Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa eletrônica para Motos


Jonas Costa

Posts recomendados

Galera, boa noite!

É o seguinte estou montando uma placa para instalar na traseira da minha Moto.

 

O funcionamento vai ser o seguinte, quando a moto é ligada, acende 03 Leds para iluminar a placa (Detran) da Moto, quando acionar o freio, 20 Leds irão ficar piscando intermite.

Já montei o circuito na protoboard e estou tendo problema no seguinte: Os 20 Leds estão variando de potencia e não apagando (o correto) tipo, ficam aceso e aumentam a potencia da iluminação. 

 

Alguém pode me dar uma forcinha aí???  :D

 

m9j3.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jonas..bom tenho algumas ressalvas a teu circuito, pode tentar por ai...seguinte, :

1-a-neste teu esquema eu utilizaria no lugar deste bd140(pnp) um transistor NPN, ligando coretamente o emissor ao GND e coletor aos resitores dos leds

1-b-cuide na utilizacao do regulador 7812, se tens entrada sempre acima de 13volts, ok.. abaixo disso você compromete a funcao dele de estabilizar em 12v p o CI.

no mais..

2- opcional ( baixar o valor de R1);

3-ligue um resistor tipo pull up na base do transistor para o caso deste seu circuito, caso mude como falei no item1 ja deve ser pull down kkk.. pode ser um de 10k ou menor talves.. 

4-se na condicao 3 nao funcionar deve alterar o valor de resistor do oscilador 555.. acredito q esteja na casa de 7hz o q a olho nú nao é estão lento e você acha q ele nao esta apagando, mas é porque nao consegue ver.... aumente R2 (10K) e/ou C1 (+10uF)..

Deve ser por ai o caminho

boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já agradeço pelo comentário.

Vamos lá...

1-Sobre utilizar um NPN no lugar do BD140, você indicaria algum confiável, levando em conta a corrente que vai passar no circuito.

2-Sobre o regulador, a entrada de tensão já é 12v da bateria da moto antes do regulador pretendo colocar 1 eletrolítico, talvez nem seja necessário regular já que é da bateria, correto?

3-você fala trocar o R1 por um de 10K?

Obs: Resolvi o problema de não apagar colocando um BC547 na base do BD140 (vê que resenha), mas creio que não apagava porque o sinal baixo do 555 já era suficiente para saturar o BD140.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já agradeço pelo comentário.

Vamos lá...

1-Sobre utilizar um NPN no lugar do BD140, você indicaria algum confiável, levando em conta a corrente que vai passar no circuito.

2-Sobre o regulador, a entrada de tensão já é 12v da bateria da moto antes do regulador pretendo colocar 1 eletrolítico, talvez nem seja necessário regular já que é da bateria, correto?

3-você fala trocar o R1 por um de 10K?

Obs: Resolvi o problema de não apagar colocando um BC547 na base do BD140 (vê que resenha), mas creio que não apagava porque o sinal baixo do 555 já era suficiente para saturar o BD140.

1- tip29 (1A).. estou levando em conta q sao leds comuns (20mA) pois nao citou... tip toca folgado

2- sim , neste caso nao é estão necessario assim! segundo o data o ne555 pode ser alimentado dentro dessa faixa 4.5-16v. 

3- no post #4 disse assim: " 2- opcional ( baixar o valor de R1);" baixar ,ou seja, de 1k para menos= 500homs, 100homs etc..

obs.: nao entendi a suposicao! kkkk.. talves a questao de saturacao entre Vbe?  o importante q conseguiu...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda me deparei com um problema.

Na protoboard meu circuito funciona normal, mas quando coloco na moto os leds ficam acendendo muito fraco.

No circuito que vi um cara usou o BD140 pra amplificar o sinal. Alguém sabe como fazer? Liguei igual o dele e não funcionou.

Quando ligo na moto com -1 led em cada conjunto (16 no total) funciona normal. Eu na verdade preciso usar 35 leds.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara sinceramente nao estou entendendo esse novo esquema.. o bd parece q perde a funcao ai... pelo q entendi o bc esta chaveando sozinho. é q tento ser o mais simples possivel...olha a ideia q lhe passo.. nao ligue p os valores e componentes, é so p ter ideia de uso, mas geralmente resistores baixos para limitar a corente na base e resistores alto trabalhando como pull up ou down...  tente colocar um capacitor maior no lugar daquele de 20.. pode exagerar 1000uF para dar suporte q exige potencia.. aguardamos mais dicas ok.

post-396135-0-70114200-1393003869_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara sinceramente nao estou entendendo esse novo esquema.. o bd parece q perde a funcao ai... pelo q entendi o bc esta chaveando sozinho. é q tento ser o mais simples possivel...olha a ideia q lhe passo.. nao ligue p os valores e componentes, é so p ter ideia de uso, mas geralmente resistores baixos para limitar a corente na base e resistores alto trabalhando como pull up ou down...  tente colocar um capacitor maior no lugar daquele de 20.. pode exagerar 1000uF para dar suporte q exige potencia.. aguardamos mais dicas ok.

 

Coloquei um capacitor que tinha aqui...exagerei mesmo...kkk 1600uf. Pior que nada aconteceu em relação a potencia dos Leds...mesma coisa.

Acho que tenho que fazer algo pra realmente amplificar a corrente que vai da bateria para os Leds e o BC trabalhar chaveando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara sinceramente nao estou entendendo esse novo esquema.. o bd parece q perde a funcao ai... pelo q entendi o bc esta chaveando sozinho. é q tento ser o mais simples possivel...olha a ideia q lhe passo.. nao ligue p os valores e componentes, é so p ter ideia de uso, mas geralmente resistores baixos para limitar a corente na base e resistores alto trabalhando como pull up ou down...  tente colocar um capacitor maior no lugar daquele de 20.. pode exagerar 1000uF para dar suporte q exige potencia.. aguardamos mais dicas ok.

 

Montei igualzinho está no teu circuito aí...

Fica do mesmo jeito com ou sem o PNP BD140!!!  :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom.. fiquei sem palavras KKKK.. a unica coisa q posso imaginar é q tem algo a ver com a frequencia... no primeiro circuito pelo calculo do programa me sugeriu 7Hz.. agora neste ultimo circuito q passou esta na casa dos 27Hz.... tente mudar os valores dos resistores acossiados com o ci 555. tente de inico mudar o resistor de 1k (entre pino 6 e 7) para 10K e se der certo pode ir diminuindo até q achar q fica bom...  se der certo, pode buscar o limite de frequencia em relação a luminosidade,, e tentar mudar o resistor de 330homs.. para talves 10k tb assim o periodo em estado alto fica mais tempo em relação ao ciclo, ai pode ter tb a impressao q os leds acendem melhor...

Tente ai..... espero q mais algum colega venha com uma luz! kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi.

Mas creio que este impasse não tem muito a ver com a frequência porque em nenhum momento os leds ficam aceso como deveria, entendes. Tipo eles ficam muito fraco mesmo. Apagam quando eu solto o freio e ficam piscando mas beeeem fraco quando aciono...mas piscando na mesma frequência que quando coloco com menos leds. Resumindo:a frequência não muda com 16 leds e com 20 leds, o que muda é a intensidade da luminosidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O led do freio é o branco alto brilho que citou lá em cima? 

 

Cada led desse precisa de mais de 3 volts (3,3 a 3,6 volts, conforme o fabricante), 5 leds em série é muito para alimentação do circuito com 12Vcc.

 

Coloca em série 3 leds + 1 resistor de 150 ohms  e este conjunto em paralelo (11 ou 12 ramos com 3 leds em série + resistor).

 

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...