Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Não Usem Estabilizadores


Mansonk2

Posts recomendados

a resposta que voce procura já foi dada anteriormente, mesmo assim, vamos condensa-la:

Parece que a questão do topico ficou centrada no custo.

1. Se voce não tem 200 reais(até 12x) para comprar um nobreak, mas 30 reais e a tensão no local onde o micro esta instalado, fica em torno de 90V ou 140V, um estabilizador resolveria parte do problema, a tensão(parcialmente já que uma queda maior não haveria outro tap de correção) e o custo, mas não a ausência de tensão.

Lembre-se: ausência é ausência, o nada, a falta, a inexistência de tensão naqueles fatidicos 20 ms...suficientes para causar qualquer tipo de dano...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Postado Originalmente por miguelcco@05 de março de 2005, 23:24

<_<  se não tiver condições de compra um no-break não compre nda então  :-BEER

:tantan: Amigo creio que o melhor seria comprar um estabilizardo pois seria o minimo em proteção, pois se na sua residencia tiver varias pequenas quedas de tensão não afetaria diretamente a fonte e sim o estabilizador, evitando o aqueima ou o reinicialização da maquina, pois na rede da empresa onde trabalho temos uma xerox portatil re ligamos na mesma rede eletrica dos computadores, sei que o procedimento e inviavel, mas segundo as condições do dono instalamos mesmo assim... toda vez que a maquina de xerox entra em funcionamento a rede eletrica acontece varias queda de tensão repetidamente, oscilando... os estabilizadores daqui aguentam muito bem o tranco... e não afeta visualmente em nada no funcionamento das maquinas.... :muro: imagine seu microcomputador ligado diretamente numa rede que tem varias quedas de tensão assim que um equipamento é ligado não daria um mês para que ele apresente algum tipo de defeito, tanto logico como fisico.... :muro: meu conselho é use sempre um estabilizador mesmo que tenha um nobreak do lado pois nunca é 99% seguro... pois não teria coragemem colocar meu equipamento ligado diretamente na rede eletrica ja que tenho um mini estudio particular em casa para meu proprio divertimento.... :muro:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por C.EDUARD@07 de março de 2005, 14:41

:tantan: Amigo creio que o melhor seria comprar um estabilizardo pois seria o minimo em proteção, pois se na sua residencia tiver varias pequenas quedas de tensão não afetaria diretamente a fonte e sim o estabilizador, evitando o aqueima ou o reinicialização da maquina, pois na rede da empresa onde trabalho temos uma xerox portatil re ligamos na mesma rede eletrica dos computadores, sei que o procedimento e inviavel, mas segundo as condições do dono instalamos mesmo assim... toda vez que a maquina de xerox entra em funcionamento a rede eletrica acontece varias queda de tensão repetidamente, oscilando... os estabilizadores daqui aguentam muito bem o tranco... e não afeta visualmente em nada no funcionamento das maquinas.... :muro: imagine seu microcomputador ligado diretamente numa rede que tem varias quedas de tensão assim que um equipamento é ligado não daria um mês para que ele apresente algum tipo de defeito, tanto logico como fisico.... :muro:  meu conselho é use sempre um estabilizador mesmo que tenha um nobreak  do lado pois nunca é 99% seguro... pois não teria coragemem colocar meu equipamento ligado diretamente na rede eletrica ja que tenho um mini estudio particular em casa para meu proprio divertimento.... :muro:

Cara me desculpe se posso parecer arrogante mas sou obrigado a comentar seu post, pois nunca vi tanta besteira reunida em unico lugar disser que estabilizaor supre quedas de tensão e que ao não utilizar poderia afetar a fonte é ridiculo pois se você pegar qualquer generica vera que na maoiria das vezes elas operam na faixa entre 90v~115v e 210v~240v ou seja a variação de tensão dentro do tolerado pela fonte não trara problemas eu mesmo usei meu PC muito tempo direto na tomada com a tensão aqui chegando a 236v~238v e não aconteceu nada.

E tem mais que estabilizadores são esses que se compro por R$80,00 um de 700VA que não estabiliza nada pois eles semprem ficam acima de 115v quando eram para fornecer 110v continuo, tenho aqui um de 3000VA profissional esse sim fornece constantes 110V.

