Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Não Usem Estabilizadores


Mansonk2

Posts recomendados

Postado Originalmente por Daniel Barros@21 jun 2004, 11:55

Eu acho que este texto se aplica aos estabilizadores antigos, antes das normas do innmetro.

Os novos são bem melhores, o chaveamento já não é feito mais por relês etc..

Quanto ao uso de relê até No-break usa... portanto dizer para não usar por causa do chaveamento fica meio sem base... Parece texto sensacionalista...

Outro detalhe: é bem explícito na embalagem do produto que a tomada deve seguir um padrão, com neutro, terra e fase em posições específicas se o porco que fez a tomada não seguiu isso a culpa é da pessoa que fez a instalação elétrica e não do estabilizador. Existem sim estabilizadores isolados mas custam mais caro que estabilizadores comuns. Mas mesmo assim prefiro um estabilizador normatizado do que ligar o micro direto na tomada.

A função do estabilizador é proteger o equipamento quanto a variações de tensão e ruídos na rede elétrica todos os estabilizadores Normatizados possuem filtro de linha, o estabilizador deve manter a tensão em 110 V com variação de até 15% para mais ou para menos. Principalmente no interior é essencial o uso de estabilizadores por que a tensão muitas vezes chega a 132 V o que danifica equipamentos que trabalham nominalmente com 110 V. Tenho vários casos em que os capacitores de entrada da fonte arrebentam por que não aguentam trabalhar fora da especificação, isso ocorre muito em micros que só utilizam filtro de linha, aquilo sim na minha opnião um acessório inútil, não passa de uma extensão com um varistor na ponta e um resistor e diodo p/ acender um LED.

Vocês estão deturpando o uso do estabilizador, ele não foi feito para evitar choques, o que evita choques é Aterramento eficiente, disjuntor DR e principalmente tomada montada de acordo com as normas.

E finalmente existem instruções específicas que deve-se TIRAR da TOMADA qualquer equipamento elétrico quando este passar por manutenção e não simplesmente desligar a chave do estabilizador.

Acho que antes de falarem dos estabilizadores precisaria existir uma consientização para que o pessoal utilize tomadas montadas de acordo com a norma e disjuntores com DR.

Um detalhe importante, é irresponsável a pessoa que pede para o pessoal inverter o estabilizador na tomada por que ele trabalhará FORA das normas em que foi projetado portanto perderá a sua função. TODOs os estabilizadores hoje passam por testes, claro não é a proteção ideal mas pelo menos é alguma coisa.

O pessoal poderia aqui publicar as normas, e principal,mente ensinar o pessoal a montar a tomada corretamente, já que a maioria das pessoas corta o pino de terra da tomada.

%7Boption%7Dhttp://www.byknirsch.com.br/artigos/images/03-05-aterramento-fazdif2-fig-03.jpg' border='0' alt='' />

bem como falei antes ta ai o daniel confirmando o que falei com algumas correções :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não disse que ele é melhor que um aterramento convencional. Isso seria ignorância.

Eu disse que onde moro não é possível realizar aterramento. Precisaria de autorização de todos os condôminos p/ fazer o aterramento e passar o cabo pelo prédio e etc. E sei que o pessoal não iria autorizar. (São 74 apartamentoe. Com certeza tem algum ***** q vai brekar).

A melhor solução p/ mim que não tenho como fazer aterramento convenciona, seria este equipamento.

UMA PERGUNTA ANTES DE COMPRA-LO DEFINITIVAMENTE:

Esse equipamento sempre consegue baixar para menos de 5 ohms?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Daniel Barros@21 jun 2004, 11:55

Eu acho que este texto se aplica aos estabilizadores antigos, antes das normas do innmetro.

Os novos são bem melhores, o chaveamento já não é feito mais por relês etc..

Quanto ao uso de relê até No-break usa... portanto dizer para não usar por causa do chaveamento fica meio sem base... Parece texto sensacionalista...

