Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Não Usem Estabilizadores


Mansonk2

Posts recomendados

O problema e que as ( Lojas vendem estabilizadores por vender , mas as mesmas

não usa nenhum criterio para a real utilidade do mesmo , normalmente vendem algums que nen para usar em aparelhos de FAX serve de tão ruins , o Ideal

seria usau um nobreck com por exp no minimo duas baterias e um filtro de linha

como chave para parte dos equipamento que não esteja se utilizando no momento , quanto a aterramento existe um fabricado no CE ,( MICROSOL )

que faz a 100% mas e bem mais carro que um estabilizador excelente

..

:stupid:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu nw uso estabilizador!

aqui nem tem estabilizador de pc pra vende na verdade só uso o filto de linha porque ele tem botaum pra corta a energia :palmas:

mais sem brincadeiras agora realmente aqui no japão nw c usa estabilizadores mesmo nas lojas mais sofisticadas nunca achei um no break eu vi um uma vez e nem lembro onde variaçao de tensaum é quase zero e as casas tem limite de consumo c consumir demais caem as chaves dela

fui

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Mansonk2@20 jun 2004, 03:07

A verdade e  a seguinte pessoal,

dentro dos estabilizadores domesticos que possuimos, o que existem são relés que não passam de chaves que ficam chaveando tentando impedir uma brusca variação de tensão. O que acontece é que qualquer chave, quando acionada, gera pulsos eletromaganéticos de alta freqüencia e estas são estramamentes nocivas a sistemas digitais como é o caso dos computadores, ou seja estabilizadores podem ocasionar travamentos (Dependendo da sensibilidade do computador) e isto tem um agravante, os estabilizadores normalmente são ligados após os filtros de linha, isto significa que os pulsos gerados pelo chaveamento do estabilizador não são filtrados. Segundo, as atuais fontes produzidas para computadores são bastante robustas e podem funcionar perfeitamente diretamente na rede se achar-se necessario pode-se adicionar um filtro de linha.

Quero deixar claro que esta crítica se restringe expecificamente aos estabilizadores domesticos que não oferecem nenhuma proteção eficiente ao microcomputador, é claro que  existem estabilizadores industrias mais complexos e caros que realmente valem a pena possuir, dentre as vantagens destes estabilizadores valem a pena ressaltar, estes possuem transformadores issoladores que sua razão de transformação é de 1/1, ou seja, esses transformadores nem elevam nem baixam a tenssão, então qual a função deles realmente?

Como o proprio nome sugere estes tranformadores issolam totalmente as saidas dos estabilizadores de sua entrada, isto é feito para assegurar que depois de desligado não ha a minima possibilidade de choque eletrico nas saidas do estabilizador. Já os estabilizadores domesticos não possuem esse tranformador e quando desligado ele barra somente um dos fios da entada do estabilizador. Em redes monofásica onde a pinagem da tomada estiver correta o estabilizador cortará a fase, que é justamente o responsavel pelo choque eletrico, mas em lugares onde a pinagem estiver invertida o neutro(terra da rede) será barrado e o fase passará normalmente, isto é muito comum acontecer pois uma tomada invertida funciona perfeitamente e nem todas as pessoas que se dispoem a fazer instalações eletricas possuem estas informações o pior é quado é rede é bifásica ou seja sempre uma das fase estará passando livremente. O problema nisto é que a maioria das pessoas quando desligam os estabilizadores e abrem o micro afim de fazer algum tipo de manutenção acreditam estar totalmente protegidas contra choque o que é um terrivel engano principalmente se a parte a ser acessada for a fonte de alimentação.

Pra terminar meus conselhos são os seguintes:

# Não usem estabilizadores domestico, seu mico funcionará perfeitamente direto na rede

# Se assim mesmo você não quer ligar seu micro diretamente na rede compre um estabilizador um pouco mais caro, vale a pena.

# Nunca confie na isolação de estabilizadores domesticos

Sei que este tópico vai ser polemico, mais a principio quero esclarecer que estas informações que aqui passei são bem fundamentadas e levantadas por professores experientes de eletrônica e eletrotecnica. Sou estudante de eletrônica (segundo semestre) e me disponibilizo a tirar as duvidas que sugirem e que estiverem ao meu alcance de responder.