Ta certo que nobreak não são 100% confiavel mas isso é no caso dos SOHO (baixo custo) ja vi varios destes ter uma pequena falta de energia e eles simplesmente não acionarem as bateiras, mas os profissionais aqueles que custam acima dos R$ 500,00 com potencia mimina da 1300VA isso não ocorre em hipotese alguma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei do tópico..., acho que pode ser bom para tirar uma dúvida minha se não se importarem... alguem pode me dizer o porque de quando eu ligo meu estabilizador o meu PC liga sem eu precisar apertar o botão dele :tantan: , eu ja liguei outro computador no mesmo estabilizador e não deu esse problema, será que por o meu computador não ser tão ultrapassado e o outro computador ja estar saindo de linha o meu atual tenha algum "conflito" outra coisa que pude perceber é que uma luz na minha placa mãe fica constantemente acessa após eu mandar o meu PC desligar se eu não desligar meu estabilizador o que poderia ser as configurações do meu PC estão na minha assinatura... e sei que minha placa mãe é boa... mas nunca vi isso acontecer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seguinte como a ASUS são muito usadas em servidores elas possuem um opção AC power Loss na bios onde você configura off, always on ou last state, configure para off.

Esta opção faz com que em falta de energia o "servidor" ou micro volte a uma das opções quando a luz voltar, que são desligado, sempre ligado ou ultimo estado respectivamente.

quanto a luz que fica acessa na placa-mãe, serve pra indicar que ela esta sendo alimentada so isso, ou seja tem energia entrando nela, serve mais com uma ajuda tipo o micro não liga mas a luz esta acessa significa que energia esta chegando.

[ ]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
Postado Originalmente por Satoru@19 de julho de 2004, 23:05

Muitas vezes, a culpa é do próprio usuário mané que inventa de fincar uma estaca para, supostamente, fazer um "terra" e "proteger" o computador, porque fulado que é amigo de ciclano que é amigo da prima da namorada de não-sei-quem, disse que isso protege o computador... tenha paciência. Se alguém faz isso, também deve se proteger num dia de chuva, com uma telha de zinco debaixo da maior árvore que encontra não é mesmo ??

Caiu um raio e ele subiu pela haste de aterramento que você fez, a culpa é de quem ?!?! Do estabilizador ?!?! Um raio veio da rede elétrica e sai arrebentando tudo o que encontra pela frente, até chegar ao seu estabilizador, a culpa é dele ?!?! Pode acreditar, se ele fosse especificado para suportar a tensão de um raio que viesse de onde for, ele ia fazer a forma de onda desse raio ficar bonitinho e passar tudo para o seu computador e não ia sofrer quase nada, afinal, ele tá lá para isso...

O que é o certo então? Como se faz um aterramento?

Postado Originalmente por Halfar@19 de agosto de 2004, 08:07

Agora vejo esta matéria sobre os estabilizadores...

O meu Deus.... será que não dá para fazer nada em informática com tranquilidade...???

Realmente não tem como mais ter tranquilidade.

Toda essa conversa de trafo, tiristor, transistor, fusivel, etc etc me deixou entediado. Agorinha fui procurar o que comer e pensei que fosse achar na despensa alguns fuziveis pra comer...

Ufa, li todo o tópico, estou cansado de tudo, mas vamos lá!

Bom, uso meu estabilizador Raghtec 1000 a uns 8 anos, e digo, não consigo viver sem ele. O principal no caso dos Nordestinos é: a maioria dos equipamentos são 110V, e nossa corrente é de 220V, ai fica difícil viver sem estabilizador. Outra, nunca tive problema algum com meus equipamentos, pois o mesmo não gera nenhuma interferencia no computador, mesmo estando entre a cpu e o monitor... na empresa onde trabalho, uso no-breaks da Microsol, modelo 1200 e nunca (disse: NUNCA) tive problemas. Agora o cara querer que o pobre do estabilizador segure quedas, ai realmente fica difícil...

O tópico ficou tão chato e cansativo que ultimamente so esta servindo pra postarem relatos, e sempre todos com problemas diferentes um do outro...

Gente, isso não leva em nada, cada caso é um caso, o que deve ser feito agora é criar uma lista desses casos e ver quem entra em cada um e comprar ou fazer o que melhor deva ser.

Abraços cansados!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pessoal

O uso do estabilizador, em alguns casos, até pode ser considerado um "desperdício", mas tenhamos em mente que, a qualidade de nossa energia não é das melhores ou seja, em quase todas as localidades, apresentam algum desvio de valor, para mais ou para menos! Isto já seria um indicativo para seu uso. Quando a situação é muito crítica, em termos de baixos valores de tensão, o estabilizador ajuda bastante e além disso, traz alguma proteção adicional, servindo de "escudo" entre a tomada e a fonte do PC.

Será que "garante" proteção para o PC, em caso de um surto atmosférico na rede elétrica? SIM e NÃO! Não há proteção totalmente eficiente contra forças, normalmente desconhecidas e de intensidades estratosféricas! Há uma chance à mais, do estabilizador proteger o PC, mas isto, do ponto de vista do "escudo" acima citado.

