Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas de aquecimento com a GTX590 - vale a troca? instalação de watercooler?

Ir à solução Resolvido por MMDCASTRO,

Posts recomendados

Caros,

Eu já montei alguns computadores pessoais, portanto tenho alguma experiencia com isso.

Eu uso principalmente para jogos.

Com esse calor absurdo que tem feito em São Paulo (em torno de 35 graus), minha GTX590 esta esquentando demais.

Apesar de ter um gabinete grande e arejado, da coolermaster, com 6 fans internos, cooler em torre para o processador e até um fanzino específico para a memória ram, a placa de vídeo tem atingido em torno de 85 graus somente com o windows ligado. Se eu ligo qualquer jogo, mesmo nas configurações mínimas, ela atinge 100 graus. Eu consigo jogar um pouco antes da placa desligar sozinha.

Cheguei ao cúmulo de abrir o pc e colocar um ventilador no máximo praticamente dentro do gabinete, e isso melhorou a temperatura em torno de 4 a 5 graus.

Minha dúvida é se vale a pena eu trocar de placa de vídeo por uma mais nova (não estou preocupado com a qualidade dos gráficos: não me importo em jogar no "medium" ao invés do "ultra") para ter um resfriamento mais eficiente. Ou será que é melhor eu instalar um watercooler na GPU e até no processador, substituindo a torre? Até pensei em instalar um ar condicionado no ambiente do apartamento...

Inicialmente eu estava pensando em um watercooler, porém, não conheço ninguém que instale isso na GPU, e pelo que eu vi, teria que abrir a placa, e eu não manjo muito dessa eletrônica interna e fico com medo de estragá-la. E eu também fico com o pé atras de botar água dentro de um micro de R$ 5000,00. E se uma tubulaçãozinha fura? Além disso, os valores do watercooler acabam ficando mais altos do que eu esperava (em torno de R$ 1000,00).

Se por R$ 2000,00 eu consigo comprar uma placa nova muito boa, fico na dúvida se esse watercooler vale mesmo a pena. Porém tenho que considerar o problema da temperatura. De nada adianta eu comprar uma placa nova se ela também vai esquentar.

Diante desse dilema, até pensei em colocar um ar condicionado na sala onde fica o computador, que sai o mesmo preço que uma placa nova. Mas ter que fazer reforma na casa é demais só pra poder jogar...

Portanto minhas dúvidas principais são:

1) Tem alguma placa de vídeo mais recente (que saiu nos ultimos 2 anos) que tenha um resfriamento MUITO eficiente (quero que ela trabalhe em torno de 80 graus com os jogos ligados e 35 graus de temperatura ambiente)?

2) Existe, em São Paulo, alguma loja boa/honesta/confiável que trabalhe com a instalação de watercoolers em placas de vídeo? Se houver, qual o contato?

3) Qual das opções vocês acha a melhor?

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia amigo!

Eu tinha um problema muito semelhante a esse com uma placa GTX 285 que eu usava há um tempo atrás. Além dela ser naturalmente pela potência uma placa que consome e esquenta muito, o cooler dela é do tipo que costumo chamar de "caixa fechada", só com um ventilador centrífugo, o que considero um tanto ineficiente... Comprei coolers para o gabinete, modifiquei a configuração dos cabos, abria gabinete, fazia de tudo e não resolvia o problema. Até que alguém daqui (infelizmente não lembro o nome senão daria os créditos) me indicou um programa que existe da própria Nvidia para gerenciamento geral do sistema e da placa.

Entre no site da Nvidia e baixa o Nvidia System Tools, que se não me engano está na versão 6.06.

Lá você vai poder alterar a velocidade do cooler da placa, que por incrível que pareça normalmente vem de fábrica com um padrão fixo de somente 40% da sua rotação. O programa permite que você crie um gráfico que ajusta automaticamente a rotação do cooler a até 100% conforme a necessidade, então ela só vai se tornar barulhenta em casos extremos. Normalmente, como ela vai aumentando o giro ao aquecer, esse próprio aumento de até 60, 70% já acaba impedindo que a temperatura atinja níveis mais altos e assim impede a falha no sistema.

Acredito que seu problema estará resolvido!

Abraço

Link para o post

Bem, compre um modelo com 3 fans. com R$2.000,00 dá pra pegar uma GTX 780, que vai rodar qualquer jogo em uma qualidade excelente. Se a sua fonte tiver poder para alimentá-la, acredito que seja a melhor opção. Caso contrário, pegue uma gtx 770, também com 3 fans e troque a fonte.

Achei essa aqui http://www.terabyteshop.com.br/nvidia-geforce/placa-de-video-zotac-geforce-gtx-780-amp-edition-zt-70203-10p-3gb-gddr5-pci-exp.ptml

Com o frete, vai ultrapassar um pouquinho o seu orçamento, mas como eu disse, se você já tiver a fonte necessário, vale à pena gastar mais R$80.

Essa vga, é uma das mais frias que eu conheço. E outra coisa cara, muitas placas aí rodam em temperaturas altas sem problemas.

Espero ter ajudado.