E-MAIL: [email protected]

MSN:[email protected]

T+ :bye:

Vamos por partes:

Primeiro, eu trabalhei na criação de estabilizadores E VOU DAR UMA VERSÃO MAIS REALISTA DA COISA.

1. Reles ou Tiristores não geram pulsos eletromagneticos.

voce pode estar confundindo com o processo oscilatorio da lamina do rele, que varia de componente para componente e pode ser visto no osciloscopio.

Nos tiristores voce deve estar se referindo ao momento da comutação quando não se usa um snubber.

Tudo isso não é grave, mas sim redução de custo. Redução que voce cliente pede...EXISTEM versões PROFISSIONAIS MAIS CARAS...

2. As fontes, sim, suportam uma variação da tensão naturalmente, mas não é bem assim...

Os projetos são criados para a tensão nominal, mante-la, torna-se saudavel para a fonte. Trabalhar com a tensão mais baixa ou mais alta, por ex, estressa os componentes, facilmente monitorado por qualquer um medindo a temperatura da mesma.

3. Choque eletrico...

Veja bem, em qualquer situação é imprudente colocar o dedo onde não se deve...e ainda mais energizado...

4. Para abrir um micro..

Ele deve estar totalmente desconectado da rede eletrica, entenda-se estabilizador e filtro de linha, voce deveria saber disto...

5. Protegido com estabilizador?

Além de manter a tensão de entrada nominal, voce ganha um fusivel e varistor para uma proteção extra ou ligada involuntaria em 220V...

6. Ficar sem nada?

Não faça isso. Use Nobreak! Seu HD agradece...

Espero ter ajudado como ex-fabricante...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Mansonk2@21 jun 2004, 19:23

Olá pessoal,

Eu já sabia que as opiniões seriam divididas, até porque este é um assunto estremamente teórico e técnico e por muitos não ter um conhecimento tão a fundo do assunto.

:muro: Pois bem, quando escrevi o primeiro texto não quis me aprofundar em detalhe do porquê que o uso dos estabilizadore é desnecessario porque para expor todos os detanhes teria que entrar demasiadamente em questões técnicas, e como sei que que o assunto ficaria restrito à poucos, omiti tais detanhes. Felizmente as contribuições de pessoas que realmente entendem do assunto acabou por completar quase que totalmente esta lacuna com especial credito para: marciocampos e wellingtonuemura.

Aproveitando uma informação postada por wellingtonuemura, os relés dos estabilizadores possuem tempo de chaveamento muito alto e embora realmente ele consiga estabilizar a tensão após um pico, ele não faz isso em tempo suficiente basta saber que os componentes eletrônicos mais comuns suportam trabalhar por apenas meio ciclo do sinal da rede em tensões acima de suas especificações isso corresponde a 8,3 milisegundos.

Por fim, acho que o texto inicial e os que o sucedeu são suficientes para se tomar uma posição quanto ao uso dos estabilizadores e embora o titulo do tópico seja "Não usem Estabilizadores", não tinha nem tenho a menor pretensão em colocar na cabeça de todos que não o use, apenas tinha a intenção de trazer a todos informações verdadeiras baseada em discusões tecnicas de boa qualidade vindas de sala de aula e com a aprovação de respeitados professores da área e de nenhuma forma sensacionalista. O Titulo tinha como unico objetivo chamar atenção, mas a decisão cabe a cada um. :joia:

T+ :bye:

Eu acabei sendo um exemplo com esses estabilizadores :( Depois de uma "queda de energia" que houve aqui em casa, tenho que tentar ligar o computador umas quinze vezes até ele ligar :######: Fiz testes e por eliminação descobri que deve ser a placa mãe ou talvez o processador que se queimou, mas creio que seja a placa mãe pois não acredito que o processador fosse funcionar "pela metade" ou pararia ou funcionaria redondo creio.