O que não devemos perder do raciocínio, é que a finalidade do estabilizador, é eliminar ou reduzir "alguns" distúrbios na alimentação, mas dentro de suas limitações! Não há como esperar que um nobreak, estabilizador ou qual quer outro equipamento, entre a fonte e a tomada, possa eliminar todos os tipos de ocorrências à que está sujeito um equipamento conectado a uma tomada de energia.

Resumindo:

É um equipamento obrigatório? Em algumas situações sim! Noutras, seja pelo uso de nobreak, seja pelo tipo e qualidade da fonte usada ou mesmo pela alimentação ser de boa qualidade, não!

Seu uso atrapalha em alguma coisa? Sendo bem especificado, com a capacidade suficiente, não!

De alguma forma, seu uso ajuda a proteger um PC? Sim. Será um "escudo" à mais, antes de alcançarmos o PC.

A pergunta que não deixam calar!

Usar ou não usar?

A resposta mais indicada será: Depende de cada situação!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por lucasandrades+29 de março de 2005, 00:15-->
DESCULPA A SINCERIDADE , MAS.........DOIS SEMESTRES NÃO DÃO BASE PRA UMA ALEGAÇÃO TÃO CONCLUSIVA ASSIM.    :tantan:

A minha alegação na verdade não foi bem interpretada...

MEIRANETO@29 de março de 2005, 03:58

O que não devemos perder do raciocínio, é que a finalidade do estabilizador, é eliminar ou reduzir "alguns" distúrbios na alimentação, mas dentro de suas limitações! ...    ...Usar ou não usar? A resposta mais indicada será: Depende de cada situação!

Foi isso que eu quis dizer... Cada caso é um caso, só falta criar uma lista desses casos, por exemplo:

- Sua energia cai muito. Aplicação: NOBREAK

- Sua energia oscila muito. Aplicação: ESTABILIZADOR

- Sua energia é perfeita: Aplicação: NADA, LIGUE DIRETO NA TOMADITA

- Você não tem energia. Aplicação: GERADOR

- Você não tem computador. Aplicação: TRABALHE E COMPRE UM

Relembrando, são apenas exemplos... não estou dizendo que isso sejam as soluções para cada caso... com isso, cada um poderia estudar melhor sua condição e adquirir a melhor opção de proteção pro seu caso.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Hebert@02 de abril de 2005, 04:04

aí..tenho um estabilizador da FORCE LINE (não sei se presta..so sei q paguei R$60,00)... E so tem o pc ligado nele e ele fica estralando..q q é isso ??

Ja tentei troca de estabilizador e não adianto ;;..q q é esses estalos ??

vlwww

:D

São os reles dele chaveando quando a alteração na voltagen, para estabilizar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:bandeira: Opa....pessoa!

Muitas opiniões sobre o assunto, legal.....mas também tenho o que concordar e discordar.

Mansonk2, o que acontece é que nem todos os estabilizadores de tensão domésticos tem relés, se tiver aconselho trocar o mesmo. Sou aquele cara que volta e meia entra na loja, pega um equipamento qualquer, e fico tentando enxergar feito um doido o que há dentro através das ranhuras para ventilação....

Faço isso, sei lá, acho que é um exercício de cidadania.....só averiguando a qualidade dos equipamentos que nos são oferecidos.

Nem todos os "estabilizadores" vendidos no mercado possuem transformador isolador, acredite!!! Já deparei com um número vergonhoso. E se tratando de equipamento com transformador, os que usam tiristores (triacs ou SCRs) geram bastante ruído. Dependendo da fonte do equipamento, o ruido será sentido ou não. No caso de equipamentos hospitalares, acredito que as fontes possuam um desacoplamento bom, pois alguns trabalham com informações na ordem de pico améres e qualquer ruído seria uma calamidade no valor de leitura final, já centrífugas por exemplo, com controle de temperatura ou não podem ser bem robustas.

O estabilizador é um equipamento para variações lentas, se as mesmas forem rápidas, certamente o disturbio irá passar para o Computador (aparelho em questão).

Isso porque se forem utilizados relés para comutação, o tempo já é enorme! fora a resposta do circuito, o repique ou bouncing dos contatos, iiiiihhhh .....terrível!

O baixo custo do ESTAB pode ser um alto custo mais tarde.

Os que usam tiristores, numa variação rápida, podem (geralmente) curto-circuitar

um ou mais taps de um trafo regulador....e essa "zona" sai toda pela tomada em ambas as direções.

Quem trabalha ou já trabalhou com reparo "disso" deve achar até engraçado!

Na maioria dos casos quando tem, o varistor de saída, que na maior parte é óxido de zinco, não suporta os transientes e acaba queimando com uma chama bem intensa e direcionada, feito um maçarico, acabando com fiação e circuitos.....