Link para o post

Lógico que se puder e quiser gastar em uma placa melhor sempre é bom... hehehe! Mas mesmo se instalar uma nova placa, se for Nvidia instale este programa que recomendei e certamente verá as vantagens.

E acredito que com ele não precisará gastar mais nenhum centavo....

Link para o post

Não LuckBR, este programa não vem com os drivers. Toda vez que formatei tive que instalar ele individualmente. E não tenho conhecimento das placas da AMD portanto não conheço o programa equivalente, que deve existir sim.Se você possui uma placa da Nvidia e ainda não conhece o programa, sugiro que baixe e veja você mesmo.

Segue link para baixar o programa: http://www.nvidia.com/object/nvidia_system_tools_6.06.html

Link para o post

Caros LuckBR e Fabrício,

Obrigado pelas respostas.

Com relação ao software, eu uso o EVGA Precision X para monitorar e controlar a placa de vídeo, e ele já vem com uma curva de temperatura x velocidade do ventilador. Para as temperaturas próximas dos 100 graus, o ventilador está com 97% da velocidade, segundo a curva apresentada neste programinha. De qualquer maneira, vou instalar esse outro programa recomendado por vocês e ver se dá alguma diferença.

Eu comecei esse tópico para ver se conseguiria resolver esse problema sem ter que trocar a placa de video, pois a que eu tenho é (ou era quando eu comprei) muito boa, e nem faz tanto tempo que eu comprei. Porém se a única solução for comprar uma placa nova, fazer o que? Agora, eu trocar a placa e não resolver o problema é que me preocupa.

Até agora ninguém me respondeu sobre os watercoolers... Pelo jeito essa é uma opção ruim...

Link para o post

Eu também sou meio temeroso quanto a colocar líquido dentro de um equipamento eletrônico... heheh! Além do mais o preço geralmente não compensa.

Quanto ao programa da EVGA não conheço mas parece realizar a mesma função. A sua placa é da EVGA? O programa veio com ela? Eu sugiro que experimente alterar o gráfico de modo que o cooler da placa chegue nos 100% antes da placa chegar na sua temperatura limite... Considero 100° uma temperatura elevada demais para ainda não estar em 100%.

Também concordo que a sua placa, GTX 590 ainda é muito poderosa para justificar uma troca de placa nesse momento, a não ser que tenha muito dinheiro sobrando. Eu estou usando uma 560 Ti e recém estou pensando em trocar, talvez por uma 760, mas também não vejo como urgência.

Poderia postar qual é o modelo do seu gabinete? Algumas fotos para mostrar como está montado? Como passei por uma situação semelhante talvez possa ajudar em mais alguma coisa...

Link para o post
  • Solução

Pessoal,

Obrigado pela ajuda mas consegui resolver.

Parece que as GTX tem um problema de acumulo de poeira no interior do case, tampando o radiadorzinho que tem na placa.

Eu tive que abrir a placa para conseguir fazer a limpeza, e poso afirmar que estava nojento. Tinha uma crosta de poeira tampando todas as ranhuras do radiador. Levei 1 hora pra abrir a placa e mais 1 hora pra limpar tudo com um palito de dente.

Pelos testes iniciais tive uma redução de 20 graus com o computador idle e 30 graus em jogos 0.0

Parece que esse problema ocorre em todas as placas das linhas GTX 560, 570, 580 e 590, independente do fabricante.

A boa noticia é que a placa tem 2 cases, portanto você pode abrir o primeiro tranquilamente sem ter medo de estragar as partes vitais da placa (que estão dentro do segundo case). O primeiro case da somente acesso ao ventilador e ao radiador.

Mesmo eu não tendo experiencia nenhuma com esse tipo de coisa, eu consegui abrir a placa e fazer a limpeza somente assistindo uns videozinhos no youtube.

Vale ressaltar que eu limpo meu gabinete pelo menos uma vez por mês com pincel e com ar comprimido, e todo o case tem filtros de poeira, e mesmo assim, depois de 2 anos, tive que fazer essa manutenção, digamos, mais complexa.

Se algum de vocês tem essas placas, vale a pena fazer essa limpeza pois os resultados são absurdos (redução de 30 graus é uma maravilha).

Link para o post

Bom que resolveu amigo!

Mas com certeza posso lhe afirmar que isso não é um problema independente do fabricante... É sim um grande problema do projeto destes coolers tradicionais de placas de vídeo do tipo fechado, que eu considero totalmente ineficientes além de serem dificílimos de fazerem a manutenção e limpeza. Utilizo uma GTX 560 Ti da MSI, Twin Frozr... Procura no google e observa o tipo de cooler. É aberto, com dois fans apontados diretamente para a placa, ao invés desse tipo com ventilador centrífugo empurrando para dentro de uma caixa com ranhuras. As ranhuras do radiador da minha placa são maiores e ficam bem visíveis, facilmente posso limpar com um pincel sem abrir nada da placa.

Então fica a dica para a compra da próxima placa quando ocorrer: FUJA dos coolers tradicionais!

Abraço!

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Os Mitos do Dinheiro

APENAS R$ 9,90!

CLIQUE AQUI E COMPRE AGORA MESMO!