Eu vi uma matéria no Fantastico a uns dois anos mostrando os estabilizadores pegando fogo quando eram submetidos aos testes de corrente e curto para os quais foram desenvolvidos e deveriam suportar sem problemas :zoio:

Os estabilizadores atuais não são rápidos o bastante para controlar a tempo uma descarga de tensão no computador mais alta do que eles podem suportar por frações de segundo apenas :naonao:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Pareja+27 jun 2004, 03:46-->
Mansonk2@21 jun 2004, 19:23

Olá pessoal,

Eu já sabia que as opiniões seriam divididas, até porque este é um assunto estremamente teórico e técnico e por muitos não ter um conhecimento tão a fundo do assunto.

:muro: Pois bem, quando escrevi o primeiro texto não quis me aprofundar em detalhe do porquê que o uso dos estabilizadore é desnecessario porque para expor todos os detanhes teria que entrar demasiadamente em questões técnicas, e como sei que que o assunto ficaria restrito à poucos, omiti tais detanhes. Felizmente as contribuições de pessoas que realmente entendem do assunto acabou por completar quase que totalmente esta lacuna com especial credito para: marciocampos e wellingtonuemura.

Aproveitando uma informação postada por wellingtonuemura, os relés dos estabilizadores possuem tempo de chaveamento muito alto e embora realmente ele consiga estabilizar a tensão após um pico, ele não faz isso em tempo suficiente basta saber que os componentes eletrônicos mais comuns suportam trabalhar por apenas meio ciclo do sinal da rede em tensões acima de suas especificações isso corresponde a 8,3 milisegundos.

Por fim, acho que o texto inicial e os que o sucedeu são suficientes para se tomar uma posição quanto ao uso dos estabilizadores e embora o titulo do tópico seja "Não usem Estabilizadores", não tinha nem tenho a menor pretensão em colocar na cabeça de todos que não o use, apenas tinha a intenção de trazer a todos informações verdadeiras baseada em discusões tecnicas de boa qualidade vindas de sala de aula e com a aprovação de respeitados professores da área e de nenhuma forma sensacionalista. O Titulo tinha como unico objetivo chamar atenção, mas a decisão cabe a cada um. :joia:

T+ :bye:

Eu acabei sendo um exemplo com esses estabilizadores :( Depois de uma "queda de energia" que houve aqui em casa, tenho que tentar ligar o computador umas quinze vezes até ele ligar :######: Fiz testes e por eliminação descobri que deve ser a placa mãe ou talvez o processador que se queimou, mas creio que seja a placa mãe pois não acredito que o processador fosse funcionar "pela metade" ou pararia ou funcionaria redondo creio.

Eu vi uma matéria no Fantastico a uns dois anos mostrando os estabilizadores pegando fogo quando eram submetidos aos testes de corrente e curto para os quais foram desenvolvidos e deveriam suportar sem problemas :zoio:

Os estabilizadores atuais não são rápidos o bastante para controlar a tempo uma descarga de tensão no computador mais alta do que eles podem suportar por frações de segundo apenas :naonao:

Eu tenho em video essa reportagem.

Para baratear o produto ou simplesmente joga-lo no mercado, aquele fabricante, que eu sei quem é, montou o tranformador contra todas as regras do eletromagnetismo.

Deu no que deu.

voce comprador quer preço?

Então leva placas em fenolite, capacitores Joe Master, laminas GNO, isolantes em fita crepe, carreteis sem fibra, PVC recuperado e cobre recozido.

Sai baratinho....

A norma atual só garante que os 300 VA anunciados são realmente 300 VA...

Antes disso eles chamavam de 1500 VA e montavam um trafo de 250VA ai pega fogo mesmo... :-BEER

USE NOBREAK...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando eu tinha mais tempo, eu ficava fazendo testes com tudo que fosse eletrônico, destes testes fiz alguns com estabilizadores, além disso, já consertei varios que chegaram em minhas mãos, e cheguei as seguintes conclusões:

- Estabilizadores não isolam seu computador da rede.