Outro detalhe: é bem explícito na embalagem do produto que a tomada deve seguir um padrão, com neutro, terra e fase em posições específicas se o porco que fez a tomada não seguiu isso a culpa é da pessoa que fez a instalação elétrica e não do estabilizador. Existem sim estabilizadores isolados mas custam mais caro que estabilizadores comuns. Mas mesmo assim prefiro um estabilizador normatizado do que ligar o micro direto na tomada.

A função do estabilizador é proteger o equipamento quanto a variações de tensão e ruídos na rede elétrica todos os estabilizadores Normatizados possuem filtro de linha, o estabilizador deve manter a tensão em 110 V com variação de até  15% para mais ou para menos. Principalmente no interior é essencial o uso de estabilizadores por que a tensão muitas vezes chega a 132 V o que danifica equipamentos que trabalham nominalmente com 110 V. Tenho vários casos em que os capacitores de entrada da fonte arrebentam por que não aguentam trabalhar fora da especificação, isso ocorre muito em micros que só utilizam filtro de linha, aquilo sim na minha opnião um acessório inútil, não passa de uma extensão com um varistor na ponta e um resistor e diodo p/ acender um LED.

Vocês estão deturpando o uso do estabilizador, ele não foi feito para evitar choques, o que evita choques é Aterramento eficiente, disjuntor DR e principalmente tomada montada de acordo com as normas.

E finalmente existem instruções específicas que deve-se TIRAR da TOMADA qualquer equipamento elétrico quando este passar por manutenção e não simplesmente desligar a chave do estabilizador.

Acho que antes de falarem dos estabilizadores precisaria existir uma consientização para que o pessoal utilize tomadas montadas de acordo com a norma e disjuntores com DR.

Um detalhe importante, é irresponsável a pessoa que pede para o pessoal inverter o estabilizador na tomada por que ele trabalhará FORA das normas em que foi projetado portanto perderá a sua função. TODOs os estabilizadores hoje passam por testes, claro não é a proteção ideal mas pelo menos é alguma coisa.

O pessoal poderia aqui publicar as normas, e principal,mente ensinar o pessoal a montar a tomada corretamente, já que a maioria das pessoas corta o pino de terra da tomada.

03-05-aterramento-fazdif2-fig-03.jpg

:bandeira: olá pessoal como trabalho em uma firma de materiais eletricos , achei alguns catalogos falando sobre o disjuntor DR!! e vou colocar explicito aqui!!

INTERRUPITORES DIFERENCIAIS (DISJUNTORES DR)

INTERRUPTORES DIFERENCIAIS DE ACORDO COM NORMA IEC 1008-1

PROTEGEM O COMANDO E SSECCIONAMENTO DOS CIRCUITOS ELETRICOS ASSEGURAM A PROTEÇÃO DAS PESSOAS CONTRA CONTATOS DIRETOS INDIRETOS E A PROTEÇÃO DAS INSTALAÇÕES CONTRA OS DEFEITOS DE ISOLAMENTO

OS INTERRUPTORES DIFERENCIAIS UTILIZAM A ENERGIA AUXILIAR PARA ASSEGURAR SEU FUNCIONAMENTO

UTILIZADOS NOS SETORES RESIDENCIAIS, COMERCIAIS E INDUSTRIAIS.

OBS: OS INTERRUPITORES DR SÓ SÃO EFICIENTES QUANDO INSTALADOS APÓS UM DISJUNTOR, POIS ELE É UM INTERRUPITOR DE URGENCIA... SEGUNDO O FABRICANTE SIEMENS... QUALQUER DUVIDA PODE ENTRAR EM CONTATO

BOM PESSOAL COMO TO MEIO COM PRESSA AMANHÃ COLOCO O RESTO!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Cassiano BH@20 jun 2004, 10:56

Mansonk2 muito bom tópico, polêmico. Gostaria de faver alguns comentários a respeito.

Nos estabilizadores de boa qualidade são usados tiristores nos lugares dos relés que reduzem o ruído do chaveamento da bobina.

Nos estabilizadores domésticos tambén tem transformador isolador, sei disso porque conserto vários, aqui no meu serviço. O chaveamento é no primário do transformador. A tensão que vai para o PC é originada do secundário, totalmente isolada do primário. O que causa mais problemas de choques é a  falta de aterramento do gabinete. A fonte chaveada é bem menos sujeita a variações de tensão mesmo.