Eu tenho um até bonzinho da RAGTECH.......mas está sendo usado como porta-copos......desligado. :-BEER

Ah....os no-breaks domésticos (baratinhos) usam um relezinho, que quando falta luz ou ela está fora dos limites (mais carinhos), comuta a saída do inversor para a tomada. Quando o transiente é muito rápido ele passa direto......você só escuta o relé fazer aquele estalo. :chateado:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Joguem no lixo seus estabilizadores!!!

O melhor negócio é energia limpa na tomada dos seus pcs!!!

Primeira coisa que deve ser verificada é se a barra de terra na entrada do contador de luz da sua residencia é confiável... para instalações trifásicas em empresas ou casas instale uma segunda barra ou até terceira fazendo um triangulo com mais ou menos 5 metros uma da outra instalando logo na entrada, interligue as barras com um cabo de cobre grosso numero 10 no mínimo! você acaba protegendo toda sua instalação... da geladeira até a sua caixa de som do micro.

Segundo se sua rede elétrica é muito instável pode ser que o fator de potência esteja baixo, você pode recorrer a sua companhia elétrica para que ela regularize ou pode instalar um banco de capacitores monofásicos que corrigem o problema no caso de empresas esta instalação é indispensável, as vezes um motor potente do vizinho acaba irradiando potencia reativa na sua rede elétrica e travando tudo... mais informações a respeito aqui:

http://www.coelba.com.br/ARQUIVOS_EXTERNOS...01;20050128.pdf

e aqui

http://www.pro-carne.com.br/tecnologika/fa...de_potencia.htm

Tenha energia boa!! é melhor do q tentar consertar ela com um estabilizador depois de estragada!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nem todos os "estabilizadores" vendidos no mercado possuem transformador isolador, acredite!!!

Se não tem transformador isolador tem o quê para regular a tensão alternada??!!

Já deparei com um número vergonhoso. E se tratando de equipamento com transformador, os que usam tiristores (triacs ou SCRs) geram bastante ruído.

O ruído de um com relé é menor que um tiristorizado??!!

Dependendo da fonte do equipamento, o ruido será sentido ou não. No caso de equipamentos hospitalares, acredito que as fontes possuam um desacoplamento bom, pois alguns trabalham com informações na ordem de pico améres e qualquer ruído seria uma calamidade no valor de leitura final, já centrífugas por exemplo, com controle de temperatura ou não podem ser bem robustas.

Somente os equipamentos médicos de boa qualidade tem fontes boas. Nos equipamentos médicos o desacoplamento depende do filtro de linnha e um bom aterramento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já que vocês estão tocando no assunto de se os estabilizadores prestão ou não...alguém sabe se esse Modulo Isolador que a Microsol produz presta?

Pois tenho um problema com um micro q se recusa a ligar (não dá sinal nenhum de vida) em minha casa, mas na minha loja que fica em um shopping funciona muito bem. Me recomendaram qeu colocasse um Modulo Isolador Estabilizado da Microsol. :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema não é o fio terra, porque o pc so precisa do positivo e do negativo pra funcionar, mais pra funcionar bem e evitar queima e sobrecarga é usado o terra.

O meu professor de Montagem e Manutenção me disse que o melhor a fazer e usar o terra na terra, mesmo que tenha que comprar um cabo de alguns metros pra fazer isso. Mais se isso for inviável, por exemplo se você mora no 30º andar de um edifícil :ahh: Uso o Modulo Isolador Microsol foi o q se saiu melhor onde ele instalou, ele disse que é o mais confiável.

Mais ja que aqui estamos falando sobre eletrônica, eu nunca abri um modulo desse mais eu acho que é nada mais doque um estabilizador que tem o terra ligado diretamente no negativo, claro com alguma proteção como um diodo pra a corrente não voltar por onde sai :D

e ai alguem sabe se é isso mesmo, seria o mais fácil de fazer. eu acho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade tanto reles quanto tiristores geram ruidos e deformam a forma da onda, eles ainda são usados por conta da quantidade de corrente que tem que trabalhar, tanto que a parte de controle e referencial de tensão é feita por CIs

e acoplamento optico com o primario do transformador.........no entanto ja exis-

tem componentes capazes de trabalhar nestes regimes de corrente, mas por

seu alto custo não são usados pelos fabricantes de estabilizadores e nem "no-breaks" comuns, somente aqueles do tamanho de uma geladeira, por isso não adianta comprar aquele um pouco mais caro, parar de usar mesmo aquele baratinho não é aconselhavel por conta do aterramento e pelo monitor que mesmo tendo fonte chaveada é mais sensível a surtos de tensão, sem contar as impressoras e scanners com aquelas fontes porcarias, somente as mais novas são chaveadas...........ha, tem também os ruidos de RF que vem em toda rede ele

trica pois ela funciona como uma antena, e que os estabilizadores baratinhos ajudam a cortar um pouco pelo isolamento do tranformador.......

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...