Se você observar vai notar que pelo menos um polo dos estabilizadores entram em contato com a rede, caso tivessemos tomadas padronizadas, com aterramento, e polarização da tomana Neutro-Fase, isso não seria problema. Caso contrario você vai levar choque, como já levei com a simples conexão de um microfone.

Se estabilizadores isolasem, ninguém tomava choque, mesmo sem aterramento, como acontece em transformadores 1:1.

- tensão 110 e 220 volts

Uma tomada 110 não é igual a uma 220 volts, e por esse mesmo motivo, um estabilizador não teria a mesma eficiencia somente mudando uma chavinha, lembrando que em 220v não tem polo neutro portanto a estrutura interna do estabilizador teria de ser diferente.

- Filtro de linha não funciona sem terra.

Existem filtro de linha de verdade, que filtra o ruido e joga pra terra, e existem aqueles "filtros de linha" que só servem de extensão. Mas mesmos os verdadeiros Filtros de linha não funcionam sem terra, e tenho minhas duvidas sobre seu funcionamento em 220v.

- Estabilizadores são estáveis?

Bom o teste que fiz com estabilizadores, mostram que eles não são 100% eficazes, coloquei um multimetro na saida e percebi que a acontece variações de tensão, muito pequenas mas acontecem, por outro lado ele realmente estabiliza a tensão na faixa de 110 volts, já que aqui no litoral as voltagens são 127v e 220v.

- Estabilizadores protegem contra sobrecarga?

Sim, peguei 3 estabilizadores em que o cliente teve problemas com a rede eletrica, e teve varios aparelhos danificados, nesses casos, o estabilizador queimou, mas salvou o computador.

Nesses casos o que sempre acontece é do varistor entrar em curto e queimar o fusivel do estabilizador, é o principio básico do circuito de proteção, mas fique ligado, tem gente que só arranca o fusistor fora e coloca outro fusivel e continua usando o estabilizador, o que não é recomendado.

-Devo usar estabilizador?

Muitos podem considerar o estabilizador um fusivel de R$40,00 reais, mas como não temos uma energia estavel em nossas tomadas, eu recomendo o uso.

Caso aconteça algum problema na sua rede eletrica (do poste para rua da sua residencia) a empresa de energia é responsavel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faz sentido sim...principalmente nos pc mais atuais.....agora quanto ao estabilizador, tentem adquirir um daqueles mais caros mas pesados devido ao trafo, quando comprei meu pc veio com um estab. mas daqueles bem fajutos e era ,muito leve, e o rele sempre fibrilava fazendo um barulho chato sempre tinha que ficar desligado com pc fora de uso.

Porcausa deste maldito estabilizador perdi uma placa mãe, como não tinha neutro na minha rede a faze entrou direto 220 volts, engraçado é que o estabilizador não aconteceu nada mas a placa e fonte do pc pifou, e a placa mãe ficou com defeito intermitente, tive que troca-la, sorte que estava na garantia, e cosegui dar uma enrrolada na loja que comprei o PC. :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por frugoni@27 jun 2004, 11:41

e o pessoal que faz os testes para Clube do Hardware o que tem a dizer sobre isto!???

de fato agora não sei mais se uso ou não uso...o problema é que a ebergia la em casa fica oscilando muito e meu estabilizador chavea muito...mas até agora não me trouxe problemas!!!

Pessoal, vamos com calma....

Nosso amigo falou que filtro sem terra não funciona....

Vai a dica:

Existe toda sorte de ruidos, como por exemplo de modo comum e diferencial.

voce escolhe a freqüência de corte em função da aplicação.

Imaginem criar um equipamento para toda sorte de ruido?

Funcionar funciona....mas em certos tipos de ruido.

Uma boa fonte não precisa de nada, vem completa...

>

USE NOBREAK.....O HD MERECE.......

>

Outra coisa: instalação com fusivel ou disjuntor no neutro vai dar pau e mandar 220 no seu 127...

Se estiver tudo dentro da NB-3/NBR5410 voce só vai ter problema se a fase encostar com fio descascado no poste, senão nunca vai ter 220 no 127V...