Até então eu não era levado a sério quando defendia a dispensa de estabilizadores para pcs domésticos, consideranto que as fontes dos mesmos garante a estabilidade da tensão de alimentação da máquina. Parabéns pela coragem de expor este assunto. Tenho computador há 9 anos. Nunca usei estabilizador nem por isso tive problemas. Não recomendo o uso destas bugigangas que já foram denunciadas pelo inmetro no fantástico como incapazes de fazer o que prometem na maioria das vezes. :palmas:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se não faz bem, mau também não faz, ou seja se você usa estabilizador o máximo que pode acontecer é ele não servir para nada.

Eu uso estabilizador, porque além de tudo minha tomada é 220V e os acessórios, caixa de som, scaner etc. é tudo 110V.

Ps: Se der algum problema na rede que cause a queima do computador, a companhia energetica pode usar a falta de um terra e estabilizador como pretesto para não pagar o aparelho, porque você estaria usando o aparelho em "condições imprópias"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei o modulo isolador estabilizado.

Paguei 120 reais. comprei numa loja aqui perto.

Depois que coloquei ele, parei de tomar choques no micro.

Não recebi a conta de luz ainda pra ver se ele consome muita energia mesmo.

Por enquanto estou satisfeito.

Outra maneira de aterrar:

Quebrar um pedaço da pilastra até chegar à viga. Daí tu passa o fio na viga até a tomada e faz o aterramento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por ricksurf@30 de janeiro de 2005, 22:51

Comprei o modulo isolador estabilizado.

Paguei 120 reais. comprei numa loja aqui perto.

Depois que coloquei ele, parei de tomar choques no micro.

Não recebi a conta de luz ainda pra ver se ele consome muita energia mesmo.

Por enquanto estou satisfeito.

Outra maneira de aterrar:

Quebrar um pedaço da pilastra até chegar à viga. Daí tu passa o fio na viga até a tomada e faz o aterramento.

:tantan: isso é bom se todos no predio tiver a mesma ideia, o cara ta escrevendo muita besteira :priv: , isso abala a estrutura do predio não recomendaria nem para meu pior inimigo isso é coisa de leigo mesmo aff :muro::priv:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por MEIRANETO@10 de fevereiro de 2005, 19:58

Frequência de 115V?!!!!!! Que é isso?

tensão em VOLTS

Corrente em AMPÉRES

Frequência em HERTZ

Potência em WATTS(ativa)

Consumo em kWh

Etc.....

Se não souber sobre o que está falando, melhor nem falar. Pode confundir os demais!

:ahh:

ele quis dizer que tu tens que testar o teu equipamento com um multimetro e que ele pode estar variando entre 110v e 115volts... o cara ai é leigo e quer dar uma de esperto :tantan:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por AS@01 de fevereiro de 2005, 21:28

Usar estabilizador pode causar algum problema pro pc?

cara o que eu saiba como aqui em Recife a rede eletrica é de 220v aconselhamos que utilizem no minimo um estabilizador e um filtro de linha pois para tentar eliminar ou diminuir algumas eventualidades da rede já que a prestadora a celpe demora a resolver o problemas de usuarios emcaso de queima ou defeito de produtos etc ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por C.EDUARD@11 de fevereiro de 2005, 17:46

ele quis dizer que tu tens que testar o teu equipamento com um multimetro e que ele pode estar variando entre 110v e 115volts... o cara ai é leigo e quer dar uma de esperto  :tantan:

o que o MEIRANETO quis dizer foi que a escrita está errado "Frequência de 115V"

o certo é tensão em 115Volts... você que se confundiu todo aí :tantan:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

MEIRANETO está corretissimo.

Conceitos mal formados levam a informações desencontradas.

Este tipo de coisa deve ser alardeada.

"Somente se o seu estabilizador tiver uma frequência abaixo de 115V

eu tive um estabilizador de exatos 115V. é ótimo pra queimar placas! "

Primeiro equivoco imperdoável é confundir tensão com frequência.

