele subiu a rotação da ventoinha para 3.500RPM, fazendo a temperatura baixar para 50°C em pouco tempo.

 

Depois de desativar o StreesTest, com a utilização do CPU abaixo de 10%, com clock a 1000Mhz, baixou novamente para 38~40°C e a rotação para 2.100RPM.

 

Fiz isso tudo para testar o funcionamento e concluí que estão funcionando perfeitamente, tanto AMD Cool'n'Quiet quanto Asus Q-Fan.

 

Esse Q-Fan é uma maravilha, como reduz o ruído... sensacional!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Amigos, novidade por aqui... exatamente hoje, resolvi fazer o downgrade da BIOS para a versão 0602 de 15/02/2006 e para minha surpresa, o Windows 7 Home Premium 64 bits está diminuindo a tensão do processador e o multiplicador reduzindo assim, o consumo e a temperatura, ou seja, está funcionando o Cool'n'Quiet!!!

Para quem estiver com o mesmo problema, a versão 0602 da BIOS corrige o problema... não atualizem para a mais recente (0703 de 29/06/2006) a menos que tenham 4 HDs instaladas no sistema ao mesmo tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...