>

Quanto a energia estavel: olho na conta. A eletropaulo ou similar em seu estado informa a variação da tensão no mes de consumo....normalissimo...

Falta de fase e blackout use nobreak....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente, sem um terra nenhuma proteção é eficiente, principalmente se estes seguirem a norma de NBR5410.

Até mesmo no seus no breaks/estabilizadores para aqueles que leem o manual que acompanha o produto, dem especificado que todas as proteções especificadas ficam comprometidas se não houver um bom aterramento.

E nada de tentar fazer aterramento sozinho, sempre entre em contato com profissionais qualificado da área, pois profissionais meia boca falam que aterramento é besteira ou sequer sabem o que é NBR5410.

E não façam a besteira, de fazer ateramento em um vaso de flores (putz o vizinho fez isso).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sabe aqueles vasos grandes de cimento pintado de branco que lojas de construção vendem para plantar árvores ou plantas grandes?

Foi esse aí o usado, ele fez tudo certo, compou a haste e leu a NBR5410, mas o "amigo" disse ter visto não sei aonde, que fazer isso também funcionava como "aterramento".

Eu não me espante dele ter feito isso, me espantei pelo fato dele ter usado a haste + gel apropriado, cabo apropriado, barra de terra tudo como manda o figurino, e ele me faz a besteira de enfiar tudo isso em um vaso de plantas.

Apesar que tem muita Tia, Vó ou parente que tem aquela geladeira ou máquina de lavar com o cabo do fio terra preso no "preguinho" da parede.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consertei minha TV de 20" da SHARP recentemente estava com som e sem imagem, diga-se passagem era o FLYBACK. Durante a leitura do manual técnico fui primeiramente na fonte. Li todo o texto que consta no manual da TV muito completo por sinal, ele explica o funcionamento da fonte chaveada dela que tem um CI no circuito que varia a frequência do oscilador na medida que a tensão da rede ou do circuito varia, mantendo estabilizada. Ou seja a própria fonte chaveada estabiliza a tensão, agora fiquei curioso se a fonte chaveada do PC também tem este recurso, para sanar esta dúvida vou levantar um esquema de uma fonte para sanar minha dúvida e posto aqui.

Abraços!

Cassiano

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem sou estudante de Eng Eletrônica, estou no segundo ano.

Não vou entrar em detalhes técnicos, pois também não sou um grande conhecedor de componentes eletrônicos.

Mas sei muito bem o que causa um estabilizador.

Infelizmente estou usando um em minha casa de quebra galho pro meu Sega Saturno que é 110 e meu estabilizador é um também um transformador de entrada 110 - 220 e saida 110, apenas por isso.

Tive vários problemas com clientes que usavam estabilizador, vários tinham problema na rede com muita oscilação no horário de pico o que ocasionava em congelameno total da máquina, depois de tirar o estabilizador mesmo com oscilação da rede o computador difícilmente travava.

Conclusão, o estabilizador como diz no nome deveria estabilizar as oscilações de energia e não aumentar oscilação.

Sou mais um filtro de linha por qualquer que for o pico ele queima o fusível antes de uma possível carga em cima do micro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por lucitecnico@27 jun 2004, 11:58

Caso aconteça algum problema na sua rede eletrica (do poste para rua da sua residencia) a empresa de energia é responsavel.

Fiz uma ocorrência do que aconteceu no meu computador para a empresa de energia da minha cidade passei a data, horário da "queda de luz" e modelo do pc, me deram um número de ocorrência e disseram que iriram mandar uma carta para minha casa dizendo se iriam <_< me ressarcir.

Mandaram a carta um mês depois alegando que não houve queda de tensão no dia e horário que eu havia dito :######:

Acho que a melhor forma para impedir que coisas deste tipo aconteçam é nos precavermos :( Por isto estou pesquisando uma fonte nova para o gabinete com proteção para curto e sobrevoltagem, e um estabilizador confiável, além de uma placa mãe nova (que suspeito ser o que está com problemas).