Depois afirmar que 115V aplicados na entrada de uma fonte chaveada que aceita de 90 a 140V queima placas-mãe, bem, deixa para lá, já está tudo dito.

>

Como já foi dito mais atrás, se voce não tem dinheiro para comprar um nobreak de 200 reais, com certeza voce não se preocupa com a placa-mãe que custa mais ou o HD também neste preço.

Cada cabeça uma sentença.

Cada um que assuma seu risco, tentamos ajudar. :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá galera, sou profissional no ramo de informática(manutenção e venda) a 10 anos e digo que usar estabilizador tem seus pós e contras, se você mora numa região onde a tensão ocila muito (para cima da corrente real 128V ou 220V) é aconselhável o uso dos estabilizadores pois o indice de fontes queimadas nesses casos é altíssima, eu tenho clientes que antes de colocarem estabilizador queimou 4 fontes em dois mês! Se não há picos, aconselho o uso de filtros de linha pra amenizar os ruídos gerados por eletrodomésticos etc... se você tiver dinheiro amais invista em estabilizadores, e mais, se o tempo fechar desligue o micro e modem da tomada porque não interessa se você tem terra, no-break, filtro de linha ou estabilizador, se o raio pegar queima tudo mesmo! queima até você e sua casa!

valeu!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Caro amigo

Sendo um técnico profissional da área, não é cabível de sua parte, referir-se a corrente de 128V ou 220V! O correto seria tensão ou tensão!

Vamos ajudar aos outros que precisam entender, e não, passar informações equivocadas. Sei que seu erro passou despercebido, portanto, corrija-se, ok?

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por netadmin@11 de fevereiro de 2005, 21:17

o que o MEIRANETO quis dizer foi que a escrita está errado "Frequência de 115V"

o certo é tensão em 115Volts... você que se confundiu todo aí :tantan:

:tantan: tu que estais ficando doido não afirmei nada, só disse que tinha que testar o equipamento ... :muro::tantan:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por netadmin@11 de fevereiro de 2005, 21:17

o que o MEIRANETO quis dizer foi que a escrita está errado "Frequência de 115V"

o certo é tensão em 115Volts... você que se confundiu todo aí :tantan:

:tantan: tu que estais ficando doido não afirmei nada, só disse que tinha que testar o equipamento para ver se estava variando a tensão... :muro::tantan:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por C.EDUARD@11 de fevereiro de 2005, 17:46

ele quis dizer que tu tens que testar o teu equipamento com um multimetro e que ele pode estar variando entre 110v e 115volts... o cara ai é leigo e quer dar uma de esperto  :tantan:

Desculpe Meiraneto não estava me referindo a sua pessoa e sim ricksurf!!

estava olhando o topico e vir que fizemos uma confusão ja estava cansado das besteiras que o ricksurf estava escrevendo, me perdoe se o ofendir... :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá!

Não tenho conhecimento técnico de eletrônica, mas entendi perfeitamente o que o uBira e outros vêm repetindo desde a primeira página do tópico. Que é a falta de tensão (não evitada pelos estabilizadores) que danifica componentes do computador. HD em especial.

Só queria tirar umas dúvidas:

Supondo que eu use a fonte direto na tomada e a tensão oscile a ponto de desarmar a fonte e desligar (não reiniciar e sim desligar) o PC. Ocorre tb nesse caso essa falta de tensão? Em caso negativo, um estabilizador que tenha proteção de sub/sobretensão e que "corte" a energia de saída das tomadas caso isso ocorra e desligue o PC, continuaria não sendo aconselhado o seu uso?

(Creio eu que sim, pois até ele "cortar" a energia de saída das tomadas ele já deixou passar a falta de tensão, né? Ou, nada a ver?)

TODO estabilizador, inclusive os mais novos com saída senoidal, microprocessado, proteção com sub/sobretensão, etc pecam por deixar "passar" essa falta de tensão? Teria como fazer um estabilizador sem esse problema?

Desculpa se falei besteira mas só quero tirar dúvidas e aprender um pouquinho mais. Se puder responda aí pra mim uBira. :-BEER

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...