Quem quiser me ajudar com o problema do meu computador o tópico é:

http://forum.clubedohardware.com.br/index....T&f=29&t=153728

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por rcarnelos@29 jun 2004, 10:44

um filtro de linha por qualquer que for o pico ele queima o fusível antes de uma possível carga em cima do micro.

Nem sempre. Dependendo da intensidade da descarga elétrica, ela pode ser tão rápida que não d[a tempo de o fusível abrir. O PC recebe uma grande quantidade de energia e vários componentes são danificados, mesmo com o fusível do filtro de linha intacto.

Abraços,

Fernando

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom vendo essa discussão polemica eu escrevi um email para SMS e vejam a posição deles:

"Em análise ao texto que nos enviou e que é tema de discussão em fórum, a SMS, como fabricante de nobreaks e estabilizadores traz alguns fatores que não foram analisados e que são de suma importância.

Os estabilizadores que na discussão são chamados de "domésticos" são equipamentos destinados a um segmento de mercado que chamamos de SOHO (Small Office Home Office), ou seja, podem estar conectados a máquinas (computadores e periféricos) dos mais variados graus de sofisticação e não apenas máquinas mais simples como o termo doméstico pode sugerir.

Os estabilizadores do mercado SOHO, normalmente estão disponíveis em potências que abrangem desde 300VA (Volt-Ampére) até 1000VA - o que é suficiente para atender plenamente este mercado - e são construídos com a tecnologia de "Correção por Degrau", ou seja, são compostos basicamente de um circuito de leitura de tensão, um circuito de correção de tensão e filtros de linha.

O circuito de leitura de tensão é responsável pela leitura da tensão de saída do estabilizador, sua comparação com valores considerados ideais para tal grandeza e o envio de comandos para o circuito de correção da tensão composto na grande maioria das vezes por um autotransformador e seus elementos chaveadores, sejam eles relés ou componentes semicondutores controlados.

De acordo com a leitura da tensão, o estabilizador eleva ou abaixa a tensão nas suas saídas de forma que ela permaneça dentro de valores considerados ideais e descritos em normas nacionais e internacionais, como por exemplo: a norma Brasileira NBR 14373 e a Associação dos Fabricantes de Equipamentos e Computadores (CBEMA) - Americana.

O chaveamento de relés dentro de um estabilizador, não é capaz de gerar pulsos nocivos aos equipamentos conectados a eles causando por exemplo danos materiais, mesmo se ligado após um filtro de linha. No caso de equipamentos muito sensíveis - bastante raros no mercado SOHO - existem estabilizadores que utilizam dispositivos semicondutores como elementos chaveadores.

Apesar das fontes de alimentação que os micros utilizam hoje em dia aceitarem uma extensa faixa de tensão de entrada, seus próprios fabricantes encorajam o uso de estabilizadores para evitar variações bruscas de tensão em suas entradas, evitando com isso, os valores limites de utilização. Os estabilizadores são bastante úteis também nos casos em que a rede elétrica falta e, em seu retorno, os valores de tensão são normalmente bastante altos e extremamente nocivos aos equipamentos ligados a essa rede.

Ao contrário do que diz o texto para nós enviado, os estabilizadores são extremamente efetivos na correção da tensão de alimentação das fontes e na proteção dos equipamentos a eles conectados. O texto ainda se refere a estabilizadores que utilizam transformadores isoladores para aumentar a proteção das saídas.

Em relação aos transformadores isoladores, estes são utilizados basicamente como elemento de proteção pois criam uma Isolação Galvânica (daí o nome isolador) entre a entrada e a saída do estabilizador evitando que ruídos e surtos de tensão alcancem as saídas do mesmo, provenientes da entrada da rede.

Não é a principal função de um transformador isolador, evitar o choque elétrico decorrente de um descuido do técnico no momento da manutenção de um equipamento qualquer. Aliás, reza o bom senso que sempre que há a necessidade de intervenção dentro de um equipamento eletro-eletrônico, deve-se desconectá-lo completamente da fonte de alimentação através de chaves que interrompam todos os circuitos de alimentação ou, melhor ainda, desconectem fisicamente o cabo do equipamento da rede. Vale ressaltar que a SMS conta, em seu hall de produtos, também com estabilizadores isolados, isto é, que possuem transformadores isoladores.

O texto do fórum lembra bem que uma instalação elétrica correta deve respeitar, além dos valores das grandezas físicas, a padronização dos cabos e dos plugues, das tomadas utilizadas e da polarização dos condutores (Fase, Neutro e Terra), evitando assim riscos de choque elétrico.

Conclusão:

- Ao nosso ver e segundo orientação dos próprios fabricantes de equipamentos de informática, o uso dos estabilizadores é primordial para garantir ao usuário segurança e evitar as dores de cabeça e os prejuízos causados pelas constantes oscilações da rede de alimentação existentes em nosso país;

- Um estabilizador mais caro não é garantia de resolução de problemas. O melhor equipamento é aquele que protege o equipamento do cliente dos distúrbios provenientes da rede elétrica da região onde está localizado. Consulte o Centro de Suporte ao Usuário da SMS ou acesse o site www.sms.com.br para esclarecimento de deúvidas e de um correto dimensionamento de um sistema de energia.

Estamos a disposição para mais informações.

Atenciosamente,

Centro de Suporte ao Usuário

SMS Tecnologia Eletrônica Ltda."

então... Quanto a minha opinião, é lógico que não vou me basear somente nessa resposta (é claro que eles não iriam concordar plenamente), também sou tecnico em eletrotecnica e o que você disse, até faz sentido em partes, porém não concordo em dizer que o uso do estabilizador causa danos ao equipamento, eu já tive dois micros o primeiro durou 5 anos e já estou a tres anos com esse atual e é o mesmo estabilizador.

Bem antes de abolir o uso acho que é preciso analisar bem se isso não irá causar nenhum problema e o mais importante é que a instalação esteja de acordo com as normas, se tiver alguma deúvida peça a um profissional dar uma analisada.

[]s

Alpha-X

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Alpha-X@02 jul 2004, 12:09

Bom vendo essa discussão polemica eu escrevi um email para SMS e vejam a posição deles:

"Em análise ao texto que nos enviou e que é tema de discussão em fórum, a SMS, como fabricante de nobreaks e estabilizadores traz alguns fatores que não foram analisados e que são de suma importância.

    Os estabilizadores que na discussão são chamados de "domésticos" são equipamentos destinados a um segmento de mercado que chamamos de SOHO (Small Office Home Office), ou seja, podem estar conectados a máquinas (computadores e periféricos) dos mais variados graus de sofisticação e não apenas máquinas mais simples como o termo doméstico pode sugerir.

    Os estabilizadores do mercado SOHO, normalmente estão disponíveis em potências que abrangem desde 300VA (Volt-Ampére) até 1000VA - o que é suficiente para atender plenamente este mercado - e são construídos com a tecnologia de "Correção por Degrau", ou seja, são compostos basicamente de um circuito de leitura de tensão, um circuito de correção de tensão e filtros de linha.

   

     O circuito de leitura de tensão é responsável pela leitura da tensão de saída do estabilizador, sua comparação com valores considerados ideais para tal grandeza e o envio de comandos para o circuito de correção da tensão composto na grande maioria das vezes por um autotransformador e seus elementos chaveadores, sejam eles relés ou componentes semicondutores controlados.

    De acordo com a leitura da tensão, o estabilizador eleva ou abaixa a tensão nas suas saídas de forma que ela permaneça dentro de valores considerados ideais e descritos em normas nacionais e internacionais, como por exemplo: a norma Brasileira NBR 14373 e a Associação dos Fabricantes de Equipamentos e Computadores (CBEMA) - Americana.

    O chaveamento de relés dentro de um estabilizador, não é capaz de gerar pulsos nocivos aos equipamentos conectados a eles causando por exemplo danos materiais, mesmo se ligado após um filtro de linha. No caso de equipamentos muito sensíveis - bastante raros no mercado SOHO - existem estabilizadores que utilizam dispositivos semicondutores como elementos chaveadores.

    Apesar das fontes de alimentação que os micros utilizam hoje em dia aceitarem uma extensa faixa de tensão de entrada, seus próprios fabricantes encorajam o uso de estabilizadores para evitar variações bruscas de tensão em suas entradas, evitando com isso, os valores limites de utilização. Os estabilizadores são bastante úteis também nos casos em que a rede elétrica falta e, em seu retorno, os valores de tensão são normalmente bastante altos e extremamente nocivos aos equipamentos ligados a essa rede.

    Ao contrário do que diz o texto para nós enviado, os estabilizadores são extremamente efetivos na correção da tensão de alimentação das fontes e na proteção dos equipamentos a eles conectados. O texto ainda se refere a estabilizadores que utilizam transformadores isoladores para aumentar a proteção das saídas.

    Em relação aos transformadores isoladores, estes são utilizados basicamente como elemento de proteção pois criam uma Isolação Galvânica (daí o nome isolador) entre a entrada e a saída do estabilizador evitando que ruídos e surtos de tensão alcancem as saídas do mesmo, provenientes da entrada da rede.

    Não é a principal função de um transformador isolador, evitar o choque elétrico decorrente de um descuido do técnico no momento da manutenção de um equipamento qualquer. Aliás, reza o bom senso que sempre que há a necessidade de intervenção dentro de um equipamento eletro-eletrônico, deve-se desconectá-lo completamente da fonte de alimentação através de chaves que interrompam todos os circuitos de alimentação ou, melhor ainda, desconectem fisicamente o cabo do equipamento da rede.  Vale ressaltar que a SMS conta, em seu hall de produtos, também com estabilizadores isolados, isto é, que possuem transformadores isoladores.

    O texto do fórum lembra bem que uma instalação elétrica correta deve respeitar, além dos valores das grandezas físicas, a padronização dos cabos e dos plugues, das tomadas utilizadas e da polarização dos condutores (Fase, Neutro e Terra), evitando assim riscos de choque elétrico.

    Conclusão:

    - Ao nosso ver e segundo orientação dos próprios fabricantes de equipamentos de informática, o uso dos estabilizadores é primordial para garantir ao usuário segurança e evitar as dores de cabeça e os prejuízos causados pelas constantes oscilações da rede de alimentação existentes em nosso país;

    - Um estabilizador mais caro não é garantia de resolução de problemas. O melhor equipamento é aquele que protege o equipamento do cliente dos distúrbios provenientes da rede elétrica da região onde está localizado. Consulte o Centro de Suporte ao Usuário da SMS ou acesse o site www.sms.com.br para esclarecimento de deúvidas e de um correto dimensionamento de um sistema de energia.

Estamos a disposição para mais informações.

Atenciosamente,

Centro de Suporte ao Usuário

SMS Tecnologia Eletrônica Ltda."

então... Quanto a minha opinião, é lógico que não vou me basear somente nessa resposta (é claro que eles não iriam concordar plenamente), também sou tecnico em eletrotecnica e o que você disse, até faz sentido em partes, porém não concordo em dizer que o uso do estabilizador causa danos ao equipamento, eu já tive dois micros o primeiro durou 5 anos e já estou a tres anos com esse atual e é o mesmo estabilizador.

Bem antes de abolir o uso acho que é preciso analisar bem se isso não irá causar nenhum problema e o mais importante é que a instalação esteja de acordo com as normas, se tiver alguma deúvida peça a um profissional dar uma analisada.

[]s

Alpha-X

Conheço todo mundo por lá...

Quem assinou: Evanesio, Rafael ou Junior...?

Dei ralo em todos no kart....alias o Junior que tomou uma volta do lider...em segundo lugar...hehehe :bandeira:

Agora, perguntar para o gato se gosta de peixe, estas de brincadeira...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sim no final das contas o ideal para ter o pc seguro é:

tomada 3 pinos===>no-break de 2 baterias====> filtro de linha====>PC

gostaria de saber pois minha fonte tá fuçada minha placa mãe com problemas e meu hd começand a dar problemas devido a essa bendita variação de tensão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...